NIkeL Publicado 12 Janeiro 2021 (editado) Eu uso Degiro e até agora não tenho problema nenhum... Ainda não levantei mas não vejo porque haverá problema. Nos ETF há uma lista ainda bastante considerável onde não pagas comissões, dentro de alguns limites. A primeira transação do mês é gratuita, depois pagas se for abaixo de um valor. A comissão também não é nada do outro mundo, 2 euros + uns 0.1% em média Numa compra de 300/500 euros vais pagar 2.05 euros mais ou menos de comissão. Não acho especialmente relevante. Dito isto, se vão andar a investir 50 euros por mês, é preferível ir metendo lá o dinheiro mas comprar unidades do ETF apenas quando acumularem um valor mais considerável. . De qualquer forma dá para fazer vida sem pagar comissões com os ETF grátis. A lista sem comissões: https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista-etfs-sem-comissao.pdf Eu tenho num mundial iShares e num SP500 de tecnologias de informação também iShares. Só iniciei em julho do ano passado, mas tive até agora crescimento de 4.2% num e 3.1% no outro. Este investimento para mim é a muito longo prazo com investimentos regulares. De momento apenas tenho este investimento e um fundo de emergência (aka conta a prazo), metendo todos os meses um valor em cada. Se sobra dinheiro ao fim do mês além disso, adiciono o restante também. Tenho também uns trocos em crypto mas é só para brincar. Talvez se descer bastante meta algum dinheiro "a fundo perdido". Editado 12 Janeiro 2021 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 12 Janeiro 2021 Citação de NIkeL, há 35 minutos: Eu uso Degiro e até agora não tenho problema nenhum... Ainda não levantei mas não vejo porque haverá problema. Nos ETF há uma lista ainda bastante considerável onde não pagas comissões, dentro de alguns limites. A primeira transação do mês é gratuita, depois pagas se for abaixo de um valor. A comissão também não é nada do outro mundo, 2 euros + uns 0.1% em média Numa compra de 300/500 euros vais pagar 2.05 euros mais ou menos de comissão. Não acho especialmente relevante. Dito isto, se vão andar a investir 50 euros por mês, é preferível ir metendo lá o dinheiro mas comprar unidades do ETF apenas quando acumularem um valor mais considerável. . De qualquer forma dá para fazer vida sem pagar comissões com os ETF grátis. A lista sem comissões: https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista-etfs-sem-comissao.pdf Eu tenho num mundial iShares e num SP500 de tecnologias de informação também iShares. Só iniciei em julho do ano passado, mas tive até agora crescimento de 4.2% num e 3.1% no outro. Este investimento para mim é a muito longo prazo com investimentos regulares. De momento apenas tenho este investimento e um fundo de emergência (aka conta a prazo), metendo todos os meses um valor em cada. Se sobra dinheiro ao fim do mês além disso, adiciono o restante também. Tenho também uns trocos em crypto mas é só para brincar. Talvez se descer bastante meta algum dinheiro "a fundo perdido". Esses 4.2% são relativos a todo o dinheiro que tens posto no UCITS (?) certo? Comecei exactamente na mesma altura, e fui reforçando mensalmente. No total subiu 5.6% devido aos reforços serem sempre feitos com um preço superior ao mês anterior. No entanto, se virmos só a primeira compra (Julho), já foram 14.7%. Nos primeiros dois meses experimentei tres ETFs, incluindo um de eSports que já subiu 24% mas os outros não foram grande espingarda. Só não vendo a posição por preguiça de preencher IRS. Agora mais recentemente saiu um novo ETF que provavelmente vou reforçar a cada dois ou 3 meses. O Lyxor MSCI Disruptive Technology ESG Filtered (DR) UCITS ETF. Não faz parte da lista de ETFs gratuitos mas 2e não é muito. O TER em Setembro passa para .45% mas agora anda nos .15%. Inicialmente a minha estratégia era de por o dinheiro certinho no UCITS e não pensar mais no assunto, mas o Revolut tem-me deixado um bocadinho mais à vontade com o risco. E sendo ainda relativamente novo e sem grandes responsabilidades não vejo grande mal em alocar parte do dinheiro noutro sítio. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 12 Janeiro 2021 (editado) Citação de joe, há 28 minutos: Esses 4.2% são relativos a todo o dinheiro que tens posto no UCITS (?) certo? Comecei exactamente na mesma altura, e fui reforçando mensalmente. No total subiu 5.6% devido aos reforços serem sempre feitos com um preço superior ao mês anterior. No entanto, se virmos só a primeira compra (Julho), já foram 14.7%. Nos primeiros dois meses experimentei tres ETFs, incluindo um de eSports que já subiu 24% mas os outros não foram grande espingarda. Só não vendo a posição por preguiça de preencher IRS. Agora mais recentemente saiu um novo ETF que provavelmente vou reforçar a cada dois ou 3 meses. O Lyxor MSCI Disruptive Technology ESG Filtered (DR) UCITS ETF. Não faz parte da lista de ETFs gratuitos mas 2e não é muito. O TER em Setembro passa para .45% mas agora anda nos .15%. Inicialmente a minha estratégia era de por o dinheiro certinho no UCITS e não pensar mais no assunto, mas o Revolut tem-me deixado um bocadinho mais à vontade com o risco. E sendo ainda relativamente novo e sem grandes responsabilidades não vejo grande mal em alocar parte do dinheiro noutro sítio. Sim, em relação a todo o dinheiro. Em relação a primeira compra, um subiu 11% e o outro subiu 12%, mas como foi um investimento inicial pequeno só para ver como funcionava, não é uma percentagem tão grande nas contas finais. Em relação ao risco, o meu dinheiro a prazo será sempre a maior parcela do meu capital, se meto x em etf, é porque meti x+y a prazo também. Os ETF é dinheiro que em princípio nunca vou perder, pelo menos a 100% (a muito longo prazo é muito improvável descer sequer) mas se descesse em vez de subir, era algo que não me deixava pior, porque será sempre considerado um extra e nunca algo com o qual conto para fazer seja o que for. É um risco super calculado, sempre fui muito cuidadoso com o dinheiro, sabendo bem os meus limites. Editado 12 Janeiro 2021 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 12 Janeiro 2021 vendam tudo enquanto podem. é nestes momentos que se sabe o que vai acontecer Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 19 Janeiro 2021 https://www.westpac.com.au/docs/pdf/aw/economics-research/er20210120BullConsumerSentiment.pdf @Burkina2008 há algo do género da tugalandia? Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 20 Janeiro 2021 Citação de Bumba, há 29 minutos: https://www.westpac.com.au/docs/pdf/aw/economics-research/er20210120BullConsumerSentiment.pdf @Burkina2008 há algo do género da tugalandia? Existem KPIs elaborados pela CIP, mas nao tem a importancia nem a metodologia do Consumer Sentiment index mensal nos States que tem efeitos sobre o Dow Jones (Nasdaq tambem mas menos). Tudo a sua dimensao, a bolsa de lisboa não é propriamente um grande ou importante mercado de capitais....e as empresas cotadas nem sao muito B2C, logo os efeitos directos de um KPI desses a nivel nacional seriam marginais. 1 Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 20 Janeiro 2021 Citação de Burkina2008, Agora: Existem KPIs elaborados pela CIP, mas nao tem a importancia nem a metodologia do Consumer Sentiment index mensal nos States que tem efeitos sobre o Dow Jones (Nasdaq tambem mas menos). Tudo a sua dimensao, a bolsa de lisboa não é propriamente um grande ou importante mercado de capitais....e as empresas cotadas nem sao muito B2C, logo os efeitos directos de um KPI desses a nivel nacional seriam marginais. Percebi. Somos insignificantes lol era só por curiosidade. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 22 Janeiro 2021 https://www.instagram.com/p/CKVaDPKj2HL/?igshid=1u2qd58ms0i2o tás bem, bumba Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 22 Janeiro 2021 (editado) Citação de UnReal, há 8 minutos: https://www.instagram.com/p/CKVaDPKj2HL/?igshid=1u2qd58ms0i2o tás bem, bumba Citação de Bumba, Em 12/01/2021 at 22:22: vendam tudo enquanto podem. é nestes momentos que se sabe o que vai acontecer Editado 22 Janeiro 2021 por Bumba Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 22 Janeiro 2021 Citação de Ed, há 8 minutos: E já estás a comprar? não, já estava, desde os <10k Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 22 Janeiro 2021 Bumba se tivesses que apostar, até onde achas que cai? 10, 5, 20... Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 22 Janeiro 2021 Falaram-me do CashbackWorld, Lyconet (network marketing), mas não fui na conversa. Alguém tem opinião sobre isto? Compartilhar este post Link para o post
