HappyKing Publicado 30 Junho 2023 (editado) Citação de SAS_Robben, há 21 minutos: Mas ei! Portugal não é um país racista. Só não lhe incomoda que africanos e magrebinos morra afogados aos melhores Ainda hoje colocaram a circular um vídeo do Martim Moniz com o título "Portugal" onde filmavam indianos e assim. E eu li um ponto de vista interessante sobre aquilo que é: eu nunca vi essas pessoas que se colocam a gravar quem não está a fazer nada de mal na rua insinuando que deixou de ser Portugal a gravar aquelas mesmas pessoas atrás de um balcão de um café, de um restaurante ou outra coisa qualquer. Porquê? O Daniel Oliveira deu o título a uma das suas últimas crónicas 'O racismo tornou-se visível porque os seus alvos se tornaram visíveis'. Acho que tem razão. Editado 30 Junho 2023 por HappyKing 1 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 30 Junho 2023 (editado) Citação de El Shafto, há 21 horas: Não é suposto evoluirmos e tentar perceber o que é que leva miúdos a quase que serem obrigados a pertencer a gangues para fazer a sua vida ou um polícia a abater um miúdo numa paragem stop? Ou levamos isto como seleção natural e ficamos com pena do senhor agente porque olha, calhou-lhe a ele, teve azar, podia ter sido um membro de um gangue rival e assim já estava tudo bem. Hipoteticamente, claro! Criminosos são criminosos e devem ser castigados como tal, mas, talvez também fosse útil para o futuro tentar perceber o que é que levou à dita cuja situação, seja do miúdo em França, seja do chavalo da Madorna. Felizmente, acho eu, que concordamos todos aqui, no meio de tanta dissidência, que a ação do polícia é brutalmente exagerada, já para não falar que acrescem as suspeitas quando é apanhado a mentir sobre o que realmente aconteceu. Quando se fala nas falhas da sociedade é tentar compreender o que é que levou o miúdo à dita situação e o que é que levou um polícia a balear à queima roupa um miúdo de 17 anos, não é tentar desresponsabilizar ninguém. Pelo menos quando é dito por pessoas sãs, entenda-se. Isto lembra me o caso do Floyd e a minha posição é a mesma no que concerne aos protestos: Quando se quebra o contrato social torna se complicado exigir que o lado mais fraco aja com normalidade e "civilidade". Editado 30 Junho 2023 por SAS_Robben 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 30 Junho 2023 Citação de SAS_Robben, há 6 minutos: Isto lembra me o caso do Floyd e a minha posição é a mesma no que concerne aos protestos: Quando se quebra o contrato social torna se complicado exigir que o lado mais fraco aja com normalidade e "civilidade". O "lado fraco" então que se manifeste contra a polícia, contra os símbolos do Estado. O carro do Zé Manel, e a loja do Tia Maria não têm culpa nenhuma e, provavelmente, estão do lado deles. O que vemos em França é puro vandalismo. Não está em nada relacionado com o assassinato do miúdo, como não esteve nas outras 30 vezes que desataram a partir e a queimar tudo. As primeiras 10 pessoas que aparecem, estão lá para manifestar sobre o seu desagrado sobre alguma injustiça. A partir daí, já é só destruição por divertimento. 1 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 30 Junho 2023 Citação de Burkina2008, há 4 horas: La esta feito o bingo..."white priviledge" Falei em privilégio branco onde? Se tiras logo essas conclusões, é contigo. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 30 Junho 2023 https://www.instagram.com/reel/CuH-ApDLTGP/?igshid=MzRlODBiNWFlZA== Mais um exemplo em como a sociedade falhou com estes jovens. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 30 Junho 2023 (editado) E o orban que quer parar "oficialmente" de apoiar a Ucrânia? Editado 30 Junho 2023 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 30 Junho 2023 Citação de Axadrezado, há 3 horas: É complicado discutir quando apenas se quer fazer barricadas... Mas que barricada? O que eu escrevi é um dos princípios básicos do Estado de Direito. Os julgamentos são feitos na e pela Justiça; não cabe à Polícia fazer julgamentos sumários; e uso de força letal pelos agentes da autoridade está adstrito a situações em que a integridade física dos cidadãos ou dos próprios agentes de autoridade possa estar em causa. Isto não é barricada alguma; é literalmente uma das garantias que fazem funcionar o Estado de Direito. Já chegámos ao ponto de colocar isto em causa? 4 Compartilhar este post Link para o post
