Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Koper

Bancos, cartões de crédito e outras questões financeiras

Publicações recomendadas

Citação de Augusto, há 4 minutos:

Ora bem, estou a pensar abrir uma conta no Activo Bank, só para ter o dinheiro lá parado, não tenho muito, mas para gerir melhor preferia assim.  

Como não seria uma conta onde não teria o salário a cair e tal, paga-se alguma cena? 

Não pagas nada. Não há comissões.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho Revolut e utilizo apenas em viagens.

Tenho N26 e adoro. Recomendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe se dá para fechar conta no Santander sem ter que ir pessoalmente a um balcão? E se sim, como. Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Bem malta vou adquirir um carro na ordem dos 7000~8000€.

Hoje fui a CGD, pois sou la cliente, para tentar perceber quais as condições de financiamento. Foram-me apresentadas 2 opções, crédito pessoal e Leasing. Sem duvida que o leasing é muito mais vantajoso, onde para um crédito na ordem 8000€ iria poupar cerca de 1000€!!

Embora o agente bancário me indicasse que hoje em dia não há grandes diferenças a não ser o direito de propriedade ser banco até ao final do leasing, o que a mim não me faz confusão.

Alguém tem experiência/conhecimento nesta matéria? Tenho medo que exista alguma ratice por trás disto..

Obrigado,

Editado por cartz

Compartilhar este post

Link para o post

Isso do direito de propriedade faz toda a diferença.
Imagina que compras o carro, ele dá problemas e queres vender. Se não tiveres a propriedade, não o consegues vender sem liquidar o empréstimo na totalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem precisa de dar problemas, pode simplesmente querer trocar de carro, se for assim como dizes. É muito mais perigoso.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que me disse o agente bancário posso vender o carro a qualquer altura.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cartz, há 2 horas:

Pelo que me disse o agente bancário posso vender o carro a qualquer altura.

O agente está-te a enganar. Cuidado com a CGD, ainda noutro dia tive de resolver um pincel criado por um vendedor deles num contrato a crédito porque não têm puto de conhecimento do que estão a fazer e só querem vender. Chegou ao ponto de nem um exemplar do contrato ter sido dado a quem estava a ajudar declarando assim a nulidade do contrato.

O leasing é um contrato de empréstimo onde o banco compra o produto e depois aluga-o ao cliente pelo prazo determinado pelos dois e pelo montante mensal acordado. O direito de propriedade do carro é do locador e não do locatário portanto se o quiseres vender ou trocar estarás sempre dependente da autorização do banco para o fazer.
Além disso, por norma quando se compram carros por leasing é necessário contratar um seguro contra todos os riscos e é preciso pagar o valor residual da viatura no final do contrato, algo que fica acordado quando o fizeres.
Ou seja, pagas 150€ por mês pelo empréstimo e no final do mesmo ainda poderás ter de pagar 2000€ de valor residual se for isso o acordado. Nunca conheci um contrato de leasing que não tivesse valor residual.
O Leasing só compensa em carros novos quando são comprados por empresas ou a particulares que trocam regularmente de carro. De resto aconselho toda a gente a afastar-se do negócio. O que poupas num lado acabas por perder noutro tendo ainda o downgrade do carro nunca ser efetivamente teu até estarem todas as despesas pagas, além de não poderes antecipar pagamentos se tiveres disponibilidade para isso.
É preciso ter atenção se o contrato também não dá direitos de preferência de compra antes da liquidação total dos valores e muita atenção mas mesmo muita atenção ao valor residual que eles atribuem ao contrato.

Eu vi o meu pai ser entalado por um contrato de leasing numa AUDI A6 porque foi na conversa de quem lhe vendeu o carro. Todos os meses pagava a prestação e no final quando foi para ficar com o carro pediram-lhe 28k de valor residual e ele ficou completamente parvo. Assinou o contrato sem ler bem o que estava ali escrito e além de ter ficado sem o dinheiro que pagou todos os meses também ficou sem carro porque não tinha 28k para dar pelo carro derivado ao facto da vida dele ter dado uma volta de 180º.
Agora do que eu sei, o leasing só era feito para carros novos e não sei que carro novo vais comprar com 8000€. Tens a certeza que o vendedor sabe o que estava a dizer e não confundiu leasing com crédito automóvel ?
É que o crédito automóvel permite ao comprador vender o carro apesar da reserva de propriedade ser do banco, o leasing não permite pois a propriedade é do banco e não do comprador.

Tens aqui um bom resumo das opções.

https://www.e-konomista.pt/artigo/credito-automovel-leasing-ou-credito-pessoal/

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 15 minutos:

O agente está-te a enganar. Cuidado com a CGD, ainda noutro dia tive de resolver um pincel criado por um vendedor deles num contrato a crédito porque não têm puto de conhecimento do que estão a fazer e só querem vender. Chegou ao ponto de nem um exemplar do contrato ter sido dado a quem estava a ajudar declarando assim a nulidade do contrato.

