Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Plagio o Original

A questão trans, ideologia de género, wokismo

Publicações recomendadas

Citação de kareca, há 14 minutos:

raindog vem no cone do plágio

E nem precisa de DRS.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Vamos lá então.

O meu ponto parece-me evidente, mas cá vai: é estatisticamente muito provável que haja vida fora da Terra. Não sei que tipo de vida, mas em tantos planetas, certamente que haverá mais com condições para ter algum tipo de vida.

Agora, que essa vida nos tenha contactado, é outra questão bem diferente, porque é altamente improvável. Mais improvável ainda será que tenham vindo, contactado, e mexido no nosso ADN. Até porque o nosso ADN não é assim tão diferente quanto isso, e o nosso sucesso enquanto espécie não reside apenas aí.

Altamente improvável, porque os dinossauros terão sido extintos há 66 milhões de anos, e os fósseis mais antigos de primatas (não de humanos) datam de há 55 milhões de anos. Mais improvável se torna quando os primeiros fósseis do género Homo datam de há 2 milhões de anos (segundo link também).

Portanto, se quiseres partilhar aqui informação relativa a esses supostos ossos humanos da era dos dinossauros, agradeço.

Antes de nós houve vida, isso é certo. Ter havido outros humanos antes de nós? Improvável, a evolução dificilmente se repete.

Sofreu mutações diferente das dos peixes, por exemplo. Isso é certinho. 😂

Não sei se sabes (e é ok que não saibas, se não for essa a tua área), mas a evolução é altamente dependente da genética, portanto dizer que o nosso ADN sofreu alterações diferentes dos outros animais é uma "La Paliçada", é óbvio que isso é assim.

Indo suficientemente para trás no tempo, chegaríamos a uma altura em que apenas haveria uma espécie/população animal na Terra, e toda a vida que conhecemos hoje descende daí - chama-se LUCA, Last Universal Common Ancestor. Se imaginares a vida como uma árvore, a certa altura vai tudo parar a um mesmo ramo, e é nesse ramo que estaria o LUCA. Algo assim:

luca_1300716lato.jpg?width=500

Mas o LUCA é (ainda) teórico, julgo eu. Até porque não se tem a certeza sobre a origem da vida na Terra, se foi um evento único, ou não (ou seja, se aconteceu apenas num lugar, ou em vários lugares mais ou menos ao mesmo tempo). Mas saí desta área há uns anitos, portanto admito que posso estar desactualizado.

Se, estatisticamente falando, existe uma probabilidade muito grande de existir vida para alem do planeta terra, penso nao ser muito descabido que essa vida, em certa altura, fosse capaz de ter visitado e influenciado o nosso planeta.

Desde de pequeno que me pergunto porque os restantes chimpanzés ou ate macacos nao evoluíram de igual forma como nos ou ate mesmo outras espécies de animais. Sim, existem animais que evoluíram tambem mas nao tao abruptamente e de maneira muito diferente como nos.

O estudo que li foi uma estimativa mas ainda nao era certo. O que quis demonstrar é que grande parte da historia contada antes dos dinossauros por exemplo, é muito assente em teorias e nao certezas. Existe civilizações como os sumérios, por exemplo, ja sabiam quantos planetas tinham o nosso sistema solar e a distancia entre si, sendo um conhecimento bastante considerável para altura que foi.  Nos so a coisa de 100 anos é que descobrimos o 9ºPlaneta (que entretanto já nao o é).

Existem quadros e gravuras pré-históricas onde são representadas imagens muito curiosas sobre entidades derivadas do espaço. Obviamente nao são provas de nada mas a verdade é que este tema nao deriva apenas dos nossos tempos. É uma questão que é feita desde os primórdios da civilização.