Apocalypse Now Publicado 30 Junho 2023 Citação de Jimpo, há 1 hora: https://www.instagram.com/reel/CuH-ApDLTGP/?igshid=MzRlODBiNWFlZA== Mais um exemplo em como a sociedade falhou com estes jovens. Macron já veio culpar os videojogos Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 30 Junho 2023 Citação de Black Hawk, há 22 minutos: Mas que barricada? O que eu escrevi é um dos princípios básicos do Estado de Direito. Os julgamentos são feitos na e pela Justiça; não cabe à Polícia fazer julgamentos sumários; e uso de força letal pelos agentes da autoridade está adstrito a situações em que a integridade física dos cidadãos ou dos próprios agentes de autoridade possa estar em causa. Isto não é barricada alguma; é literalmente uma das garantias que fazem funcionar o Estado de Direito. Já chegámos ao ponto de colocar isto em causa? Tu estás a fazer um drama monumental sobre um comentário onde se explica apenas que a policia tem que fazer...de policia. Isto depois de dizerem que quando não se cumpre com a lei o que o policia deve fazer é deixar seguir e fazer um registo. Não houve uma alma que tenha defendido a dimensão da reação policial deste caso neste tópico. 4 Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 30 Junho 2023 Citação de Apocalypse Now, há 15 minutos: Macron já veio culpar os videojogos eu a preparar-me para pilhar a apple depois do gajo que quero dispensar há ano e meio rejeitar contrato com o clube da liga mexicana 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 30 Junho 2023 (editado) Citação de Gilberto Carlos, há 2 horas: O "lado fraco" então que se manifeste contra a polícia, contra os símbolos do Estado. O carro do Zé Manel, e a loja do Tia Maria não têm culpa nenhuma e, provavelmente, estão do lado deles. O que vemos em França é puro vandalismo. Não está em nada relacionado com o assassinato do miúdo, como não esteve nas outras 30 vezes que desataram a partir e a queimar tudo. As primeiras 10 pessoas que aparecem, estão lá para manifestar sobre o seu desagrado sobre alguma injustiça. A partir daí, já é só destruição por divertimento. Gosto tanto de ver a biblioteca de Marselha incendiada, de ver carros dos bombeiros destruídos, de ver propriedade privada pilhada (porque não são só pilhadas as Apples da vida, o desgraçado que trabalhou uma vida inteira 12 horas por dia para ter uma loja onde vende uns itens desportivos tb é pilhado), de ver polícias ameaçados de morte, de ver cidades como Paris que amo destruída como tu. Eu não gosto de ver o mundo a arder ao contrário de outros. O meu prazer nisso é zero. O problema é que isto não nasce num vacuo. A grande maioria desta gente é jovem. E enquanto jovem que vêem? Veem agentes da autoridade que deviam existir para os defender a tomarem decisões extra judiciais que levam a morte dos seus pares, vêm os seus pais que imigraram para lhes tentarem dar uma vida melhor serem explorados profissionalmente, serem depositados em guetos, serem tratados como cidadãos de quarta ou quinta categoria, serem apontados como o mal de tudo o que acontece no país. Veem também pessoas da sua religião, etnia e origem continental morreram no mediterrâneo nas mãos de contrabandistas humanos enquanto as tais autoridades que existem para proteger as vidas humanas riem se e nada fazem com a complacência da imprensa que deveria denunciar estes crimes. Veem um país que não lhes dá futuro, que os condena a serem miseráveis, individuos considerados desde a nascença como a fonte de todo o mal que assola o país e que os condena a entrarem no mundo do crime para poderem ter uma hipótese ao nível do Battle Royal de subir na vida e terem as mínimas condições financeiras para terem os bens materiais que a sociedade lhes diz que alguém com o mínimo de valor tem de ter. E qual é a resposta que a sociedade lhes dá? Fortalece cada vez mais forças políticas que lhes abre ainda mais o fosso onde estão metidos. É neste ambiente que estes seres humanos crescem. Volto a dizer que me choca toda esta destruição, está falta de respeito pelo espaço público e privado e até pelas edificações e materiais históricos que são destruídos. Admito até que o indivíduo que morreu possa ter tido um comportamento incorreto. Acontece que a força aplicada pelas autoridades tem de ser proporcional e após o que se sabe não foi e essas autoridades até mentiram. Se esta situação fosse rara ou única, é pá, a justiça trata e julga mas o problema é que