JGabriel Publicado 24 Junho 2024 Citação de Descartes, há 1 hora: Sim, mas o João Gabriel não é propriamente um adepto reconhecido do Vitória ou do Arouca. E diga-se que a preocupação dos 3 Grandes e em particular do Benfica para elevar a competitividade média da Liga Portuguesa é muito escassa, para ser simpático. Não é honesto andarmos, anos após anos, a impedir que os clubes médios cresçam e depois queixar-mo-nos de que esses clubes não conseguem recolher pontos suficientes para o ranking quando defrontam os eslovenos. Claro. Mas parte disso também é uma falta de ambição grotesca do jogo do Tugão. Em que joga tudo para o pontinho quando vários clubes têm capacidade para algo mais no plantel. O Arouca é precisamente um exemplo disso, ter andado nos últimos lugares durante as 8 primeiras jornadas com aquele plantel era uma aberração autêntica. É o que dá os clubes andarem a brincar aos Daniel Ramos e outras personagens do género como treinadores. O problema do Vitória é o oposto, é exigirem mais do que os plantéis e treinadores podem dar quando não têm cpacidade para arranjar melhor. Depois há o Famalicão a brincar aos plantéis novos todos os anos em jogadas de empresários, o Rio Ave com 19 empates numa época... 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Junho 2024 Citação de JGabriel, há 4 minutos: Claro. Mas parte disso também é uma falta de ambição grotesca do jogo do Tugão. Em que joga tudo para o pontinho quando vários clubes têm capacidade para algo mais no plantel. O Arouca é precisamente um exemplo disso, ter andado nos últimos lugares durante as 8 primeiras jornadas com aquele plantel era uma aberração autêntica. É o que dá os clubes andarem a brincar aos Daniel Ramos e outras personagens do género como treinadores. O problema do Vitória é o oposto, é exigirem mais do que os plantéis e treinadores podem dar quando não têm cpacidade para arranjar melhor. Depois há o Famalicão a brincar aos plantéis novos todos os anos em jogadas de empresários, o Rio Ave com 19 empates numa época... Isso são as árvores. Para aumentar a competitividade do futebol português temos que olhar primeiro para a floresta. Olhando só para as árvores podemos ter a sorte de aparecer um Braga; olhando primeiro para a floresta damos oportunidades para aumentar o valor médio que é, na verdade, o que importa. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vimaranes1922 Publicado 24 Junho 2024 Citação de JGabriel, há 8 minutos: Claro. Mas parte disso também é uma falta de ambição grotesca do jogo do Tugão. Em que joga tudo para o pontinho quando vários clubes têm capacidade para algo mais no plantel. O Arouca é precisamente um exemplo disso, ter andado nos últimos lugares durante as 8 primeiras jornadas com aquele plantel era uma aberração autêntica. É o que dá os clubes andarem a brincar aos Daniel Ramos e outras personagens do género como treinadores. O problema do Vitória é o oposto, é exigirem mais do que os plantéis e treinadores podem dar quando não têm cpacidade para arranjar melhor. Depois há o Famalicão a brincar aos plantéis novos todos os anos em jogadas de empresários, o Rio Ave com 19 empates numa época... Então? 1 Compartilhar este post Link para o post
JGabriel Publicado 24 Junho 2024 Citação de Vimaranes1922, Agora: Então? O Vitória é a excepção. Não jogam para o pontinho, mas também se exige deles o que não podem dar. Não têm capacidade para recursos ao nível do Braga. Fizeram a melhor pontuação da história esta época, e mesmo assim, pelo que vejo, para muitos soube a pouco. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 25 Junho 2024 V. Setúbal arrasador com U. Santarém: «Artimanhas e comportamento antidesportivo» - Futebol Nacional - Jornal Record Leia o comunicado publicado no Facebook na íntegra: "O Vitória Futebol Clube vem a público repudiar veementemente as artimanhas e o comportamento antidesportivo da União Desportiva de Santarém (U. Santarém), que, após o seu fracasso desportivo, teima em manchar o bom nome do Vitória FC e do futebol português. A U. Santarém, recusando-se a aceitar o resultado legítimo do campo, tem vindo a recorrer a métodos reprováveis para tentar inverter o resultado desportivo. A U. Santarém, segundo informa, contratou dois gabinetes de advogados para defender os seus interesses (saberá com certeza que o Vitória também tem os seus advogados), mas omite convenientemente algumas coincidências que o Vitória oportunamente divulgará e que levanta sérias dúvidas sobre a imparcialidade e os objetivos obscuros da U. Santarém. A U. Santarém tem recorrido à imprensa para espalhar informações falsas e pervertidas, com o objetivo de denegrir a imagem do Vitória FC e criar um clima de instabilidade nas instituições. O Vitória Futebol Clube reitera a sua total confiança na verdade e na justiça. Acreditamos que as artimanhas, através de práticas antiéticas e desleais, da U. Santarém serão desmascaradas. O Vitória FC apela às autoridades competentes para que tomem as medidas necessárias para combater o incesto desportivo e a utilização de métodos antidesportivos no futebol para manchar o bom nome do nosso desporto! A Vitória FC SAD continuará a lutar pela verdade, pela justiça e por um futebol português mais limpo e transparente. Vitória Futebol Clube SAD." Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 25 Junho 2024 Cadeia para No Name Boys que violaram rapaz O Tribunal de Lisboa condenou esta segunda-feira quatro elementos da claque do Benfica No Name Boys a penas entre sete e nove anos de prisão. Estavam acusados entre outros crimes, de violarem um adolescente de 16 anos, apoiante do mesmo clube, após um jogo. Foram ainda condenados ao pagamento de 24 mil euros à vítima. Do crime de violação foram absolvidos sete dos 13 arguidos que estavam a ser julgados e outros quatro condenados a penas suspensas por roubos e coação. Os arguidos fazem parte dos "casuals", um subgrupo mais violento da claque que atua sem símbolos do clube. O rapaz foi violado como castigo por ele ter publicado fotos da claque nas redes sociais e por ter amigos sportinguistas. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Junho 2024 Citação de Simeone, há 31 minutos: Cadeia para No Name Boys que violaram rapaz O Tribunal de Lisboa condenou esta segunda-feira quatro elementos da claque do Benfica No Name Boys a penas entre sete e nove anos de prisão. Estavam acusados entre outros crimes, de violarem um adolescente de 16 anos, apoiante do mesmo clube, após um jogo. Foram ainda condenados ao pagamento de 24 mil euros à vítima. Do crime de violação foram absolvidos sete dos 13 arguidos que estavam a ser julgados e outros quatro condenados a penas suspensas por roubos e coação. Os arguidos fazem parte dos "casuals", um subgrupo mais violento da claque que atua sem símbolos do clube. O rapaz foi violado como castigo por ele ter publicado fotos da claque nas redes sociais e por ter amigos sportinguistas. Olha aquele garoto ali a publicar fotos. Vamos ali violá-lo. Hey, mas são importantes porque dão ambiente no estádio. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 25 Junho 2024 Citação de JGabriel, há 14 horas: O Vitória é a excepção. Não jogam para o pontinho, mas também se exige deles o que não podem dar. Não têm capacidade para recursos ao nível do Braga. Fizeram a melhor pontuação da história esta época, e mesmo assim, pelo que vejo, para muitos soube a pouco. sabe sempre. O Vitória a cada 3 anos muda de presidente, a cada dois muda de director desportivo, a cada ano muda de plantel e a cada seis meses muda de treinador porque nunca está bem, nunca nada satisfaz a bancada. 