Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 14 minutos:

Não percebo muito disto mas, estando na tua posição, isto seria o que me daria a segurança absoluta. Porque sabes que se der m*rda grossa, sais sempre a ganhar.

Ter stop-loss não é garantia que o mesmo seja accionado...alias em situacoes de flutuacões extremas, é mais normal não ser accionado do que ser

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 11 minutos:

Ter stop-loss não é garantia que o mesmo seja accionado...alias em situacoes de flutuacões extremas, é mais normal não ser accionado do que ser

A sério? Meti no Google e, do que li, era suposto ser accionado quando chega a um determinado valor.

Mas assim sendo não dá garantia nenhuma?

Compartilhar este post

Link para o post

@Bumba tens planos para te retirar eventualmente?

Num cenário apocalíptico em que o crypto vai a zero tens dinheiro de lado ou ideias do que fazer na vida para sobreviveres/manter actual estilo de vida?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 8 minutos:

Óbvio, mas a minha exposição nessa conta é zero, o que lá está é tudo play money que pode arder, já deu o que precisava de dar e até mais.

Neste caso específico, se houver um Crash, provavelmente é tudo comido com slipage, eu tenho stop Loss nos 8k 10k e 12k.

O lucro que deram mais o lucro em que fecham, é mais que suficiente para aguentar qualquer slipage.

Mas se houver um Crash e consequente falta de liquidez, o caso fica mal parado para alguns que estejam Over leveraged

Honestamente não tou muito preocupado com isso, mas poderia acontecer algo feio nesse aspecto, para quem não saiba o que tá a fazer

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

A sério? Meti no Google e, do que li, era suposto ser accionado quando chega a um determinado valor.

Também não percebo muito, mas imagino que para tu venderes a tua posição, alguém tenha de comprar. No caso extremo de uma descida abrupta, pode não haver ninguém nesse momento para comprar. Penso que seja isso, corrijam-me se estiver mal 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 8 minutos:

@Bumba tens planos para te retirar eventualmente?

Num cenário apocalíptico em que o crypto vai a zero tens dinheiro de lado ou ideias do que fazer na vida para sobreviveres/manter actual estilo de vida?

Não vivo de crypto, apesar de neste momento ser o maior rendimento por motivos óbvios. Mas representa 20% do meu portfólio actual. (50% nas condições actuais)

Num cenário apocalíptico, as crypto seriam as novas barras de ouro, o dinheiro actual deixa de existir e o valor estaria todo armazenado nas crypto.

Num cenário apocalíptico para as crypto, será a regulação das mesmas, que chegará provavelmente mais cedo do que calculamos.

Citação de pedrituh_9, há 8 minutos:

Também não percebo muito, mas imagino que para tu venderes a tua posição, alguém tenha de comprar. No caso extremo de uma descida abrupta, pode não haver ninguém nesse momento para comprar. Penso que seja isso, corrijam-me se estiver mal 😅

É isso.

Aliás foi por isso que o petróleo chegou aos níveis que chegou logo após o covid bater mundialmente.

Neste caso, era mais caro armazenar 1 barril do que o preço do mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedrituh_9, há 17 minutos:

É isso mesmo. Em momentos de extrema volatilidade não há nada que safe o investidor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 21 minutos:

É isso mesmo. Em momentos de extrema volatilidade não há nada que safe o investidor.

Hedge, diversificação, risk management.

Tudo isso reduz o risco exposto numa situação de slipage.

Agora se tiveres all in em SPY puts Over leveraged. Não há milagres

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, há 8 minutos:

Hedge, diversificação, risk management.

Tudo isso reduz o risco exposto numa situação de slipage.

Agora se tiveres all in em SPY puts Over leveraged. Não há milagres

Meu, eu sei disso tudo. mas não invalida em nada o que eu disse. Se quiseres alguma coisa num momento de extrema volatilidade, não há nada que te safe.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 44 minutos:

Citação de pedrituh_9, há 41 minutos:

Citação de Tio Hans, há 23 minutos:

Ja foi respondido um stop-loss é apenas uma ordem de mercado que é activada quando existe um trigger, o problema esta que em quedas muito acentuadas e rapidas de mercado o teu stop-loss pode nao encontrar contrario. 

