Fajo Publicado 23 Março 2018 Quem quiser comprar é aproveitar até Junho/julho que depois vai ser bem mais complicado. Confesso que tenho andado a ponderar nisto nos próximos tempos, mas existe sempre algum receio. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 23 Março 2018 Não sei como é que alguém consegue pensar em comprar casa com este mercado, sinceramente. Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 23 Março 2018 Não sei como é que alguém consegue pensar em comprar casa com este mercado, sinceramente. se tivesse disponibilidade também comprava 2 ou 3 em lx. é que isto não é uma bolha e a tendência será sempre continuar a subir outro dia saiu um artigo de um gajo que explicava bem, o mercado imobiliário de lisboa já não compete com o mercado imobiliário português. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 23 Março 2018 se tivesse disponibilidade também comprava 2 ou 3 em lx. é que isto não é uma bolha e a tendência será sempre continuar a subir outro dia saiu um artigo de um gajo que explicava bem, o mercado imobiliário de lisboa já não compete com o mercado imobiliário português. Diz toda a gente a cada bolha. O problema do mercado imobiliário é que a história nos diz que os preços dos imóveis andam de mão-dada com a expansão e contracção da respectiva economia. Com taxas de juro historicamente tão baixas, há um incentivo ainda maior para os bancos concederem crédito barato aos consumidores, o que leva a um aumento considerável na procura de casas. Esta procura é ainda mais agravada pela baixa performance (comparada) de outros instrumentos financeiros, que leva a um maior investimento especulativo na procura de imóveis. Depois disso ainda dois factores de enorme importância que têm contribuído para a escalada dos preços - primeiro, a origem dos novos investidores, que vêm sobretudo de mercados emergentes e que nos tornam o mercado vulnerável ao potencial arrefecimento de determinadas economias, nomeadamente a chinesa; depois, o mercado de arrendamento de muito curto prazo que começa em muitas capitais europeias a ser alvo de uma regulação bastante mais apertada do que aquela que temos agora, e que vai tornar o investimento em imobiliário muito menos atractivo para quem se quer meter neste negócio, o que terá o seu impacto na procura de imóveis. Concluindo, não posso censurar quem procura comprar casa para usar como habitação principal e tenha os meios para a adquirir ou sustentar previsivelmente os encargos que daí advirão. Mas em termos de investimento, é sempre uma ideia horrível entrar num mercado tão saturado e sobrevalorizado. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 23 Março 2018 À primeira ameaça terrorista põem-se logo à procura de novos paraísos. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 23 Março 2018 (editado) Diz toda a gente a cada bolha. O problema do mercado imobiliário é que a história nos diz que os preços dos imóveis andam de mão-dada com a expansão e contracção da respectiva economia. Com taxas de juro historicamente tão baixas, há um incentivo ainda maior para os bancos concederem crédito barato aos consumidores, o que leva a um aumento considerável na procura de casas. Esta procura é ainda mais agravada pela baixa performance (comparada) de outros instrumentos financeiros, que leva a um maior investimento especulativo na procura de imóveis. Depois disso ainda dois factores de enorme importância que têm contribuído para a escalada dos preços - primeiro, a origem dos novos investidores, que vêm sobretudo de mercados emergentes e que nos tornam o mercado vulnerável ao potencial arrefecimento de determinadas economias, nomeadamente a chinesa; depois, o mercado de arrendamento de muito curto prazo que começa em muitas capitais europeias a ser alvo de uma regulação bastante mais apertada do que aquela que temos agora, e que vai tornar o investimento em imobiliário muito menos atractivo para quem se quer meter neste negócio, o que terá o seu impacto na procura de imóveis. Concluindo, não posso censurar