A verdade é que a idade do ser humano comparativamente a idade da terra é sensivelmente 0,3% penso eu. Nao temos certezas de nada, apenas indícios derivado de estudos que decorrem e é importante ter a mente aberta para qualquer hipótese.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 20 minutos:

Se, estatisticamente falando, existe uma probabilidade muito grande de existir vida para alem do planeta terra, penso nao ser muito descabido que essa vida, em certa altura, fosse capaz de ter visitado e influenciado o nosso planeta.

Não é assim que funciona. Não sabes que vida seria essa, não sabes o quão avançada é, e não sabes onde está. Se estiver do outro lado do Universo, demora um "bocadinho" a chegar aqui. Claro que agora vais retorquir dizendo "pois, mas eles podem ter tecnologia que nós nem sonhamos e portanto chegar cá rapidamente". E para isso não tenho resposta, porque isso é uma crença.

Desde de pequeno que me pergunto porque os restantes chimpanzés ou ate macacos nao evoluíram de igual forma como nos ou ate mesmo outras espécies de animais. Sim, existem animais que evoluíram tambem mas nao tao abruptamente e de maneira muito diferente como nos.

Só para eu perceber, o que é para ti "abruptamente"?

O estudo que li foi uma estimativa mas ainda nao era certo. O que quis demonstrar é que grande parte da historia contada antes dos dinossauros por exemplo, é muito assente em teorias e nao certezas. Existe civilizações como os sumérios, por exemplo, ja sabiam quantos planetas tinham o nosso sistema solar e a distancia entre si, sendo um conhecimento bastante considerável para altura que foi.  Nos so a coisa de 100 anos é que descobrimos o 9ºPlaneta (que entretanto já nao o é).

Partilha aí o estudo, fiquei curioso para ler algo que, à luz do conhecimento de hoje, é totalmente errado.

Quanto aos sumérios, não conheço mas parece-me wishful thinking, como se faz/fez com os Maias, e portanto não me parece ter grande interesse.

Existem quadros e gravuras pré-históricas onde são representadas imagens muito curiosas sobre entidades derivadas do espaço. Obviamente nao são provas de nada mas a verdade é que este tema nao deriva apenas dos nossos tempos. É uma questão que é feita desde os primórdios da civilização.

Imagino que estejas a referir-te a coisas destas:

nave.jpg

nave2.jpg

astronauta.JPG

Não tenho grande coisa a comentar aqui, a não ser que o poder da sugestão é incrivelmente poderoso.

A verdade é que a idade do ser humano comparativamente a idade da terra é sensivelmente 0,3% penso eu. Nao temos certezas de nada, apenas indícios derivado de estudos que decorrem e é importante ter a mente aberta para qualquer hipótese.

O desconhecimento não significa que faça sentido considerar todas as hipóteses, nem considerar todas as hipóteses como igualmente prováveis. Um exemplo: à luz do conhecimento actual, a forma mais provável de criação do Universo é o Big Bang, mas não temos a certeza. Uma opção pode ser a existência de um Deus (vamos assumir o Deus católico, para simplificar) que criou o Universo, temos é de pensar se ambas são igualmente prováveis. Para mim não, visto que não há qualquer indicação científica da segunda.

O facto de eu ser céptico não faz de mim tacanho, bem pelo contrário. Simplesmente sei bem o que é preciso para ser convencido de algo, em vez de papar todas as conspirações que leio pela Internet fora.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 12 minutos:

Não é assim que funciona. Não sabes que vida seria essa, não sabes o quão avançada é, e não sabes onde está. Se estiver do outro lado do Universo, demora um "bocadinho" a chegar aqui. Claro que agora vais retorquir dizendo "pois, mas eles podem ter tecnologia que nós nem sonhamos e portanto chegar cá rapidamente". E para isso não tenho resposta, porque isso é uma crença.

Só para eu perceber, o que é para ti "abruptamente"?

Partilha aí o estudo, fiquei curioso para ler algo que, à luz do conhecimento de hoje, é totalmente errado.

