Boitswana Publicado 6 Março 2023 @fns Lucas Beraldo apontado à Luz f*da-se Braz, já chega. Sério mano, dá-nos um bocado de descanso! Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 6 Março 2023 Citação de Tio Hans, Em 02/03/2023 at 14:18: Boa ficção. A realidade? Andamos interessados num Zaidu da vida que joga no Chaves. O Zaidu do Chaves eu curto. O Bruno Langa. Acho que não está preparado para um grande. Mas fazendo um ano ou dois num Vitória SC pode ser que. Anyway @TariboWest curti da análise, mas olha que o Ola Aina já não é todo esse gajo que dizes. Aqui há 3 anos, sim, parecia um lateral de nivel mundial, fazia as duas faixas, que cavalão. Mas agora tem-se eclipsado um pouco. E aquele ano no Fulham não o ajudou em nada. Mas por falar em Torino, o lateral que está lá é o Wilfried Singo, lateral direito, esse sim parece-me que vai ser um gajo de outro nivel. Gostava que o Benfica o tentasse, mas acho que já não é para o nosso dente. Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 6 Março 2023 Citação de IlidioMA, há 9 minutos: O Zaidu do Chaves eu curto. O Bruno Langa. Acho que não está preparado para um grande. Mas fazendo um ano ou dois num Vitória SC pode ser que. Anyway @TariboWest curti da análise, mas olha que o Ola Aina já não é todo esse gajo que dizes. Aqui há 3 anos, sim, parecia um lateral de nivel mundial, fazia as duas faixas, que cavalão. Mas agora tem-se eclipsado um pouco. E aquele ano no Fulham não o ajudou em nada. Mas por falar em Torino, o lateral que está lá é o Wilfried Singo, lateral direito, esse sim parece-me que vai ser um gajo de outro nivel. Gostava que o Benfica o tentasse, mas acho que já não é para o nosso dente. A cena é que ele já tem 25, com um ano ou dois num VSC fica perto da reforma. 😆 Anw, seria mais um lateral na linha dos últimos reforços para a posição e não será assim que vamos subir de nível. A fasquia tem que ser colocada no João Mário, tudo o que seja manifestamente inferior nem vale a pena equacionar. Ainda somos o Porto e não um Canelas desta vida. Não há dinheiro para trazer bons laterais? Ok, apostem nos miúdos da formação ou da equipa B, o nível é idêntico e não gastam dinheiro. O caminho é que não pode passar por investir 2M€ no Nanu, 4 no Zaidu, 5 no Zaidu e agora mais 3/4 no Langa. Gastamos o pouco que temos e não melhoramos o plantel. O Juric no Torino parece ter um bocado aversão a jogar com os 2 em simultâneo e muitos vezes prefere ter o comboio do Singo à direita e um gajo mais conservador, tipo o Vojvoda ou o Ricardo Rodriguez na esquerda. O Singo é outro nível, claro, mas precisamente por isso já deve estar fora do alcance dos 3 grandes. Um Benfica tendo 20/25M€ para investir facilmente ainda podia ter uma réstia de esperança porque o gajo termina contrato daqui a um ano. O Ola Aina tem andado mais na sombra mas isso até pode ser benéfico porque afasta interessados com outra capacidade financeira. Eu acho que a qualidade está lá, o perfil atlético que o Conceição tanto procura tb, a polivalência ajuda e a capacidade ofensiva que tem julgo que faria estragos no Tugão. Nos primeiros tempos podia era sentir algumas dificuldades em termos de posicionamento defensivo, por estar mais rotinado a jogar numa defesa a 3, mas com o tempo ia ao sítio e o Porto tb passa 80% do jogo no meio-campo ofensivo, por isso. Gosto do jogador, acho que encaixa bem no perfil que o Sérgio aprecia (mas este não é apenas cavalão, tb tem técnica) e está livre, que é um pormenor muito relevante. Tentava 1 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 6 Março 2023 Citação de TariboWest, há 21 minutos: O Juric no Torino parece ter um bocado aversão a jogar com os 2 em simultâneo e muitos vezes prefere ter o comboio do Singo à direita e um gajo mais conservador, tipo o Vojvoda ou o Ricardo Rodriguez na esquerda. O Singo é outro nível, claro, mas precisamente