letras Publicado 21 Março 2010 É normal no inicio terem dificuldades com os dedos da mão esquerda? Nomeadamente a colocar os 4 dedos seguidos na mesma corda? Isto mais para a 6ª, porque a 1ª corda ainda é acessível... Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 21 Março 2010 É normal no inicio terem dificuldades com os dedos da mão esquerda? Nomeadamente a colocar os 4 dedos seguidos na mesma corda? Isto mais para a 6ª, porque a 1ª corda ainda é acessível... Sim. No início até treinava fazendo exercícios desse tipo: subindo e descendo o braço da guitarra todo, ao longo das 6 cordas. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 21 Março 2010 Que efeitos tens? Eu consigo um som bastante fixe na minha Zoom G1X :) Não sei, tenho que falar com um amigo meu para me ele me emprestar a pedaleira por uns dias ;) Compartilhar este post Link para o post
letras Publicado 21 Março 2010 Sim. No início até treinava fazendo exercícios desse tipo: subindo e descendo o braço da guitarra todo, ao longo das 6 cordas. Para ai quanto tempo levaste até te habituar e ser mais simples para ti? Compartilhar este post Link para o post
Interstellar Publicado 21 Março 2010 Isso depende de cada um. Isso é falta de elasticidade, vais ganhando com o tempo. Ao inicio deve-se praticar aquilo que o Doom disse, escalas cromáticas, só para ganhar elasticidade nos dedos. Mas não é coisa para te preocupares muito. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 21 Março 2010 Tempo não te sei dizer. E sim, varia de pessoa para pessoa. Mas não é algo que seja obrigatório fazer, apenas te ajuda a conseguir alcançar essa flexibilidade que tanto te preocupa ao início um pouco mais depressa. Compartilhar este post Link para o post
Guest Six Six Six Publicado 22 Março 2010 Toco baixo (frequentemente) bateria (raramente) e quero arranjar uma guitarra para ocupar o tempo enquanto estou fora de casa :D Só sei tocar algumas covers fáceis, já tenho uns modelos de guitarra em vista. Nunca tive aulas de música, nem quero (pelo menos por enquanto), devido a isto nunca aprendi teoria musical. Há alguma maneira de a aprender sem recorrer a aulas? Livros ou isso? Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 22 Março 2010 Epa eu aprendi tudo no ultimate-guitar.com 8) Pá falando a sério, primeiro aprendi os acordes básicos numa clássica, e depois fui explorando a fundo. Se tiveres algum amigo teu que perceba disso, também ajuda. Eu tive o meu colega de apartamento e foi um ajuda enorme. Agora tenho uma eléctrica (falar nisso, rebentei a 1 corda :facepalm:), e até a domino relativamente bem. No entanto, tenho que começar a ver as escalas pentatónicas, para depois seguir para as diatónicas. O que falta é tempo... Compartilhar este post Link para o post
Interstellar Publicado 22 Março 2010 Se tens falta de tempo então... Com 2 horas por dia, acho que ia demorar quase 6 meses, senão mais, para estudar as duas escalas pentatónicas. Compartilhar este post Link para o post
Guest Six Six Six Publicado 23 Março 2010 Epa eu aprendi tudo no ultimate-guitar.com 8) Pá falando a sério, primeiro aprendi os acordes básicos numa clássica, e depois fui explorando a fundo. Se tiveres algum amigo teu que perceba disso, também ajuda. Eu tive o meu colega de apartamento e foi um ajuda enorme. Agora tenho uma eléctrica (falar nisso, rebentei a 1 corda :facepalm:), e até a domino relativamente bem. No entanto, tenho que começar a ver as escalas pentatónicas, para depois seguir para as diatónicas. O que falta é tempo... Lá nesse site tem teoria? O que eu queria era mesmo isso, escalas, acordes (isto encontrei uns livros que parecem interessantes), etc. Ao nível de técnicas já domino algumas, que também uso no baixo, só preciso mesmo da teoria agora XD Se tens falta de tempo então... Com 2 horas por dia, acho que ia demorar quase 6 meses, senão mais, para estudar as duas escalas pentatónicas. Porquê tanto tempo? Se alguém souber onde posso ver as escalas agradecia :x Compartilhar este post Link para o post