Num exemplo pratico digamos que hoje BTC esta a 40,001 e tu tens um stop loss em 38,995. Existe uma m*rda qualquer e o mercado comeca a descer, inicia-se uma fire sale, basicamente pode acontecer (e acontece muita vez) que por existir uma escassez na procura nao existam compradores a 38,995 e como uma stop-loss nao é movel, a ordem mantem-se aberta no mercado com o preco a cair. 

Se tiveres uma stop-loss movel estas um pouco mais seguro. Se tiveres 3 stop-losses tambem nao estas mal, mas a unica forma de garatires um certo lucro é com uma option...mas isso por causa volatilidade das BTC deve custar couro e cabelo

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Btw o Musk ultrapassou o Bezos na lista dos mais ricos. Anda ali nos 180 mil milhões. 😂 (ou 180 biliões no sistema americano/inglês)

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda meti uma order de compra ontem (tinha vendido parte acima antes) com esperança que hoje voltasse ao normal, mas já vendi esse e mais algum que tinha em alts. Eventualmente subirá mas não estou para estar a stressar e já foi boa run por agora. Deixei 4 alts ainda, mas devem tankar brutamente. Se amanhã estiver nos 40k outra vez, parabéns a quem acreditou.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 37 minutos:

Ainda meti uma order de compra ontem (tinha vendido parte acima antes) com esperança que hoje voltasse ao normal, mas já vendi esse e mais algum que tinha em alts. Eventualmente subirá mas não estou para estar a stressar e já foi boa run por agora. Deixei 4 alts ainda, mas devem tankar brutamente. Se amanhã estiver nos 40k outra vez, parabéns a quem acreditou.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 3 minutos:

Tás a vender?

Correcções destas são saudáveis, nada sobe para sempre sem fazer liquidity grabs

Penso que se deva ao facto de um banco inglês ter recusado receber os lucros de crypto. e crypto tankou.

Se tou a vender? vendi dos 40k aos 34k btc 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 42 minutos:

lembrei-me da minha pass do binance! Anos depois, posso finalmente recuperar os meus 0.000048 bitcoins

0.0019

Get on my level 

tenor.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém tem feito os launchpads da binance? 

Se sim, usam a BNB ou BTC para fazer staking?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 12 horas:

E o que achas da horizen?

nunca usei.

Citação de Jimpo, há 1 hora:

Alguém tem feito os launchpads da binance? 

Se sim, usam a BNB ou BTC para fazer staking?

why not both?

na teoria, stakin fará sempre mais sentido para coins com futuro. (ou a curto prazo nas que derem mais retorno, óbvio) 

Uma cena que ainda não falei aqui. 

Quem compra crypto para hodling, não deveria vender nunca, isto porque estará a trocar crypto por dólares/euros, que perdem o valor com os anos, enquanto as crypto valorizam, basicamente com cada venda de crypto que façam estão a perder dinheiro no futuro. 

As cryptomoedas e a blockchain são um 'estilo de vida' para quem acredita mesmo nisso, ou seja, largar parte dos hodlings vai contra a sua natureza. 

Eu nunca acreditei muito, porque nunca fiz muitas pesquisas, mas fui acreditando mais à medida que ia aprendendo, e aumentava o meu blockfolio à medida que ia descobrindo novas cryptos.

O que eu fiz/faço é tentar não mexer no blockfolio que contém variadas coins e apenas fazer trading de cryptos, sem perder os meus hodlings, ou seja eu tenho 1 btc que comprei aos 6k, esse btc fica em hardware wallet ad eternum (ou então quando me apetecer sacar de lá) 

Enquanto Bitcoin vai dos 6k aos 40k a btc que comprei vai valorizando, e paralelamente, abri uma buy order btc/usd nos 6k também, ora o valor dessa trade é mais que suficiente para me descansar e não ter que ir a correr levantar aquele 1 btc que já vale bem mais do que que quando comprei. 

O que fazia ao inicio, era tirar parte dos lucros de hodling para alimentar a minha conta de trading, mas com o passar dos anos, já vi que fiquei a perder dinheiro, basicamente, fiz withdrawls de milhares, que valeriam muito mais se tivesse quieto. 

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei, mas o que é bom acaba sempre.

Ia sugerir à moderação que seja criado um tópico exclusivamente dedicado à cryptalhada. Nada contra, só ajuda a organizar melhor as conversas.

• Like 3
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, Agora:

Gostei, mas o que é bom acaba sempre.

