Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de IlidioMA, há 2 horas:

eu não vou agora à 3ª Guerra Mundial, mas comprometo-me desde já a ir combater na 4ª. Ok?

"I know not with what weapons World War III will be fought, but World War IV will be fought with sticks and stones"

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Acaba por ser "engraçada" a situação. Primeiro pensamos que foi um míssil russo. Afinal foi ucraniano, a Rússia limpa as mãos e diz não fui eu e as culpas vão para a Ucrânia... Que se estava a defender de mísseis russos. 

Sei lá, se não houvesse guerra nem mísseis russos se calhar não haveriam mortos na Polónia por míssil ucraniano? 

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 6 minutos:

Acaba por ser "engraçada" a situação. Primeiro pensamos que foi um míssil russo. Afinal foi ucraniano, a Rússia limpa as mãos e diz não fui eu e as culpas vão para a Ucrânia... Que se estava a defender de mísseis russos. 

Sei lá, se não houvesse guerra nem mísseis russos se calhar não haveriam mortos na Polónia por míssil ucraniano? 

Era essa a mensagem que devia estar a ser passada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 2 horas:

O dia de ontem é bem representativo do que acontece quando a raiva e ódio se colocam a cima da racionalidade.

A Rússia ontem estava a ter um péssimo dia do ponto de vista da imagem internacional.

Estão praticamente isolados no G20, a China continua o seu lento distanciamento (mas distanciamento nonetheless), o Irão já referiu publicamente que não está a pensar em vender mais armas à Russia e lançaram ontem cerca de 100 misseis sobre infraestrutura ucraniana e civis, o que demonstra que a única resposta que têm às dificuldades no terreno é fazer da vida dos cidadãos ucranianos um inferno, mata-los pelo frio e fome.

E depois cai o míssil na Polónia e quase toda a gente que apoia a Ucrânia mete os pés pelas mãos.

O Zelensky que têm feito um trabalho que eu penso ser não perfeito mas notável (considerando quem é e qual é o seu background), f*de tudo ao vir para o Twitter falar em terror russo quando os factos não estão apurados na ânsia de receber mais armamento.

É que até não era difícil tirar vantagem do que aconteceu pois bastava apontar que a situação estava a ser analisada mas que, independentemente do que aconteceu, a Ucrânia está a ter que se defender de ataques massivos, indiscriminados e mortais para os seus civis e que esta é mais uma prova da violência do imperialismo russo.

Agora provavelmente vai dizer algo como isto mas já deu munições ao outro lado para o chamarem de warmonger, incapaz e sem capacidade para gerir a situação. 

E o mesmo se pode dizer das cheerleaders das redes. A Russia já faz m*rda suficiente para demonstrar que é a responsável pela guerra, que anda a fazer monstruosidades e que tem intuitos genocidas e imperialistas. Não é preciso inventar factos nem entrar em histeria coletiva para percebermos quem é o agressor. Mais uma vez dão armas aos maluquinhos do Kremlin e anti-ocidentais primários que agora andam todos felizes a apontar o dedo "estão a ver?????". A guerra é também perceção.

Krl, custa assim tanto pensar antes de escrever ou falar? Querem mesmo dar motivos ao lado pró-russo para fazerem falsas equivalências? Eu não escondo de que lado estou nem que quero claramente que o Kremlin saia derrotado disto mas fdx, um pouco de noção. A guerra é uma coisa suja, confusa, feia e shit happens.

Já poderia ser por principio errado andar nisto se a Ucrânia estivesse a ser dizimada no campo de batalha mas quando os ventos sopram um pouco mais a favor de Kyiv ainda mais absurdo é. É tirar o foco do que está a ser conseguido.

Pode ser até compreensível que o presidente de um pais que está a ser violentado e que lideres de outros que historicamente sabem o que é sofrer o que a Ucrânia está a sofrer tenham reações fortes, quentes e até violentas mas para seu próprio bem não podem agir assim porque só perdem. Neste momento tem que se pedir mais e fazer melhor.

Engraçado é que no meio disto tudo fica claro que a NATO como instituição e os USA não têm interesse absolutamente nenhum numa escalada, o que até serviria para demonstrar que alguns argumentos do lado pró-russo e anti-NATO não fazem muito sentido. Mas não, foi preferível meter os pés pelas mãos apesar dos esforços do presidente polaco, do Pentagono e do secretário geral da NATO.

A verdade é que estamos a dia 16/11 e ninguém está a discutir os ataques massivos e indiscriminados que ontem a Russia fez à Ucrânia em resposta à sua incapacidade em manter território quando isso é que devia ser o tema.