Quanto aos sumérios, não conheço mas parece-me wishful thinking, como se faz/fez com os Maias, e portanto não me parece ter grande interesse.

Imagino que estejas a referir-te a coisas destas:

nave.jpg

nave2.jpg

astronauta.JPG

Não tenho grande coisa a comentar aqui, a não ser que o poder da sugestão é gigantesco.

O desconhecimento não significa que faça sentido considerar todas as hipóteses, nem considerar todas as hipóteses como igualmente prováveis. Um exemplo: à luz do conhecimento actual, a forma mais provável de criação do Universo é o Big Bang, mas não temos a certeza. Uma opção pode ser a existência de um Deus (vamos assumir o Deus católico, para simplificar) que criou o Universo, temos é de pensar se ambas são igualmente prováveis. Para mim não, visto que não há qualquer indicação científica da segunda.

O facto de eu ser céptico não faz de mim tacanho, bem pelo contrário. Simplesmente sei bem o que é preciso para ser convencido de algo, em vez de papar todas as conspirações que leio pela Internet fora.

Quando digo abruptamente, quis dizer o período temporal em relação a nossa evolução comparativamente aos outros animais por exemplo.

Sim e nao só. Temos quadros como demonstra este site por exemplo: https://hypescience.com/pinturas-que-mostram-ovnis/. Nao quer dizer que analise seja 100 por cento certa de ser ovnis mas que é interessante, é. 

Quando encontrar o estudo coloco aqui ou noutro tópico. Agora estou no bules.

Muito do conhecimento que temos da historia do nosso planeta é baseado em teses, nao verdades absolutas. Sim, derivado a estudos, são indícios e caminhos que, no qual nos podemos guiar mas basta fazer uma descoberta para mudar completamente essa tese. Um verdadeiro cético acredita apenas em verdades absolutas e nao em teses. 

Nao quer isto dizer que tenho razao ou que so acredito em intervenção alienista mas se tiver que escolher entre 2 hipóteses, em que 1 delas é que fomos criados por "deus"(que ate pode ser a representação do nosso criador alienista) ou que fomos criados por interferência de outra civilização, mais depressa acreditava na segunda, porque se pensarmos bem, derivado da nossa evolução, idade da terra e nao sermos realmente os únicos, ate faz algum sentido.

Nao passa de crenças.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 17 minutos:

Quando digo abruptamente, quis dizer o período temporal em relação a nossa evolução comparativamente aos outros animais por exemplo.

Sim e nao só. Temos quadros como demonstra este site por exemplo: https://hypescience.com/pinturas-que-mostram-ovnis/. Nao quer dizer que analise seja 100 por cento certa de ser ovnis mas que é interessante, é. 

Quando encontrar o estudo coloco aqui ou noutro tópico. Agora estou no bules.

Muito do conhecimento que temos da historia do nosso planeta é baseado em teses, nao verdades absolutas. Sim, derivado a estudos, são indícios e caminhos que, no qual nos podemos guiar mas basta fazer uma descoberta para mudar completamente essa tese. Um verdadeiro cético acredita apenas em verdades absolutas e nao em teses. 

Nao quer isto dizer que tenho razao ou que so acredito em intervenção alienista mas se tiver que escolher entre 2 hipóteses, em que 1 delas é que fomos criados por "deus"(que ate pode ser a representação do nosso criador alienista) ou que fomos criados por interferência de outra civilização, mais depressa acreditava na segunda, porque se pensarmos bem, derivado da nossa evolução, idade da terra e nao sermos realmente os únicos, ate faz algum sentido.

Nao passa de crenças.

Tens de ser mais específico. A evolução humana não é propriamente breve.

Nesses quadros vejo nuvens, e mais uma vez uma vontade enorme de ver coisas.

É evidente que algum do conhecimento que temos é baseado em teses/teorias, mas isso não é tirado do rabo, é baseado em dados. Por exemplo, nunca iremos saber como foi criado o Universo (porque, em princípio, não dá para voltar atrás no tempo), mas os dados que temos disponíveis parecem apontar fortemente numa direcção.

