lastdance Publicado 29 Outubro 2020 Citação de Kiko17, há 1 hora: Mas a questão é que não evitam, basta olhar para o cenário atual. Tens um presidente que tomou o poder do Benfica e só de lá sai quando quiser ou quando for preso. Isso não é um takeover, ele foi, e tem sido, eleito por benfiquistas. Compartilhar este post Link para o post
KO PrizeFighter Publicado 29 Outubro 2020 Já agora, compreendo a reação do JNL. A minha vontade impulsiva também era impugnar as eleições, mas a sangue frio, há que perceber que isso poderia ser algo que dividisse completamente o Benfica, e temos um exemplo bem próximo daquilo que acontece com um clube dividido mesmo aqui ao lado Claro que se pode dizer que valeria a pena para tirar de lá esta corja, mas ninguém adivinha o que pode acontecer no futuro, e compreendo que o JNL não queira ser o responsável por causar uma divisão dessas no nosso clube. Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 29 Outubro 2020 Não deixo de ver alguns paralelismo entre a situação do Benfica com o meu clube, o desgaste acumulado de quem está no poder e a consequência de não ter um oposição válida e o aproveitamento disso para proveito próprio. Segui com alguma atenção esta eleição, pensando para mim que seria uma primavera árabe no futebol português, em que se estes voltassem, seguia uma onda de revolução, importante para quem também tem eleições para o próximo ano. Sentia que se o Benfica mudasse apareceriam pessoas capazes, ou com nome, para fazer frente ao ditador do meu clube. Não é ao calhas que vimos pessoas dos mais diversos clubes por aqui, neste tópico, a mostrarem-se a favor da mudança, seja o Shark, o Diogo, Tio, entre outros, no fundo era a nossa esperança que se o Benfica consegue mudar, o nosso também. Também é por isso que partilho o sentimento de murro no estômago que a maior parte dos benfiquistas estão neste momento a sentir, mas é o o Black Hawk estava a dizer, é complicado tirar um tirano de um dia para o outro. O receio que tenho, no meu caso, é que a retirada do tirano faça com que o clube se divida em pró-tirano e quem está lá, vide Sporting. Apesar disto tudo, acredito que o meu irá mudar, por isso não percam a esperança. 5 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 29 Outubro 2020 Citação de Black Hawk, há 2 horas: Foi uma derrota se só olhares a prazo. Se olhares para a big picture percebe-se que o Vieira levou um abanão ontem que de certeza nunca esperou levar. Tu estás como eu estava num certo dia em 2011 quando o Gordinho Flopes ganhou as eleições. Sendo certo que essas foram mais à justa do que estas, mas o cenário era bastante semelhante: grande mobilização na oposição, expectativas de derrotar uma facção que andava na presidência há demasiado tempo, suspeitas de manipulação de resultados e a eventual derrota no ato eleitoral... isto é tão parecido que até arrepia. Mas olhando em retrospetiva, foi o início do fim dos croquetes. O sujeito que ganhou essas eleições teve sempre a pairar sobre ele a sombra da vitória à justa, tomou decisões parvas para se tentar legitimar, havia uma oposição a espreitar e a impedi-lo de dormir à noite, uma oposição visível, objetiva e não apenas abstrata. O Vieira acordou hoje para essa realidade. Não tão extrema como a do Gordinho Flopes, mas na perspetiva do Vieira é a mais real do que alguma vez enfrentou. Hoje ele sabe que não tem grande margem para (mais) erros crassos ou polémicas, pois se antes tinha quê, 90% de apoio?, agora a margem está quase em apenas metade e mais um pouco. Ele cai. Ele vai cair. Não esmoreçam. Quando a coisa esfriar o cenário vai parecer-vos bem mais risonho do que vos surge agora no seguimento do choque. Em 2011 foi igual do nosso lado. Compreendo perfeitamente o que queres dizer mas há uma grande diferença (para não dizer enorme). Esse Sporting estava miserável, o Godinho era já a última versão do tal projecto (e uma bem degradante e claramente o único que aceitou meter-se naquilo), não havia dinheiro, não existiam títulos, nada. E isto já se arrastava há algum tempo e mesmo assim passámos por roubos de todo o género ao clube com Soares Franco e Bettencourt e nada aconteceu. Zero. Existisse ali a sorte de um título com o Bento e certamente que a história seria outra. Além que a