Eu consigo compreender o Zelenski. Foi eleito para tratar da corrupção, de tentar preparar o país para uma eventual entrada na UE, e de repente vê-se no meio de uma invasão total de um vizinho teoricamente superior que por acaso já tinha invadido e ocupado parte do território há uns anos.
Entretanto passam 9 meses, está a aguentar bem a ofensiva, mas as cidades estão a ser bombardeadas, estão a ficar sem eletricidade e água numa altura em que se aproxima o inverno. Imagino que lá dentro devem estar todos a desesperar com o que vem aí.

O resto sim, deveriam ter passado água na fervura até se constatarem os factos, porque ninguém beneficia de uma escalada neste momento (ok, a Ucrânia beneficiava muito da NATO entrar por lá dentro e acabar com a brincadeira rapidamente)

Mas sobre os argumentos dos bots russos e dos tankies e outros PCPs da vida, esses nada os convence. A Russia podia começar a despejar nukes na Ucrânia que no fim arranjavam sempre um argumento para justificar como a culpa é da NATO, da UE e da Ucrânia

Editado por rcoelho14
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cannonball, há 1 hora:

"I know not with what weapons World War III will be fought, but World War IV will be fought with sticks and stones"

my kind of war, então!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 horas:

A Ucrânia fingiu toda a situação com a Rússia só para poder cumprir o seu verdadeiro objetivo, conquistar a Polónia

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 52 minutos:

A Ucrânia fingiu toda a situação com a Rússia só para poder cumprir o seu verdadeiro objetivo, conquistar a Polónia

image.png.a041767fa5e26b3a4d58e70fe4121fc2.png

Não é montagem

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, Agora:

Não é montagem

O Xandinho Red Square é um personagem do crl

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 minuto:

Não é montagem

De onde é que ele plagiou isso? 

Citação de Jamarcus, há 55 minutos:

4d chess 

Compartilhar este post

Link para o post

Esse Alexandre está numa lista restrita de gajos que provavelmente perdia a cabeça e o agredia fisicamente na rua não me cruzasse com ele

Un autêntico nojo de pessoa…

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 1 hora:

Esse Alexandre está numa lista restrita de gajos que provavelmente perdia a cabeça e o agredia fisicamente na rua não me cruzasse com ele

Un autêntico nojo de pessoa…

Agora fiquei curioso com o resto da lista

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 14 minutos:

quem é a Nelma?

Acho que é esta

9766b-img_20201017_214610.png

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor coisa desta guerra é as pivots da SIC.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, uma coisa que ando para partilhar aqui há algum tempo e depois nunca me lembro.

Não sei se se enquadra neste tópico ou nalgum sobre história, mas a universidade de Yale, tem um curso sobre a história da Ucrânia que está a ser lecionado pelo Timothy Snyder, com as aulas disponíveis no Youtube. É super interessante por todo o contexto que dá a esta guerra, das origens do povo ucraniano, do conceito de nação ucraniana, explicando detalhadamente todas as imensas voltas aleatórias que a história deu até surgir uma "Ucrânia", e os pormenores desconfortáveis tanto para russos como para ucranianos (ou até para europeus e americanos) - mas que desmascara particularmente bem os argumentos do Putin.

Vai em 18 "episódios" (o último foi sobre os vários "fins da história" do século XX e como eles realmente nunca existem e como as narrativas de "fim da história", seja pelos comunistas soviéticos ou pelos capitalistas libertários de mercado global, afetaram a Ucrânia). Mas começa lá bem atrás por volta do século X. É algo que se vê puramente por entretenimento por quem se interessa por estas coisas, e não por necessariamente querer seguir uma aula dum curso universitário.

O canal de Youtube de Yale tem vários outros cursos super interessantes sobre história/política/sociologia, lembro-me de seguir durante a pandemia partes do "The Early Middle Ages, 284-1000", do Paul Freedman e o "Power and Politics in Today's World" do Ian Shapiro. Mas esses já têm alguns anos, este da Ucrânia do Snyder está a ser filmado agora e está a meio (julgo que talvez já perto do fim, já vamos na 2ª metade do século XX).

Editado por noikeee
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto nos EUA o GOP ganhou a maioria na Câmara dos Representantes. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 13 horas:

Acho que é esta

9766b-img_20201017_214610.png

Ex do Gonçalo Paciência 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 1 hora:

Ex do Gonçalo Paciência 

Atual do pivot da TVI que parece o Super-Homem.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a cidade de Coimbra também foi bombardeada, hora de transferir os louros para Aveiro, q verdadeira cidade do centro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 minuto:

O Macron substimou a Meloni, o pior que se pode fazer, e a recção dela está a dar-lhe um boost interno enorme.

Compartilhar este post

Link para o post

É o Macron… o gajo ou é um anjinho do caraças ou é parvo como tudo… bem, pelo menos tenta…

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...