Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Futebol 25/26

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 1 hora:

"continuam a ser muitas as dúvidas e poucas as certezas sobre a capacidade que o argentino terá para dar a volta ao texto"'

É a única coisa com a qual concordo integralmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 7 minutos:

É a única coisa com a qual concordo integralmente.

Eu concordo ainda que não integralmente. Não concordo é que se diga aquilo ao mesmo tempo que é usado aquele título.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 11 horas:

Também há a hipótese desses treinadores todos serem fracos. O sporting de 19/20, de Keizer, Leonel Pontes e Silas também mal ganhava e aquele bando de toscos com um treinador começou a ganhar, só perdendo nos 2 jogos grandes que disputou.

Sim, se há coisa que o Conceição provou é que é fraco 🙃

Citação de Boitswana , há 10 horas:

Martín Anselmi não passa disto

Trocar Rodrigo Mora por Eustáquio foi a prova (serão precisas quantas mais?) de que o argentino não entende a dimensão do clube que representa. Villas-Boas vai arriscar perder mais uma época?

A expectativa de ver algo de refrescante e novo no depressivo FC Porto de 2024/25 durou escassos 15 minutos no jogo frente ao Palmeiras. É certo que a condição física dos azuis e brancos para este Mundial-que-não-se-percebe-bem-se-é-o-fim-de-uma-época-ou-o-início-de-outra está longe de ser a melhor, também é verdade que a equipa de Abel Ferreira está a meio da temporada e, naturalmente, tem esses índices noutros patamares, mas servirá isso de desculpa?

Não. Não podemos esconder que a herança de Anselmi não foi a melhor e ainda perdeu Galeno e Nico González num piscar de olhos, recebendo os desconhecidos William Gomes e Tomás Pérez, mas continuam a ser muitas as dúvidas e poucas as certezas sobre a capacidade que o argentino terá para dar a volta ao texto.

Apesar de bom falante e de ter um discurso honesto, Anselmi continua sem entender a realidade do clube que representa. Trocar Rodrigo Mora, um raio de luz no breu que é esta equipa, por Eustáquio, a 15 minutos dos 90', não cabe na cabeça de ninguém e mostra que é maior o medo de perder do que a ambição de ganhar. Num clube como o FC Porto, isso simplesmente não funciona, caro Martín.

Diante do Palmeiras, era grande a curiosidade para perceber se a entrada do talentoso Gabri Veiga serviria para contagiar o resto da equipa, mas a estreia do ex-Al Ahli, um brutal investimento da SAD para a nova época, soube a pouco.

Sobretudo porque, incompreensivelmente, o treinador lhe pediu para cair para a meia-esquerda sendo ele um 8/10 puro, e, por isso, andou sempre alheado do centro do jogo. De ser infiel às ideias não podemos acusar Anselmi, mas até ao mais fervoroso adepto do argentino custará perceber qual será, afinal, essa ideia, já que o técnico insiste num sistema desenquadrado da realidade do plantel que tem. Como na época passada, a equipa do FC Porto surgiu em campo completamente partida, sem ligação entre setores e só uma grande exibição de Cláudio Ramos impediu que a sonolenta exibição dos dragões se traduzisse em derrota na estreia no Mundial de Clubes.

Lembro-me, num passado não muito distante, de ver o FC Porto de Sérgio Conceição, com muito menos recursos do que alguns tubarões do futebol europeu, a com eles ombrear nas fases mais adiantadas da Liga dos Campeões. Agora, o seu treinador orgulha-se de «competir e lutar» até ao fim. É curto e André Villas-Boas saberá disso. E também da exigência dos adeptos, que se habituaram a ganhar e não só a competir...

Francisco Vaz de Miranda • Editor-executivo

ABOLA

Fazeres uso desse texto nojento que vê se de caras qual o objetivo...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jardel_, há 15 minutos:

Sim, se há coisa que o Conceição provou é que é fraco 🙃

Não sabia que o Conceição tinha treinado com o AVB. Além que tinha um plantel bem diferente.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post

Do que vou lendo por aí parece que fui o único que gostei do jogo do Gabri.

Construiu a jogada do Mora, apareceu bem colocado e isolado em zona central na área nos remates do João Mário e Samu, esteve na jogada que o Fábio Vieira remata por cima ao dar um bom toque que lança o Moura em corrida para o cruzamento. 