Apenas por curiosidade, não consegues conceber que não fomos criados por interferência de ninguém, tirando o normal desenrolar da "natureza", sem um plano definido?

E eu não estou a discutir estas coisas "para ter razão", porque sei perfeitamente que é quase impossível alguém mudar de opinião. Falo nas coisas para tentar que haja algum pensamento crítico, em vez de se aceitar coisas que se lê sem qualquer base sólida. E também porque, tendo uma veia de cientista, atropelos à Ciência lixam-me aqui um nervo.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

"No entanto, entusiastas da vida fora da Terra interpretam a figura como um OVNI em forma de disco. A crença deles é que Jesus não era divino. Em vez disso, seria o resultado de engenharia genética e a “implantação” de uma criança na imaculada concepção.

Supostamente, Jesus foi sequestrado e colocado lá por uma raça alienígena. Pois é."

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 28 minutos:

Tens de ser mais específico. A evolução humana não é propriamente breve.

Nesses quadros vejo nuvens, e mais uma vez uma vontade enorme de ver coisas.

É evidente que algum do conhecimento que temos é baseado em teses/teorias, mas isso não é tirado do rabo, é baseado em dados. Por exemplo, nunca iremos saber como foi criado o Universo (porque, em princípio, não dá para voltar atrás no tempo), mas os dados que temos disponíveis parecem apontar fortemente numa direcção.

Apenas por curiosidade, não consegues conceber que não fomos criados por interferência de ninguém, tirando o normal desenrolar da "natureza", sem um plano definido?

E eu não estou a discutir estas coisas "para ter razão", porque sei perfeitamente que é quase impossível alguém mudar de opinião. Falo nas coisas para tentar que haja algum pensamento crítico, em vez de se aceitar coisas que se lê sem qualquer base sólida. E também porque, tendo uma veia de cientista, atropelos à Ciência lixam-me aqui um nervo.

Consigo e nao consigo. Coloco a pergunta de outra maneira.

Nao vês diferenças enormes na evolução da nossa espécie em relação aos outros animais? Porque que existe essa diferença? Porque que o desenrolar da natureza alterou mais drasticamente a nossa espécie do que em outros animais?

É que, concretamente, ainda nos dias de hoje, esta comprovado que o ser humano continua a evoluir, concretamente no tamanho do cérebro por exemplo. Olhando para a evolução dos outros animais, nos fomos dos que alterou mais em relação aos nossos irmãos pré-históricos. Começamos a andar, aumentamos bastante a nossa capacidade cognitiva, o aspeto tambem alterou bastante. existem animais, como por exemplo o tigre dentes de sabre  que praticamente so perdeu os dentes... e por ai adiante.

Eu nao quer ser controverso ao ponto de dizer que somos os seres mais inteligentes deste planeta. Esta comprovado que a baleia e ate o golfinho por exemplo são seres muito inteligentes e a verdade é que, inteligência é relativo. Mas nao podemos fechar os olhos em relação a sermos muito diferentes dos mesmos, nomeadamente de conseguir sair do nosso planeta e ter o poder de visitar outros.

Curiosamente, seria uma característica que poderia ser idêntica aos nossos "deuses"

Editado por Sima01

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 3 minutos:

Consigo e nao consigo. Coloco a pergunta de outra maneira.

Nao vês diferenças enormes na evolução da nossa espécie em relação aos outros animais? Porque que existe essa diferença? Porque que o desenrolar da natureza alterou mais drasticamente a nossa espécie do que em outros animais?

É que, concretamente, ainda nos dias de hoje, esta comprovado que o ser humano continua a evoluir, concretamente no tamanho do cérebro por exemplo. Olhando para a evolução dos outros animais, nos fomos dos que alterou mais em relação aos nossos irmãos pré-históricos. Começamos a andar, aumentamos bastante a nossa capacidade cognitiva, o aspeto tambem alterou bastante. existem animais, como por exemplo o tigre dentes de sabre  que praticamente so perdeu os dentes... e por ai adiante.

