Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Koper

Bancos, cartões de crédito e outras questões financeiras

Publicações recomendadas

3 levantamentos grátis por mês ao balcão? Muito bom, quase nenhum banco faz isso, cobram sempre comissão.

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo, levantamentos. Confirmei agora.

Acho que não conheço ninguém que faça isso, deve ser mais os velhotes.

Fazes isso se precisares de grandes quantias.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a pensar colocar dinheiro num PPR por causa do benefício fiscal.

No entanto não queria ficar com o dinheiro parado até à velhice.

Verifiquei que é possível pagar prestações do crédito a habitação com o dinheiro dos PPR sem perda de benefícios fiscais. Para mim seria o ideal visto que estou para começar a reabilitar uma casa e terei de fazer um crédito à habitação/obras.

Alguém daqui já usou o dinheiro do PPR para pagar o crédito a habitação? O processo é automático ou têm de se falar com o banco todos os meses para retirar o dinheiro do PPR e pagar a prestação (li alguns casos em que isto se passava)? É possível também amortizar ou apenas pagar as prestações mensais?

A entidade ou o banco costumam cobrar comissões pelo resgate do PPR?

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, tenho uma conta à ordem na cgd onde cai o meu ordenado. Queria agora criar uma conta poupança para guardar algum dinheiro de lado. Sugerem algum outro banco?

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, tenho uma conta à ordem na cgd onde cai o meu ordenado. Queria agora criar uma conta poupança para guardar algum dinheiro de lado. Sugerem algum outro banco?

Banco CTT.

Compartilhar este post

Link para o post

Os juros da CGD penso que anda à volta do 1% ou 1.5%, não sei quais são os juros que o banco CTT "oferece"

Compartilhar este post

Link para o post

ridículos? É o normal para uma conta poupança, estás à espera de quê? :mrgreen:

De nada :mrgreen: Apenas entre os vários bancos qual será o que tem melhor taxa? O simulador da Deco funciona mal. Neste caso acho que vou mesmo para o banco onde pagar menos taxas/comissões

Compartilhar este post

Link para o post

Em contas poupanças pagar taxas é anormal acho eu.

É veres qual te apresenta melhor taxa, mas os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento deve ser o que dá mais garantia e mais juro, sem certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Até que ponto a situação tremida em que os CTT estão pode influenciar o Banco CTT? Devo começar a ficar preocupado com o dinheiro que lá tenho? Não que seja muito, claro, mas é meu e faz uma certa falta. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Até que ponto a situação tremida em que os CTT estão pode influenciar o Banco CTT? Devo começar a ficar preocupado com o dinheiro que lá tenho? Não que seja muito, claro, mas é meu e faz uma certa falta. :mrgreen:

Podes sempre por na minha conta que fica em boas mãos :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Essa pergunta é tão recorrente hoje em dia, que bem que se podia por a resposta no primeiro post. Até 100k, todas as contas à ordem e a prazo estão salvaguardadas pelo Estado.

E os CTT não estão tremidos em termos de solvabilidade, estaremos muito mal caso esse dia chegue :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Nestes dias eles tiveram uns problemas informáticos. Não era possível ver o extrato nos ATM e, indo ao balcão pedir um, é cobrado mais de 2€ :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa pergunta é tão recorrente hoje em dia, que bem que se podia por a resposta no primeiro post. Até 100k, todas as contas à ordem e a prazo estão salvaguardadas pelo Estado.

E os CTT não estão tremidos em termos de solvabilidade, estaremos muito mal caso esse dia chegue :mrgreen:

Isso dos 100k é mesmo assim? Se for fico tranquilo, visto que, infelizmente, me enquadro nessa categoria. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Malta alguém tem cartões da Wizink? Como funciona isto da compra por 300 euros? É que têm lá uma oferta porreira e queria aproveitar, mas pagar juros está fora de questão.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém que esteja por dentro dos créditos habitação?

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém que esteja por dentro dos créditos habitação?

Bem, ando agora metido num processo de pedido de crédito à habitação, talvez possa ajudar. Que dúvidas em concreto tens?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, ando agora metido num processo de pedido de crédito à habitação, talvez possa ajudar. Que dúvidas em concreto tens?

Basicamente saber se tinha hipóteses de conseguir um crédito com as minhas actuais condições.

Compartilhar este post

Link para o post

Crédito a particulares não é a minha área, mas sei que por regra o crédito à habitação é aceite se a soma da prestação mensal com a de outros créditos já existentes (p.e. crédito ao consumo, cartões ou leasing automóvel) for igual ou inferior a 35% do rendimento líquido do(s) proponente(s), conforme seja uma pessoa sozinha ou um casal. Cada caso é um caso e quer o montante de entrada quer a capacidade financeira do fiador contam, mas não fugirá muito à proporção que referi.

Compartilhar este post

Link para o post

É como o Quan Chi escreveu em cima.

O mais importante, no ponto de vista dos bancos, é a taxa de esforço do(s) proponente(s).

Isto é calculado tendo em conta o vencimento mensal (de uma ou duas pessoas, dependendo do caso), os créditos previamente contraídos e a mensalidade a pagar, dada na simulação.

Há, no entanto, alguns factores que podes ter em conta, para diminuir a taxa de esforço, como por exemplo:

- 2 proponentes, em vez de 1 (2 ordenados)

- maior número de anos de empréstimo, o que significa mensalidades mais baixas (taxa de esforço mais baixa), mas tem o efeito adverso de se pagar mais juros

- Spread baixo, que também serve para baixar as mensalidades.

Outra coisa muito importante a reter é que, hoje em dia, os bancos financiam somente 80 a 85% do valor do imóvel, pelo que convém já ter capitais próprios para cobrir o restante, e respectivas despesas com o processo de pedido de crédito.

O que recomendo é ires fazendo simulações nos sites dos bancos, ou em alternativa experimentar os serviços Compara Já ou Doutor Finanças, onde eles próprios fazem isso, sem compromisso... Mas pedem uma série de documentos financeiros pessoais (IRS, recibos de vencimento, etc.).

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Isso dos 80 a 85% é mesmo assim? É que eu tenho pessoal meu conhecido a comprar casas de 150-200K e sei que eles não têm poupanças de 20, 30K, nem de perto...

Compartilhar este post

Link para o post

Quando fui fazer estudo de mercado era. 85% até 100k. 90% a partir de 100k no BPI.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho ideia que se for para comprar casas dentro do portfólio do banco ainda podem emprestar 100%, mas não tenho a certeza.

Confirmo. Se forem imóveis pertencentes ao banco, eles concedem um financiamento de 100%. Digo isto com base nos anúncios que vi e de uma visita à CGD para conhecer as suas propostas de crédito.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso dos 80 a 85% é mesmo assim? É que eu tenho pessoal meu conhecido a comprar casas de 150-200K e sei que eles não têm poupanças de 20, 30K, nem de perto...

A maioria dos bancos empresta 80 a 85% do valor da avaliação. Uma casa avaliada em 200k e que está a ser escriturada por 150k, pode ter um empréstimo de 100%.

Entretanto o governo já fez recomendações aos bancos para não emprestarem acima dos 90% do valor da escritura e penso que isso vai mesmo passar a lei em junho/julho.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...