No remate do Fábio Vieira aos 47' volta a aparecer isolado à entrada da área, em boa posição de remate.

Por vezes esteve demasiado colado à linha mas gostei de o ver pressionar alto, ser agressivo na recuperação da bola e lançar boas jogadas ao primeiro toque.

Em todos os sítios é o elemento do meio-campo com pior nota, esse texto da bolha a dizer que é flop, etc.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 21 minutos:

Não sabia que o Conceição tinha treinado com o AVB. Além que tinha um plantel bem diferente.

Agora lês de novo e explicas-me onde é que eu falei no AVB ou nos treinadores dele.

Há 3 treinadores cuja qualidade de jogo foi fraca. E que os resultados foram maus. Um deles comprovadamente bom treinador. E há coisas comuns a todos: ter de jogar com João Mário, Eustáquio, Marcano/Zé Pedro e Pepê constantemente no onze titular.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Os resultados do SC não foram propriamente maus (se é para resumir a sua passagem aqui em vez de dissecar época a época). Pelo menos não é esse o meu entendimento mas também não pretendo desenterrar uma discussão cíclica.

Em 21/22 o Porto foi campeão na Luz com Zaidu, Grujic, Pepê e João Mário no onze. A diferença para os dias de hoje é que estes dois últimos são uma nulidade quando na altura eram decentes. Mão do treinador ou simplesmente regressão dos próprios jogadores, não sei, mas é um dos motivos pelos quais acho que o Anselmi ainda tem muito a provar.

Mas primeiro dêem-lhe um plantel que esteja minimamente ao nível de um clube como o nosso e logo se vê. Agora, isto que ele tem em mãos não é nada.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 1 hora:

No banco ainda tinha William Gomes, Namaso, Gul, Alarcón e Gonçalo Borges. Ah e tal nenhum deles vale os colhões dum gato. Pois, tá bem, mas na verdade quase que apostava que grande parte deles integrará o plantel da próxima época.

Desses que enumeraste quantos jogam na mesma posição do Mora? Nenhum. Basicamente trocou um médio ofensivo por um médio defensivo... Porque é o que tem no banco. O nosso plantel é assim miserável. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 6 minutos:

Os resultados do SC não foram propriamente maus (se é para resumir a sua passagem aqui em vez de dissecar época a época). Pelo menos não é esse o meu entendimento mas também não pretendo desenterrar uma discussão cíclica.

Em 21/22 o Porto foi campeão na Luz com Zaidu, Grujic, Pepê e João Mário no onze. A diferença para os dias de hoje é que estes dois últimos são uma nulidade quando na altura eram decentes. Mão do treinador ou simplesmente regressão dos próprios jogadores, não sei, mas é um dos motivos pelos quais acho que o Anselmi ainda tem muito a provar.

Mas primeiro dêem-lhe um plantel que esteja minimamente ao nível de um clube como o nosso e logo se vê. Agora, isto que ele tem em mãos não é nada.

O João Mário estagnou completamente.

O PP não sei se é mental ou se não quer mais estar no Porto, mas está uma sombra do que já foi.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 8 minutos:

Bons jogadores no plantel fazem jogadores banais ou medíocres serem melhores do que na realidade são. 

Tinhas nesse 11 uma dupla de centrais muito boa: Pepe e Mbemba. Tinhas Vitinha, Otavio, Evanilson e Taremi. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Seja com outros reforços ou não, a equipa vai continuar a não jogar nada.

O sistema táctico não funciona por si só, simples. O buraco que temos a meio campo é visível até para os extraterrestes fora da via láctea. Seja o Varela, seja um dos centrais quando estão de frente para o jogo, as duas linhas de passe são na lateral ou para o Varela/o central ao lado e depois estão tipo 30m de espaço para a parte ofensiva do jogo e mesmo quando o Mora recua continuamos sem um elo de ligação para o ataque porque esse elo veio buscar a bola, temos de ter confiança que o Mora finta 30 gajos ou então a bola nem lá chega ao ataque. E lá está, um desses que devia ser o elo de ligação quando não recua, está colado ao pé de tochas lá na frente. 