Eu nao quer ser controverso ao ponto de dizer que somos os seres mais inteligentes deste planeta. Esta comprovado que a baleia e ate o golfinho por exemplo são seres muito inteligentes e a verdade é que, inteligência é relativo. Mas nao podemos fechar os olhos em relação a sermos muito diferentes dos mesmos, nomeadamente de conseguir sair do nosso planeta e ter o poder de visitar outros.

Curiosamente, seria uma característica que poderia ser idêntica aos nossos "deuses"

Vamos lá outra vez por partes.

Vejo uma diferença, é óbvio que somos a espécie que melhor se adapta ao seu meio (e o adapta também). Não há mais espécies a aproveitar o planeta da mesma forma que nós, pelo menos à mesma escala. Mas nada aponta para que esta diferenciação tenha um propósito místico ou sobrenatural, é uma questão de evolução e da forma como essa evolução aconteceu. Há duas coisas extremamente importantes que a humanidade tem: linguagem e partilha de conhecimento. Não haverá muito mais espécies que educam os seus novos membros como nós fazemos, e isso permite um avanço incrível. Na maioria das espécies é nascer e sobreviver, mais nada.

Quanto à evolução, é certo que continua, mas o ser humano "ultrapassou" a evolução em muitos aspectos. Por exemplo, hoje em dia curamos doenças que, noutra era, matariam. Provavelmente nenhuma outra espécie consegue "manipular" a evolução desta forma. Quando falas de "irmãos pré-históricos", estás a referir-te a quem, especificamente?

Em relação a sair do nosso planeta e visitar outros, acho que estás a sobrevalorizar isso. Claro que é impressionante, mas a humanidade não vai chegar assim tão longe quanto isso, a não ser que haja uma revolução tecnológica absolutamente inimaginável. E digo isto porquê? Porque, tanto quanto sabemos hoje, nada é mais rápido do que a luz, que anda a 300 milhões de metros por segundo, ou pouco mais de mil milhões de km/h. Mesmo assumindo que algum dia iremos conseguir viajar a essa velocidade, a estrela mais próxima do Sol, Proxima Centauri, está a 4246 anos-luz. Isto significa que, viajando a mil milhões de km/h, demora mais de 4 milénios a chegar lá. Acho que dá para perceber onde quero chegar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 28 minutos:

Vamos lá outra vez por partes.

Vejo uma diferença, é óbvio que somos a espécie que melhor se adapta ao seu meio (e o adapta também). Não há mais espécies a aproveitar o planeta da mesma forma que nós, pelo menos à mesma escala. Mas nada aponta para que esta diferenciação tenha um propósito místico ou sobrenatural, é uma questão de evolução e da forma como essa evolução aconteceu. Há duas coisas extremamente importantes que a humanidade tem: linguagem e partilha de conhecimento. Não haverá muito mais espécies que educam os seus novos membros como nós fazemos, e isso permite um avanço incrível. Na maioria das espécies é nascer e sobreviver, mais nada.

Quanto à evolução, é certo que continua, mas o ser humano "ultrapassou" a evolução em muitos aspectos. Por exemplo, hoje em dia curamos doenças que, noutra era, matariam. Provavelmente nenhuma outra espécie consegue "manipular" a evolução desta forma. Quando falas de "irmãos pré-históricos", estás a referir-te a quem, especificamente?

