Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Futebol 23/24

Publicações recomendadas

Citação de Lurker, há 2 minutos:

Então qual é a posição dele que justifica um subaproveitamento que dure uma época e meia (dou os primeiros 6 meses de borla).

Exatamente. Prefiro perder um Pepê e equilibrar um plantel que tem falhas horrorosas do que ficar com um bom jogador e dois trolhas no 11 titular, por exemplo. E o Pepê será dos poucos jogadores do plantel que, estando subvalorizado, tem algum valor no mercado.

E podes poupar no sarcasmo que eu não vou entrar em medições de pilinhas numa troca de opiniões.

Portanto preferes despachar o PP e criar mais uma falha no plantel do que tentar ter um substituto decente para o JM para ele poder jogar na frente consistentemente?

Além de que o teu ponto inicial é que o PP não encaixa na equipa, o que não é verdade simplesmente. Lá porque não joga sempre na melhor posição dele e tem potencial para ser melhor não quer dizer que não encaixe.. Não sei como alguém pode olhar para a época passada e achar que o PP não encaixa na equipa nem na forma de jogar do SC.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 1 hora:

Depende do tempo de recuperação do João Mário, que pelos vistos é uma informação ultra-secreta.

Não é ultra secreta, o home vai falhar a pré-época toda, tão cedo não conta para o totobola. No mínimo estará apto para quando começar a champions, mais cedo que isso é arriscar outra recaída.  

Compartilhar este post

Link para o post

Diogo Costa, Pepê e Otávio são claramente o nosso top-3. Com menções honrosas para o Pepe e para o Taremi, mas já num degrau abaixo. Tudo o resto, à data de hoje, são jogadores razoáveis que deveriam ser suplentes ou dispensados. No limite 1 ou 2 poderiam ser os "patinhos feios" do onze.

O Pepê para mim é o nosso jogador mais desequilibrador e mais talentoso, até mais que o Otávio. A equipa toda deveria girar em função dele. Tem que jogar à frente, a partir de uma ala, em qualquer uma dá coisas boas à equipa.

Entretanto TIL que o Pepê se chama Eduardo Gabriel.

Citação de toze2, há 1 hora:

Para o campeonato safamo-nos bem com o PP a lateral, não é por aí que deixamos de conseguir lutar pelo título. 

Obviamente que é less than ideal.

Eu acho que deixamos de conseguir lutar pelo título porque ficamos com 0 banco. Repara que olhando para os 3 jogos particulares relevantes que fizemos, os suplentes com mais minutos foram Baró, Navarro, Namaso e Franco. É extremamente curto.

Citação de toze2, há 52 minutos:

Grujic ou Eustáquio na posição 6 chega e sobra (isto não quer dizer que trazer um jogador com o potencial do Varela não faça sentido). Na verdade o que nos faltou o ano passado não era o médio mais recuado, mas sim o subsituto do Vitinha. Acredito que o Nico vai dar outra qualidade ao nosso meio campo que não tivemos o ano passado.

"Chega e sobra" acho um grande exagero. Tenho esperança que um jogador com a escola do Nico ajude a estabilizar o meio-campo e faça crescer o Grujic/Eustáquio (se não contratássemos mais ninguém). Mas é um "se" muito grande. E até tenho curiosidade para ver o Eustáquio como elemento mais recuado do meio-campo, algo que tenho ideia que nunca fez por cá, apesar de ser a sua posição de a origem e em que afirmou que se sente mais confortável.

Citação de toze2, há 52 minutos:

A questão é só pensar no 11 mais forte que podemos meter em campo e vemos que a grande falha é mesmo o lateral esquerdo.. Diria que é a posição mais importante a colmatar.

Concordo caso o João Mário regresse depressa e a bom nível. Sim, o Pepê tendencialmente vai enterrar menos que o Zaidu, mas precisamos dele na frente para ganharmos jogos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 1 minuto:

Diogo Costa, Pepê e Otávio são claramente o nosso top-3. Com menções honrosas para o Pepe e para o Taremi, mas já num degrau abaixo. Tudo o resto, à data de hoje, são jogadores razoáveis que deveriam ser suplentes ou dispensados. No limite 1 ou 2 poderiam ser os "patinhos feios" do onze.

O Pepê para mim é o nosso jogador mais desequilibrador e mais talentoso, até mais que o Otávio. A equipa toda deveria girar em função dele. Tem que jogar à frente, a partir de uma ala, em qualquer uma dá coisas boas à equipa.