continuidade começava já a perder no pessoal com menos votos, era o pessoal mais velho que por medo de aventureiros ia aguentando aquilo. No Benfica há títulos, há património, há tudo o que o comum mortal liga. E há uma máquina propagandista avassaladora. Até o primeiro-ministro e presidente da CML estão com ele. Eu julgo que é um engano achar que estamos perto do fim, até pode ser o primeiro capítulo mas de um livro bem longo. E isto só acelera caso haja guerra civil à Sporting (o que seria a morte do clube) Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 29 Outubro 2020 Citação de HIM, há 9 minutos: Outra coisa - a família Benfiquista está completamente fracionada de agora em diante. Enquanto o Vieira não sair de lá, irá permanecer assim. Já o estava antes. E mesmo assim, quando ganhamos festejamos todos e quando perdemos perdemos todos. Continuamos todos unidos porque no fundo queremos todos o mesmo, que o Benfica vença. Divergimos é no modo em como queremos vencer. Tanto é que acabaram as eleições, os 3 candidatos vieram pedir união e não houve confrontos ou revolta (publica e generalizada). Vai continuar tudo na mesma, apoiar o clube, elogiar quando se tiver que elogiar e criticar quando se tiver que criticar. Não muda nada. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 29 Outubro 2020 O maior adversário do Luís Felipe Vieira é a esperança média de vida portuguesa. Irão travar uma enorme batalha durante este mandato. 4 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 29 Outubro 2020 Citação de Che, há 4 minutos: O maior adversário do Luís Felipe Vieira é a esperança média de vida portuguesa. Irão travar uma enorme batalha durante este mandato. O que mais me chateia é isto. As pessoas que viram o Benfica em finais da liga dos campeões são as que votam Vieira. Não percebo. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 29 Outubro 2020 Citação de Robe, há 5 minutos: O que mais me chateia é isto. As pessoas que viram o Benfica em finais da liga dos campeões são as que votam Vieira. Não percebo. Mas o Vieira não ganhou em todas as idades de sócio? Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 29 Outubro 2020 (editado) Citação de smashing_pumpkin, há 1 minuto: Mas o Vieira não ganhou em todas as idades de sócio? Não me refiro a isso, mas durante estes últimos tempos tentei ter discussões com muitos amigos/familiares dessa idade sobre o Vieira e TODOS vão votar nele porque acham que é ele ou o Vale e Azevedo e o JNL é croquete. Editado 29 Outubro 2020 por Robe Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 29 Outubro 2020 Citação de Robe, há 8 minutos: Não me refiro a isso, mas durante estes últimos tempos tentei ter discussões com muitos amigos/familiares dessa idade sobre o Vieira e TODOS vão votar nele porque acham que é ele ou o Vale e Azevedo e o JNL é croquete. A questão é que todas votam Vieira. E mesmo sem os velhotes, o Vieira ganharia na mesma (de acordo com os dados de ontem). E croquete é marca registada do sporting, sff. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 29 Outubro 2020 Citação de Robe, há 8 minutos: Não me refiro a isso, mas durante estes últimos tempos tentei ter discussões com muitos amigos/familiares dessa idade sobre o Vieira e TODOS vão votar nele porque acham que é ele ou o Vale e Azevedo e o JNL é croquete. Faz sentido que gente básica se reveja num sujeitinho básico e rejeite quem demonstre alguma ponta de sofisticação. Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 29 Outubro 2020 no que consiste o voto de uma Casa? Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 29 Outubro 2020 Citação de Almeno, há 44 minutos: Já o estava antes. E mesmo assim, quando ganhamos festejamos todos e quando perdemos perdemos todos. Continuamos todos unidos porque no fundo queremos todos o mesmo, que o Benfica vença. Divergimos é no modo em como queremos vencer. Tanto é que acabaram as eleições, os 3 candidatos vieram pedir união e não houve confrontos ou revolta (publica e generalizada). Vai continuar tudo na mesma, apoiar o clube, elogiar quando se tiver que elogiar e criticar quando se tiver que criticar. Não muda nada. SIm, tens razão, mas acho que agora partiu mesmo de vez. E não aconteceu nada porque não temos visto contestação acentuada, especialmente porque estamos interditos de ir aos estádios ou aos pavilhões. Citação de John Bonifácio, há 9 minutos: Faz sentido que gente básica se reveja num sujeitinho básico e rejeite quem demonstre alguma ponta de sofisticação. x2 Considerem este exemplo parecido ao de Trump ou do André Ventura. O povo é muito ignorante... Compartilhar este post Link para o post
