Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de Ricardo Pinto, Agora:

Acho que é fácil de interpretar o que o @Petar Musa quis dizer, não usou as melhores palavras, ou seja, a PIDE não tinha nada de bom, mas tinha outras valências que não a perseguição politica, apesar de essas mesmas funções serem utilizadas para o mesmo efeito, simplesmente foi o mau uso de palavras em dizer que "tinha coisas boas"

Aleluia. Obrigado Ricardo!

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que percebi (espero eu) o objetivo não era enaltecer ou branquear os (censurado) da PIDE, mas sim pôr em perspectiva o quanto mau aparentam ser os (censurado) do ICE.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 19 minutos:

Aleluia. Obrigado Ricardo!

Se as outras "valências" da PIDE eram usadas como ferramentas de controlo e perseguição, como é que podes dizer que eram "coisas boas"?

A PIDE não tinha coisas boas. Não há margem para dúvida ou nuance.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, Agora:

Se as outras "valências" da PIDE eram usadas como ferramentas de controlo e perseguição, como é que podes dizer que eram "coisas boas"?

A PIDE não tinha coisas boas. Não há margem para dúvida ou nuance.

A expressão "coisas boas" não foi muito feliz.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 22 minutos:

Acho que é fácil de interpretar o que o @Petar Musa quis dizer, não usou as melhores palavras, ou seja, a PIDE não tinha nada de bom, mas tinha outras valências que não a perseguição politica, apesar de essas mesmas funções serem utilizadas para o mesmo efeito, simplesmente foi o mau uso de palavras em dizer que "tinha coisas boas"

Eu dou de barato a qualificação como "coisas boas" ou "coisas úteis". Porque isso é verdade. Eles tinham imensas coisas boas e úteis. Para o regime, claro.

A questão é que eles não tinham outras valências. A PIDE era exclusivamente uma polícia política. E todas as suas ações tinham o objetivo de assegurar a segurança e defesa do estado.

Toda a sua atuação ao nível do controlo de fronteiras, na atividade económica ou nas condições de trabalho estava subordinada a esse propósito: polícia política.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

1280px-Unemployed_men_queued_outside_a_d

O Al Capone era um tipo porreiro, até abriu uma das primeiras soup kitchens e tudo, não sei porque raio demonizam o homem.

Compartilhar este post

Link para o post

Para recentrar a questão no assunto ICE, houve muitas comparações feitas por aqui que estão erradas. O ICE não é comparável à Gestapo, Stasi, PIDE, SS ou outras organizações do género.

No exemplo português a PIDE tinha, de facto, competências no que respeita às fronteiras e imigração. Mas não atuava nas ruas. Trabalhava nos Gabinetes. A atuação do ICE será eventualmente comparável com a Legião Portuguesa ou GNR. Com uma grande e significativa diferença: a base de recrutamento.

Aí a melhor comparação foi feita pelo @SAS_Robben. É como se o Governo português atribuísse a movimentos como o 1143 ou às claques de futebol os meios e as competências para caçar imigrantes e reprimir quaisquer movimentos populares de contestação. É isso que é o ICE.

Editado por Descartes
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

É engraçado ver o contorcionismo dos MAGAs sobre o direito à posse de armas contra a tirania governamental... até ser contra o ICE.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 14 minutos:

É como se o Governo português atribuísse a movimentos como o 1143 ou às claques de futebol os meios e as competências para caçar imigrantes e reprimir quaisquer movimentos populares de contestação. É isso que é o ICE.

Com o bónus do Governo, nesse caso, pagar pesado a influenciadores, também eles pagos pela Rússia, para branquear a imagem desse organismo. Sendo que atualmente o ICE tem 10/20 mil pessoas e segundo o André Carvalho Ramos à pala desse branqueamento já receberam mais de 200 mil candidaturas para as funções. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Venho so aqui defender o Hugo na questao da sua declaraçao infeliz sobre a PIDE

Citação de Petar Musa, Em 18/01/2026 at 21:21:

Não sabia que isso existia. Só conheço os fornos 

Agora que falas, eu tinha uma tia que tinha uma lareira.

O meu cérebro estava a ser burro 

E agora que penso, acho que até a minha avó materna tinha. Não sei onde tinha a cabeça 

• Like 1
  • Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 5 minutos:

Venho so aqui defender o Hugo na questao da sua declaraçao infeliz sobre a PIDE

Só estás a arranjar lenha para o homem se queimar

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 4 horas:

1280px-Unemployed_men_queued_outside_a_d

O Al Capone era um tipo porreiro, até abriu uma das primeiras soup kitchens e tudo, não sei porque raio demonizam o homem.

Porque fugia aos impostos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 10 horas:

Para recentrar a questão no assunto ICE, houve muitas comparações feitas por aqui que estão erradas. O ICE não é comparável à Gestapo, Stasi, PIDE, SS ou outras organizações do género.

No exemplo português a PIDE tinha, de facto, competências no que respeita às fronteiras e imigração. Mas não atuava nas ruas. Trabalhava nos Gabinetes. A atuação do ICE será eventualmente comparável com a Legião Portuguesa ou GNR. Com uma grande e significativa diferença: a base de recrutamento.

Aí a melhor comparação foi feita pelo @SAS_Robben. É como se o Governo português atribuísse a movimentos como o 1143 ou às claques de futebol os meios e as competências para caçar imigrantes e reprimir quaisquer movimentos populares de contestação. É isso que é o ICE.

As SA de Röhm têm algum paralelo. Também recrutavam muito gajo chateado com a vida do meio da rua.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, Em 25/01/2026 at 08:50:

Depois da execução de ontem, a Procuradora Geral da Administração Trump, Pam Bondi, sugeriu ao  governador do Minnesota tirar o ICE das ruas em troca pela entrega dos cadernos eleitorais do Estado.

Screenshot-2026-01-25-08-38-18-642-com-t

A resposta do partido democrata do Minnesota foi esta

Screenshot-2026-01-26-17-28-42-693-com-t

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Está certo que é performativo mas o mayor lá do Minnesota pediu ajuda à guarda nacional para guerrear contra o ice. 

Está quase. O karma é um tsunami à espera de acontecer. Eu fico satisfeito só pela Líbia. Acredito que os mais velhos vão ficar felizes pelo karma do Iraque, Afeganistão, etc. 

Compartilhar este post

Link para o post

O Trump mandou o Greg Bovino sair do Minnesota 

Compartilhar este post

Link para o post

Para se perceber com profundidade o que era a pide (para além do óbvio objectivo) e qual era a relação que muitos portugueses tinham com ela existe o livro do duncan simpson, tenho o prazer de informar o sr diretor, que é uma recolha de centenas de cartas que os portugueses enviavam à pide... desde acusações de x ser comunista até queixas de que y deitou um muro abaixo do seu quintal.

fig-513585ccf_base.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

O bufo não sabia escrever "proprietário" nem "biblioteca", mas em "subversiva" não se enganava.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois a PIDE mandava a sua equipa da ACT para "ver" se estava tudo em ordem.

• Like 2
  • Haha 6

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...