Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol - Campeão Nacional 2020/21

Publicações recomendadas

Citação de Pickle Rick, há 57 minutos:

Acredito que o JP tenha sido um pedido do Amorim. Posição carenciada, jogador que faz plantel, experiente, conhece-o desde sempre. No final da época se calhar até fica na equipa técnica dele...

Diziam que ia para treinador dos sub23.

Compartilhar este post

Link para o post

Li o nome do Rochinha neste tópico e até me benzi... 😅

Este plantel precisa de um central para o 11, de mais um criativo, de mais um avançado móvel (um destes para o 11) e de um lateral-direito. Ainda antes disso, precisa que o Porro e o João fiquem por cá.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 4 minutos:

Se é verdade que temos quebrado algumas ideias pré-concebidas ao longo da época, não consigo concordar que este seja um desses casos. A comparação entre o Jovane e os pré-reformados Antunes e João Pereira não é muito justa. Estes dois vieram por causa da sua experiência, não foi a pensar na sua utilidade (mas, offtopic, até acho que o JP tinha feito melhor figura ontem do que o Matheus).

O Jovane já provou que consegue ser muito útil, não é propriamente uma ideia caída do céu. Não raras vezes, consegue mexer com o jogo e criar situações de golo. Neste ano, o Jovane entrou perto do fim contra o Nacional e matou o jogo com o 2-0 e saiu do banco contra o Porto para virar o jogo praticamente sozinho. Mesmo quando joga a titular, consegue ter uma boa média de golos. Infelizmente, as lesões nunca o deixam ter grande continuidade. Percebo perfeitamente que não seja titular, mas não consigo entender o desdém. 

Não estou a comparar o Jovane com eles; estou a apontar exemplos dos chamados "jogadores úteis" que vai-se a ver e não o são. Os motivos poderão diferir, mas no final de contas ou são úteis ou não o são.

De resto, desculpa-me, mas não entendo o "muito útil" que ele é e o "não raras vezes" em que "mexe com o jogo" para depois me dares dois exemplos em trinta jogos disputados esta época.

O argumento é que ele é útil para "mexer com o jogo", mas isso só aconteceu uma vez, contra o Porto para a Taça da Liga. Não deixa de ser bastante significativo que em todos os outros jogos em que precisámos de correr atrás do resultado: ou ele não fez a diferença (ou seja, não foi o tal jogador útil que se apregoa); ou o Amorim só o lançou já na fase do desespero final; ou não o lançou de todo.

A sério, nem sequer estou a exagerar nisto: nos jogos em que precisámos de ir atrás do resultado, ele foi lançado para mexer contra o jogo contra Moreirense, Rio Ave e Benfica. Não fez nada de especial em nenhum deles. Foi lançado nos minutos finais contra Porto e Santa Clara, e não fez nada em nenhum deles (contra o Porto ninguém fez, de resto). E contra Marítimo para a Taça e Gil Vicente para o campeonato nem lançado foi apesar de precisarmos desesperadamente de marcar.

Não deixa de ser bastante significativo, de resto, que por esta altura o Amorim já não conte com ele para a titularidade, nem para ser a primeira alternativa à titularidade. Foi ultrapassado pelo Tiago Tomás e pelo Tabata, e não é incomum, bem pelo contrário, que o próprio Matheus Nunes entre para o ataque antes dele.

Yah, marcou golos ao Vitória e ao Nacional em jogos que já estavam ganhos (ao Nacional foi no último lance de um jogo que estava 1-0). Esteve brutal contra o Porto. Mas em todos os jogos em que era preciso fazer aquilo em que ele é "muito útil", ele não esteve ao nível das expectativas. A ideia de ele mexer com o jogo não é suportada por nenhum facto ou dado retirado desta temporada. E um jogador que só mudou o rumo de um jogo em toda a temporada não pode ser apelidado de "útil" para mexer com o jogo desde o banco, ainda para mais quando sempre que é titular ser a nódoa que todos sabemos.

A sério, por esta altura só falta ele marcar autogolos para ser mais evidente que não dá nada à equipa, e de alguma forma tenho a impressão que ainda haveria gente a defendê-lo por isso ser prova de que "tem golo" e só faltaria começar a acertar na baliza certa...