1 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 25 Junho 2024 (editado) Citação de IlidioMA, há 47 minutos: sabe sempre. O Vitória a cada 3 anos muda de presidente, a cada dois muda de director desportivo, a cada ano muda de plantel e a cada seis meses muda de treinador porque nunca está bem, nunca nada satisfaz a bancada. Há coisas que nem inventadas. Aposto que deves tar orgulhoso da época que o teu clube fez e ainda chamaste ingratos àqueles que andaram a entoar canticos para o vosso treinador e presidente... A cada ano muda de plantel. Outra. E o Benfica muda o quê ? A venda do Gonçalo Ramos, Darwin, Enzo Fernandez, entre outros, é o quê ? É precisamente aquilo que o Vitoria e TODOS os clubes Portugueses têm de fazer, vender os seus melhores ativos, porque PRECISAM de vender. TODOS. É natural que numa época, em que tivemos até a umas jornadas do fim do campeonato a lutar pelo 4º (e com possibilidade até do 3º) lugar, acabar em 5º vai sempre saber a pouco. Mas isto sou eu, devo ser um adepto exigente tolinho. Bom bom é ver um clube a gastar 100M em avançados, gastar quase 200M em duas épocas, quase nem Liga Europa se conseguir qualificar via Champions. A culpa secalhar ainda foi dos exigentes que andaram a criticar. Desestabilizadores. Editado 25 Junho 2024 por BrunoCardoso 2 Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 25 Junho 2024 Credores do Vitória de Setúbal aceitam análise do plano de recuperação - V. Setúbal - Jornal Record Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 25 Junho 2024 Citação de BrunoCardoso, há 1 hora: Há coisas que nem inventadas. Aposto que deves tar orgulhoso da época que o teu clube fez e ainda chamaste ingratos àqueles que andaram a entoar canticos para o vosso treinador e presidente... A cada ano muda de plantel. Outra. E o Benfica muda o quê ? A venda do Gonçalo Ramos, Darwin, Enzo Fernandez, entre outros, é o quê ? É precisamente aquilo que o Vitoria e TODOS os clubes Portugueses têm de fazer, vender os seus melhores ativos, porque PRECISAM de vender. TODOS. É natural que numa época, em que tivemos até a umas jornadas do fim do campeonato a lutar pelo 4º (e com possibilidade até do 3º) lugar, acabar em 5º vai sempre saber a pouco. Mas isto sou eu, devo ser um adepto exigente tolinho. Bom bom é ver um clube a gastar 100M em avançados, gastar quase 200M em duas épocas, quase nem Liga Europa se conseguir qualificar via Champions. A culpa secalhar ainda foi dos exigentes que andaram a criticar. Desestabilizadores. Eu estou a ler e estou a rir-me, porque ainda há uns dias estive a falar com a família da minha mulher, família essa que é quase toda (e são muitos) do Vitória de Guimarães e aquilo que vejo, é que há dois tipos de adeptos do Vitória. Uns que se convenceram que são um clube falido e pequeno e que comem qualquer coisa e outros que acham que o clube deve ganhar o campeonato todos os anos, passe o exagero. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 25 Junho 2024 Citação de Tio Hans, há 15 minutos: Uns que se convenceram que são um clube falido e pequeno e que comem qualquer coisa e outros que acham que o clube deve ganhar o campeonato todos os anos, passe o exagero. Isso fez lembrar um clube de Lisboa. 2 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 25 Junho 2024 Citação de Tio Hans, há 14 minutos: Eu estou a ler e estou a rir-me, porque ainda há uns dias estive a falar com a família da minha mulher, família essa que é quase toda (e são muitos) do Vitória de Guimarães e aquilo que vejo, é que há dois tipos de adeptos do Vitória. Uns que se convenceram que são um clube falido e pequeno e que comem qualquer coisa e outros que acham que o clube deve ganhar o campeonato todos os anos, passe o exagero. Não vejo onde está a anormalidade disso. Alias, basta uma pequena pesquisa para ver que até no Porto há essa divergência de opiniões, aqueles em que falam que o AVB pegou num clube falido - os 18 mil euros na conta - e aqueles que acham que o clube tem dinheiro para comprar o que pretende. A sociedade é isto, temos é a tendencia só de olhar para o vizinho do lado e não olhar para dentro. Para que fique claro, eu não discordo de tudo o que @IlidioMA escreveu, algumas concordo. A inconsistência na permanência de treinadores, uma delas, por exemplo. Não concordo é a maneira