Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chandler

A Companhia do Corpo

Publicações recomendadas

Aproveito também para deixar isto aqui.

550x

O António é um nutricionista que eu sigo há alguns anos, atualmente a trabalhar para o Sporting, vai lançar um livro sobre nutrição e está em pré-venda. Eu já comprei o meu, para quem quiser aprofundar mais um pouquinho sobre a questão nutricional, recomendo, porque provavelmente vai ser um livro interessante para ler.

• Macronutrientes: características e importância para a saúde
  • Gasto calórico
  • Hidratação adequada
  • Hipertrofia muscular e perda de massa gorda
  • O que comer antes, durante e após o exercício
  • Dicas para atrasar ou evitar a fadiga
  • Quantidade de proteína e hidratos de carbono para otimizar resultados
  • Suplementos: diversidade, propósito e protocolos de toma
  • Recomendações nutricionais para os diferentes desportos

https://www.wook.pt/livro/muito-mais-do-que-proteina-antonio-pedro-mendes/27980571?srsltid=AfmBOop1emoL5P2HD6iFVWUx8bH09_CosgCoG-zajKr2R2x_X2lwZXDK

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem gostar do tema e quiser aprofundar os conhecimentos, pode sempre dar uma vista de olhos nas Dicas do Salgueiro. Já levou lá uma série de nutricionistas, entre eles esse António Pedro Mendes. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shai, há 2 horas:

Eu vejo chavalos à minha volta no ginásio, com idade de secundário, com fisionomias iguais à minha. E tem claramente mais força. Então entram estas dúvidas na cabeça: será que é só uma questão de prática e técnica? Será que consomem uma quantidade enorme de prota todos os dias? Deixa-me a pensar. Não é que eles abalem qualquer coisa, diga-se, só me serve como motivação.

Vicia-te em pré treino equivalente a 20 cafés como eles fazem e ficas igual a eles. 

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de pedritsh, há 15 minutos:

Qual é também o plano que tens ou exercícios que tens feito? @Shai

Aproveito isto para agradecer o post do @BrunoCardoso, foi muito útil. Percebi que o grande problema aqui está em quantidade de hidratos nas grandes refeições e, sobretudo, no pequeno-almoço. Tenho de subir bem os níveis aqui, foi uma vida inteira a comer pouco ou nada no pequeno-almoço. Vou explorar sem dúvida ajuda profissional se isto não estiver resultar mas já tenho umas bases porreiras.

Indo à questão, tenho 4 planos, faço-os de forma alternada. Pernas, Tríceps/Peito, Bíceps/Costas e um mix dos membros superiores com foco em exercícios unilaterais. A sensação que tenho é que este último é para já o mais importante de todos, equilibrar as forças.

Editado por Shai

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shai, Em 02/04/2026 at 17:57:

Aproveito isto para agradecer o post do @BrunoCardoso, foi muito útil. Percebi que o grande problema aqui está em quantidade de hidratos nas grandes refeições e, sobretudo, no pequeno-almoço. Tenho de subir bem os níveis aqui, foi uma vida inteira a comer pouco ou nada no pequeno-almoço. Vou explorar sem dúvida ajuda profissional se isto não estiver resultar mas já tenho umas bases porreiras.

Indo à questão, tenho 4 planos, faço-os de forma alternada. Pernas, Tríceps/Peito, Bíceps/Costas e um mix dos membros superiores com foco em exercícios unilaterais. A sensação que tenho é que este último é para já o mais importante de todos, equilibrar as forças.

Ainda sobre a questão de achares que comes muito ou não. Se comeres um kinder bueno e eu uma caixa de 700g de morangos, que é bastante, parece que eu comi muito mais que tu e tu pouco, a olho foram só duas barritas que vão num instante. Na verdade tem ambas aproximadamente as mesmas calorias. 240/244.

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de pedritsh, há 4 horas:

Ainda sobre a questão de achares que comes muito ou não. Se comeres um kinder bueno e eu uma caixa de 700g de morangos, que é bastante, parece que eu comi muito mais que tu e tu pouco, a olho foram só duas barritas que vão num instante. Na verdade tem ambas aproximadamente as mesmas calorias. 240/244.

O que não invalida que tu tenhas comido muito mais, parece porque comeste. Agora obviamente que o valor nutricional é muito melhor e a nível de saciedade também. Esse mindset é ótimo para quem quer estar em deficit calórico para perder peso.