Em relação a sair do nosso planeta e visitar outros, acho que estás a sobrevalorizar isso. Claro que é impressionante, mas a humanidade não vai chegar assim tão longe quanto isso, a não ser que haja uma revolução tecnológica absolutamente inimaginável. E digo isto porquê? Porque, tanto quanto sabemos hoje, nada é mais rápido do que a luz, que anda a 300 milhões de metros por segundo, ou pouco mais de mil milhões de km/h. Mesmo assumindo que algum dia iremos conseguir viajar a essa velocidade, a estrela mais próxima do Sol, Proxima Centauri, está a 4246 anos-luz. Isto significa que, viajando a mil milhões de km/h, demora mais de 4 milénios a chegar lá. Acho que dá para perceber onde quero chegar.

Nao sei como tens tanta certeza disso, olhando ainda por cima para a nossa trajetória e a velocidade com que nos desenvolvemos com a ajuda da tecnologia. Podemos arranjar maneira de viajar sem ser pela velocidade da luz e sim, por portais do tempo, visto que ainda nao temos certezas do que realmente é o "tempo". Indo ao encontro do que foi escrito atras em relação ao destino, caso seja provado que tal exista, será entao possível viajar dentro desses parâmetros certamente.

Por outras palavras, ate deste indícios que vao ao encontro da diferenciação que eu falei, apenas nao acreditas na teoria porque nao existe provas concretas. Compreendo e aceito. Afinal, falamos de crenças e são questões interessantes de serem discutidas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 45 minutos:

"No entanto, entusiastas da vida fora da Terra interpretam a figura como um OVNI em forma de disco. A crença deles é que Jesus não era divino. Em vez disso, seria o resultado de engenharia genética e a “implantação” de uma criança na imaculada concepção.

Supostamente, Jesus foi sequestrado e colocado lá por uma raça alienígena. Pois é."

Compartilhar este post

Link para o post

@Black Hawk lembras-te das nossas conversas sobre isto?

Tás a ver como há alguém bem mais metido na toca do coelho...

Eu só espreitei lá para dentro ahahaha

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 27 minutos:

Nao sei como tens tanta certeza disso

Está literalmente detalhado depois do bold que destacaste, é ler.

Não é uma questão de crença, é uma questão das leis da Física.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 3 horas:

Quando há uns anos atrás o forum atingiu o seu máximo de users, visitantes e de interações, a grande força motriz por trás disto foi em grande parte as duas mil e quinhentas discusões, trocas de ideias e confrontos entre users como o Descartes, o whatever e outros em temas politicos, éticos, religiosos e afins. Uns aprendiam que estavam errados, outros que haviam coisas que desconheciam mas todos saimos um pouco mais ricos disto.

Mas se calhar agora a malta acha mais piada aos edglords e memes com necessidades de atenção porque isto de ter opiniões e discutir as mesmas dá um trabalho do krl. Mais vale é ficarmos fechados no nosso mundo não vá se discutir algo que coloque em causa os nossos pressupostos.

Ainda que tenhas sido comedido, a droga da nostalgia é uma coisa muito f*dido. Podia haver discussões interessantes, mas não vamos fingir que não era um ambiente carregado de um tom imensamente passivo-agressivo e de uma arrogância hilariante.

Mas tenho de perguntar, de onde é que isto veio, mesmo? É que tirando o Plágio armado em boneco, as coisas parecem-me bastante normais.

Editado por El Shafto
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 4 minutos:

É que tirando o Plágio armado em boneco, as coisas parecem-me bastante normais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 41 minutos:

Podemos arranjar maneira de viajar sem ser pela velocidade da luz e sim, por portais do tempo

O que eu dava para ter um Doraemon em casa...

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 30 minutos:

Ainda que tenhas sido comedido, a droga da nostalgia é uma coisa muito f*dido. Podia haver discussões interessantes, mas não vamos fingir que não era um ambiente carregado de um tom imensamente passivo-agressivo e de uma arrogância hilariante.

Mas tenho de perguntar, de onde é que isto veio, mesmo? É que tirando o Plágio armado em boneco, as coisas parecem-me bastante normais.