quem procura comprar casa para usar como habitação principal e tenha os meios para a adquirir ou sustentar previsivelmente os encargos que daí advirão. Mas em termos de investimento, é sempre uma ideia horrível entrar num mercado tão saturado e sobrevalorizado. Em Lisboa e Porto isso ainda está longe de vir a acontecer. O lobby é fortíssimo. O Alojamento Local em condomínios, por exemplo, é considerado habitação e não negócio de alojamento local. Compras um prédio, fazes um hostel em cada andar e dizes que é habitação. Fácil. Isto só vai mudar quando começar a apertar para os hotéis, mas tendo em conta a quantidade de novos hotéis que abrem por esquina todos os mês e sempre com lotação esgotada... Editado 23 Março 2018 por Mayday Compartilhar este post Link para o post
Rdom Publicado 23 Março 2018 Não sei como é que alguém consegue pensar em comprar casa com este mercado, sinceramente. Simples, o arrendamento deixou de ser uma opção viável. Falo por mim, com base no mercado imobiliário em Lisboa e arredores. O aumento das rendas foi tão abrupto que é, quanto a mim, mais vantajoso adquirir casa, com uma mensalidade mais baixa, ao invés de pagar uma renda absurdamente exagerada. E digo isto não só em Lisboa, mas também com os aumentos que tem havido nos arredores (Odivelas, Algés, Oeiras, Amadora, Almada, etc), fruto da migração de pessoas para fora da capital. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 23 Março 2018 Em Lisboa e Porto isso ainda está longe de vir a acontecer. O lobby é fortíssimo. O Alojamento Local em condomínios, por exemplo, é considerado habitação e não negócio de alojamento local. Compras um prédio, fazes um hostel em cada andar e dizes que é habitação. Fácil. Isto só vai mudar quando começar a apertar para os hotéis, mas tendo em conta a quantidade de novos hotéis que abrem por esquina todos os mês e sempre com lotação esgotada... Não sei se está tão longe de acontecer quanto isso, a situação já começa a ficar descontrolada e já há casos graves, tipo estudantes que deixam de conseguir mudar de cidade por causa das rendas elevadas, por exemplo. E isto é um tema sensível para qualquer Câmara ou Governo, duvido que se deixem levar muito mais tempo sem agir como os pares europeus, Simples, o arrendamento deixou de ser uma opção viável. Falo por mim, com base no mercado imobiliário em Lisboa e arredores. O aumento das rendas foi tão abrupto que é, quanto a mim, mais vantajoso adquirir casa, com uma mensalidade mais baixa, ao invés de pagar uma renda absurdamente exagerada. E digo isto não só em Lisboa, mas também com os aumentos que tem havido nos arredores (Odivelas, Algés, Oeiras, Amadora, Almada, etc), fruto da migração de pessoas para fora da capital. Nessa situação eu compreendo perfeitamente. Não compreendo é quem já tem uma e se quer mudar para outra apenas por ter acesso a crédito barato, ou para poder vender mais tarde com lucro. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 23 Março 2018 Se fosse rico também comprava casas em Lisboa. A tendência no futuro próximo ainda é subir ainda mais. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 23 Março 2018 (editado) Não sei se está tão longe de acontecer quanto isso, a situação já começa a ficar descontrolada e já há casos graves, tipo estudantes que deixam de conseguir mudar de cidade por causa das rendas elevadas, por exemplo. E isto é um tema sensível para qualquer Câmara ou Governo, duvido que se deixem levar muito mais tempo sem agir como os pares europeus, Foi a Câmara de Lisboa que ainda há pouco tempo decidiu manter essa questão do alojamento local em condomínios ser habitação. Lisboa, financeiramente, tem muito mais a ganhar com a situação actual do que com uma possível regulação deste mercado no sentido contrário, e o Medina já deixou claro que lhe importa mais as finanças e a brilhantina da cidade do que estas questões do direito a habitação, dos transportes, dos serviços públicos, da proximidade. Isto são pontas soltas que os vereadores vão resolvendo sem fazer nada. Todo