O leasing é um contrato de empréstimo onde o banco compra o produto e depois aluga-o ao cliente pelo prazo determinado pelos dois e pelo montante mensal acordado. O direito de propriedade do carro é do locador e não do locatário portanto se o quiseres vender ou trocar estarás sempre dependente da autorização do banco para o fazer.
Além disso, por norma quando se compram carros por leasing é necessário contratar um seguro contra todos os riscos e é preciso pagar o valor residual da viatura no final do contrato, algo que fica acordado quando o fizeres.
Ou seja, pagas 150€ por mês pelo empréstimo e no final do mesmo ainda poderás ter de pagar 2000€ de valor residual se for isso o acordado. Nunca conheci um contrato de leasing que não tivesse valor residual.
O Leasing só compensa em carros novos quando são comprados por empresas ou a particulares que trocam regularmente de carro. De resto aconselho toda a gente a afastar-se do negócio. O que poupas num lado acabas por perder noutro tendo ainda o downgrade do carro nunca ser efetivamente teu até estarem todas as despesas pagas, além de não poderes antecipar pagamentos se tiveres disponibilidade para isso.
É preciso ter atenção se o contrato também não dá direitos de preferência de compra antes da liquidação total dos valores e muita atenção mas mesmo muita atenção ao valor residual que eles atribuem ao contrato.

Eu vi o meu pai ser entalado por um contrato de leasing numa AUDI A6 porque foi na conversa de quem lhe vendeu o carro. Todos os meses pagava a prestação e no final quando foi para ficar com o carro pediram-lhe 28k de valor residual e ele ficou completamente parvo. Assinou o contrato sem ler bem o que estava ali escrito e além de ter ficado sem o dinheiro que pagou todos os meses também ficou sem carro porque não tinha 28k para dar pelo carro derivado ao facto da vida dele ter dado uma volta de 180º.
Agora do que eu sei, o leasing só era feito para carros novos e não sei que carro novo vais comprar com 8000€. Tens a certeza que o vendedor sabe o que estava a dizer e não confundiu leasing com crédito automóvel ?
É que o crédito automóvel permite ao comprador vender o carro apesar da reserva de propriedade ser do banco, o leasing não permite pois a propriedade é do banco e não do comprador.

Tens aqui um bom resumo das opções.

https://www.e-konomista.pt/artigo/credito-automovel-leasing-ou-credito-pessoal/

Mas existem. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 1 minuto:

Mas existem. 

A sério ? Mudaram isso então. Ainda assim, aconselho muita cautela com tudo o que te escreverem no contrato. O que não faltam são valores a passar pela porta do cavalo e que as pessoas só reparam quando são chamadas a pagar.

Estava no site da caixa e também eles no leasing falam em ser atribuído um valor residual ao contrato.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, Agora:

A sério ? Mudaram isso então. Ainda assim, aconselho muita cautela com tudo o que te escreverem no contrato. O que não faltam são valores a passar pela porta do cavalo e que as pessoas só reparam quando são chamadas a pagar.

Os meus pais já tiveram vários leasings na empresa sem valor residual (tal como outros tantos com). Talvez para individuais seja diferente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 2 minutos:

Os meus pais já tiveram vários leasings na empresa sem valor residual (tal como outros tantos com). Talvez para individuais seja diferente. 

Mesmo na empresa acho complicado. Já me passaram imensos contratos leasing pelas mãos e não vi um único sem valor de compra residual. Aliás, por definição o leasing é um contrato de empréstimo com opção de compra no final.
O que pode acontecer nos contratos leasing é as pessoas não quererem ficar com o carro e trocam por outro mantendo as prestações antigamente definidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas varias ajudas!

É que me soou um bocado bom de mais a proposta do leasing. 

Foi a primeira simulação de crédito que pedi. Alguém sabe qual o banco que esta a dar melhor TAEG em credito pessoal? Ouvi falar que a Caixa Agrícola está com bons valores..

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cartz, há 5 minutos:

Obrigado pelas varias ajudas!

É que me soou um bocado bom de mais a proposta do leasing. 

Foi a primeira simulação de crédito que pedi. Alguém sabe qual o banco que esta a dar melhor TAEG em credito pessoal? Ouvi falar que a Caixa Agrícola está com bons valores..

Isso podes negociar diretamente com o teu banco também, em principio eles conseguem mexer-te nas taxas.

Compartilhar este post

Link para o post

Para um jovem qual é a melhor conta à ordem a ter na CGD?

A mais barata, isto é.

Compartilhar este post

Link para o post

Maltinha mais batida nos cartões de crédito, estou a pensar ir à Madeira no decurso deste ano e quero alugar carro para explorar a ilha. Supondo eu que não posso fugir ao facto de obrigatoriamente necessitar de possuir cartão de crédito para alugar o carro e tendo em conta que na verdade só precisaria do cartão de crédito apenas para este fim em específico (nunca tive cartão de crédito e não tenho interesse em ter e manter um), que opções tenho com o menor custo possível?

Compartilhar este post

Link para o post

Um MBway não servirá?

Ou em alternativa pagar um seguro contra todos os riscos. Olha que com algumas estradas madeirenses vale bem a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu certa altura também andei a ver e não encontrei nada sem passar por 1 cartão de crédito físico. Mas como depois abri conta no activobank e me deram o cartão de crédito físico nunca mais pesquisei sobre o assunto. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 horas:

Um MBway não servirá?

Ou em alternativa pagar um seguro contra todos os riscos. Olha que com algumas estradas madeirenses vale bem a pena.

Para apresentar no momento de levantamento do carro, diria que não.

O problema de alugar com cobertura total é que é bastante mais dispendioso, pelo que tenho visto. Percebo a lógica de jogar pelo seguro, mas são 100 e tal euros a mais nas rent-a-car que ando a ver, ainda é dinheiro para a pouca probabilidade de ter problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pela minha experiência, não vai resultar. Pelo menos para as cauções de combustível no momento do levantamento do carro. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...