por isso já deve estar fora do alcance dos 3 grandes. Um Benfica tendo 20/25M€ para investir facilmente ainda podia ter uma réstia de esperança porque o gajo termina contrato daqui a um ano. O Ola Aina tem andado mais na sombra mas isso até pode ser benéfico porque afasta interessados com outra capacidade financeira. Eu acho que a qualidade está lá, o perfil atlético que o Conceição tanto procura tb, a polivalência ajuda e a capacidade ofensiva que tem julgo que faria estragos no Tugão. Nos primeiros tempos podia era sentir algumas dificuldades em termos de posicionamento defensivo, por estar mais rotinado a jogar numa defesa a 3, mas com o tempo ia ao sítio e o Porto tb passa 80% do jogo no meio-campo ofensivo, por isso. Gosto do jogador, acho que encaixa bem no perfil que o Sérgio aprecia (mas este não é apenas cavalão, tb tem técnica) e está livre, que é um pormenor muito relevante. Tentava então fica combinado. Vamos em raid colectivo ao Toro este verão, vocês ficam com Aina, nós com o Singo. Deal? Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 7 Março 2023 João Marcelo junta-se à lista de lesionados do FC Porto (ojogo.pt) Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 7 Março 2023 Citação de IlidioMA, há 9 horas: então fica combinado. Vamos em raid colectivo ao Toro este verão, vocês ficam com Aina, nós com o Singo. Deal? Feito. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 7 Março 2023 Vocês a falar de gajos do To...rino e depois no verão só vêm gajos do To...mbense. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 8 Março 2023 Flamengo, árabes e cataris ″chamam″ por Uribe, em final de contrato com o FC Porto (ojogo.pt) 1 Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 8 Março 2023 Devia merecer uma análise o facto dos jogadores em fim de contrato com o Porto acabarem sempre em campeonatos periféricos (Brahimi, Tosquinho, Herrera, Marega e o Uribe para lá caminha) ou em clubes de 2ª/3ª linha (Marcano). São demasiados casos para serem coincidência. Olharam todos única e exclusivamente aos € ou como não recebem outras abordagens são "obrigados"a rumar a esses destinos? O que está por detrás disto? Os salários que ganham no Porto são tão estapafúrdios que depois mais ninguém parece na disposição de lhes pagar o mesmo [ou mais] ou não serão, afinal, assim tão bons como alguns pintam? Uma coisa é certa, não é de todo normal um clube como o Porto continuar neste processo de comprar jogadores com 27/28/30 anos por um balúrdio para depois os ver sair, inevitavelmente, a custo zero, mas mais anormal ainda é acabarem sempre em ligas/clubes sem qq dimensão. Gestão catastrófica. Lembrem-se agora de trazer um Luis Chavez desta vida, tb com 27/28 anos, para suceder ao Uribe. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 8 Março 2023 (editado) Citação de TariboWest, há 1 hora: Devia merecer uma análise o facto dos jogadores em fim de contrato com o Porto acabarem sempre em campeonatos periféricos (Brahimi, Tosquinho, Herrera, Marega e o Uribe para lá caminha) ou em clubes de 2ª/3ª linha (Marcano). São demasiados casos para serem coincidência. Olharam todos única e exclusivamente aos € ou como não recebem outras abordagens são "obrigados"a rumar a esses destinos? O que está por detrás disto? Os salários que ganham no Porto são tão estapafúrdios que depois mais ninguém parece na disposição de lhes pagar o mesmo [ou mais] ou não serão, afinal, assim tão bons como alguns pintam? Uma coisa é certa, não é de todo normal um clube como o Porto continuar neste processo de comprar jogadores com 27/28/30 anos por um balúrdio para depois os ver sair, inevitavelmente, a custo zero, mas mais anormal ainda é acabarem sempre em ligas/clubes sem qq dimensão. Gestão catastrófica. Lembrem-se agora de trazer um Luis Chavez desta vida, tb com 27/28 anos, para suceder ao Uribe. Meu, o Herrera foi para o