Entretanto TIL que o Pepê se chama Eduardo Gabriel.

Eu acho que deixamos de conseguir lutar pelo título porque ficamos com 0 banco. Repara que olhando para os 3 jogos particulares relevantes que fizemos, os suplentes com mais minutos foram Baró, Navarro, Namaso e Franco. É extremamente curto.

"Chega e sobra" acho um grande exagero. Tenho esperança que um jogador com a escola do Nico ajude a estabilizar o meio-campo e faça crescer o Grujic/Eustáquio (se não contratássemos mais ninguém). Mas é um "se" muito grande. E até tenho curiosidade para ver o Eustáquio como elemento mais recuado do meio-campo, algo que tenho ideia que nunca fez por cá, apesar de ser a sua posição de a origem e em que afirmou que se sente mais confortável.

Concordo caso o João Mário regresse depressa e a bom nível. Sim, o Pepê tendencialmente vai enterrar menos que o Zaidu, mas precisamos dele na frente para ganharmos jogos.

Bold1 - O Taremi está claramente no nível dos outros 3 e não abaixo. Não saindo a equipa tem de continuar a jogar em função dele porque é o jogador atacante mais desiquilibrador e decisivo que temos.

Bold2 - Olha para o banco do ano passado e vez que isso não é verdade. Lutámos até à última jornada e o banco era o mesmo ou pior, nada mudou até agora.

Bold3 - É mais fácil ganhar jogos com ele na frente, mas não "precisas". Sei que é um preciosismo mas o meu ponto é simplesmente que para lutar pelo campeonato não precisamos de muita coisa na minha opinião (lateral esquerdo). E para ter um plante equilibrado também não, faltava apenas mais um lateral direito e um médio (ficamos com o problema dos centrais mas isso é um problema a curto-médio prazo de planeamento, mas que não retira capacidade à equipa de ser competitiva agora a não ser que o Carmo tenha de jogar muitos jogos).

No geral acho que está a ser sobrevalorizada a saída do Uribe. Para mim a saída do Uribe vai ser igual à do Marega.. Ficamos melhor sem ele.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ANOIRONE, há 3 minutos:

Não é ultra secreta, o home vai falhar a pré-época toda, tão cedo não conta para o totobola. No mínimo estará apto para quando começar a champions, mais cedo que isso é arriscar outra recaída.  

Tens fonte? Não pergunto por estar a duvidar de ti, mas apenas porque não li por aqui essa informação. Tenho ideia que tem feito treino condicionado há bastante tempo.

Início de Champions é finais de setembro, até lá temos 6 ou 7 jogos para o campeonato (deslocação à Luz a 1 de outubro). Por muito que me custe escrever isto, temos mesmo que arranjar um lateral direito prioritariamente a um esquerdo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 10 minutos:

No geral acho que está a ser sobrevalorizada a saída do Uribe. Para mim a saída do Uribe vai ser igual à do Marega.. Ficamos melhor sem ele.

Perdeste-me aqui.

Talvez o Porto se safe com Grujic, e talvez o Nico até possa assumir as despesas das funções do Uribe. Mas para já o que sei é que perdemos um ótimo recuperador de bolas e um pêndulo importante entre sector defensivo e ofensivo, especialmente nos jogos onde as transições são mais constantes (jogos grandes).

Para mim a substituição do Uribe sempre foi a prioridade, e enquanto não tiver a certeza do papel que o Nico vem desempenhar continua a ser. Ter só Grujic é estar à distância de uma lesão de ficar com as calças na mão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, Agora:

Bold1 - O Taremi está claramente no nível dos outros 3 e não abaixo. Não saindo a equipa tem de continuar a jogar em função dele porque é o jogador atacante mais desiquilibrador e decisivo que temos.

Não concordo com a primeira frase. Concordo com a segunda caso o Pepê continue a jogar a lateral.

Citação de toze2, Agora:

Bold2 - Olha para o banco do ano passado e vez que isso não é verdade. Lutámos até à última jornada e o banco era o mesmo ou pior, nada mudou até agora.

Os cinco suplentes com mais minutos no campeonato na época passada foram, por ordem, Fábio Cardoso, João Mário, Toni Martinez, Grujic e Zaidu. Um deles está no estaleiro, outros 3 foram promovidos a titulares. Faz muita diferença. Se o João Mário, o Evanilson, e já agora o Veron, recuperarem rapidamente das suas lesões e estiverem ao seu melhor nível, dou-te imediatamente a bicicleta. Mas neste momento são 3 grandes incógnitas.