Brahimi Publicado 22 Janeiro 2021 (editado) São muito bons se quiseres atingir liberdade financeira e geográfica, ter 6 sábados por semana e deixar de seguir os sonhos dos outros, mano Editado 22 Janeiro 2021 por Brahimi 4 Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 22 Janeiro 2021 Citação de Keyser, há 4 minutos: Falaram-me do CashbackWorld, Lyconet (network marketing), mas não fui na conversa. Alguém tem opinião sobre isto? Citação de Inkie, Em 08/05/2020 at 13:01: https://m.facebook.com/cashbackworldponzi/?locale2=pt_BR https://sol.sapo.pt/artigo/501255/lyoness-deco-aconselha-prud-ncia http://boards.straightdope.com/sdmb/showthread.php?t=640882 Tentaram vender esse negócio à minha ex. É basicamente um esquema de pirâmide mascarado (as modernas empresas de MLM). Citação de Inkie, Em 08/05/2020 at 15:12: Geralmente a estratégia é convidar para um cafézinho primeiro e depois chegas lá e começam a falar na "oportunidade de negócio", às vezes acompanhados pelo seu "chefe", que foi a pessoa que os recrutou. Dão os traços gerais mas quando chega à parte importante tentam desvalorizar. Tentam vender a ideia que toda a gente quer o produto (neste caso, dizem-te que "toda a gente faz compras, porquê não ter descontos extra nessas compras?"), mas depois mais para a frente no negócio chegas à conclusão que só tens ROI significativo se pagares mais para seres membro "premium", e esse rendimento está dependente da capacidade de recrutamento dos teus recrutados (daí a pirâmide). Para chegares a premium, tens de investir uma quantia maior, e quando o negócio inevitavelmente for com os porcos, acabas por perder todo o investimento que foste fazendo. Também não te explicam como é que os retailers que oferecem o desconto fazem dinheiro, geralmente sacodem a responsabilidade para a empresa em si e dizem que isso já são tecnicalidades demasiado complexas e que não precisas de saber. Odeio MLMs. 2 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Janeiro 2021 Citação de Keyser, há 9 minutos: Falaram-me do CashbackWorld, Lyconet (network marketing), mas não fui na conversa. Alguém tem opinião sobre isto? 2 Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 22 Janeiro 2021 Citação de Ghelthon, há 23 minutos: Também me lembrei desta cena 😁, se bem que eles insistem que não é um esquema em pirâmide. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Janeiro 2021 Citação de Keyser, há 1 minuto: Também me lembrei desta cena 😁, se bem que eles insistem que não é um esquema em pirâmide. Esse deve ser o discurso de todos esses "angariadores", não? Nunca fui abordado, mas imagino que seja isso. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 22 Janeiro 2021 Citação de Keyser, há 18 minutos: Também me lembrei desta cena 😁, se bem que eles insistem que não é um esquema em pirâmide. Como assim? Quem está a tentar impingir um esquema em pirâmide a dizer que não é um esquema em pirâmide? Deve ser uma abordagem diferente que nunca ouvi falar. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 22 Janeiro 2021 Tem piada o Bitcoin estar a cair quando há um mês estava a 19 mil e agora que caiu ... está a 26. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 22 Janeiro 2021 Citação de Brahimi, há 1 hora: São muito bons se quiseres atingir liberdade financeira e geográfica, ter 6 sábados por semana e deixar de seguir os sonhos dos outros, mano 6 sábados e 1 domingo 🙏 Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 22 Janeiro 2021 Citação de NIkeL, há 1 hora: Como assim? Quem está a tentar impingir um esquema em pirâmide a dizer que não é um esquema em pirâmide? Deve ser uma abordagem diferente que nunca ouvi falar. Sim, tentam convencer que não. Só para terem uma ideia teria que investir num "pacote premium" de 1000 e tal euros que dizem que são a fundo perdido e ainda pagar mais uma mensalidade de 99€. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 22 Janeiro 2021 Citação de Keyser, há 7 minutos: Sim, tentam convencer que não. Só para terem uma ideia teria que investir num "pacote premium" de 1000 e tal euros que dizem que são a fundo perdido e ainda pagar mais uma mensalidade de 99€. Estava a ser sarcástico 😁 Confesso que não entendo como alguém vai nessas coisas. Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 22 Janeiro 2021 Citação de Ghelthon, há 2 horas: Esse deve ser o discurso de todos esses "angariadores", não? Nunca fui abordado, mas imagino que seja isso. É a primeira vez mas suponho que sim Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 22 Janeiro 2021 Citação de NIkeL, há 2 horas: Bumba se tivesses que apostar, até onde achas que cai? 10, 5, 20... Adorava que fosse aos 12k 10k que assim ainda mantinha as posições a 6k e 8k. Mas u nevah knowww with buttcoin. Citação de Jimpo, há 1 hora: Tem piada o Bitcoin estar a cair quando há um mês estava a 19 mil e agora que caiu ... está a 26. Explica a piada, não percebi. a sério Compartilhar este post Link para o post