Isto para lutar com o Aljustrelense ou o crl a 4 está bom, para disputar Liga Europa e campeonato não. Teve 6 meses e houve 0 evolução, ai não tinha reforços, ai não teve tempo suficiente, ai o Amorim está com o mesmo problema mas f*da-se, andamos a brincar ? O Amorim é outro que só quando deixar de ser teimoso vai perceber que aquilo não rende na Premier, na Europa ainda pode safar-se porque 90% do plantel do United mesmo a passo continua a ser melhor do que os restantes porque se for a Champions arriscava-se a ficar logo de fora na fase da liga. 

Compartilhar este post

Link para o post

O Porto foi campeão na Luz com esses mecos em campo, mas também tinha Vitinha, Otávio, Pepe ou Mbemba para segurar a mediocridade deles.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 2 minutos:

O João Mário estagnou completamente.

O PP não sei se é mental ou se não quer mais estar no Porto, mas está uma sombra do que já foi.

Tomara a mim que tivesse estagnado (seguindo a definição do dicionário). O João Mário de 21/22 era qb, o que veio depois disso não.

Citação de Rui Costa, Agora:

Bons jogadores no plantel fazem jogadores banais ou medíocres serem melhores do que na realidade são. 

Tinhas nesse 11 uma dupla de centrais muito boa: Pepe e Mbemba. Tinhas Vitinha, Otavio, Evanilson e Taremi. 

Mais uma razão para lhe darem um plantel melhor antes de decidirem se é fraco ou não. Uma coisa é óbvia: a equipa não melhorou com ele, para já é um side-grade ao VB em termos de resultados, e já estou a ser amigo. Essa é a parte em que acho que tem muito a provar.

Se é o treinador com a qualidade certa para nos colocar a jogar bem e a discutir títulos, só depois de virem os reforços é que se irá saber.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 4 minutos:

Tomara a mim que tivesse estagnado (seguindo a definição do dicionário). O João Mário de 21/22 era qb, o que veio depois disso não.

Mais uma razão para lhe darem um plantel melhor antes de decidirem se é fraco ou não. Uma coisa é óbvia: a equipa não melhorou com ele, para já é um side-grade ao VB em termos de resultados, e já estou a ser amigo. Essa é a parte em que acho que tem muito a provar.

Se é o treinador com a qualidade certa para nos colocar a jogar bem e a discutir títulos, só depois de virem os reforços é que se irá saber.

Mas não está em igualdade de circunstâncias com o VB.

O VB apanha o clube numa altura de virar de página e grande entusiasmo e tem a oportunidade de fazer a pré-época e prepara a equipa a seu gosto.

O Anselmi apanha um grupo completamente arrasado que perde o melhor jogador até à data e o segundo melhor marcador. Eu também não estou satisfeito e mesmo no meio da mediocridade dos jogadores, acho que ele tinha de fazer melhor.

Mas o que dá a entender mesmo é que o AVB despede o VB não por não achar que tem capacidade como treinador, mas porque sente que ele perdeu completamente o grupo e não ia dar mais a volta. Por ele acredito que lhe desse o tempo necessário para ver se dava a volta. Por isso continua a dar o tempo que acha necessário ao Anselmi. E no final do dia eu acho que ele acaba por estar certo, mesmo eu tendo pedido a cabeça do VB múltiplas vezes.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, há 12 minutos:

O Porto foi campeão na Luz com esses mecos em campo, mas também tinha Vitinha, Otávio, Pepe ou Mbemba para segurar a mediocridade deles.

E quem segura a mediocridade hoje em dia? O Mora e mais quem?

Não te estou a questionar a ti. É a mandar para o ar.

Editado por fns

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rui Costa, há 16 minutos:

Desses que enumeraste quantos jogam na mesma posição do Mora? Nenhum. Basicamente trocou um médio ofensivo por um médio defensivo... Porque é o que tem no banco. O nosso plantel é assim miserável. 