Ia sugerir à moderação que seja criado um tópico exclusivamente dedicado à cryptalhada. Nada contra, só ajuda a organizar melhor as conversas.

o que gostaste? all time highs? 

Sinceramente, até pode haver um tópico só para crypto, mas acabará no fundo do fórum. E aqui sendo mais generalizado aparece mais pessoal, e consequentemente tem mais visibilidade. 

Apostas desportivas, poker, forex, crypto. 

LOL tem tudo para dar certo, mais vale por a cena das apostas no espelho meu se é que me entendes. 

my honest opinion

Compartilhar este post

Link para o post

Acabou o fight. No meio de tantas mensagens sempre deu para rir com a prestação soberba do Inkie. 

A visibilidade e importância é dada por aquilo que as pessoas quiserem ler ou participar.

As apostas foram desaparecendo em virtude das restrições impostas pela legislação abjecta de Portugal. Isso tirou 98% dos sports traders cá do burgo. Não considero o Burkina nesta categoria (mas é um dos ativos em virtude da sua vida profissional), mas nessa campo sobro eu e o Koper. Tudo o resto não tem contas Betfair. Depois foi a malta que usava a Bet365 e que não aprecia (com razão) as casas licenciadas. Ou as não licenciadas. Tudo somado, sobramos meia dúzia.

O Forex acho que nunca teve especial adesão da malta. 

O poker é um nicho, onde tens 5-10 utilizadores muito ativos e que dão muita vida aquele espaço. 

Quanto ao tema crypto, acho que os que aqui discutem ou que pretendem entrar no tema, beneficiariam de um espaço próprio. Imagina um primeiro post com uma curadoria de livros, podcasts, artigos, twitter, etc. para a malta que quer entrar conseguir começar a estudar? Crypto e afins é ultra fast-paced, o que acaba por enterrar outros temas de conversa deste tópico. Assim, com um tópico próprio, seria possível manter a cadência da conversa crypto (e talvez aumentar o número de interessados e participantes) e este ficaria mais voltado a temas mais slow-paced, mas não menos importante. 

--

Fiquei curioso com uma afirmação do @alguemde2008 sobre a DeGiro. Os traders a sério dizem que é uma m*rda? E a malta mais mundana, que investe <100k é ok? É que lembro-me de ler que na Vanguard só faria sentido com carteiras superiores a 100k. Ou há outras alternativas? Pergunto isto porque fazer uma afirmação dessas aqui e não dar uma alternativa é meio que m*rdoso, porque como sabes, muita malta aqui usa a DeGiro e assim sempre ficávamos mais elucidados. Grato 🙂 

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade seja dita, crypto só está na 'berra' porque bitcoin foi aos 40k

Crypto é um investimento a longo prazo, tanto ou mais do que stocks, independentemente da volatilidade actual. 

Por um lado concordo com tudo o que disseste, mas não deixa de ser contraditório não ter um dos melhores investimentos da década no tópico do dinheiro, investimentos e literacia financeira.

Aliás literacia financeira no futuro será à volta da blockchain e das cryptos, portanto mais vale começar já a ser algo 'mainstream' porque quanto mais cedo, melhor. 

A adoção só acontece quando a população realmente entender que é o futuro, talvez não nos modos que prevemos, mas sim como algo integrado nos sistemas bancários e monetários. 

O que nós temos hoje em dia, BIC, SWIFT, IBAN, SEPA etc é basicamente as ferramentas antiquadas que foram criadas com a tecnologia da altura. 

As crypto vêm resolver problemas de logistica e custos que os bancos não conseguiram cortar ainda, daí que alguns já estejam a adoptar protocolos de cryptos e a usar novas tecnologias para modernizar o seu serviço. 

Quanto à Degiro, não uso nem é a minha praia, mas nunca vi ninguém a falar mal, acredito que tenha custos, comissões, spreads whatever, acima da média 'normal' que alguem de 2008 não esteja habituado, assim com eu, porque eventualmente não usamos as mesmas plataformas de investimento. 

No meu caso então que não costumo mexer com stocks, fundos, etfs. Passa-me completamente ao lado, mas já tive curiosidade de instalar o Robinhood, devido ao hype que existe no r/wallstreetbets

Quanto a alternativas, deve haver um porradão delas. 

Editado por Bumba

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...