é estrutural e endémico. No meio de tudo só posso mesmo pensar no contrato social e de como é que podemos exigir a estas pessoas que o cumpram. Se as instituições que foram criadas para na teoria os proteger só os afundam que motivação existe para as respeitar? Entregamos estas pessoas ao caos e queremos que respeitem a ordem? Editado 30 Junho 2023 por SAS_Robben 6 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 30 Junho 2023 Citação de SAS_Robben, há 17 minutos: Gosto tanto de ver a biblioteca de Marselha incendiada, de ver carros dos bombeiros destruídos, de ver propriedade privada pilhada (porque não são só pilhadas as Apples da vida, o desgraçado que trabalhou uma vida inteira 12 horas por dia para ter uma loja onde vende uns itens desportivos tb é pilhado), de ver polícias ameaçados de morte, de ver cidades como Paris que amo destruída como tu. Eu não gosto de ver o mundo a arder ao contrário de outros. O meu prazer nisso é zero. O problema é que isto não nasce num vacuo. A grande maioria desta gente é jovem. E enquanto jovem que vêem? Veem agentes da autoridade que deviam existir para os defender a tomarem decisões extra judiciais que levam a morte dos seus pares, vêm os seus pais que imigraram para lhes tentarem dar uma vida melhor serem explorados profissionalmente, serem depositados em guetos, serem tratados como cidadãos de quarta ou quinta categoria, serem apontados como o mal de tudo o que acontece no país. Veem também pessoas da sua religião, etnia e origem continental morreram no mediterrâneo nas mãos de contrabandistas humanos enquanto as tais autoridades que existem para proteger as vidas humanas riem se e nada fazem com a complacência da imprensa que deveria denunciar estes crimes. Veem um país que não lhes dá futuro, que os condena a serem miseráveis, individuos considerados desde a nascença como a fonte de todo o mal que assola o país e que os condena a entrarem no mundo do crime para poderem ter uma hipótese ao nível do Battle Royal de subir na vida e terem as mínimas condições financeiras para terem os bens materiais que a sociedade lhes diz que alguém com o mínimo de valor tem de ter. E qual é a resposta que a sociedade lhes dá? Fortalece cada vez mais forças políticas que lhes abre ainda mais o fosso onde estão metidos. É neste ambiente que estes seres humanos crescem. Volto a dizer que me choca toda esta destruição, está falta de respeito pelo espaço público e privado e até pelas edificações e materiais históricos que são destruídos. Admito até que o indivíduo que morreu possa ter tido um comportamento incorreto. Acontece que a força aplicada pelas autoridades tem de ser proporcional e após o que se sabe não foi e essas autoridades até mentiram. Se esta situação fosse rara ou única, é pá, a justiça trata e julga mas o problema é que é estrutural e endémico. No meio de tudo só posso mesmo pensar no contrato social e de como é que podemos exigir a estas pessoas que o cumpram. Se as instituições que foram criadas para na teoria os proteger só os afundam que motivação existe para as respeitar? Entregamos estas pessoas ao caos e queremos que respeitem a ordem? Estás a focar-te demasiado nestas "manifestações" quando o que eu estou a dizer é bem mais profundo e abrangente que isso. Tiveste vandalismo nas manifestações contra a idade da reformar, 1º de maiom, a dos curdos, etc, etc. Isso não são minorias insatisfeitas e injustiçadas pelo Estado. Isto são vândalos e terroristas que, à mínima oportunidade, destroem uma manifestação e/ou luta, deixando essas minorias, esses injustiçados ainda pior do que o que estavam. 1 3 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 30 Junho 2023 (editado) Citação de Gilberto Carlos, há 3 minutos: Estás a focar-te demasiado nestas "manifestações" quando o que eu estou a dizer é bem mais profundo e abrangente que isso. Tiveste vandalismo nas manifestações contra a idade da reformar, 1º de maiom, a dos curdos, etc, etc. Isso não são minorias insatisfeitas e injustiçadas pelo Estado. Isto são vândalos e terroristas que, à mínima oportunidade, destroem uma manifestação e/ou luta, deixando essas minorias, esses injustiçados ainda pior do que o que estavam. A discordância entre nós existe porque acho que a causa do verdadeiro descontentamento social e do puro vandalismo é a mesma. São dois sintomas da mesma doença. Editado 30 Junho 2023 por SAS_Robben 2 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 30 Junho 2023 Citação de SAS_Robben, Agora: A discordância entre nós existe porque acho que a causa do verdadeiro descontentamento social e do puro vandalismo é a mesma. São dois sintomas da mesma doença. Eu não posso opinar muito mais que isso porque não conheço a sociedade e os problemas franceses assim tão bem. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 30 Junho 2023 Toda a reação do povo francês é proporcional às condições materiais que o regime francês lhes garante. 4 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 30 Junho 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 3 horas: O "lado fraco" então que se manifeste contra a polícia, contra os símbolos do Estado. O carro do Zé Manel, e a loja do Tia Maria não têm culpa nenhuma e, provavelmente, estão do lado deles. O que vemos em França é puro vandalismo. Não está em nada relacionado com o assassinato do miúdo, como não esteve nas outras 30 vezes que desataram a partir e a queimar tudo. As primeiras 10 pessoas que aparecem, estão lá para manifestar sobre o seu desagrado sobre alguma injustiça. A partir daí, já é só destruição por divertimento. Faz lembrar certos hooligans neo nazis de claques de futebol que aproveitam-se da confusão para espalhar o caos em coisas que já possuem 0 relação com o jogo de futebol. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 1 Julho 2023 (editado) Citação de Axadrezado, há 1 hora: Tu estás a fazer um drama monumental sobre um comentário onde se explica apenas que a policia tem que fazer...de policia. Isto depois de dizerem que quando não se cumpre com a lei o que o policia deve fazer é deixar seguir e fazer um registo. Não houve uma alma que tenha defendido a dimensão da reação policial deste caso neste tópico. O "drama monumental" que eu fiz foi colocar uma definição consensual do funcionamento do Estado de Direito. Que estejas a ter dificuldade em conciliá-lo com o teu desejo de "reação policial", é lá contigo. Ainda gostava de saber que tipo de "reação policial" defenderias tu num caso destes. Era os polícias irem a correr atrás do veículo? Uma perseguição a alta velocidade pelas ruas do centro da cidade, ao bom estilo dos filmes do Jason Statham, com as sirenes a bombar, helicópteros a voar pelo meio dos edifícios para darem indicações aos polícias escondidos que lançam picos para furarem os pneus do fugitivo? Claro que deixam-no seguir. Qualquer outra ação é mais perigosa e coloca em risco mais pessoas do que deixá-lo ir. Quando o sujeito arranca, identificam a matrícula, o modelo e cor do carro, eventuais características únicas que possam ajudar a distingui-lo, lançam o alerta e é feita caça ao homem. Não vão a persegui-lo correndo o risco de causar um acidente que apanhe inocentes como danos colaterais e certamente não esvaziam os revólveres no meio da rua. Isto é como funciona num Estado saudável e estou assustado com a quantidade de malta que queria outra coisa. Coisa essa que ninguém parece saber ao certo o quê, mas que apesar disso deveria ter sido feita. Editado 1 Julho 2023 por Black Hawk 3 4 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 1 Julho 2023 (editado) Citação de Black Hawk, há 4 minutos: O "drama monumental" que eu fiz foi colocar uma definição consensual do funcionamento do Estado de Direito. Que estejas a ter dificuldade em conciliá-lo com o teu desejo de "reação policial", é lá contigo. Ainda gostava de saber que tipo de "reação policial" defenderias tu num caso destes. Era os polícias irem a correr atrás do veículo? Uma perseguição a alta velocidade pelas ruas do centro da cidade, ao bom estilo dos filmes do Jason Statham, com as sirenes a bombar, helicópteros a voar pelo meio dos edifícios para darem indicações aos polícias escondidos que lançam picos para furarem os pneus do fugitivo? Claro que deixam-no seguir. Qualquer outra ação é mais perigosa e coloca em risco mais pessoas do que deixá-lo ir. Quando o sujeito arranca, identificam a matrícula, o modelo e cor do carro, eventuais características únicas que possam ajudar a distingui-lo, lançam o alerta e é feita caça ao homem. Não vão a persegui-lo correndo o risco de causar um acidente que apanhe inocentes como danos colaterais e certamente não esvaziam os revólveres no meio da rua. Isto é como funciona num Estado saudável e estou assustado com a quantidade de malta que queria outra coisa. Coisa essa que ninguém parece saber ao