Atletico lol O Marega e o Tiquinho porque não valiam mais do que isso. O Uribe é um jogador mediano (muito inferior a um Herrera) é normal que tenha os mesmos interessados do Marega e do Tiquinho. O Brahimi é o único que falha aqui, mas quando termina contrato já tinha 29 anos e preferiu encher-se de dinheiro do que ir para uma equipa de segunda linha europeia (como o Marcano ou o Corona) mas tinha claramente qualidade para se ter mantido na Europa. O problema não é o curso destes jogadores no pós Porto é sim a preponderância que a maioria deles teve no Porto, o Marega e o Uribe principalmente. Editado 8 Março 2023 por toze2 2 Compartilhar este post Link para o post
RAG Publicado 8 Março 2023 Nao podíamos renovar com brahimi e ele nao tinha mais mercado Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 8 Março 2023 Citação de RAG, há 1 minuto: Nao podíamos renovar com brahimi e ele nao tinha mais mercado financeiramente um negocio desastroso Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 8 Março 2023 Citação de toze2, há 11 minutos: Meu, o Herrera foi para o Atletico lol O Marega e o Tiquinho porque não valiam mais do que isso. O Uribe é um jogador mediano (muito inferior a um Herrera) é normal que tenha os mesmos interessados do Marega e do Tiquinho. O Brahimi é o único que falha aqui, mas quando termina contrato já tinha 29 anos e preferiu encher-se de dinheiro do que ir para uma equipa de segunda linha europeia (como o Marcano ou o Corona) mas tinha claramente qualidade para se ter mantido na Europa. O problema não é o curso destes jogadores no pós Porto é sim a preponderância que a maioria deles teve no Porto, o Marega e o Uribe principalmente. Eish, esquece, tive uma branca descomunal e estava convencido que tb tinha ido para as arábias. LOL Mas a ideia que pretendia passar mantém-se. Acho que deve ser uma combinação das duas coisas, por um lado são apenas jogadores medianos e depois já têm um salário monstruoso no Porto, o que afasta logo à partida n clubes. Basta olhar ao que aconteceu com o Marche e o Oliveira, quase tivemos que pagar para saírem porque tb ninguém estava disposto a oferecer-lhes o salário que tinham aqui. Mesmo o Tecatito e o Telles não mostraram mais nada a partir do momento que saíram. Quanto ao último bold, concordo plenamente. O percurso que estes jogadores têm no pós-Porto é que acaba por validar a tal ideia de que tiveram uma preponderância excessiva no clube. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 8 Março 2023 Essa discussão não pode ser tida não se considerando que muitos deles fazem nesse pós-Porto o último grande contrato da carreira e portanto a vertente financeira pesa muito mais que outras vertentes na escolha do clube seguinte. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 8 Março 2023 Citação de TariboWest, há 10 minutos: Quanto ao último bold, concordo plenamente. O percurso que estes jogadores têm no pós-Porto é que acaba por validar a tal ideia de que tiveram uma preponderância excessiva no clube. Culpem o vosso treinador por pegar em qualquer meco e fazer dele essencial na conquista do título. Todos os verões rezo para que ele vá para outro lado qualquer 😁 1 Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 8 Março 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 2 minutos: Culpem o vosso treinador por pegar em qualquer meco e fazer dele essencial na conquista do título. Todos os verões rezo para que ele vá para outro lado qualquer 😁 Também é verdade, sim senhor. Significa que foram espremidos ao máximo enquanto tiveram no Porto e aí muito mérito para o treinador. Mesmo jogadores fetiche como o Oliver tb acabaram por dar razão ao treinador, quando muitos de nós pensávamos que era apenas embirração o facto de ele não ter outra preponderância. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 8 Março 2023 (editado) Citação de TariboWest, há 19 minutos: Também é verdade, sim senhor. Significa que foram espremidos ao máximo enquanto tiveram no Porto e aí muito mérito para o treinador. Mesmo jogadores fetiche como o Oliver tb acabaram por dar razão ao treinador, quando muitos de nós pensávamos que era apenas embirração o facto de ele não ter outra preponderância. Do Oliver já não concordo. Eu estava no Dragão num Porto x Vitória de Setúbal, acho eu, e o jogo estava feio como tudo. O Danilo lesionou-se a meio da 1° parte e entrou o Oliver. Sozinho, tornou o jogo menos feio e deu imensa fluidez à construção do Porto. Editado 8 Março 2023 por Gilberto Carlos 1 Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 8 Março 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 9 minutos: Do Oliver já não concordo. Eu estava no Dragão num Porto x Vitória de Setúbal, acho eu, e o jogo estava feio como tudo. O Danilo lesionou-se a meio da 1° parte e entrou o Oliver. Sozinho, tornou o jogo menos feio e deu imensa fluidez à construção do Porto. Mas repara, a maioria foi totalmente contra a sua saída, numa época em que até se esperava que fosse a da sua afirmação, mas a verdade é que os anos passam e continua sem atingir o nível e a regularidade que se perspetivava. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 8 Março 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 27 minutos: Do Oliver já não concordo. Eu estava no Dragão num Porto x Vitória de Setúbal, acho eu, e o jogo estava feio como tudo. O Danilo lesionou-se a meio da 1° parte e entrou o Oliver. Sozinho, tornou o jogo menos feio e deu imensa fluidez à construção do Porto. Feirense? Não foi? Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 8 Março 2023 (editado) Citação de TariboWest, há 2 horas: Devia merecer uma análise o facto dos jogadores em fim de contrato com o Porto acabarem sempre em campeonatos periféricos (Brahimi, Tosquinho, Herrera, Marega e o Uribe para lá caminha) ou em clubes de 2ª/3ª linha (Marcano). São demasiados casos para serem coincidência. Olharam todos única e exclusivamente aos € ou como não recebem outras abordagens são "obrigados"a rumar a esses destinos? O que está por detrás disto? Os salários que ganham no Porto são tão estapafúrdios que depois mais ninguém parece na disposição de lhes pagar o mesmo [ou mais] ou não serão, afinal, assim tão bons como alguns pintam? Uma coisa é certa, não é de todo normal um clube como o Porto continuar neste processo de comprar jogadores com 27/28/30 anos por um balúrdio para depois os ver sair, inevitavelmente, a custo zero, mas mais anormal ainda é acabarem sempre em ligas/clubes sem qq dimensão. Gestão catastrófica. Lembrem-se agora de trazer um Luis Chavez desta vida, tb com 27/28 anos, para suceder ao Uribe. Eu acho correcto que tragam jogadores de 27 anos, ainda que se pague pela sua transferência, porque um plantel não pode viver só de míudos talentosos. Acho que o Porto não falha designadamente aí. Onde o Porto falha - em termos de mercado - é na sua prospecção e posterior projecção dos jovens talentos, pois que o seu desenvolvimento é o único e verdadeiro motor do mercado de transferências aos dias de hoje. Ou seja, pode o Porto trazer um González de 27 anos do Chivas Guadalajara por 9M? Pode. Fica desde logo sabendo que não o revenderá, mas pode, se vier fazer a diferença no imediato. Mas ao mesmo tempo tem que trazer um Luiz Augusto, 19 anos, do Grêmio, alto talento que desponta, mas têm de o pôr a jogar, fazer explodir e meter no mercado no espaço de um ano, para o poder apresentar como o wonderkid de 20 anos e destarte sacar 80M ao PSG. E o Porto não anda exactamente a fazer isso. Assim de repente o último que me lembro a quem o Porto fez esse plano de chegar, fazer um ano e vender logo enquanto ainda pode ser colocado na montra como um talento precoce, foi o Militão. O resto dos talentos sul