Interstellar Publicado 23 Março 2010 Parabéns Gonçalo. ;) Quem me dera ter aulas. Bem, tenho andado a ler os básicos sobre teoria e não sabia que as escalas incluiam tanta coisa. E eu a pensar que sabia tocar a Pentatonica maior. Falando por alto, até sei, agora não sabia que existiam montes de variações ao longo do braço, o que, agora pensando bem, até é lógico. Comecei a decorar as notas todas no braço e a praticar a escala maior em G. Ainda estou a treinar a 1ª variação. Depois vou treinar uns improvisos apenas com essa variação e depois passo a treinar outra variação. Depois junto as notas todas das variações para ter mais liberdade de expressão. Básicamente estou a fazer isto: E isto é apenas a escala maior. Em G. :lol: O tempo que vou levar com isso... Nem vou ter tempo para tocar outras coisas. Já agora, um dúvida: Neste caso, isto vai servir para poder improvisar sobre acordes que pertençam à "Key de G". Eu não percebo nada disto, mas segundo percebi, então existem conjuntos de acordes que representam uma determinada sonoridade, ou seja, constituem uma determinada "key". :lol: Desculpem os termos e a explicação da dúvida mas não percebo mesmo nada disto. Alguém me podia dar umas luzes quanto a esses conjuntos de acordes e como tudo isto funciona? Se puderes vê os videos Six. Nesse caso é para a escala maior de G. Basicamente tens de aprender, para cada escala, a dominar as diferentes variações ao longo do braço que depois apenas variam de posição de acordo com o tom em que estás a tocar. Nesse caso, em chave de G. Depois tens de te habituar a todas as variações para as restantes chaves (A, B, C, D, E, etc), que são as mesmas mas em sitios diferentes. É bastante complexo ao inicio e provalvelmente não percebeste nada do que acabei de escrever. Nem eu tenho bem a certeza se é mesmo assim, sequer. Por isso o mais fácil é veres os videos aí colocados. ;) Edit: Epá, isto tudo o que foi dito foi supondo que estás a querer entrar no "mundo das escalas" para conseguires começar a sacar um improvisozito ou outro. Se ainda estás no começo, então isto vai-te ser importante mais tarde e podes pôr de lado as escalas, por agora. Compartilhar este post Link para o post
Guest Six Six Six Publicado 23 Março 2010 Se puderes vê os videos Six. Nesse caso é para a escala maior de G. Basicamente tens de aprender, para cada escala, a dominar as diferentes variações ao longo do braço que depois apenas variam de posição de acordo com o tom em que estás a tocar. Nesse caso, em chave de G. Depois tens de te habituar a todas as variações para as restantes chaves (A, B, C, D, E, etc), que são as mesmas mas em sitios diferentes. É bastante complexo ao inicio e provalvelmente não percebeste nada do que acabei de escrever. Nem eu tenho bem a certeza se é mesmo assim, sequer. Por isso o mais fácil é veres os videos aí colocados. ;) Edit: Epá, isto tudo o que foi dito foi supondo que estás a querer entrar no "mundo das escalas" para conseguires começar a sacar um improvisozito ou outro. Se ainda estás no começo, então isto vai-te ser importante mais tarde e podes pôr de lado as escalas, por agora. Obrigadíssimo Inter! Percebi mais ou menos, já tenho alguns conhecimentos e domino (mais ou menos bem) algumas técnicas, quero mesmo entrar nesta "Zona" agora. Percebi mais ou menos, com o tempo vou percebendo melhor :grin: Vou ver os vídeos, depois digo algo Thank you very much :) Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 4 Abril 2010 A ver se aprendo a tocar isto, antes preciso é de ter mais elasticidade nos dedos... que recomendam para melhorar isso? Compartilhar este post Link para o post