.oz. Publicado 29 Outubro 2020 Eu acho q todos sabiam no q isto ia dar, mas houve esperança e acima de tudo, houve uma reacção por parte da oposição q é sempre saudável se for apresentada da maneira que foi. Estamos de parabéns pela mobilização e pela tentativa de mostrar que ainda ha malta atenta. Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 29 Outubro 2020 Citação de bobzz, há 29 minutos: no que consiste o voto de uma Casa? O presidente da casa tem direito a 50 votos, mesmo que ele próprio seja sócio há um ano, ou no limite não seja sócio sequer. Basicamente é isto. Compartilhar este post Link para o post
scallywag Publicado 29 Outubro 2020 Se não abrem as urnas, os votos anunciados e as respectivas percentagens de ontem são só baseados nos online? Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 29 Outubro 2020 Citação de scallywag, há 2 minutos: Se não abrem as urnas, os votos anunciados e as respectivas percentagens de ontem são só baseados nos online? O voto foi eletrónico. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 29 Outubro 2020 Citação de Osbourne, há 31 minutos: Eu acho q todos sabiam no q isto ia dar, mas houve esperança e acima de tudo, houve uma reacção por parte da oposição q é sempre saudável se for apresentada da maneira que foi. Estamos de parabéns pela mobilização e pela tentativa de mostrar que ainda ha malta atenta. Não consigo partilhar desse sentimento de semi-conformismo. Nós não estamos de parabéns. Estaríamos se o resultado fosse outro. Mobilizar pela sobrevivência do conceito de Benfica é a obrigação de qualquer sócio e adepto e não algo que deva ser celebrado, especialmente quando isso é fruto de um laxismo atroz que entregou o clube a mãos criminosas. O tempo de parabenizações será quando o resultado eleitoral ditar uma mudança. Até lá há apenas gratidão por todos aqueles que arrepiaram caminho e, durante meses, foram incansáveis na tentativa de fazer do Benfica um clube melhor. Pessoas como o @Red Prince e o @w0 já conseguiram a proeza de mostrar que o benfiquismo não está morto e que é possível dar-lhe mais e mais vida, se assim os benfiquistas desejarem. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 29 Outubro 2020 Eu é que vos agradeço a paciência para o spam e o enorme contributo do @w0 para o progresso do Movimento. Absolutamente essencial numa fase mais embrionária para abrir horizontes internamente! Partilho um texto pessoal, já mais a frio, mas aqui fica muito bem entregue, acredito. Há uns meses, um amigo desafiou-me a embarcar numa grande aventura. Um grupo de sócios que, tal como eu, ele e outros, reunia em torno do Benfica. Do Glorioso Benfica, que foi, é e sempre será muito mais do que um simples clube de futebol. E que, além dessas simples reuniões, desejava formalizar uma candidatura aos Órgãos Sociais do clube. Lembro-me de ter questionado se era para ganhar e a resposta foi algo como "para ganhar, muito dificilmente, mas não tenho dúvidas de que será a melhor lista." Aceitei, claro. Foi das melhores decisões que já tomei. Reencontrei rostos conhecidos, conheci muitos novos, companheiros deste amor que nos move, e que hoje tenho a honra de tratar por amigos. Mobilizei outros e orgulhosamente pus muita gente a pensar Benfica. O percurso não foi nada fácil mas de uma tertúlia de benfiquistas surgiu um Movimento verdadeiramente popular disposto a fazer uma campanha positiva e construtiva pelo Benfica. Pese embora a barreira quase inultrapassável de chegar ao mainstream via comunicação social, fruto da assumida e manifesta falta de músculo junto das influências que movem a mass media, sobretudo a desportiva, não tenho qualquer falsa modéstia ao reivindicar a melhor campanha eleitoral de que me lembro nas eleições de um clube desportivo. Com meia dúzia de tostões conseguimos trazer para a ordem do dia as nossas opiniões fundadas sobre o Sport Lisboa e Benfica e