Qual é a posição do Mora? Que eu sabia no meio desta mixórdia táctica ele acaba por ser um SA basicamente. Todos os jogadores que referi têm características ofensivas e podem perfeitamente fazer essa posição, só optou pelo Eustáquio porque preferiu um jogador de perfil mais defensivo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 6 minutos:

É verdade. Mas também se esperava mais de alguns jogadores, isto é, que fossem eles a segurar a mediocridade em vez de ter de haver alguém a fazer isso por eles. Esperava-se muito mais do Nehuén Perez, Fábio Vieira e Pepê, por exemplo. Juntando estes 3 ao Diogo Costa, Mora e Samu já terias 6 jogadores a elevar o nível em vez de apenas 2 ou 3.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 16 minutos:

Exato, mas eu estou do lado dos que acham que o treinador é mais compete que o plantel, portanto para mim faz sentido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 45 minutos:

Tens insistido muito neste ponto e eu não discordo totalmente de ti, na verdade não consigo ter uma opinião formada. Mas nada impede que em simultâneo se melhore o plantel e se melhore o treinador, os dois cenários não são mutuamente exclusivos. Cabe à Direção fazer a devida avaliação e decidir em conformidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 1 minuto:

Tens insistido muito neste ponto e eu não discordo totalmente de ti, na verdade não consigo ter uma opinião formada. Mas nada impede que em simultâneo se melhore o plantel e se melhore o treinador, os dois cenários não são mutuamente exclusivos. Cabe à Direção fazer a devida avaliação e decidir em conformidade.

A questão é que melhorar o treinador é mais ciência oculta do que melhorar o plantel. Não é certo que o Anselmi seja o treinador certo ou que seja um flop, mas parece relativamente consensual que falta qualidade à equipa, independentemente da capacidade do treinador em tirar algo dela.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana, há 27 minutos:

Qual é a posição do Mora? Que eu sabia no meio desta mixórdia táctica ele acaba por ser um SA basicamente. Todos os jogadores que referi têm características ofensivas e podem perfeitamente fazer essa posição, só optou pelo Eustáquio porque preferiu um jogador de perfil mais defensivo.

O Pepê passou a fazer de Mora ..

Eustáquio passou a fazer de Veiga 🤷‍♂️

Eustáquio, Varela e depois Franco (Vieira ainda estava)

Pepê e Samu

Editado por AndréTotti

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 1 hora:

O Mora estava a vir buscar jogo muitas vezes ao lado do Varela. Se tu achas que qualquer um desses jogadores que referiste tem qualidade para isso tudo bem, é a tua opinião... E eu não concordo com ela. O que é certo é que se me perguntares se o Eustáquio fez isso depois de ter entrado tenho de te dar razão e dizer que não... Fez zero, apenas ofereceu capacidade defensiva. 

Já estou a imaginar o Gonçalo Borges a vir buscar bola ao nosso meio campo defensivo central e a sair a jogar pelo meio de 3 adversários. Que sonho. 

Relativamente ao treinador, eu quero dar-lhe o benefício da dúvida com novos jogadores e mais qualidade, mas a minha confiança nele deve estar para aí nos 10%. Não crítico porque o plantel é muito mau, mas não tenho visto melhorias no processo ou na tentativa de... Aliás, acho que ficamos mais expostos com este sistema tático. Estou a aguardar pela próxima época para ver se vejo alguma coisa de positivo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, há 1 hora:

Exato, mas eu estou do lado dos que acham que o treinador é mais compete que o plantel, portanto para mim faz sentido.

Eu também. Só não acho que seja o modelo de jogo ideal para ganharmos...mas hey, estou aqui pronto para pedir desculpa se trouxer resultados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

A questão é que melhorar o treinador é mais ciência oculta do que melhorar o plantel. Não é certo que o Anselmi seja o treinador certo ou que seja um flop, mas parece relativamente consensual que falta qualidade à equipa, independentemente da capacidade do treinador em tirar algo dela.

Para o adepto comum não é certo - na verdade, não é certo para ninguém - mas o AVB e a sua equipa têm que ter um grau de certeza muito elevado.

Estão lá dentro, têm feedback direto e regular do treinador e provavelmente dos jogadores também, têm a obrigação de saber ler os todos os sinais que a equipa dá, e não têm margem de tolerância para mais uma época fraca.

Isto para dizer: se acharem que o treinador é fraco, não podem apenas melhorar o plantel e ficar à espera para ver no que dá, porque seria mais uma época para o lixo. Um treinador bom disfarça jogadores maus, mas parece-me que é muito mais raro jogadores bons disfarçarem treinadores maus.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...