o trabalho que o Medina fez no seu primeiro mandato, que já vinha de António Costa, sim, não foi a favor dos Lisboetas. Claro que arranjar a cidade também beneficia quem trabalha e vive nela, mas não foi a pensar nestas pessoas. O ponto de ebulição em Lisboa na questão da habitação (em conjunto com a situação catastrófica dos transportes públicos e a subida do custo de vida) foi em 2016/2017 e o Medina foi reeleito com bons números. Verdade que a concorrência foi inexistente. Agora é o período de resignação e os Portugueses nisto são imbatíveis. A percentagem de população que tinha que sair dos grandes centros para a periferia, já saiu. Lisboa é agora uma cidade elitista para estrangeiros, turistas e classe média-alta (basta ver o apartheid que a Câmara está a criar ao tentar convencer os restantes a viver em zonas como Marvila para não haver misturas) e a restante vive nas periferias das linhas ou do outro lado do Tejo. E, muito sinceramente, quem deu sempre vida à cidade de Lisboa foram as pessoas das periferias e as que agora fogem para lá. Há 20 atrás, quem hoje lá pode viver, não metia os pés em bairros históricos como Alfama. Editado 23 Março 2018 por Mayday Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 23 Março 2018 Eu quero ver se em início de 2019 avanço para a compra de casa, porque com o pessoal de Lisboa a fugir para as periferias, os preços por aqui vão começar a aumentar e depois ninguém pára isto. A ideia do arrendamento já está completamente posta de parte. Não vou andar a pagar 400 €/mês de renda (que nem consigo suportar, a bem da verdade), quando posso comprar um apartamento e ficar a pagar menos de metade de prestação ao banco. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 23 Março 2018 isso depois é tudo muito bonito para quem tem possibilidades de ter empréstimos porque eu neste momento com bolsa de investigação e posteriormente se seguir para PhD nenhum banco me dá empréstimo e portanto isso nem é hipótese e fico agr a pensar estando num instituto em Oeiras como faço para viver nessa zona se passar para lá em definitivo Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 23 Março 2018 Trabalhasses hehe infelizmente não há outra forma de fazer Ciência em Portugal Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 23 Março 2018 Não sei como é que alguém consegue pensar em comprar casa com este mercado, sinceramente. Imóvel de banco. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 24 Março 2018 O que é que acontece se levarmos com outros crash como os de 2008 e 2011? Compartilhar este post Link para o post
Grillo Publicado 24 Março 2018 Isso dos 80 a 85% é mesmo assim? É que eu tenho pessoal meu conhecido a comprar casas de 150-200K e sei que eles não têm poupanças de 20, 30K, nem de perto... Quando fui fazer estudo de mercado era. 85% até 100k. 90% a partir de 100k no BPI. é mesmo assim, apontem sempre aos 80%, há bancos que conseguem esticar o valor até aos 90% se a vossa taxa de esforço for substancialmente pequena (acho que é o CA e o CTT) Tenho ideia que se for para comprar casas dentro do portfólio do banco ainda podem emprestar 100%, mas não tenho a certeza. Confirmo. Se forem imóveis pertencentes ao banco, eles concedem um financiamento de 100%. Digo isto com base nos anúncios que vi e de uma visita à CGD para conhecer as suas propostas de crédito. até há coisa de dois meses não era só imóveis do portfólio deles, eram também imóveis de construtores/investidores que tinham parceria com eles (a CGD). os imóveis de banco, têm as vantagens todas que tem, de isenção de custos de abertura de conta, avaliações, os 100% de financiamento e é raro (se existe) o imóvel de banco que não vos vai fazer mexer em fundos que tenham de parte, 99% deles precisam de renovação total e o 1% deles que sobra e que não precisam de intervenções (ou uma pintura, vá), quando estão a preço, são 100 cães a um osso e os bancos quase que fazem leilão com a casa, metem data limite para recepção de propostas e depois escolhem a mais alta, sendo que os