sobranceira de se falar em 'mudar o plantel todo', como se o Vitoria fizesse algo diferente de todos os clubes em Portugal. Todos têm o de fazer, necessitam de vender, sem hipóteses. Já se fala em transferência de João Neves, Antonio Silva, isso também faz do Benfica um clube que 'muda o plantel todo' todos os anos ? Se formos pela logica utilizada, também posso dizer que muda. E aqui é claro que há clubes -três grandes- que o Jorge Mendes consegue inflacionar (porque também são jogadores dum nível muito superior logicamente) a venda, ao ponto de fazer valores surreais (120M pelo Felix à cabeça). Fora os perdões bancários. Etc, etc. Não nego que o Vitoria deve ser o clube que mais tiros nos pés foi dando em termos diretivos, ao longos dos anos, mas também deve ser o clube mais consistente na Liga Portuguesa. É ver qual é o clube, desde a existência da liga Portuguesa, que mais tempo deve ter lutado pelos lugares cimeiros, a seguir aos três grandes. O problema é que só se olha para o futebol a partir duma certa altura. (Posso estar enganado) Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 25 Junho 2024 Citação de kareca, há 2 horas: Isso fez lembrar um clube de Lisboa. Não sei se estás a falar do Belém, mas bem que podia ser. 1 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 25 Junho 2024 Citação de Tio Hans, há 3 horas: Eu estou a ler e estou a rir-me, porque ainda há uns dias estive a falar com a família da minha mulher, família essa que é quase toda (e são muitos) do Vitória de Guimarães e aquilo que vejo, é que há dois tipos de adeptos do Vitória. Uns que se convenceram que são um clube falido e pequeno e que comem qualquer coisa e outros que acham que o clube deve ganhar o campeonato todos os anos, passe o exagero. eu vivi um ano em Guimarães, e acho que só conheci dos segundos. Tava cheio de os ouvir. Muito boa gente, atenção, mas futebolisticamente um exagerados da piç* XDXD Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 25 Junho 2024 (editado) Ou seja, na mentalidade de alguns não se pode querer ambicionar mais. São exagerados. Agora já percebi porquê que mais de 50% deste país são estarolas. Editado 25 Junho 2024 por BrunoCardoso Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 25 Junho 2024 Citação de BrunoCardoso, há 4 minutos: Ou seja, na mentalidade de alguns não se pode querer ambicionar mais. São exagerados. Agora já percebi porquê que mais de 50% deste país são estarolas. Tu podes ambicionar ao que quiseres, é bom e saudável. Mas também é bom e saudável habitar a realidade. E do que conheço, dos vimaranenses que conheço - sim, já se passou praí 10 anos, por isso tenho cada vez menos contacto com eles - o que te relato é uma visão exacerbada do seu clube que advém de um facto que não é de somenos importância: o Vitória é o único clube em Portugal que tem, de facto, as pessoas da sua cidade a puxar, de modo exclusivo, por si. Nem no Braga isso acontece, nem no Vitória FC, Académica, etc, clubes tradicionais e históricos mas que não conseguem ter a sua terra do seu lado como o Vitória tem, o que é normal na generalidade dos países europeus (em Parma as pessoas, genericamente, são do Parma, em Newcastle do Newcastle) mas cá é uma singularidade. E isso dá-lhes um sentido exagerado da grandeza do Vitória, ou melhor um sentido mal-direccionado da grandeza do Vitória. Na grandeza depois naquilo que mais determina os resultados desportivos, que são a grandeza da conta bancária e a grandeza do recursos humanos ao dispor o Vitória está, há duas décadas, abaixo do Braga - facto que, sendo cínico, é o que justifica a sensação quase trotskista de revolução permanente que o Vitória tem, a cada X anos, ou bem que é para gastar dinheiro e contratar os melhores jogadores da Liga, ou bem que é para despachar o pançudos que ganham bons salários e jogar com 10 gajos da B e mais um do Felgueiras, ademais das permanentes mudanças de rumo desportivo e directivo que o clube tem tido, pós Pimenta Machado. Sim, é sempre na busca de mais, na ambição de mais - eu sendo cínico outra vez diria que é sempre na ânsia de se igualar ao rival Minhoto - mas andar a jogar com gajos contratados ao Feirense e ao Chaves, e da B e fazer 63 pontos, eu cá diria que é um milagre. Quase todos os vimaranenses com que falei este ano me disseram cobras e lagartos do cota da boina. Aliás, eu não me lembro da última vez que ouvi um vimaranense a proferir palavras elogiosas do seu treinador. E agora não estou a ser cínico. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 25 Junho 2024 (editado) Citação de IlidioMA, há 20 minutos: Tu podes ambicionar ao que quiseres, é bom e saudável. Mas também é bom e saudável habitar a realidade. E do que conheço, dos vimaranenses que conheço - sim, já se passou praí 10 anos, por isso tenho cada vez menos contacto com eles - o que te relato é uma visão exacerbada do seu clube que advém de um facto que não é de somenos importância: o Vitória é o único clube em Portugal que tem, de facto, as pessoas da sua cidade a puxar, de modo exclusivo, por si. Nem no Braga isso acontece, nem no Vitória FC, Académica, etc, clubes tradicionais e históricos mas que não conseguem ter a sua terra do seu lado como o Vitória tem, o que é normal na generalidade dos países europeus (em Parma as pessoas, genericamente, são do Parma, em Newcastle do Newcastle) mas cá é uma singularidade. E isso dá-lhes um sentido exagerado da grandeza do Vitória, ou melhor um sentido mal-direccionado da grandeza do Vitória. Na grandeza depois naquilo que mais determina os resultados desportivos, que são a grandeza da conta bancária e a grandeza do recursos humanos ao dispor o Vitória está, há duas décadas, abaixo do Braga - facto que, sendo cínico, é o que justifica a sensação quase trotskista de revolução permanente que o Vitória tem, a cada X anos, ou bem que é para gastar dinheiro e contratar os melhores jogadores da Liga, ou bem que é para despachar o pançudos que ganham bons salários e jogar com 10 gajos da B e mais um do Felgueiras, ademais das permanentes mudanças de rumo desportivo e directivo que o clube tem tido, pós Pimenta Machado. Sim, é sempre na busca de mais, na ambição de mais - eu sendo cínico outra vez diria que é sempre na ânsia de se igualar ao rival Minhoto - mas andar a jogar com gajos contratados ao Feirense e ao Chaves, e da B e fazer 63 pontos, eu cá diria que é um milagre. Quase todos os vimaranenses com que falei este ano me disseram cobras e lagartos do cota da boina. Aliás, eu não me lembro da última vez que ouvi um vimaranense a proferir palavras elogiosas do seu treinador. E agora não estou a ser cínico. 20M no Cabral 25M no Kokcu 14M no Jurasek Em termos praticos, que garantia deu mesmo ? Um 2º lugar e quase nem à Liga Europa via Champions iam conseguir. O problema é que gastar dinheiro não é sinonimo de sucesso. Portanto esse argumento do ser do Feirense ou do Chaves, cai por terra. Alias, até te digo que essa visão é muito desatualizada. E um pouco retrogada vá, permiti-me a expressão, sem qualquer tipo de ofensa. Mas calma, que este ano que o Benfica vai montar uma Super Equipa. Mais mudanças. O que tanto apregoas dos outros, és incapaz de perceber que é o mesmo que se passa e vai continuar a passar no teu clube. Porque todos os anos também têm de vender. Ou andar a vender Felix, Enzo, Gonçalo Ramos, e etc, é o quê mesmo ? Ou seja, o Vitoria, que é um dos clubes que frequentemente luta pelas competições Europeias, não pode ambicionar mais, porque é cinismo. Sinceramente, não sei o que possa dizer, o que escreves roça-me mais a outra coisa que sei lá o que. Vamos ver o planeamento do Benfica, porque eu sendo cinico diria que ainda vão cometer alguma loucura na ânsia de não perder outro campeonato para o rival. Editado 25 Junho 2024 por BrunoCardoso Compartilhar este post Link para o post