americanos que o Porto tem trazido têm um trajecto portuense cheio de starts and stops ao longo de mais de uma época e o timing de venda parece estar sempre um bocadinho fora do alcance, e, pior, cada ano que passa menos o rótulo de "talento precoce" cola cada vez menos. Por exemplo o Pêpê. Este já é o segundo ano e digam-me lá: acham que está no ponto para ser vendido por 80M para um Man Utd? É que o mercado valoriza muito o talento, e paga logo muito pelo mero talento, mas o extra, o que faz o Clelsea dar 120M pelo Enzo é aquele factor de ver os putos já a renderem, já a serem fundamentais. Só pelo talento do Pêpê, conseguem 40M na boa, mas aquela venda estapafúrdia que paga uma época essa só acontece quando se junta talento à preponderância na equipa. E o Pêpê vai tendo e destendo essa preponderância. A cada vinte jogos ele é capaz de jogar 12 a titular, 6 a vir do banco, dois em que não joga e nesse periodo jogou a 4 posições diferente, desde número 10 a LD. Não há uma continuidade na aposta. O mesmo para o Evanilson, que começou muito bem este ano, mas a modos que tem vindo a perder influência e esta é a sua terceira época. E o Verón, que podia ser o vosso pet project à la Enzo, de chegar, jogar um ano e vender por muito, praticamente não apareceu ainda em mais de meio ano. Ou seja, o Porto não está a saber ler o mercado hodierno e está a deixar por investir naqueles que são os seus verdadeiros (únicos?) activos realmente transaccionáveis, em prol de....quê? É que o Porto precisa de vender (como precisam todos os clubes portugueses, que não conseguem fazer dinheiro que se veja das outras fontes) e não está a preterir o activos vendáveis em prol de Tonis Kroos, é em prol de Uribes e Marcanos. Editado 8 Março 2023 por IlidioMA 5 Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 8 Março 2023 Diogo Costa apontado a mais um clube inglês (ojogo.pt) Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 8 Março 2023 Citação de IlidioMA, há 17 minutos: Eu acho correcto que tragam jogadores de 27 anos, ainda que se pague pela sua transferência, porque um plantel não pode viver só de míudos talentosos. Acho que o Porto não falha designadamente aí. Onde o Porto falha - em termos de mercado - é na sua prospecção e posterior projecção dos jovens talentos, pois que o seu desenvolvimento é o único e verdadeiro motor do mercado de transferências aos dias de hoje. Ou seja, pode o Porto trazer um González de 27 anos do Chivas Guadalajara por 9M? Pode. Fica desde logo sabendo que não o revenderá, mas pode, se vier fazer a diferença no imediato. Mas ao mesmo tempo tem que trazer um Luiz Augusto, 19 anos, do Grêmio, alto talento que desponta, mas têm de o pôr a jogar, fazer explodir e meter no mercado no espaço de um ano, para o poder apresentar como o wonderkid de 20 anos e destarte sacar 80M ao PSG. E o Porto não anda exactamente a fazer isso. Assim de repente o último que me lembro a quem o Porto fez esse plano de chegar, fazer um ano e vender logo enquanto ainda pode ser colocado na montra como um talento precoce, foi o Militão. O resto dos talentos sul americanos que o Porto tem trazido têm um trajecto portuense cheio de starts and stops ao longo de mais de uma época e o timing de venda parece estar sempre um bocadinho fora do alcance, e, pior, cada ano que passa menos o rótulo de "talento precoce" cola cada vez menos. Por exemplo o Pêpê. Este já é o segundo ano e digam-me lá: acham que está no ponto para ser vendido por 80M para um Man Utd? É que o mercado valoriza muito o talento, e paga logo muito pelo mero talento, mas o extra, o que faz o Clelsea dar 120M pelo Enzo é aquele factor de ver os putos já a renderem, já a serem fundamentais. Só pelo talento do Pêpê, conseguem 40M na boa, mas aquela venda estapafúrdia que paga uma época essa só acontece quando se junta talento à preponderância na equipa. E o Pêpê vai tendo