Citação de toze2, Agora:

O problema não é a saída do Uribe por si. Eu também não gostava dele. O problema é que o Uribe foi um downgrade ao Herrera (não em perfil mas na dupla de meio-campo), que já era insuficiente. E agora estamos (até ver...) a substituí-lo com um novo downgrade para Grujic/Eustáquio. E olha que eu tinha muita (e ainda tenho alguma) esperança nestes dois jogadores como material para titulares, em particular o Eustáquio, mas têm sido uma desilusão.

Se o Uribe for substituído pelo Varela (oremos) nem há discussão. Finalmente substituiríamos um jogador mediano por um jogador bom. Mas se for substituído pelo Grujic/Eustáquio, ou o Nico gera uma externalidade positiva, ou vai ser uma desgraça porque seria substituir um jogador mediano por outro mais fraco.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 9 minutos:

Tens fonte? Não pergunto por estar a duvidar de ti, mas apenas porque não li por aqui essa informação. Tenho ideia que tem feito treino condicionado há bastante tempo.

Início de Champions é finais de setembro, até lá temos 6 ou 7 jogos para o campeonato (deslocação à Luz a 1 de outubro). Por muito que me custe escrever isto, temos mesmo que arranjar um lateral direito prioritariamente a um esquerdo.

Dou-me bem com o pai dele, e a informação já tinha sido eu a colocar aqui. O rapaz foi mal avaliado, o que não é comum por cá diga-se, e a lesão agravou bastante. Para mim já tínhamos que arranjar e já, não gosto do JM.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 16 minutos:

Não concordo com a primeira frase. Concordo com a segunda caso o Pepê continue a jogar a lateral.

Os cinco suplentes com mais minutos no campeonato na época passada foram, por ordem, Fábio Cardoso, João Mário, Toni Martinez, Grujic e Zaidu. Um deles está no estaleiro, outros 3 foram promovidos a titulares. Faz muita diferença. Se o João Mário, o Evanilson, e já agora o Veron, recuperarem rapidamente das suas lesões e estiverem ao seu melhor nível, dou-te imediatamente a bicicleta. Mas neste momento são 3 grandes incógnitas.

O problema não é a saída do Uribe por si. Eu também não gostava dele. O problema é que o Uribe foi um downgrade ao Herrera (não em perfil mas na dupla de meio-campo), que já era insuficiente. E agora estamos (até ver...) a substituí-lo com um novo downgrade para Grujic/Eustáquio. E olha que eu tinha muita (e ainda tenho alguma) esperança nestes dois jogadores como material para titulares, em particular o Eustáquio, mas têm sido uma desilusão.

Se o Uribe for substituído pelo Varela (oremos) nem há discussão. Finalmente substituiríamos um jogador mediano por um jogador bom. Mas se for substituído pelo Grujic/Eustáquio, ou o Nico gera uma externalidade positiva, ou vai ser uma desgraça porque seria substituir um jogador mediano por outro mais fraco.

O Herrera tinha 20 de resistência e conseguia estar tanto atrás como à frente, o problema é que não fazia nada especialmente bem. Basicamente teve cá para tapar buracos e permitir umas aventuras tipo Óliver no meio campo, por exemplo, algo que com Uribe seria impossível. O Uribe não veio fazer o papel do Herrera, veio fazer o papel de um médio mais posicional que faz sempre sentido num 4-4-2. A ideia é arranjar outro Uribe (com upgrade a nível de passe de preferência).

Portanto é isso: tem de ser substituído pelo Varela. É que não vejo o Nico a assumir essas despesas.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 30 minutos:

Perdeste-me aqui.

Talvez o Porto se safe com Grujic, e talvez o Nico até possa assumir as despesas das funções do Uribe. Mas para já o que sei é que perdemos um ótimo recuperador de bolas e um pêndulo importante entre sector defensivo e ofensivo, especialmente nos jogos onde as transições são mais constantes (jogos grandes).

Para mim a substituição do Uribe sempre foi a prioridade, e enquanto não tiver a certeza do papel que o Nico vem desempenhar continua a ser. Ter só Grujic é estar à distância de uma lesão de ficar com as calças na mão.

O Grujic não só assume as funções do Uribe como é melhor do que ele.

A substituição do Uribe para mim é uma não questão tal como foi a do Marega que também sempre foi titular com o SC e ninguém perdeu um minuto de sono quando saiu.