tbk22 Publicado 7 Abril 2010 Toco baixo (frequentemente) bateria (raramente) e quero arranjar uma guitarra para ocupar o tempo enquanto estou fora de casa :D Só sei tocar algumas covers fáceis, já tenho uns modelos de guitarra em vista. Nunca tive aulas de música, nem quero (pelo menos por enquanto), devido a isto nunca aprendi teoria musical. Há alguma maneira de a aprender sem recorrer a aulas? Livros ou isso? Eu comecei a aprender eléctrica em Outubro do ano passado e de inicio comecei mesmo por exercicios e tocar algumas musicas fáceis para ganhar elasticidade e prática nos dedos... Depois fui "sacando" alguns filmes do nomeadamente da coleção Lick Library ( que é muito completa aborda desde escalas até alternate picking), que me foram ajudando bastante, do mesmo sitio tambem saquei outros filmes e mesmo livros com video aulas muito interessantes. De resto vou sempre andando pelo youtube a ver umas covers e liçõezinhas e a ver umas tabs para tocar umas cenas de bandas que gosto mais... Desde que comecei na guitarra já ganhei mais paixão pela musica, até comecei a dar uns toques num piano que há cá em casa que até agora só o meu pai lhe tocava... Já tive foi inclinado a experimentar baixo porque tenho os dedos enormes xD e os meus amigos que tambem tocam guitarra disseram que me ia adaptar na perfeição ao baixo e para dizer a verdade cada vez que vejo Live Versions dos RHCP com o Flea quase a violar o baixo "musicalmente falando" eu fico encantado Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 7 Abril 2010 Parti uma corda da minha guitarra :cry: Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 13 Abril 2010 O meu prof disse-me que se continuar assim já nem vou precisar de exame para no próximo ano ir para o profissional *.* Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 25 Abril 2010 Na minha clássica, tenho as cordas ou pouco afastadas no braço, sendo para mim mais dificil tocar, quando comparo com outras guitarras... Será das cordas nao serem trocadas ha algum tempo ou é mesmo da guitarra? Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 25 Abril 2010 uma guitarra clássica é mesmo assim. Cordas mais juntas costuma levar a um braço mais fino, e isso acontece nas acústicas e também em eléctricas. Compartilhar este post Link para o post
Interstellar Publicado 25 Abril 2010 Mede a distancia a que as cordas estão da escala no 12º trasto e posta ai. Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 25 Abril 2010 Mede a distancia a que as cordas estão da escala no 12º trasto e posta ai. não fui a casa este fds, depois digo. Mas eu disse aquilo depois de comparar com outras clássicas, noto mais facilidade quando toco noutras. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 25 Abril 2010 se calhar tens o mesmo problema que eu na guitarra clássica: qualidade de m*rda . Não é para todos. Compartilhar este post Link para o post
tbk22 Publicado 27 Abril 2010 Nos ultimos dias nao tenho tido tempo nenhum pra tocar ou treinar/praticar novas musicas, e quando tenho so penso em RHCP Mas ja ando a algum tempo pra comprar um slide e/ou capo... Mas o slide de vidro ou assim e que dava mesmo jeito Compartilhar este post Link para o post
Interstellar Publicado 27 Abril 2010 Por acaso é das coisas em que cada vez tenho mais interesse. Quando voltar a tocar guitarra, vou ver se começar a praticar slide guitar. :) Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 1 Maio 2010 Mede a distancia a que as cordas estão da escala no 12º trasto e posta ai. 8 mm Compartilhar este post Link para o post
Interstellar Publicado 2 Maio 2010 Epá, não estão assim tão distantes. Talvez tenhas o braço da guitarra um bocado empenado mas duvido. Aqui a minha tem 6/7 cm de distancia. 8mm não é assim tão dificil de tocar... Já reparaste por acaso em algum ruido estranho, quando tocas numa determinada corda e num determinado trasto? Compartilhar este post Link para o post