e destendo essa preponderância. A cada vinte jogos ele é capaz de jogar 12 a titular, 6 a vir do banco, dois em que não joga e nesse periodo jogou a 4 posições diferente, desde número 10 a LD. Não há uma continuidade na aposta. O mesmo para o Evanilson, que começou muito bem este ano, mas a modos que tem vindo a perder influência e esta é a sua terceira época. E o Verón, que podia ser o vosso pet project à la Enzo, de chegar, jogar um ano e vender por muito, praticamente não apareceu ainda em mais de meio ano. Ou seja, o Porto não está a saber ler o mercado hodierno e está a deixar por investir naqueles que são os seus verdadeiros (únicos?) activos realmente transaccionáveis, em prol de....quê? É que o Porto precisa de vender (como precisam todos os clubes portugueses, que não conseguem fazer dinheiro que se veja das outras fontes) e não está a preterir o activos vendáveis em prol de Tonis Kroos, é em prol de Uribes e Marcanos. Hey, o Porto recusou uma oferta de 70/80 (?) milhões pelo Evanilson! E estás a esquecer-te do Luís Diaz, por muito mal vendido que tenha sido, e foi Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 8 Março 2023 Citação de TariboWest, há 56 minutos: Mas repara, a maioria foi totalmente contra a sua saída, numa época em que até se esperava que fosse a da sua afirmação, mas a verdade é que os anos passam e continua sem atingir o nível e a regularidade que se perspetivava. Na 1° metade da época com o Lotopego no Sevilla foi muito importante. Mas no geral concordo, nunca foi aquele jogador fundamental. Mas numa equipa que jogava com Danilos, André X2, etc, devia ser sempre Oliver+10, mesmo que nem aparecesse para treinar, tal era a qualidade com a bola no pé em relação aos outros trengos Citação de fns, há 41 minutos: Feirense? Não foi? É capaz. Não me recordo bem. Já fui tanta vez ao Dragão, que já me troco que equipas fui ver 😁 Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 8 Março 2023 Citação de IlidioMA, há 30 minutos: Eu acho correcto que tragam jogadores de 27 anos, ainda que se pague pela sua transferência, porque um plantel não pode viver só de míudos talentosos. Acho que o Porto não falha designadamente aí. Onde o Porto falha - em termos de mercado - é na sua prospecção e posterior projecção dos jovens talentos, pois que o seu desenvolvimento é o único e verdadeiro motor do mercado de transferências aos dias de hoje. Ou seja, pode o Porto trazer um González de 27 anos do Chivas Guadalajara por 9M? Pode. Fica desde logo sabendo que não o revenderá, mas pode, se vier fazer a diferença no imediato. Mas ao mesmo tempo tem que trazer um Luiz Augusto, 19 anos, do Grêmio, alto talento que desponta, mas têm de o pôr a jogar, fazer explodir e meter no mercado no espaço de um ano, para o poder apresentar como o wonderkid de 20 anos e destarte sacar 80M ao PSG. E o Porto não anda exactamente a fazer isso. Assim de repente o último que me lembro a quem o Porto fez esse plano de chegar, fazer um ano e vender logo enquanto ainda pode ser colocado na montra como um talento precoce, foi o Militão. O resto dos talentos sul americanos que o Porto tem trazido têm um trajecto portuense cheio de starts and stops ao longo de mais de uma época e o timing de venda parece estar sempre um bocadinho fora do alcance, e, pior, cada ano que passa menos o rótulo de "talento precoce" cola cada vez menos. Por exemplo o Pêpê. Este já é o segundo ano e digam-me lá: acham que está no ponto para ser vendido por 80M para um Man Utd? É que o mercado valoriza muito o talento, e paga logo muito pelo mero talento, mas o extra, o que faz o Clelsea dar 120M pelo Enzo é aquele factor de ver os putos já a renderem, já a serem fundamentais. Só pelo talento do Pêpê, conseguem 40M na boa, mas aquela venda estapafúrdia que paga uma época essa só acontece quando se junta talento à preponderância na equipa. E o Pêpê vai