Hammerfall Publicado 11 Julho 2023 Citação de Che, há 16 minutos: Esta foto é de Costinha, circa 2013, na sua primeira experiência enquanto treinador. Disputava no estádio do dragão o acesso à liga dos campeões contra o Zenit. O Paços de Ferreira viria a lutar para não descer nesta temporada. O Abel Xavier também treinou na primeira divisão. E futuramente veremos mais jogadores a assumir essas tarefas. A frase do Oceano ainda que tenha alguma validade, tem a atenuante do Lito ser dos melhores treinadores portugueses desde há anos até aqui. O Costinha ficará para sempre marcado como o treinador que levou 10 secos na bilha. E na época a seguir estava a ser contratado para uma equipa de primeira liga (Paços?) Por isso, é maior a cunha estrutural do futebol que o racismo estrutural no futebol. Compartilhar este post Link para o post
zeca galhão Publicado 11 Julho 2023 (editado) Vamos a ver quase metade das equipas do Brasileirão têm treinadores portugueses e no Tugão não temos nenhum brasileiro, se calhar também é racismo querem ver. Editado 11 Julho 2023 por zeca galhão Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 11 Julho 2023 Citação de Jimpo, há 17 minutos: Saindo do tema. Achas mesmo que um Bernardo Silva que após ser treinado 10 anos pelo Jardim e Guardiola por exemplo precisa de passar pelo Nível 1? Nem fui ver o programa do nível 1, mas tenho a certeza que nenhum jogador profissional, nem chego sequer aos internacionais, precise disso. Tens N exemplos desses, eu tenho a certeza que o Amorim não tem na cabeça aquelas merdinhas que se aprendem e decoram nos cursos de treinador, quem tem de saber isso são os adjuntos (e nem precisam de tudo o que se aprende) e por isso é que há uma equipa técnica. Se formos por esse prisma tudo é necessário no alto rendimento, a nutrição, psicologia, fisiologia, etc. e o objectivo de um Guardiola, Mourinho é estarem rodeados dos melhores nessas áreas porque não sabem a fundo sobre esses temas todos. Estamos de acordo que os cursos e vagas não estão bem estruturados e que é ridículo o Freire ter andado a chorar para poder tirar o nível (que ele já tinha sem ser no papel) para poder estar no banco como deve ser mas não é (só) por culpa dos ex jogadores. Estamos a sair do tema, e o tema é, tens capacidade treinas, não tens capacidade, até podes treinar mas deixas de treinar rapidamente e foi isso que aconteceu com Abel Xavier, Costinha, Lito, Daúto, etc. Ou se tivessem a capacidade do Guardiola ou Mourinho acham que os teriam colocado de lado pela cor de pele? Acho que é isso que está em questão. É óbvio que se tiveres capacidade treinas e se não tiveres capacidade não treinas, ou sais do mapa, simplesmente se fores um ex jogador tens as portas da primeira liga escancaradas e basta quereres, basta fazeres telefonemas para quem de direito, enquanto que se não tiveres sido isso não acontece, parece me mais ou menos óbvio. Logo como é que pode dizer que não há cunhas se tens um sistema a funcionar desta maneira? O Moreno começou a treinar este ano ( e com resultados agradáveis creio, não é isso que tá em causa ) por causa do seu passado tanto de jogador como do jogador do clube. Que mais teve ou fez ele para entrar diretamente para comandar uma equipa de primeira liga que até é uma equipa de gama média alta por cá? ( Posso tar a dizer algum disparate, porque não sei se treinou alguma equipa de formação do vitória, caso tiver acontecido aí já muda de figura, mas o meu ponto principal mantém se) Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 11 Julho 2023 Citação de FabioK, há 3 minutos: É óbvio que se tiveres capacidade treinas e se não tiveres capacidade não treinas, ou sais do mapa, simplesmente se fores um ex jogador tens as portas da primeira liga escancaradas e basta quereres, basta fazeres telefonemas para quem de direito, enquanto que se não tiveres sido isso não acontece, parece me mais ou menos óbvio. Logo como é que pode dizer que não há cunhas se tens um sistema a funcionar desta maneira? O Moreno começou a treinar este ano ( e com resultados agradáveis creio, não é isso que tá