valores acima do preço de venda têm que ser postos por quem compra a casa. conselho que eu dou é: aconselhem-se com um consultor imobiliário na vossa zona (ou alguém da vossa confiança, se não gostarem) que conheça os preços por metro quadrado que se têm praticado nas avaliações da mesma e tentei encontrar algo que vos agrade e que ele crê que vá ter avaliação para vos financiar a compra e façam-no (é sempre um risco, mas calculado), que os 400€ que vão gastar ai serão muito menos do que os que irão gastar a arranjar o imóvel de banco para o tornar minimamente habitável ou a fazer uma proposta acima do asking price. mas pronto, isto sou eu que vejo imóveis de banco quase todos os dias e tou farto deles Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 24 Março 2018 Por curiosidade, onde é que vês isso? Compartilhar este post Link para o post
Grillo Publicado 24 Março 2018 (editado) consultor imobiliário a frustração basicamente advém daquilo que disse ali, já perdi o número de casos que conheço, tanto meus como de colegas, de clientes que perderam casas de banco por aquilo que disse Editado 24 Março 2018 por Grillo Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 24 Março 2018 Não sei como é que alguém consegue pensar em comprar casa com este mercado, sinceramente. O mercado de arrendamento também rebentou por completo, é uma situação f*dida. Neste momento, a sair de casa, avanço para a construção da minha. O problema é que nem toda a gente tem disponibilidade, paciência e conhecimentos para avançar por esse meio. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 24 Março 2018 isso depois é tudo muito bonito para quem tem possibilidades de ter empréstimos porque eu neste momento com bolsa de investigação e posteriormente se seguir para PhD nenhum banco me dá empréstimo e portanto isso nem é hipótese e fico agr a pensar estando num instituto em Oeiras como faço para viver nessa zona se passar para lá em definitivo Sim, é verdade. Para quem é precário, a situação está muito complicada. :| Felizmente eu gozo de uma situação privilegiada, estou efectivo. Se não fosse o caso, acho que nem aos 35 conseguiria sair de casa dos meus pais. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 24 Março 2018 Sim, é verdade. Para quem é precário, a situação está muito complicada. :| Felizmente eu gozo de uma situação privilegiada, estou efectivo. Se não fosse o caso, acho que nem aos 35 conseguiria sair de casa dos meus pais. bem verdade...de toda a gente que conheço que viva de ''fazer'' Ciência acho que não conheço ninguém com menos de 35/40anos que tenha grande hipóteses de contrair empréstimos ou pagar enormes rendas para não viver imensamente longe aliás conheço pessoas que fazem todos os dias MArgem Sul-Oeiras e demoram imenso tempo nos transportes mas pronto os bancos neste momento não concedem empréstimos a pessoas com estas situações e não há nada a fazer Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 24 Março 2018 se tivesse disponibilidade também comprava 2 ou 3 em lx. é que isto não é uma bolha e a tendência será sempre continuar a subir outro dia saiu um artigo de um gajo que explicava bem, o mercado imobiliário de lisboa já não compete com o mercado imobiliário português. Discordo totalmente, é claramente uma bolha e talvez a maior de sempre. Ninguém a quer é rebentar mas isso é diferente. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 24 Março 2018 A tendência será rebentar imo, a diferença de rendas na cidade de Lisboa para a periferia (Margem Sul e Zona Norte) já vai nos 50%, há dois dias atrás o DN fez uma reportagem sobre isso e entrevistou pessoas que preferiram sair de Lisboa por causa da bolha imobiliária nas rendas rumo à Margem Sul (Almada) onde se gasta mais tempo nas deslocações mas poupa-se bastante em €€. O pior que pode acontecer é mercado das rendas também inflacionar estupidamente na periferia antes da situação "explodir" em Lisboa. Edit: Viver na Margem Sul é 50% mais barato do que em Lisboa Compartilhar este post Link para o post