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não me importava de ter um Jovane caso ele fosse um miúdo de 18 anos a aparecer como o TT. Agora um jogador feito que vale milhões (e já valeu muito mais) e não acrescenta nada 90% das vezes é vender e apostar noutro valor. Seja da academia ou reforço.

O Mané era apenas competente e muito melhor que o Jovane. E esse sim tinha golo que as bolas vinham ter com ele para encostar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 3 horas:

Também não teríamos estado na final da Taça UEFA sem o Miguel Garcia, mas isso não fez com que ele fosse jogador para o Sporting.

Pah, o Jovane tem alguma assertividade e reconheço a capacidade de trabalho e a carolice dele. Tivesse ele o talento de um Gelson Martins e teríamos em mãos um bruto talento. Mas não tem.

Ainda ontem naquela bola que lhe caiu na pequena área, os comentadores da Sport TV bem tentaram desculpar aquilo como se ele não tivesse condições de finalizar... pah, o Liedson naquela posição marcava golo facilmente nem que rematasse com o joelho de forma acrobática. Eu sei, porque me lembro de o ver marcar golos mais difíceis, inclusive com o joelho. Parece aquela conversa de um guarda-redes só sofrer golos "em que não tinha hipóteses", mas depois vem um melhor que começa a defender boa parte desses "golos sem hipóteses".

Estamos em 2021. O Jovane começa a parecer o Yannick que andou quase uma década para explodir e todos os anos era nessa temporada que ia acontecer. Guess what...

PS: ah, e há que ter em conta que o cenário é tão mau que ele perdeu já a posição para o Tiago Tomás, o tal júnior que ainda nem é um jogador feito. Até o Ruben Amorim já percebeu isto.

O Vidigal andou 3 anos a ficar "de favor" mas ficava sempre. O Jovane decide bem, trabalha e esforça-se, e apesar das limitações que tem consegue alguns pormenores bem interessantes. Em resumo faz o melhor que lhe é possível e aplica tudo no talento que lhe está disponível. Jogadores assim nunca são inegociáveis, mas vindo das formação não são para vender ao desbarato para ir buscar um desconhecido. Preferia guardar o Jovane mais uns anos, mesmo sem lhe conseguir garantir lugar no onze e tendo que lhe pagar (bem) melhor, do que vender por 5 e ir gastar o dinheiro num Sporar da vida.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 57 minutos:

Não estou a comparar o Jovane com eles; estou a apontar exemplos dos chamados "jogadores úteis" que vai-se a ver e não o são. Os motivos poderão diferir, mas no final de contas ou são úteis ou não o são.

Acho que o Antunes e o João Pereira até estão na categoria abaixo, a dos jogadores de balneário, que estão lá para bater palmas, criar bom ambiente e pouco mais. Ninguém acreditou muito na utilidade deles, todos sabíamos que só jogariam em último caso. Acho que o Matheus Reis encaixa melhor na definição tradicional de "jogador útil" dado que pode fazer mais do que uma posição, mas não parece bom o suficiente para ser titular. 

Citação de Black Hawk, há 57 minutos:

De resto, desculpa-me, mas não entendo o "muito útil" que ele é e o "não raras vezes" em que "mexe com o jogo" para depois me dares dois exemplos em trinta jogos disputados esta época.

O argumento é que ele é útil para "mexer com o jogo", mas isso só aconteceu uma vez, contra o Porto para a Taça da Liga. Não deixa de ser bastante significativo que em todos os outros jogos em que precisámos de correr atrás do resultado: ou ele não fez a diferença (ou seja, não foi o tal jogador útil que se apregoa); ou o Amorim só o lançou já na fase do desespero final; ou não o lançou de todo.

A sério, nem sequer estou a exagerar nisto: nos jogos em que precisámos de ir atrás do resultado, ele foi lançado para mexer contra o jogo contra Moreirense, Rio Ave e Benfica. Não fez nada de especial em nenhum deles. Foi lançado nos minutos finais contra Porto e Santa Clara, e não fez nada em nenhum deles (contra o Porto ninguém fez, de resto). E contra Marítimo para a Taça e Gil Vicente para o campeonato nem lançado foi apesar de precisarmos desesperadamente de marcar.