em causa ) por causa do seu passado tanto de jogador como do jogador do clube. Que mais teve ou fez ele para entrar diretamente para comandar uma equipa de primeira liga que até é uma equipa de gama média alta por cá? ( Posso tar a dizer algum disparate, porque não sei se treinou alguma equipa de formação do vitória, caso tiver acontecido aí já muda de figura, mas o meu ponto principal mantém se) Eu não digo que não haja cunha. Mas se há sítio onde isso pouco interessa a longo termo é no futebol. O Dominguez também andava como treinador principal e descobri ontem que agora é adjunto do Sá Pinto e até pode estar lá por cunha mas se tiver a roubar lugar a alguém melhor, quem lhe deu a cunha é que se lixa e podem acabar os dois sem trabalho devido a isso. É como a questão dos clubes serem atacados porque metem treinadores sem cursos. A correr mal quem se lixa são os clubes. Eles sabem bem o risco que estão a cometer e os prejudicados são os próprios. O Moreno estava na B ou sub23 penso eu. E lá está, a correr mal, o principal prejudicado seria o Vitória e o próprio Moreno Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 11 Julho 2023 (editado) Outro caso é o Domingos. Pendurou as botas e foi treinar a equipa B, a seguir foi recomendado pelo PdC ao João Bartolomeu, que acabou por contratar o Domingos. A partir daí (creio eu) foi conseguindo os seus trabalhos por mérito. Tivesse flopado na equipa B e nunca na vida o PdC se queimava ao recomendá-lo. Mas mesmo que se quisesse queimar e o Domingos fosse muito fraco, pelo menos ao Braga não chegava. btw foi dito pelo próprio Domingos, e curiosamente não avançou para uma nova temporada no Leiria porque o João Bartolomeu decidiu contratar...o genro (Paulo Duarte). Citação de Duda34, há 1 hora: O que é que é o topo? Eu até hoje, por exemplo, ainda estou à procura de uma reposta para o Peseiro ter treinado o Porto, o Sporting (por duas ocasiões) e o Braga (por duas ocasiões) A primeira passagem pelo Sporting faz sentido, subiu 2x o Nacional. A primeira passagem pelo Braga também é relativamente natural porque é difícil qualificar aquela passagem pelo Sporting como sendo desastrosa. A passagem pelo Porto foi mesmo porque ninguém se queria queimar naquele meio ano e o Rui Barros não era competente para ser o interino. É sabido que não foi 1ª, 2ª nem 3ª opção, foi a possível. O NES não quis vir a meio da época. A segunda passagem pelo Sporting e pelo Braga são, de facto, incompreensíveis. O Peseiro também carregou consigo uma marca de futebol ofensivo que lhe deve ter valido mais alguns créditos, mas essa marca foi perdendo razão de ser nos últimos anos. No Porto p.e. a equipa não melhorou nada ofensivamente comparada com a do Lopetegui. Editado 11 Julho 2023 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 11 Julho 2023 o Oceano que percebe que não chegou mais longe como treinador por ser uma m*rda e não por ser negro. Fdx, acho que o gajo não ganhou um único jogo enquanto treinador interino do Sporting Compartilhar este post Link para o post
Mister Master Publicado 11 Julho 2023 Citação de Puto Perdiz, há 2 minutos: Fdx, acho que o gajo não ganhou um único jogo enquanto treinador interino do Sporting Seguiu à risca o nome do clube pelo qual terminou a carreira de jogador. Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 11 Julho 2023 Citação de Descartes, há 2 horas: Eu sou solidário com o Oceano. É que ele é alvo de inúmeras discriminações. Não é só uma. Senão vejamos: 1. Há algum treinador negro na 1ª Divisão? Não! 2. Há algum treinador com passado relevante no Sporting na 1ª Divisão? Não! 3. Há algum treinador sexagenário na 1ª Divisão? Não! 4. Há algum treinador cujo nome começa por "O" na 1ª Divisão? Não! 5. Há algum treinador que tenha dado umas cambalhotas com a Marina Mota na 1ª Divisão? Não! E até acho que a questão da raça é a menos significativa. Pode não haver nenhum negro, mas pelo menos há um Moreno. O Oceano já tem 60 anos? Ai crl.. Pelo aspeto dava-lhe pouco mais de 40. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 11 Julho 2023 Citação de wolv-, há 6 horas: Se o treinador não for suficiente bom para isso, sim, é normal que não haja. Da mesma maneira que não há treinadores anões ou de outro tipo qualquer. Vamos mesmo ignorar esta parvoíce? Ok, sure. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 11 Julho 2023 Citação de Puto Perdiz, há 22 minutos: o Oceano que percebe que não chegou mais longe como treinador por ser uma m*rda e não por ser negro. Fdx, acho que o gajo não ganhou um único jogo enquanto treinador interino do Sporting 4 jogos, 3 derrotas e 1 empate. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 11 Julho 2023 Citação de M. Porter, há 11 minutos: O Oceano já tem 60 anos? Ai crl.. Pelo aspeto dava-lhe pouco mais de 40. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 11 Julho 2023 (editado) Os argumentos que o Oceano dá são o efeito de um racismo estrutural existente na sociedade portuguesa e não apenas no futebol. Correndo o risco de falar de cor, imagino que o fenómeno da falta de representatividade negra seja extendido a todo o espetro desportivo português. Editado 11 Julho 2023 por John Bonifácio Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 11 Julho 2023 Citação de John Bonifácio, Agora: Os argumentos que o Oceano dá são o efeito de um racismo estrutural existente na sociedade portuguesa e não apenas no futebol. Correndo o risco de falar de cor, imagino que o fenómeno da falta de representatividade negra seja extendido a todo o espetro desportivo português. Naturalmente. E dentro do futebol, quanto mais alto na hierarquia subirmos, menos haverá. Jogadores ainda há muitos, treinadores poucos. E dirigentes? Quanto ao assunto dos treinadores, não me parece nada descabido o que ele diz. E não é uma mão cheia de exemplos dos últimos 10 anos que provam o contrário. São poucos e diria até que são todos ex-jogadores profissionais. Não desmerecendo, mas facilita o acesso, como já se falou aqui. Há memória de algum que tenha subido "a pulso"? O problema dificilmente estará na contratação por parte de clubes profissionais... estará sim muito a montante. Se calhar não há mesmo bons treinadores negros em Portugal. Mas se assim for, quais os motivos? Acesso, preconceito, (falta de) representatividade. Tudo conta. 3 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 11 Julho 2023 Citação de andriy pereplyotkin, há 7 minutos: Naturalmente. E dentro do futebol, quanto mais alto na hierarquia subirmos, menos haverá. Jogadores ainda há muitos, treinadores poucos. E dirigentes? Temos o Conguito. 1 5 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 11 Julho 2023 Citação de andriy pereplyotkin, há 13 minutos: Naturalmente. E dentro do futebol, quanto mais alto na hierarquia subirmos, menos haverá. Jogadores ainda há muitos, treinadores poucos. E dirigentes? Quanto ao assunto dos treinadores, não me parece nada descabido o que ele diz. E não é uma mão cheia de exemplos dos últimos 10 anos que provam o contrário. São poucos e diria até que são todos ex-jogadores profissionais. Não desmerecendo, mas facilita o acesso, como já se falou aqui. Há memória de algum que tenha subido "a pulso"? O problema dificilmente estará na contratação por parte de clubes profissionais... estará sim muito a montante. Se calhar não há mesmo bons treinadores negros em Portugal. Mas se assim for, quais os motivos? Acesso, preconceito, (falta de) representatividade. Tudo conta. França e Inglaterra, países com uma população muito maiores de negros se calhar ainda se contam menos os treinadores principais que em Portugal. Kambouare, Tigana, Vieira agora. Não me consigo recordar de mais nenhum assim rapidamente. E só espero que o Blessing faça carreira e se for bom que treine o Sporting e que se criem condições para que venham muitos mais, mas continuo sem concordar com as palavras do Oceano. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 11 Julho 2023 Nunca me vou esquecer do que o q o Pep Guardiola fez ao Yaya Toure Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 11 Julho 2023 Citação de HappyKing, há 7 horas: Se há coisa que abunda no mundo do futebol cá são pessoas que estão no sitio que estão à custa de cunhas. Não podia discordar mais disto. Uma coisa sao cunhas, outra, é escolher pela cor. Nesse sentido ate concordo. Se tens qualidade, vais jogar. Sejas azul, amarelo, branco ou preto. Acho que foi mais nesse sentido. Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 12 Julho 2023 Citação de John Bonifácio, há 2 horas: Os argumentos que o Oceano dá são o efeito de um racismo estrutural existente na sociedade portuguesa e não apenas no futebol. Correndo o risco de falar de cor, imagino que o fenómeno da falta de representatividade negra seja extendido a todo o espetro desportivo português. É esse o objetivo do tópico. 1 8 Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 12 Julho 2023 Citação de Descartes, há 5 horas: Árbitros negros não conheço nenhum. Há pelo menos um na Liga 3. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 12 Julho 2023 Citação de Duda34, há 6 horas: O que é que é o topo? Eu até hoje, por exemplo, ainda estou à procura de uma reposta para o Peseiro ter treinado o Porto, o Sporting (por duas ocasiões) e o Braga (por duas ocasiões) O Couceiro idem aspas. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 12 Julho 2023 Citação de lastdance, há 21 horas: O mario wilson treinou apenas uns 15 anos na primeira liga. Git good bro esse é o argumento "Portugal não é racista porque o Eusébio e tal"? Compartilhar este post Link para o post
F. Mota Publicado 12 Julho 2023 (editado) Não sei quem falou aí mas concordo com quem disse que o que há em Portugal são cunhas eternas. Há sempre um lote de treinadores que, independentemente do trabalho que façam, ficam na lista da primeira liga e arranjam sempre um novo clube. O José Gomes não salva o Maritimo, perde o playoff e vai para o Chaves? É só um exemplo, mas são quase sempre os mesmos treinadores ano após ano. Isto é diferente de racismo Editado 12 Julho 2023 por F. Mota Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 12 Julho 2023 (editado) Citação de IlidioMA, há 53 minutos: esse é o argumento "Portugal não é racista porque o Eusébio e tal"? um gajo com o perfil do oceano se for bom vai treinar na primeira liga. E até tinha mil cunhas e facilidades por ser ex-jogador. Mas hey eu ja segui essa na NBA, diverte-te por aí com alguém que não tenha seguido ainda. Editado 12 Julho 2023 por lastdance 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 12 Julho 2023 (editado) Citação de F. Mota, há 24 minutos: Não sei quem falou aí mas concordo com quem disse que o que há em Portugal são cunhas eternas. Há sempre um lote de treinadores que, independentemente do trabalho que façam, ficam na lista da primeira liga e arranjam sempre um novo clube. O José Gomes não salva o Maritimo, perde o playoff e vai para o Chaves? É só um exemplo, mas são quase sempre os mesmos treinadores ano após ano. Isto é diferente de racismo Não sei se o José Gomes tem cunha eterna, o número de trabalhos dele aqui em Portugal é reduzido e um deles até tinha sido no Marítimo, portanto poderá ter existido uma relação positiva com o antigo patrão que levou ao seu regresso. Não salvou o Marítimo mas é importante não ignorar o contexto, quando ele chega o Marítimo tinha 6 pontos em 13 jogos. Não é bem o mesmo de começar uma época desde o início. Em relação a serem sempre os mesmos também não acho que esteja a ser bem assim. Nos últimos anos já tivemos muitos treinadores diferentes. De cromos mais antigos tens o SC, Petit, Paulo Sérgio e João Pedro Sousa, nenhum deles está lá por estar enfiado num carrossel. O caso mais próximo disso terá sido o do Jorge Simão mas mesmo esse já pouco tem treinado cá. Isso é uma ideia que se perpetuou no tempo e se calhar a última década foi a que menos cromos repetidos teve. Comparando então com os anos 90 é uma diferença brutal. Editado 12 Julho 2023 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 12 Julho 2023 Citação de Longineu, há 17 horas: 4 jogos, 3 derrotas e 1 empate. E antes disso ainda conseguiu falhar um apuramento para um Europeu U21 ficando atrás de Inglaterra e Grécia. Compartilhar este post Link para o post