Quanto a apenas termos o Grujic e se ele se lesiona ficamos lixados... O Eustáquio a 6 acaba por cumprir os minimos.. Se for uma lesão prolongada sim preocupará... Mas é pior a lateral esquerda em que lesões ou não nunca há um que se aproveite para o lugar 😄

Citação de ANOIRONE, há 33 minutos:

Dou-me bem com o pai dele, e a informação já tinha sido eu a colocar aqui. O rapaz foi mal avaliado, o que não é comum por cá diga-se, e a lesão agravou bastante. Para mim já tínhamos que arranjar e já, não gosto do JM.

Não disseste isso ao pai do rapaz espero 😄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 6 minutos:

O Grujic não só assume as funções do Uribe como é melhor do que ele.

A substituição do Uribe para mim é uma não questão tal como foi a do Marega que também sempre foi titular com o SC e ninguém perdeu um minuto de sono quando saiu.

Quanto a apenas termos o Grujic e se ele se lesiona ficamos lixados... O Eustáquio a 6 acaba por cumprir os minimos.. Se for uma lesão prolongada sim preocupará... Mas é pior a lateral esquerda em que lesões ou não nunca há um que se aproveite para o lugar 😄

Não liguei à tua comparação com o Marega porque para a posição do Marega tínhamos alternativas (plural).

Grujic > Uribe é entrar no campo da opinião, que respeito, mas discordo até ser convencido do contrário pelo próprio jogador.

Eustáquio não é 6 e é pior remendo do que andar a usar o Pepê a lateral direito.

E pior a meu ver é mesmo a posição de lateral direito. Se falhar o Pepê não tens lateral direito, se falhar Galeno tens de puxar o Pepê para a frente e ficas sem lateral direito. Mais, se falhar o Otávio também dava jeito que fosse o Pepê a assumir as suas despesas, o que por sua vez volta a deixar a lateral direita sem ninguém.

Como se diz no mundo informático, o Pepê é o single point of failure do Porto. Não admira que tenha sido o jogador com mais jogos/minutos do ano passado.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 4 minutos:

Não disseste isso ao pai do rapaz espero 😄

Claro que digo. Conheço o João há algum tempo e sei que o mesmo tem alguma qualidade, no entanto para o nível em que está tem bastantes falhas e raramente consegue impor a sua qualidade em campo, o que quando faz até acaba por ter boas exibições. 

O problema do João é mais mental que outra coisa, o rapaz sonha com o SC.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que houve um caso Alcochete no centro de treinos do Velez e o Francisco Ortega já anunciou que quer sair depois disso… aqui está um bom DE

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Veron...

João Mário...

Lewa...

Carmo...

É cada berbicacho maior do que o outro para resolver. Temos um plantel velho, cheio de remendos e o cenário não parece melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 36 minutos:

Eustáquio não é 6 e é pior remendo do que andar a usar o Pepê a lateral direito.

Dos teus 5 parágrafos, concordo a 100% com todos menos este. Não é um 6 com o perfil de um Danilo Pereira ou Fernando Reges, nem esse perfil é adequado para um meio-campo a dois, mas fez boa parte da carreira em funções mais defensivas do que tem no nosso clube. E o próprio jogador discorda de ti, ora vê:

(...) Sempre fui um 6. Há certos comportamentos e por vezes já é tarde para mudar, mas acreditei que podia evoluir muito nesta área. O mister ajudou-me muito (...)

https://www.zerozero.pt/news.php?id=497552

Citação de a.lopes, há 33 minutos:

O Nico é 6 afinal?

Pensava que era 8

É mais 8 que 6. De todos os médios que tivemos nos últimos anos, do que vi e li diria que o perfil mais próximo (não digo qualidade) será o do Sérgio Oliveira.

Citação de Diogo_CFB, há 21 minutos:

o problema no adutor direito (...) vai afastar o brasileiro dos relvados por cerca de três meses, podendo até ser mais, consoante a evolução que for tendo. Ou seja, na melhor das hipóteses só em outubro é que estará operacional

Boa m*rda... E mais uma razão para irmos buscar um lateral-direito.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 1 hora:

Portanto preferes despachar o PP e criar mais uma falha no plantel do que tentar ter um substituto decente para o JM para ele poder jogar na frente consistentemente?

Além de que o teu ponto inicial é que o PP não encaixa na equipa, o que não é verdade simplesmente. Lá porque não joga sempre na melhor posição dele e tem potencial para ser melhor não quer dizer que não encaixe.. Não sei como alguém pode olhar para a época passada e achar que o PP não encaixa na equipa nem na forma de jogar do SC.