Não deixa de ser bastante significativo, de resto, que por esta altura o Amorim já não conte com ele para a titularidade, nem para ser a primeira alternativa à titularidade. Foi ultrapassado pelo Tiago Tomás e pelo Tabata, e não é incomum, bem pelo contrário, que o próprio Matheus Nunes entre para o ataque antes dele.

Yah, marcou golos ao Vitória e ao Nacional em jogos que já estavam ganhos (ao Nacional foi no último lance de um jogo que estava 1-0). Esteve brutal contra o Porto. Mas em todos os jogos em que era preciso fazer aquilo em que ele é "muito útil", ele não esteve ao nível das expectativas. A ideia de ele mexer com o jogo não é suportada por nenhum facto ou dado retirado desta temporada. E um jogador que só mudou o rumo de um jogo em toda a temporada não pode ser apelidado de "útil" para mexer com o jogo desde o banco, ainda para mais quando sempre que é titular ser a nódoa que todos sabemos.

A sério, por esta altura só falta ele marcar autogolos para ser mais evidente que não dá nada à equipa, e de alguma forma tenho a impressão que ainda haveria gente a defendê-lo por isso ser prova de que "tem golo" e só faltaria começar a acertar na baliza certa...

Convém dar um bocadinho de contexto aos números: para além de ter iniciado a época numa posição que não era a sua e à qual não se adaptou nada bem, o Jovane falhou uns 6 ou 7 jogos por lesão. De resto, é claro que os números dele esta época não são nada por aí além. Como poderiam ser? O rapaz jogou pouco mais 600 minutos. Mesmo assim, tem uma média de quase 1 golo por jogo. 

No jogo da semana passada contra o Porto, ele entrou, mas foi mais para ter um par de pernas frescas a pressionar do que outra coisa. É natural que não tenha tido grande impacto. Ontem, jogou quatro ou cinco minutos e até apareceu logo na cara do golo, mas acabou por falhar essa oportunidade. No lance do golo do Coates, foi ele que teve o discernimento de vir buscar jogo cá atrás e entregar na linha para o Nuno Santos cruzar, o que parece fácil e óbvio, mas ninguém estava a conseguir jogar simples. O impacto nem sempre se traduz em golos, bom era que assim fosse, mas vai conseguindo ter rasgos que desequilibram. 

Eu vejo-lhe utilidade porque acho que é um jogador com caraterísticas diferentes dos nossos outros extremos: é mais vertical, mais forte e de remate fácil. Nem sempre decide bem e às vezes é um trapalhão, mas pode dar jeito em algumas circunstâncias.

Apesar de estar sempre aqui a defendê-lo, eu nem acho que ele seja um grande jogador (por 20M€, como tinham dito, claro que vendia) e tem muito por onde melhorar. Só não percebo o porquê de ser ele a ovelha negra. 

Editado por Simeone
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 6 minutos:

O Mané era apenas competente e muito melhor que o Jovane.

Eish... ainda se escrevesses que o Mané "podia ter sido"...

O Jovane com as riscas verdes tem 16 golos em 71 jogos, o Mané tem 14 golos em 93 jogos. As médias não sendo excepcionais, são 0.22 para o Jovane aos 22 anos e 0.15 para o Mané aos 24 (idade do último jogo)

Compartilhar este post

Link para o post

Não me choca ter o Jovane no banco, sinceramente. Acho é que não funciona muito bem sozinho na frente.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cabeça de giz, há 14 minutos:

O Jovane decide bem

hhmmmmmm

Compartilhar este post

Link para o post

O Jovane é explosivo e decide bem lol. Não sei que Jovane andam vocês a ver, mas de certeza absoluta que não é o real.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 22 minutos:

O Jovane é explosivo e decide bem lol. Não sei que Jovane andam vocês a ver, mas de certeza absoluta que não é o real.