Frank Publicado 25 Junho 2024 Citação de IlidioMA, há 49 minutos: eu vivi um ano em Guimarães, e acho que só conheci dos segundos. Tava cheio de os ouvir. Muito boa gente, atenção, mas futebolisticamente um exagerados da piç* XDXD É como os Benfiquistas à escala europeia. Ainda na época passada iam ganhar a Champions se não tem saído o Enzo. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 25 Junho 2024 Citação de Frank, há 12 minutos: É como os Benfiquistas à escala europeia. Ainda na época passada iam ganhar a Champions se não tem saído o Enzo. O Ilidio não, que ele não é exagerado. 1 Compartilhar este post Link para o post
Frank Publicado 25 Junho 2024 Citação de BrunoCardoso, há 5 minutos: O Ilidio não, que ele não é exagerado. Citação de IlidioMA, há 48 minutos: Quase todos os vimaranenses com que falei este ano me disseram cobras e lagartos do cota da boina. Aliás, eu não me lembro da última vez que ouvi um vimaranense a proferir palavras elogiosas do seu treinador. E agora não estou a ser cínico. Pois não. Esta então é genial. Quando uma grande parte dos adeptos pediu a cabeça do presidente por despachar o boinas, mesmo considerando que ele se andou a vender para ir receber do bom ao Brasil. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 25 Junho 2024 Citação de Frank, há 3 minutos: Pois não. Esta então é genial. Quando uma grande parte dos adeptos pediu a cabeça do presidente por despachar o boinas, mesmo considerando que ele se andou a vender para ir receber do bom ao Brasil. Duvido que o @IlidioMA esta época criticou o Schmidt. Duvido muito. O Benfica vai montar uma Super Equipa, mas não entremos em cinismos, vá. Já agora, Rui Borges vai dormir, fraco. Devias ser despedido. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 25 Junho 2024 ó Bruno eu falo de Vitória tu responde com Benfica como se eu estivesse a intervir no sentido de "o meu clube é muita bom, o teu é muita mau" isso assim não estimula a responder. É um whataboutism exagerado. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 25 Junho 2024 (editado) Citação de IlidioMA, há 19 minutos: ó Bruno eu falo de Vitória tu responde com Benfica como se eu estivesse a intervir no sentido de "o meu clube é muita bom, o teu é muita mau" isso assim não estimula a responder. É um whataboutism exagerado. Nada disso. Nem faria sentido sequer comparar o Vitoria ao Benfica. Apenas estou a dizer o mesmo que estás a dizer, mas para o Benfica, que dá para dizer exatamente igual. Falas que o Vitoria gasta, por causa do Braga, também não é legitimo dizer que o Benfica vai gasta, por causa do Sporting ? Ou do Porto ? É. Há coisas que eu concordo, uma delas é que o Vitoria não tem tido pessoas competentes para alavancar o clube, por exemplo. Falas que o Vitoria não pode ser ambicioso - sim até parece que estamos a falar dum clube que subiu da 2ª liga ou algo do genero - mas o que era do Sporting se não tivesse uma direção ambiciosa que os fez ganhar 2 titulos nacionais após 20 anos ? Ou do Braga que cresceu nos ultimos anos ? Ou seja, para ti, o Vitoria ter esse pensamento, de pensar em mais, é um exagero. lol Ninguem quer ganhar a champions, calma, lol. É só 4 clube com mais participações na 1 Liga. 4º/5º com mais presenças nas competições europeias. Não ambicionar tentar por mais é que seria estranho. Depois, no que toca ao Vitoria, escreves cada coisa que é como te digo, muito sinceramente, roça-me a alguma coisa. Talvez algo que esteja entalado. Não sei. Nenhum Vitoriano elogiou um treinador. Claro que não. Todos criticaram o Alvaro. Claro que sim. Opa fogo, lol. Coisas que nem lembram ao diabo. (E é claro que também vais encontrar criticas, no meio de milhares de pessoas, como é que não haverias de encontrar ?!?) Ainda este ano tiveste adeptos do Benfica a lançar garrafas para o treinador no Algarve. Ou cuspir. Ou sei lá o que foi... Editado 25 Junho 2024 por BrunoCardoso Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 25 Junho 2024 Citação de BrunoCardoso, há 2 horas: O Ilidio não, que ele não é exagerado. Histórico Compartilhar este post Link para o post