construir de raíz um programa eleitoral que é um tratado de benfiquismo. Sem qualquer "director de campanha" ou "director de comunicação" de facto, conseguimos realizar acções junto dos Benfiquistas de todo o continente português, desde tertúlias a jantares, sessões de esclarecimentos, um passeio pela história do clube em Lisboa (grande abraço e eterno respeito ao enorme Alberto Miguens, que superiormente a qualquer simpatia eleitoral guiou quem foi e, sem saber, meses antes tinha tido um papel essencial ao reconhecer que já depois de ter perdido a esperança a tinha recuperado ao ver o que os mais jovens ainda eram capazes de reivindicar), bem como de forma mais séria ou mais satírica chamar a atenção para o que, reconhecendo méritos passados, tinha indubitavelmente de mudar no SLB. Com o aumento de visibilidade o feedback tornou-se cada vez mais e melhor. Largas dezenas, depois centenas, foram-se aproximando do Movimento, com incentivos diários a quem estava, nas suas palavras, a fazer a melhor acção benfiquista de que se lembravam, a todos os níveis. A Assembleia Geral do Orçamento ditou uma aprovação da qual tivemos de tirar uma natural ilação. Só seria possível derrotar LFV nas urnas com uma oposição unida e, sem qualquer problema, lançamos as pontes para uma frente unida, desejo cada vez mais ouvido de quem dizia repetidamente, por onde passamos, que apesar de se identificar com o Movimento e as suas ideias, o voto útil não poderia ser para nós pelo mediatismo difícil de atingir. Dentro desse espírito, tomamos a única opção possível para que o objectivo primordial de abrir estatutariamente o Sport Lisboa e Benfica fosse atingido: o apoio à lista mais forte da oposição - João Noronha Lopes. O resultado eleitoral de ontem fala por si. Reconhecendo que nunca quisemos lugares que os sócios não votassem directamente, a certa altura seria impossível não ter representação dentro dos órgãos sociais de um Benfica diferente. E os sócios que nos pediam união, pelo clube, só pediam um lugar - a presidência da Mesa da Assembleia Geral. Foi assim que um grupo de benfiquistas da bancada e das AGs acabou por pôr um enorme benfiquista, com quem aprendi muito e de quem tenho muito orgulho em ser amigo, na posição real de ser eleito representante máximo de todos os sócios do clube - Francisco Mourão Benitez. Infelizmente, estas eleições não foram decididas pela positividade que sempre quisemos ter, e tivemos, na campanha. O dia de ontem foi o culminar de um atentado à centenária história democrática do Sport Lisboa e Benfica. Depois da vergonhosa demissão de cobertura dos meios oficiais do clube, da legitimação de um sistema eleitoral corrompido na base pela ausência de qualquer privacidade do sentido de voto, do clima de paz podre sentido nas casas de norte a sul em que em privado transmitiam total repúdio pela gestão LFV e em público lhe teciam loas com receio de represálias, da clara tendência da comunicação social a favor dos candidatos financeiramente mais poderosos numa escadaria de poder em que o Movimento ficou irremediavelmente na cave e em que mesmo João Noronha Lopes, com uma estrutura altamente profissional, foi claramente empurrado para tempo de antena longe do prime time por toda a media, o dia de ontem foi um dos mais negros da história do clube, depois de uma gestão "caseira" de todo o processo eleitoral por parte de um presidente em substituição da MAG sem qualquer qualidade, competência ou seriedade para o cargo exercido. Desde suspeitas ao nível do acesso informático (que surpresa, num clube cuja privacidade foi invadida há bem pouco tempo e viu toda a correspondência dos últimos anos espalhada por todo o lado), com pressões inadmissíveis nos delegados da Lista B, com sabotagem do clube ao controlo de votantes para cruzamento de dados, com a lista A a ter notoriamente noção da evolução em tempo real das tendências de voto e com a cereja no topo do bolo: a total inutilidade do comprovativo físico do voto em urna, já que se percebeu que o PMAG em substituição nunca contaria votos e as urnas acabaram levadas dos locais de voto por elementos da empresa de segurança privada do Benfica (logo qual...) para viaturas civis descaracterizadas para parte incerta, impedindo qualquer tentativa de recontagem. O