Por acaso concordo que até é explosivo. Agora decisão? Deve ser o maior problema dele. Decide quase sempre mal!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carlos Gouveia, há 1 minuto:

Por acaso concordo que até é explosivo. Agora decisão? Deve ser o maior problema dele. Decide quase sempre mal!

Já eu não lhe vejo explosão nenhuma esta época. Nas outras sim, nesta não. Não sei se é por causa das lesões, por falta de confiança ou de outra coisa qualquer, mas aquilo que ele tinha de forte já lá não está.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho honestamente que andamos todos a ver jogos diferentes.

E até a história de ele ter estado lesionado; pah, yah, todos os anos ele se lesiona em algum momento, até nesse aspeto ele não é propriamente útil pois ficamos sem ele várias semanas e quando volta não rende até final da época e dá-se a desculpa da lesão. Não que seja culpa dele lesionar-se, mas se se lesiona todos os anos e só rende uma parte da época por causa disso...

Não há muito mais a dizer sobre o Jovane, que isto já vai mais de gostos pessoais do que outra coisa. Não vejo no rendimento do Jovane qualidade para este nível nem sequer o nível que muitos julgam que ele tem, e acredito que mal saia do Sporting isso será bastante evidente tal como o foi quando Yannick e Gelson Martins saíram daqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 1 hora:

hhmmmmmm

sem ritmo e a jogar aos bochechos talvez não. mas com ritmo decide normalmente bem. nem sempre consegue meter a bola onde quer, mas não tem outros pés.

Citação de Black Hawk, há 1 minuto:

Acho honestamente que andamos todos a ver jogos diferentes.

E até a história de ele ter estado lesionado; pah, yah, todos os anos ele se lesiona em algum momento, até nesse aspeto ele não é propriamente útil pois ficamos sem ele várias semanas e quando volta não rende até final da época e dá-se a desculpa da lesão. Não que seja culpa dele lesionar-se, mas se se lesiona todos os anos e só rende uma parte da época por causa disso...

Não há muito mais a dizer sobre o Jovane, que isto já vai mais de gostos pessoais do que outra coisa. Não vejo no rendimento do Jovane qualidade para este nível nem sequer o nível que muitos julgam que ele tem, e acredito que mal saia do Sporting isso será bastante evidente tal como o foi quando Yannick e Gelson Martins saíram daqui.

percebo o que dizes, mas o menino é exactamente o oposto: talento 10x maior, capacidade de trabalho 10x menor e inteligência de jogo relativa (quando decide vir para dentro até se safa, nas alas está um autêntico piscinas, vai e vem e é só isso)

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo a falar mal e bem do Jovane mas ninguém se questionou ainda se a cena das águas continua inteira após o festejo do Fedal ou não. 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quero é que o Jovane ainda recupere daquela forma lastimável em que se encontra, para ver se no final da época pode render alguns milhões. Davam jeito, para financiarmos um ou outro reforço.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 6 horas:

Li o nome do Rochinha neste tópico e até me benzi... 😅

Este plantel precisa de um central para o 11, de mais um criativo, de mais um avançado móvel (um destes para o 11) e de um lateral-direito. Ainda antes disso, precisa que o Porro e o João fiquem por cá.

Não disse que o contratava.

Apenas referi o nome dele porque me parece um jogador com alguma dinâmica e qualidade técnica. Não sou um profundo conhecedor do Rochinha nem sei se tem qualidade para um clube grande.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 28 minutos:

Não disse que o contratava.

Apenas referi o nome dele porque me parece um jogador com alguma dinâmica e qualidade técnica. Não sou um profundo conhecedor do Rochinha nem sei se tem qualidade para um clube grande.

Em condições normais, não teria sequer qualidade para as alas do Vitória. Há lá 3 melhores que ele.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não chegou a sair o episódio do ADN com o Nuno Santos pois não? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 1 hora:

Não chegou a sair o episódio do ADN com o Nuno Santos pois não? 

deve ser esta semana. A semana passada foi com a Bruna.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 8 horas:

Vai ser campeão invicto, e ficam os 3 estarolas com o mesmo feito.

In Amourinho we trust!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...