Acho que genericamente vem dos plagios, ches e rain dogs da vida. Acho que usam e abusam das personagens que criaram para dizer as m*rda mais estafúrdias sem os levarem a sério e também se aproveitam disso para serem muitas vezes idiotas sem represálias. Dito isto, às vezes acho piada, mas conseguem dar cabo de qualquer vontade de participar numa discussão pq já se sabe que invariavelmente vai acabar na estupidez.

Edit: pensando bem sempre houve malta assim ao longo dos anos. Se calhar também está associado a termos menos tempo para frequentar o fórum o que resulta em menos paciência para este tipo de participação.

Editado por Elvis

Compartilhar este post

Link para o post

ui, mas o que é que eu disse neste tópico?

argumentei com o ghelthon sobre cientistas e filósofos que acreditavam em deus pq ele estava a gozar com eles. expliquei-lhe os argumentos q eles usavam

depois disso abstive-me e a malta começou a falar de aliens. fui ao chatgpt criar uma história sobre o ghelthon

que coisa estapafurdia é q eu disse aqui??????

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 32 minutos:

@Black Hawk lembras-te das nossas conversas sobre isto?

Tás a ver como há alguém bem mais metido na toca do coelho...

Eu só espreitei lá para dentro ahahaha

Nunca coloquei em causa a existência de maluquinhos capazes de acreditar nas mais mirabolantes e estapafúrdias "teorias". Infelizmente é o que não falta por aí. O que me custa é quando estas "teorias" começam a ser colocadas em pé de igualdade com verdadeiras teorias científicas.

Repara, um antropólogo/geólogo/historiador/wtv não atira uma teoria para o ar; não diz "eu acredito nisto" e depois começa a retalhar as evidências para irem ao encontro das suas crenças. Bem pelo contrário, recolhe as evidências e é a partir delas que vai montar uma teoria. A teoria está sujeita às evidências, não o contrário.

Essa teoria será depois analisada por gente com décadas de experiência no estudo e análise e conhecimento destes temas. Especialistas. O que não faltam são teorias que são completamente desfeitas nesta fase por as evidências não sugerirem as conclusões que suportam a teoria. Isto muitas vezes é o trabalho de anos, décadas, por vezes de uma vida.

Já estas "teorias" dos ETs, isto é lixo. Isto não é nada. É um sujeito de cabelo espetado aparecer num canal televisivo, que por sinal foi comprado por um conglomerado com ligações aos Raelianos, a dizer que nós fomos criados por um gangbang entre uma chimpanzé e um grupo de anunakis. Suporte disto? "Juro, Joca, é mesmo verdade". Nenhuma evidência, nenhuma sustentação para as afirmações que compõem a "teoria". É alguém a dizer palermices para o ar e um punhado de gente impressionável a comer isto como as moscas comem m*rda.

Que haja pessoas a acreditar nisso, força. Agora, colocar tudo no mesmo patamar de importância deveria ser crime.

• Like 4
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o ser humano no geral tem muita dificuldade em aceitar o acaso como a força motriz do universo

destino, Deus, meritocracia, etc só existem no cérebro humano

Editado por Solero
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 16 minutos:

Nunca coloquei em causa a existência de maluquinhos capazes de acreditar nas mais mirabolantes e estapafúrdias "teorias". Infelizmente é o que não falta por aí. O que me custa é quando estas "teorias" começam a ser colocadas em pé de igualdade com verdadeiras teorias científicas.

Repara, um antropólogo/geólogo/historiador/wtv não atira uma teoria para o ar; não diz "eu acredito nisto" e depois começa a retalhar as evidências para irem ao encontro das suas crenças. Bem pelo contrário, recolhe as evidências e é a partir delas que vai montar uma teoria. A teoria está sujeita às evidências, não o contrário.

Essa teoria será depois analisada por gente com décadas de experiência no estudo e análise e conhecimento destes temas. Especialistas. O que não faltam são teorias que são completamente desfeitas nesta fase por as evidências não sugerirem as conclusões que suportam a teoria. Isto muitas vezes é o trabalho de anos, décadas, por vezes de uma vida.