Para quem vai no caminho contrário, o melhor é mesmo comer em maior quantidade mas acima de tudo, bem. Existe alguns hacks para isso além de suplementos. Substituir o fiambre no pão por atum, frango desfiado ou ovos. Iogurte grego é uma excelente opção entre refeições também. Batidos de fruta com aveia a acompanhar em vez de água ou café. E depois ter atenção às refeições principais, garantir que são equilibradas e fugir de coisas processadas.

No teu caso @Shai, acho que te compensaria mesmo ir a um nutricionista. Uma consulta por mês durante uns 6 meses, acho que ias descobrir o que funciona para ti e melhorar muito a tua relação com a alimentação a longo prazo. No fim de contas, para ganhar ou perder peso é muito uma questão de planeamento e o nutricionista também funciona como “accountability buddy” que é uma coisa que funciona muito bem com o ser humano.

Editado por migxstoper
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 6 minutos:

O que não invalida que tu tenhas comido muito mais, parece porque comeste. Agora obviamente que o valor nutricional é muito melhor e a nível de saciedade também. Esse mindset é ótimo para quem quer estar em deficit calórico para perder peso.

Para quem vai no caminho contrário, o melhor é mesmo comer em maior quantidade mas acima de tudo, bem. Existe alguns hacks para isso além de suplementos. Substituir o fiambre no pão por atum, frango desfiado ou ovos. Iogurte grego é uma excelente opção entre refeições também. Batidos de fruta com aveia a acompanhar em vez de água ou café. E depois ter atenção às refeições principais, garantir que são equilibradas e fugir de coisas processadas.

Foi só para ele entender que o "comer muito" é muito subjetivo. 

Se quer ganhar peso tem de comer alimentos que saciem menos digamos. Que encham menos. Alimentos calóricos. Farinha de arroz é bom. Come-se em maior quantidade que aveia.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shai, Em 02/04/2026 at 14:21:

Não deixei explicito no meu post mas a consulta que tive efetivamente aconteceu. Só que em traços genéricos, sem avaliação dos dados clínicos a fundo. Apenas julgando pelo peso e massa gorda. Também pelos dados "metabólicos basais", coisa que desconhecia.

Ela identificou obviamente aquilo que já tinham dito por aqui, que não como um crl durante o dia excepto as principais refeições; sendo que nas principais refeições podia ser melhor e já aumentei um pouco a dose. Estou a tentar adotar isso comendo basicamente as coisas que referi atrás nestes intervalos de pequeno-almoço e lanche.

Mas confesso que se torna "overwhelming" porque o senhor corpo sente que já anda a comer uma quantidade abusada de comida todos os dias para o que estava habituado e ainda assim não chega. É frustrante, eu sinto-me cheio e bem alimentado (citando Joaquim Alberto,) o dia inteiro exceto quando acordo, o que se resolve rapidamente (aqui já percebi que tenho de comer mais de manhã). Aceito que seja o normal para um ser humano saudável, para mim não é. É que eu já fui gordo a uma dada altura da minha vida. Quando bateu a pandemia cheguei ao 90 e tal Kg; e comia menos do que estou a comer atualmente lol. Certo que não havia atividade física, ainda assim.. Quando tinha uns 14 anos também tive tal peso.

De resto sabendo que uma consulta "a sério" resolvia a questão; também gosto de saber a opinião de malta que passou pelo mesmo. Não considero o cmpt um Dr. Google lol.

A perspetiva é a seguinte: eu meti-me no ginásio para acabar com o sedentarismo, no qual se ramifica as outras temáticas associadas como melhorar a forma física e a alimentação. Não quero estar bombado, não quero correr maratonas, não sou um atleta nem tão pouco mais ou menos nem ambiciono ser; sou só um gajo que tem um trabalho de escritório e que não fazia atividade física a não ser dar uns passeios de bicicleta ao fim-de-semana. Gosto de estar ali, passo lá 1h e meia a testar os meus limites e está feito, sendo que isso vai originando melhorias. O pós-treino é gratificante ao final do dia. Mas tendo optado por planos de hipertrofia nesta fase inicial, colocam-se estas minhas questões.

Eu vejo chavalos à minha volta no ginásio, com idade de secundário, com fisionomias iguais à minha. E tem claramente mais força. Então entram estas dúvidas na cabeça: será que é só uma questão de prática e técnica? Será que consomem uma quantidade enorme de prota todos os dias? Deixa-me a pensar. Não é que eles abalem qualquer coisa, diga-se, só me serve como motivação.

É normal, não é num mês que vais notar os ganhos físicos que procuras. É continuar e acredita que vais notar diferença.