Não respondeste ao que perguntei, qual é a posição no sistema do SC onde o Pepê não está a jogar e que é a razão do seu subaproveitamento?

Sim, prefiro "despachar" o Pepê e, por exemplo, fazer um upgrade nas laterais porque, com o Sérgio, não o vejo a conseguir ser potenciado.

Eu já expliquei o que queria dizer com encaixar na equipa. Não estou a falar da perspectiva do Porto onde ele pode fazer de forma competente várias posições no 11, estou a ver do prisma do jogador que em qualquer uma delas ele será subaproveitado porque ele não é um lateral, não é um médio interior, não é um extremo para jogo vertical nem é um segundo avançado.

O que me faz retornar à questão inicial: no sistema do Conceição, qual foi a posição em que o Pepê correspondeu à qualidade que de facto tem?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 40 minutos:

Dos teus 5 parágrafos, concordo a 100% com todos menos este. Não é um 6 com o perfil de um Danilo Pereira ou Fernando Reges, nem esse perfil é adequado para um meio-campo a dois, mas fez boa parte da carreira em funções mais defensivas do que tem no nosso clube. E o próprio jogador discorda de ti, ora vê:

(...) Sempre fui um 6. Há certos comportamentos e por vezes já é tarde para mudar, mas acreditei que podia evoluir muito nesta área. O mister ajudou-me muito (...)

https://www.zerozero.pt/news.php?id=497552

É mais 8 que 6. De todos os médios que tivemos nos últimos anos, do que vi e li diria que o perfil mais próximo (não digo qualidade) será o do Sérgio Oliveira.

o problema no adutor direito (...) vai afastar o brasileiro dos relvados por cerca de três meses, podendo até ser mais, consoante a evolução que for tendo. Ou seja, na melhor das hipóteses só em outubro é que estará operacional

Boa m*rda... E mais uma razão para irmos buscar um lateral-direito.

Tudo bem, mas isso de ter sido sempre um 6 não quer dizer que tenha sido a melhor opção, ou aquela onde poderia tirar o máximo das suas capacidades. Tal como por exemplo o César Peixoto ou o Fábio Coentrão sempre foram extremos esquerdos até o deixarem de ser.

Compartilhar este post

Link para o post

O Eustáquio a 6, era num estilo semelhante ao Pirlo, ocupava bem a posição, lia bem o jogo, construía bem, mas precisava de, pelo menos, um jogador no meio campo que fosse forte na recuperação da bola.

O Eustáquio não era o típico 6 de recuperar constantemente a bola e ser mais agressivo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lurker, há 1 hora:

Não respondeste ao que perguntei, qual é a posição no sistema do SC onde o Pepê não está a jogar e que é a razão do seu subaproveitamento?

Sim, prefiro "despachar" o Pepê e, por exemplo, fazer um upgrade nas laterais porque, com o Sérgio, não o vejo a conseguir ser potenciado.

Eu já expliquei o que queria dizer com encaixar na equipa. Não estou a falar da perspectiva do Porto onde ele pode fazer de forma competente várias posições no 11, estou a ver do prisma do jogador que em qualquer uma delas ele será subaproveitado porque ele não é um lateral, não é um médio interior, não é um extremo para jogo vertical nem é um segundo avançado.

O que me faz retornar à questão inicial: no sistema do Conceição, qual foi a posição em que o Pepê correspondeu à qualidade que de facto tem?

O PP pode jogar tanto na esquerda como na direita no 442 do SC. Dizer que o PP não é extremo para jogo vertical é uma piada só pode.

E lá porque seria a posição em que o PP renderia mais não quer dizer que não renda nas outras.. É o tipo de jogador que não joga mal, é sempre útil em todas as posições. 

Num plantel cheio de entulho a tua preocupação é despachar um dos melhores por um valor mediano porque ainda não atingiu a sua melhor versão.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

O PP a continuar a lateral vai se banalizar, vai acontecer o mesmo que o Corona. Outro jogador que teve um pico de forma importante cá e do nada foi num papel que não é o dele

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Alonso. encontrei um vídeo de gatinhos para te ajudar a relaxar:

Spoiler
Editado por Quan Chi
  • Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do Pepê a lateral é que por vezes arrisca muito com bola, aconteceu umas quantas vezes no ano passado ele perder a bola em zonas proibidas enquanto tentava driblar 3 ou 4 adversários. De resto não sou muito critico do facto de ele jogar nessa posição, tendo em conta a escassez de opções.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...