Já estas "teorias" dos ETs, isto é lixo. Isto não é nada. É um sujeito de cabelo espetado aparecer num canal televisivo, que por sinal foi comprado por um conglomerado com ligações aos Raelianos, a dizer que nós fomos criados por um gangbang entre uma chimpanzé e um grupo de anunakis. Suporte disto? "Juro, Joca, é mesmo verdade". Nenhuma evidência, nenhuma sustentação para as afirmações que compõem a "teoria". É alguém a dizer palermices para o ar e um punhado de gente impressionável a comer isto como as moscas comem m*rda.

Que haja pessoas a acreditar nisso, força. Agora, colocar tudo no mesmo patamar de importância deveria ser crime.

No meu caso, nunca deixou de ser uma crença e expliquei de onde ela vinha. Nunca pus em pé de igualdade com nada e respeitei o ceticismo do ghelthon por exemplo.

Agora a verdade é que tambem muitas vezes vejo pessoas a levar como verdades absolutas, teorias que derivam de indícios frágeis. Nao digo o ghelthon ou qualquer um daqui mas com o conhecimento que temos hoje em dia, nao conseguimos ter certezas de quase nada, a verdade é essa.

As minhas questões são mais filosóficas do que cientificas. 

Editado por Sima01

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 16 minutos:

Tive de ir ver quem eram os raelianos.

Nem sabia disso, faz sentido o canal estar como está... Desde que continuem a passar o forjado no fogo, por mim 👌

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 4 horas:

Mas se calhar agora a malta acha mais piada aos edglords e memes com necessidades de atenção porque isto de ter opiniões e discutir as mesmas dá um trabalho do krl. Mais vale é ficarmos fechados no nosso mundo não vá se discutir algo que coloque em causa os nossos pressupostos.

não, não é nada disso. É que antigamente eramos todos jovens cheios de ilusões, naturalmente mais dipostos a lutar por causas em que acreditavamos, na fase inicial do capitalismo desenfreado que os mais clarividentes já sabiam que aí vinha. Hoje o fórum está cheio de trintões e quarentões que já perceberam que o mundo é uma m*rda e será sempre uma m*rda. Nem os jovens têm mais ilusões, quanto mais nós que vivemos as duas fases da era dos bilionários. E os que estão a ler isto e acham que não lhes cabe a carapuça, acreditem que sim, cabe, vocês é que não o sabem. Ninguém tem a paciência que tinha antes e alguns têm a coragem de assumir o pessimismo pervasivo que o mundo causa em nós, outros negam-no e bloqueiam-no por não saberem como lidar com ele.

Debates e discussões nos nossos dias são uma perda de tempo e eu digo isto como alguém que não precisa de tempo para nada. Discutir o que quer que seja é mentalmente desgastante e infrutífero. Os loucos ganharam. Qualquer assunto torna-se uma guerra de culturas, qualquer opinião é um facto e qualquer facto é uma opinião, e tudo é política e poder. E poder só o podem alcançar uns, os que defendem o que tu não defendes. Mas sabes o pior? É que tudo isto são discussões supérfluas entre a serventia. Que se assuma logo desde o princípio que não há vitória possível e que tudo aquilo em que se acredita é inútil e inalcançável, é a melhor maneira de se ter paz.

Já não tenho 20 anos e já não acho admirável acreditar em coisas boas. Daqui para a frente vai haver mudança, sim, sempre para pior. A maneira mais fácil e feliz de enfrentar o desolamento que esta conclusão invariavelmente causa é ignorar o que está à nossa volta e não levar nada a sério. Por isso é que eu me sento à tarde na varanda a comer amendoins e a postar fotos do Lenin na internet.

Quando nos encontrarmos todos no inferno depois abram outro tópico para falarmos disto, por agora não tenho pachorra.

• Like 10
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...