SAS_Robben Publicado 23 Fevereiro 2022 Citação de Hammerfall, há 2 minutos: Espanha, França e tudo! Um espetáculo São dois países que têm um grande histórico de "conversão" das minorias linguísticas e étnicas. Citação de IlidioMA, Agora: Na Espanha há educação primária nas outras linguas que não o Castelhano. A França, enfim....mas a França já começou a sua politica de siupressão das linguas regionais no seculo XIX e chegou a esta era moderna sem praticamente linguas minoritárias. Pelo menos, não na proporção que tinha em 1790. Tem na Alsácia, Bretanha e Corsega. E seja como for estou a dizer: a Ucrania tinha, até 2017 e deixou de ter agora. Em 2017 aporvares um decreto em que proibes uma minoria regional de usar a sua lingua no contexto escolar é bem mais grave - digo eu - do que continuares uma política que iniciaste em há 200 e tal anos. A França não começou essa politica agora. Na Espanha, agora. Antes não era assim. Não coloquei em causa nada disso. Só me lembrei destes casos que são semelhantes. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 23 Fevereiro 2022 (editado) Citação de SAS_Robben, há 4 minutos: São dois países que têm um grande histórico de "conversão" das minorias linguísticas e étnicas. Na Espanha, agora. Antes não era assim. Não coloquei em causa nada disso. Só me lembrei destes casos que são semelhantes. e eu só estou a alertar que a Ucrania decretou esse recuo fenomenal nos direitos humanos - pq falares a tua lingua é um direito humano básico - em 2017. Não é uma politica com duzias de anos que por uma coisa ou outra - por inércia talvez, até - tu continuas a aplicar; foi uma decisão consciente de "Aqui, agora, é tudo ucraniano". Editado 23 Fevereiro 2022 por IlidioMA 1 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 23 Fevereiro 2022 Citação de SAS_Robben, há 34 minutos: Moral da história: Se tens arsenal nuclear, nunca na p*ta da vida, por motivo algum o entregues que te vais f*der mais cedo ou mais tarde. Meu nome é Eneassss Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 23 Fevereiro 2022 (editado) Citação de Che, há 2 minutos: Meu nome é Eneassss Ora ai estava um belo um facho. Até o Bolsonaro o quis homenagear. Editado 23 Fevereiro 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 23 Fevereiro 2022 @SAS_Robben Espanha França e tudo é daquele camionista que aparece nos apanhados da tvi Espetáculo Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 23 Fevereiro 2022 Citação de Cannonball, há 6 minutos: E a Xêmpions? Como vai reagir a UEFA? Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 23 Fevereiro 2022 O governo ucraniano deveria, enquanto é tempo, expropriar os meios de produção da etnia russa e converter em cooperativas de trabalhadores. Extinguir a pequena burguesia russa, dar poder aos trabalhadores, criar uma cultura de democracia desde o trabalho, até ao Estado. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 23 Fevereiro 2022 Citação de Che, há 1 minuto: O governo ucraniano deveria, enquanto é tempo, expropriar os meios de produção da etnia russa e converter em cooperativas de trabalhadores. Extinguir a pequena burguesia russa, dar poder aos trabalhadores, criar uma cultura de democracia desde o trabalho, até ao Estado. O Governo Ucraniano....devia instaurar o Comunismo? O mesmo que mudou o nome de milhares de ruas e localidades que tivessem nomes associáveis à URSS? Che, o chá não era de cidreira meu... Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 23 Fevereiro 2022 Citação de IlidioMA, há 11 minutos: O Governo Ucraniano....devia instaurar o Comunismo? O mesmo que mudou o nome de milhares de ruas e localidades que tivessem nomes associáveis à URSS? Che, o chá não era de cidreira meu... Cooperativismo não é comunismo. Ainda para mais a experiência soviética consistiu numa economia estatal e planificada. Uma cooperativa até está mais longe dessa esfera do que o paradigma actual. Passar dum patrão empreendedor para um patrão político designado por um partido vai dar ao mesmo. Não és dono. Numa cooperativa és dono e tens voto na matéria. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 23 Fevereiro 2022 Citação de Che, há 1 minuto: Cooperativismo não é comunismo. Ainda para mais a experiência soviética consistiu numa economia estatal e planificada. Uma cooperativa até está mais longe dessa esfera do que o paradigma actual. Passar dum patrão empreendedor para um patrão político designado por um partido vai dar ao mesmo. Não és dono. Numa cooperativa és dono e tens voto na matéria. Boa sorte em venderes isso ao governo ucraniano 😐 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 23 Fevereiro 2022 Citação de IlidioMA, há 7 minutos: Boa sorte em venderes isso ao governo ucraniano 😐 Bro, entregavam-me logo àquelas milícias nazis 😭😅 1 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 23 Fevereiro 2022 f*da-se, ver políticos de esquerda a virar centralões por causa da rússia xD estar a apontar o dedo à ucrânia quando do outro lado temos um putin que manipula aquela zona à sua vontade é ridículo ganhem juízo 2 2 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 23 Fevereiro 2022 Citação de IlidioMA, há 1 hora: Na Espanha há educação primária nas outras linguas que não o Castelhano. A França, enfim....mas a França já começou a sua politica de siupressão das linguas regionais no seculo XIX e chegou a esta era moderna sem praticamente linguas minoritárias. Pelo menos, não na proporção que tinha em 1790. Tem na Alsácia, Bretanha e Corsega. E seja como for estou a dizer: a Ucrania tinha, até 2017 e deixou de ter agora. Em 2017 aporvares um decreto em que proibes uma minoria regional de usar a sua lingua no contexto escolar é bem mais grave - digo eu - do que continuares uma política que iniciaste em há 200 e tal anos. A França não começou essa politica agora. Adishatz. Bapla? O Occitan tem voltado aos poucos. Há escolas que ensinam, há rádio, alguns programas televisivos locais na região. Vou aprendendo algumas coisas com os velhotes que ainda falam apesar de eles dizerem que falam patois que difere de aldeia para aldeia, as vezes 5 kms de diferença e as pessoas já usam termos diferentes para as mesmas palavras. Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 23 Fevereiro 2022 no cmpt, agora a Ucrânia não é bem aquilo que parece. cuidado. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 23 Fevereiro 2022 (editado) Citação de Rōnin, há 1 hora: f*da-se, ver políticos de esquerda a virar centralões por causa da rússia xD estar a apontar o dedo à ucrânia quando do outro lado temos um putin que manipula aquela zona à sua vontade é ridículo ganhem juízo A Ucrânia tem dois mil e quinhentos problemas e tem mesmo mas não me f*dam. Vir com "whataboutisms" para arranjar forma de desviar alguma culpa do Putin é sinal de que a moral está a precisar de ser recentrada. O homem é um ditador que mata dissidentes internos, que persegue e mata quem se exila para fugir dele, que é apoiado por um grupo de oligarcas suportados por um capitalismo selvagem e uma ideologia que venera o dinheiro, que financia a extrema direita pelo mundo fora, que se intromete em eleições para criar divisão nos paises e fomentar o crescimento de fascistas, que faz do espaço informático um perigo praticamente ao nivel do nuclear e que já não é a primeira nem a segunda vez que faz uma brincadeira destas. Fdx, se se é anti-imperialista tem de se ser anti-imperialista para todos os lados. Krl, eu meti a mão na consciência quando ganhei noção da m*rda que andei a dizer quando defendi a invasão do Afeganistão e Iraque. Aprendam a admitir que estão errados, que cometeram um erro ao apoiar alguém assim. Para piorar, como alguém consegue defender o homem depois daquele discurso é algo que não consigo mesmo compreender. O homem negou a existência de várias nações, de povos. Reescreveu a história e ainda mais incrível é o ver a cuspir no legado dos lideres soviéticos e mesmo assim grande parte da esquerda (que muita idiliza esses mesmos lideres) continua a arranjar desculpas para as suas ações. Porra, toda a gente sabe que a NATO já fez m*rda na sua história, toda a gente à face da terra conhece as duas mil e quinhentas interferências absurdas dos US em paises de todo o globo. Também já toda a gente sabe que vários lideres americanos e europeus facilitaram a existência do Putin e dão lhe justificação para os seus atos. Nada disto desculpa o momento atual nem o ajuda a relativizar. Se esta gente se preocupasse com os cidadãos ucranianos iguais a mim e a ti que passam por dificuldades e podem passar pelo inferno na terra, faziam todos melhor figura. É que lamento, sim existem nazis no regime ucraniano mas contece que nem todos os ucranianos são nazis. Ou vamos justificar uma invasão de Portugal porque temos 12 fachos no nosso parlamento e certamente vários encapotados no nosso exercito e forças de segurança? E pensar nos desgraçados dos russos que também são arrastados para uma guerra que só o lider deles quer? Também nada? Para os soldados russos que são obrigados a se alistar por motivos legais ou para sobrevivência monetária e que vão ser enviados para ocupar um pais estrangeiro e arriscarem-se a morrer? Ou para os russos que podem sofrer ainda mais dificuldades no seu dia a dia porque a já super fragil economia russa pode implodir? Eu juro que não entendo, não consigo. Se vamos continuar a defender ações destas pelo passado então estamos todos f*didos porque a porra dos Mongóis certamente podem alegar que mandam na eurásia quase toda. Editado 23 Fevereiro 2022 por SAS_Robben 6 11 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 23 Fevereiro 2022 Citação de Che, há 3 horas: O Kasparov desde que perdeu com o Karpov mascarado de computador nunca mais foi o mesmo. 