certo o quê. Entendo o que dizes e estás correto, mas a sangue quente muita gente faria coisas semelhantes, tomando posições impulsivas, o discernimento torna-se torpe em situações tão stressantes. É mais fácil para nós que já estamos numa posição refletida e mais solidificada. O que se devia ter feito não foi feito. Mas acredito que muitos cairiam no erro desse polícia, numa situação de nervosismo, sem que contudo deixasse de ser condenável e justificadamente criticável. Editado 1 Julho 2023 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 1 Julho 2023 Citação de Axadrezado, há 11 horas: Não vi a abordagem da polícia neste caso, e acredito que tinham muitas formas de resolver a situação sem ser ao tiro na cabeça mas essa do não parar e a polícia deixar seguir que depois a justiça resolve é no mínimo inocente. Se o carro for roubado nunca mais sabem quem era o artista ao volante... Se o gajo na fuga atropelar alguém, a culpa é da polícia que deixa andar... Se o gajo atropela o Polícia, não se passa nada nem há manifestações (ou melhor vandalismo que isto de manifestação tem zero). Se a polícia mandar parar...parou. Se a minha avó tivesse rodas era um camião. 1 Compartilhar este post Link para o post
mestes Publicado 1 Julho 2023 Citação de Ticampos, há 6 minutos: Entendo o que dizes e estás correto, mas a sangue quente muita gente faria coisas semelhantes, tomando posições impulsivas, o discernimento torna-se torpe em situações tão stressantes. É mais fácil para nós que já estamos numa posição refletida e mais solidificada. O que se devia ter feito não foi feito. Mas acredito que muitos cairiam no erro desse polícia, numa situação de nervosismo, sem que contudo deixasse de ser condenável e justificadamente criticável. Então pura e simplesmente não devem ser polícias. 7 Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 1 Julho 2023 Citação de mestes, há 2 minutos: Então pura e simplesmente não devem ser polícias. E isto devia ser uma conclusão simples, mas infelizmente normalizou-se a ideia que pessoas em posições de autoridade e que andam permanentemente armados sejam tipos a quem, em muitos casos, qualquer pessoa sensata não confiaria um carro emprestado sequer. 8 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 1 Julho 2023 Era para ontem, retirar-lhes os brinquedos. Até se reduzia os suicídios por arma de serviço, win-win. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 1 Julho 2023 Citação de Black Hawk, há 23 minutos: O "drama monumental" que eu fiz foi colocar uma definição consensual do funcionamento do Estado de Direito. Que estejas a ter dificuldade em conciliá-lo com o teu desejo de "reação policial", é lá contigo. Ainda gostava de saber que tipo de "reação policial" defenderias tu num caso destes. Era os polícias irem a correr atrás do veículo? Uma perseguição a alta velocidade pelas ruas do centro da cidade, ao bom estilo dos filmes do Jason Statham, com as sirenes a bombar, helicópteros a voar pelo meio dos edifícios para darem indicações aos polícias escondidos que lançam picos para furarem os pneus do fugitivo? Claro que deixam-no seguir. Qualquer outra ação é mais perigosa e coloca em risco mais pessoas do que deixá-lo ir. Quando o sujeito arranca, identificam a matrícula, o modelo e cor do carro, eventuais características únicas que possam ajudar a distingui-lo, lançam o alerta e é feita caça ao homem. Não vão a persegui-lo correndo o risco de causar um acidente que apanhe inocentes como danos colaterais e certamente não esvaziam os revólveres no meio da rua. Isto é como funciona num Estado saudável e estou assustado com a quantidade de malta que queria outra coisa. Coisa essa que ninguém parece saber ao certo o quê, mas que apesar disso deveria ter sido feita. Portanto para ti...as únicas opções de abordagem são fazer um Fast and Furious ou deixar seguir para depois fazer um Fast and Furious na mesma e rezar para que se encontre o individuo a pé, senão repetes o processo... No meio de tanta conversa de Estado Saudável continuas a descartar o facto do cidadão não cumprir a lei. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 1 Julho 2023 Citação de bmfpcdm, há 9 minutos: Era para ontem, retirar-lhes os brinquedos. Até se reduzia os suicídios por arma de serviço, win-win. Ou seja, quem tem a obrigação de nos defender, iria continuar a faze-lo, mas agora com fisgas. 1 1 Compartilhar este post Link para o post