que se passou ontem está abaixo de democracias como a do Congo ou do Botswana. Dou mérito a João Noronha Lopes pelo profissionalismo que trouxe para uma campanha de alternativa a LFV. Não duvido que, não concordando na génese com o método de anunciar apoios públicos como aglutinador e depois apresentar um programa assumidamente amálgama da consulta aos sócios, seja provavelmente um caminho mais directo para a presidência do que o que nós adoptáramos no Movimento. Infelizmente, creio que os profissionais de JNL nunca perceberam bem com quem estavam a lidar, apesar dos constantes alertas mais ou menos formais do Movimento. Creio que nunca JNL pensou que fosse possível o dia de ontem ter decorrido como decorreu e só isso permitiu o desenrolar de acontecimentos tal como ocorreu. Aqui tenho de manifestar o profundo desacordo com a (falta de) atitude tomada às 22h. A eleição acabava ali, impugnada e na justiça. Não podia ter deixado passar aquele momento. Manifesto a total solidariedade para todos os delegados da lista B que entraram em contacto comigo por diversas vias, completamente desamparados perante a saída das urnas da forma que foram "confiscadas". Não consigo compreender como alguém que tanto se empenhou (financeiramente, até) na campanha pôde deixar a noite eleitoral correr até à derrota esperada, sem direito a contraditório e colaborando passivamente na penumbra que sempre envolverá o resultado real das eleições de ontem. Posto isto, e aceite, à falta de melhor, o penoso resultado eleitoral de ontem, retiro destas eleições a capacidade fantástica de revitalizar o Benfiquismo, a mobilização massiva que, em parte mérito do Movimento, conseguimos, e a eterna admiração que os meus companheiros de jornada sempre terão de mim. Os que estiveram desde o início no núcleo duro e os que se foram juntando. Mas a glória é mesmo Servir o Benfica, e nos próximos tempos passa pelos campos e pavilhões - já hoje há um jogo para ganhar - e por conseguirmos, todos juntos, reabrir a democracia do clube, através de uma revisão estatutária que redemocratize o Benfica. Ontem, hoje e sempre. Viva o nosso amor. Viva o Glorioso Sport Lisboa e Benfica! PS - Não podia deixar de notar uma satisfação sincera e inesquecível a título pessoal: passar largos minutos à conversa com lendas como Simões, Isaías ou Paneira e sentir aquela injecção de Benfica que sempre nos dará forças para lutar por mais! 30 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 30 Outubro 2020 Custa-me muito a crer que seja verdade que o LFV tenha ganho nos escalões etários mais baixos. Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 30 Outubro 2020 Citação de Tio Hans, há 1 minuto: Custa-me muito a crer que seja verdade que o LFV tenha ganho nos escalões etários mais baixos. Pois, mas agora nunca saberemos... Ainda me está atravessado a passividade da oposição. Nunca vi na minha vida, num mundo democrático, a urgência com que se retirou as urnas das casas. Parecia uma cena de filme... Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 30 Outubro 2020 Citação de challenger, há 5 minutos: Como eu li algures no twitter, o Porto é uma monarquia absolutista, o Benfica uma ditadura e o Sporting um golpe de estado... 2 5 Compartilhar este post Link para o post
paladino77 Publicado 30 Outubro 2020 Citação de Tio Hans, há 1 hora: Custa-me muito a crer que seja verdade que o LFV tenha ganho nos escalões etários mais baixos. Não me custa assim tanto acreditar. Conheço malta + jovem que votou Vieira. Anteontem na fila também havia muitas famílias inteiras que provavelmente foram por os seus votos no Vieira também. É triste mas é a realidade do nosso clube. Não posso deixar de destacar o coração cheio que tive ao ver toda aquela gente preparada para votar. É uma facada gigante ter visto que a maioria votou Vieira mas pronto. Só através da justiça é que ele pode sair de lá, a lavagem cerebral não dá para mais Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 30 Outubro 2020 (editado) Citação de challenger, há 48 minutos: Podiam ter posto a arder as urnas na rua que ninguém mexia uma palha. O Benfica já não é nosso e o 28/10/2020 provou isso mesmo, de uma forma ou doutra. Editado 30 Outubro 2020 por John Bonifácio 1 Compartilhar este post Link para o post