Sobre a alimentação, é normal sentires-te cheio, com azia, é normal. Custa muito mais subir de peso do que perder. Mas aí só tens de continuar a forçar, vai chegar a uma altura em que o teu estômago e o teu corpo se habituam e consideram aquele novo peso o novo normal

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 2 horas:

peso

Também é relativo. Balanças são números. Se comer mais, vai ter mais força, vais puxar mais carga, vai desenvolver mais. Perder peso também é difícil gerir, ou comes bem e treinas muito, aqui meter mais cardio, ou comes menos e “treinas menos”. Depois também dá para conjugar certos tipos de alimentos e assim. Coisas que saciem mais vs coisas que saciem menos.

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Jimpo, Em 13/03/2026 at 15:48:

Sinto mais pressão social para ingerir suplementos e proteína na fase adulta do que para consumir drogas quando fui adolescente 

Quando era adolescente a generalidade da população olhava para suplementos como se fosse droga mesmo, ficava tudo a olhar de lado.

Eu acho que só comecei a tomar Whey quando já trabalhava. Agora até nas panquecas das influencers se mete.

Citação de BrunoCardoso, Em 23/03/2026 at 21:36:

Havia uma página Portuguesa, há uns bons atrás, que pagava a laboratórios para fazer um teste às proteínas, grande parte delas os valores que diziam ter, não tinha. Não me lembro de todas as marcas faladas, lembro me sim quem teve bom teste, o que tinha no rotulo era o valor real, essa foi a da ON, Optimum Nutrition. Honestamente fico reticente sobre Prozis, e até da própria HSN, a marca que tanto apregoo por aqui.

É o que tomo há mais de 10 anos depois de treinar, Optimum Nutrition Gold Standard 100% Whey sabor a morango. Não me cansa.

Houveu uma vez que levei a coisa mais a sério a treinar todos os dias, nutricionista e afins, e tb tomava a creatina da ON antes de ir dormir, mas não me sabia a grande coisa.

Editado por Ego Sum
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Dito isto, regressei ao ginásio convencional ontem. Estou a encaixar de volta na minha rotina, acho que vou conseguir ir sempre ao fim de semana de manhã.

Deixei-me disso há uns anos pq era difícil conciliar nas rotinas familiares. Para compensar, nos últimos 3 anos andei de bicicleta no dia-a-dia como transporte, exercícios ao final do dia ao chegar a casa antes de ir tomar banho, e tb fazia 20 minutos por semana de treino de eletroestimulação com PT.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 12 minutos:

Dito isto, regressei ao ginásio convencional ontem. Estou a encaixar de volta na minha rotina, acho que vou conseguir ir sempre ao fim de semana de manhã.

Deixei-me disso há uns anos pq era difícil conciliar nas rotinas familiares. Para compensar, nos últimos 3 anos andei de bicicleta no dia-a-dia como transporte, exercícios ao final do dia ao chegar a casa antes de ir tomar banho, e tb fazia 20 minutos por semana de treino de eletroestimulação com PT.

Musculação é saúde. Quando formos velhinhos o corpo vai agradecer. 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 3 horas:

Não vou discutir se A, B ou C é normal, mas sentir azia não é normal.

Eu sentia azia, nada de outro mundo, mas de vez em quando sentia, quando estava numa situação em que ele está agora. Estava a ser seguido por uma nutricionista. Ela dizia que era normal de vez em quando sentir isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Em 04/04/2026 at 12:58:

Eu sentia azia, nada de outro mundo, mas de vez em quando sentia, quando estava numa situação em que ele está agora. Estava a ser seguido por uma nutricionista. Ela dizia que era normal de vez em quando sentir isso.

Eu normalmente é quando saio do estádio.

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post

Já experimentaram os molhos da HSN? Comprei o Barbecue Honey e até gostei. 34kc/100g em comparação com o Ketchup do Mercadona que tem 83kc/100g. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 1 hora:

Já experimentaram os molhos da HSN? Comprei o Barbecue Honey e até gostei. 34kc/100g em comparação com o Ketchup do Mercadona que tem 83kc/100g. 

Comprei recentemente o de kebab

é meh em termos de sabor, mas cumpre

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 2 horas:

Acho-os demasiado caros, mas o de cheddar deixa-me curioso, já que o da Calvé tem 400+ kcal. O de barbecue mando vir o da Prozis e gosto.

Se queres ketchup com poucas cals e com um sabor que certamente é muito menos artificial que esses molhos, a versão light do Lidl tem 38kcal e a embalagem tem uns 530gr, por 1 euro e tal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, Em 02/04/2026 at 15:33:

Aproveito também para deixar isto aqui.