tendo e destendo essa preponderância. A cada vinte jogos ele é capaz de jogar 12 a titular, 6 a vir do banco, dois em que não joga e nesse periodo jogou a 4 posições diferente, desde número 10 a LD. Não há uma continuidade na aposta. O mesmo para o Evanilson, que começou muito bem este ano, mas a modos que tem vindo a perder influência e esta é a sua terceira época. E o Verón, que podia ser o vosso pet project à la Enzo, de chegar, jogar um ano e vender por muito, praticamente não apareceu ainda em mais de meio ano. Ou seja, o Porto não está a saber ler o mercado hodierno e está a deixar por investir naqueles que são os seus verdadeiros (únicos?) activos realmente transaccionáveis, em prol de....quê? É que o Porto precisa de vender (como precisam todos os clubes portugueses, que não conseguem fazer dinheiro que se veja das outras fontes) e não está a preterir o activos vendáveis em prol de Tonis Kroos, é em prol de Uribes e Marcanos. Sim, eu nem condeno tanto o facto de se trazerem 2/3 jogadores mais experientes e rodados para o plantel porque isso é importante para conferir alguma maturidade ao mesmo. Não sou lírico ao ponto de acreditar ou defender que podemos ser competitivos com um plantel sub-23, constituído por miúdos da formação e jovens promessas descobertas pelo scouting. O principal problema está nos mercados que exploramos, sobretudo o mexicano, onde os jogadores já são extremamente bem pagos e depois chegam a Portugal com salários proibitivos para a realidade financeira do clube. Não é o custo da transferência em si que me incomoda, na maioria dos casos, mas sim o impacto que esses jogadores têm na folha salarial. Ademais, jogadores desse perfil e que impliquem esse esforço financeiro têm que ser diferenciados [vir para fazer realmente a diferença] e não podem ser apenas "mais um". Daí eu defender, por exemplo, para a posição de LE que veria com bons olhos a aposta num Raphael Guerreiro ou num Bensebaini, a custo zero, porque apesar do salário elevadíssimo e do prémio de assinatura, não tenho dúvidas que qq um deles seria um boost tremendo para o plantel. O Wendell tb chegou nessa perspetiva e por isso mesmo sou incapaz de criticar os moldes do negócio. A intenção era boa mas infelizmente correu mal. É partir para outra e despachá-lo quanto antes, o que não podemos fazer é continuar impávidos e serenos, numa inércia total, quando já toda a gente percebeu que dali não sai nada. Outro erro gritante ao nível da nossa gestão, o "deixar andar" e "ver no que vai dar". Mas é como dizes, para ser possível praticar salários mais elevados com 3/4 jogadores mais experientes tens que ter paralelamente uma estratégia muito bem delineada ao nível do scouting e prospeção porque serão esses talentos que irás valorizar a financiar as outras operações. Se assim não for, torna-se insustentável do ponto de vista financeiro, situação em que o Porto se encontra. É inadmissível que um clube da dimensão do Porto não tenha qq estratégica de scouting e opere simplesmente em 3 mercados - Portugal, Brasil e México. Isto é bizarro. O PP é mais um caso paradigmático. Quando o Everton Cebolinha andava em altas no Grémio, já o PP na sua sombra e sem gozar do mesmo hype, começava a despontar, muitas vezes até jogando como falso 9. O timing para o atacar era nessa fase, mais jovem e menos valorizado. Custou 15/16M€ e hoje está avaliado em 22M€ pelo Transfermarkt. Com 26 anos e com a irregularidade exibicional que vem demonstrando ninguém o vai comprar por mais de 35/40M€, se essas propostas chegarem a aparecer. Acho que já é tempo de perceberem [os nossos brilhantes administradores] que o mercado atualmente paga, acima de tudo, pelo potencial. Continuamos presos a um modelo de negócio completamente ultrapassado e se em 2024 não houver mudanças profundas não sei que rumo levará este clube. 2 Compartilhar este post Link para o post