1 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 23 Fevereiro 2022 eu a ler os ultimos posts aqui e a tentar ver encontrar posts anteriores em que alguem tenha declarado apoio ao Putin 2 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 23 Fevereiro 2022 (editado) Citação de IlidioMA, há 6 minutos: eu a ler os ultimos posts aqui e a tentar ver encontrar posts anteriores em que alguem tenha declarado apoio ao Putin Eu não falei para aqui. Foi para as reações do PCP, BE e para as m*rda que leio nas redes. Foi mais jeito de desabafo. Este é claramente o local mais são sobre o tema que tenho apanhado Editado 23 Fevereiro 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 23 Fevereiro 2022 Os separatistas pediram formalmente ajuda militar à Russia Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 23 Fevereiro 2022 Bloco de Esquerda - Não à agressão imperialista da Rússia. Por uma Ucrânia integral e neutral Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 23 Fevereiro 2022 Citação de SAS_Robben, há 1 hora: A Ucrânia tem dois mil e quinhentos problemas e tem mesmo mas não me f*dam. Vir com "whataboutisms" para arranjar forma de desviar alguma culpa do Putin é sinal de que a moral está a precisar de ser recentrada. O homem é um ditador que mata dissidentes internos, que persegue e mata quem se exila para fugir dele, que é apoiado por um grupo de oligarcas suportados por um capitalismo selvagem e uma ideologia que venera o dinheiro, que financia a extrema direita pelo mundo fora, que se intromete em eleições para criar divisão nos paises e fomentar o crescimento de fascistas, que faz do espaço informático um perigo praticamente ao nivel do nuclear e que já não é a primeira nem a segunda vez que faz uma brincadeira destas. Fdx, se se é anti-imperialista tem de se ser anti-imperialista para todos os lados. Krl, eu meti a mão na consciência quando ganhei noção da m*rda que andei a dizer quando defendi a invasão do Afeganistão e Iraque. Aprendam a admitir que estão errados, que cometeram um erro ao apoiar alguém assim. Para piorar, como alguém consegue defender o homem depois daquele discurso é algo que não consigo mesmo compreender. O homem negou a existência de várias nações, de povos. Reescreveu a história e ainda mais incrível é o ver a cuspir no legado dos lideres soviéticos e mesmo assim grande parte da esquerda (que muita idiliza esses mesmos lideres) continua a arranjar desculpas para as suas ações. Porra, toda a gente sabe que a NATO já fez m*rda na sua história, toda a gente à face da terra conhece as duas mil e quinhentas interferências absurdas dos US em paises de todo o globo. Também já toda a gente sabe que vários lideres americanos e europeus facilitaram a existência do Putin e dão lhe justificação para os seus atos. Nada disto desculpa o momento atual nem o ajuda a relativizar. Se esta gente se preocupasse com os cidadãos ucranianos iguais a mim e a ti que passam por dificuldades e podem passar pelo inferno na terra, faziam todos melhor figura. É que lamento, sim existem nazis no regime ucraniano mas contece que nem todos os ucranianos são nazis. Ou vamos justificar uma invasão de Portugal porque temos 12 fachos no nosso parlamento e certamente vários encapotados no nosso exercito e forças de segurança? E pensar nos desgraçados dos russos que também são arrastados para uma guerra que só o lider deles quer? Também nada? Para os soldados russos que são obrigados a se alistar por motivos legais ou para sobrevivência monetária e que vão ser enviados para ocupar um pais estrangeiro e arriscarem-se a morrer? Ou para os russos que podem sofrer ainda mais dificuldades no seu dia a dia porque a já super fragil economia russa pode implodir? Eu juro que não entendo, não consigo. Se vamos continuar a defender ações destas pelo passado então estamos todos f*didos porque a porra dos Mongóis certamente podem alegar que mandam na eurásia quase toda. obrigado por me fazeres acreditar um bocado mais na humanidade Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 23 Fevereiro 2022 Pelo que vejo no Twitter, esta madrugada estão a acontecer grandes movimentações de material militar da Rússia para as regiões separatistas da Ucrânia. Os sistemas de vídeo vigilância na fronteira e as comunicações móveis em Donetsk também deixaram de funcionar. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 23 Fevereiro 2022 Citação de SAS_Robben, há 45 minutos: Os separatistas pediram formalmente ajuda militar à Russia Então a Russia vai mesmo tentar dominio total da Ucrania Compartilhar este post Link para o post