550x

O António é um nutricionista que eu sigo há alguns anos, atualmente a trabalhar para o Sporting, vai lançar um livro sobre nutrição e está em pré-venda. Eu já comprei o meu, para quem quiser aprofundar mais um pouquinho sobre a questão nutricional, recomendo, porque provavelmente vai ser um livro interessante para ler.

• Macronutrientes: características e importância para a saúde
  • Gasto calórico
  • Hidratação adequada
  • Hipertrofia muscular e perda de massa gorda
  • O que comer antes, durante e após o exercício
  • Dicas para atrasar ou evitar a fadiga
  • Quantidade de proteína e hidratos de carbono para otimizar resultados
  • Suplementos: diversidade, propósito e protocolos de toma
  • Recomendações nutricionais para os diferentes desportos

https://www.wook.pt/livro/muito-mais-do-que-proteina-antonio-pedro-mendes/27980571?srsltid=AfmBOop1emoL5P2HD6iFVWUx8bH09_CosgCoG-zajKr2R2x_X2lwZXDK

Tenho este livro, bastante completo e vale a pena para quem estiver interessado no tema.

Lançou um novo recentemente "Muito mais do que calorias".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, Em 07/04/2026 at 16:51:

Acho-os demasiado caros, mas o de cheddar deixa-me curioso, já que o da Calvé tem 400+ kcal. O de barbecue mando vir o da Prozis e gosto.

Se queres ketchup com poucas cals e com um sabor que certamente é muito menos artificial que esses molhos, a versão light do Lidl tem 38kcal e a embalagem tem uns 530gr, por 1 euro e tal.

Só havia congelado, é o mesmo numero de calorias ? eheh na brincadeira 😊

Comprei, vou experimentar. Obrigado pela dica

Citação de DValente_, há 22 horas:

Tenho este livro, bastante completo e vale a pena para quem estiver interessado no tema.

Lançou um novo recentemente "Muito mais do que calorias".

Achas que são os dois diferentes ? É que pelo indice do 'Muito mais que proteína' parece-me que aborda tudo no geral. 

Ainda não comprei, mas vou comprar para ler. Gostava de aprofundar mais sobre nutrição. Ao contrário dos TEEF's no exercício físico, a única forma (penso eu) de entrar na ordem dos nutricionistas, é através de licenciaturas em nutrição. Não há nada tipo os Teef's que possibilite isso.  

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 5 horas:

Só havia congelado, é o mesmo numero de calorias ? eheh na brincadeira 😊

Comprei, vou experimentar. Obrigado pela dica

Achas que são os dois diferentes ? É que pelo indice do 'Muito mais que proteína' parece-me que aborda tudo no geral. 

Ainda não comprei, mas vou comprar para ler. Gostava de aprofundar mais sobre nutrição. Ao contrário dos TEEF's no exercício físico, a única forma (penso eu) de entrar na ordem dos nutricionistas, é através de licenciaturas em nutrição. Não há nada tipo os Teef's que possibilite isso.  

Curso e estágio. Se quiseres saber mais, manda mp

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Isto anda uma loucura com os trails aqui por França. 

Ia-me inscrever num trail de 12km para o 24 de Maio, vão organizar 12km/21km/30km e já não há inscrições para os 12km e 21km. 

O gajo da organização disse-me que abriram as inscrições em Fevereiro e que deveria ter-me inscrito até ao início de Março que a partir daí já fica complicado. 

Em Portugal também ou são só as meias e as maratonas que estão na moda? 

Editado por Jimpo

Compartilhar este post

Link para o post

Está na moda e metade dessas pessoas vão tirar fotos e videos para o Instagram. 

Nada mais. 

• Haha 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Jimpo, há 2 horas:

as meias e as maratonas que estão na moda? 

Mais isto do que vejo pelo Instagram. E hyrox. Agora todos são profissionais do hyrox. Antes era musculação, ginásio, depois o crossfit é que era incrível, agora é o hyrox.

Citação de Mayday, há 33 minutos:

Está na moda e metade dessas pessoas vão tirar fotos e videos para o Instagram. 

Nada mais. 

Porque as influencers gritam nos stories, fazem um AAAA ou escrevem-no e porque todas dizem constantemente a palavra super ou mega?

Que se está a passar? Existe um curso? Como quem vai às aulas de cerâmica, há quem deva ir às aulas de influencer. 

Editado por pedritsh

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...