Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Koper

Bancos, cartões de crédito e outras questões financeiras

Publicações recomendadas

Então o ideal será ir ao banco onde tenho domiciliado o ordenado (é meu banco há 10 anos, histórico não lhes falta) e não me vão espetar com a oferta padrão que têm no site, certo?

Teoricamente sim. Na prática, o teu gestor tem objetivos a cumprir quanto à margem de lucro, pelo que poderá tentar impingir-te o standard se se sentir suficientemente confiante em que tu aceitas.

Se eu estivesse no teu lugar, fazia uma simulação online no Bankinter e no Santander. Não conheço em detalhe o site desses bancos, mas deve dar para fazer simulações não sendo cliente. Em alternativa podes sempre ir a uma sucursal. Via qual era a melhor taxa nesses bancos e em seguida ia ao meu banco principal e fazia de conta que não tinha feito simulação em banco nenhum para ver o que é que tinham para me dizer.

Se me oferecessem uma taxa melhor, negócio fechado. Se fosse pior, revelava que tinha feito uma simulação no banco x que dava a taxa y. Aqui é importante não ser chico esperto dizendo que a simulação deu y-0,1%, porque um bom gestor sabe as taxas standard de todos os principais bancos de cor e salteado. Fazia-me de chateado, dizia que era completamente inadmissível que o banco em que sou cliente há dez anos fazer uma taxa mais alta do que um banco que não me conhece de lado nenhum, e que ou me faziam y-0,2% (aqui sim deves tentar esticar) ou ia fazer o crédito noutro banco e ponderar passar a domiciliar o ordenado nesse banco também. Muitas pessoas não fazem este tipo de ameaça porque pensam que as suas poupanças são uma gota de água no oceano do banco, e são, mas no contexto de um gestor que tem objetivos exigentes e escrutinados ao dia, qualquer coisa acima de 5.000€ já dá pelo menos para transpirar.

Compartilhar este post

Link para o post

Também ando numa de fechar a minha conta no NovoBanco de estudante. Em breve vão-me começar a cobrar taxas e não estou com disposição para isso :mrgreen:

Activo ou CTT?

Abri no CTT e o unico senão foi ter de pedir um comprovativo de NIB (através do messaging da App) porque a App nao tem ainda disponivel.

De resto parece-me impecável.

Pergunta estupida, mas é tão raro que nao sei, os depósitos podem ser efetuados em qualquer MB, ou, e neste caso, so mesmo ao balcao?

Compartilhar este post

Link para o post

Podem ser feitos em máquinas mas não em qualquer máquina. Se reparares quando entras numa sucursal de um banco existem máquinas ligeiramente diferentes, com mais funcionalidades e que apenas podem ser utilizadas por quem tem cartão do banco em questão. São essas em que podes fazer depósitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Podem ser feitos em máquinas mas não em qualquer máquina. Se reparares quando entras numa sucursal de um banco existem máquinas ligeiramente diferentes, com mais funcionalidades e que apenas podem ser utilizadas por quem tem cartão do banco em questão. São essas em que podes fazer depósitos.

Sim sim, mas estava com a duvida devido ao banco ser diferente. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu carro pifou na semana passada.

Comprei um novo ontem (dei o sinal), não tinha o dinheiro todo na conta. Em vez de contrair um empréstimo automóvel, contraio um crédito pessoal.

Consequência: a propriedade do carro é minha. Se acontecer alguma coisa e o quiser vender daqui a 1 ano, vendo. Se contrair um empréstimo automóvel o carro é do banco até acabar o crédito.

Estás na mesma situação que eu tive. Entre todos os bancos e entidades de crédito onde tenho conta (CTT, Activobank, Millenium, Caixa Geral) o que me fez o valor mais baixo foi o Activobank.

Abri no CTT e o unico senão foi ter de pedir um comprovativo de NIB (através do messaging da App) porque a App nao tem ainda disponivel.

De resto parece-me impecável.

Pergunta estupida, mas é tão raro que nao sei, os depósitos podem ser efetuados em qualquer MB, ou, e neste caso, so mesmo ao balcao?

Atenção que no banco CTT os depósitos só podem ser feitos ao balcão do mesmo banco, nas máquinas automáticos não.

Editado por Hugo Rapaport

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção que no banco CTT os depósitos só podem ser feitos ao balcão do mesmo banco, nas máquinas automáticos não.

Really? :angry:

Compartilhar este post

Link para o post

Really? :angry:

Pelo menos quando abri conta foi o que me disseram, não sei se já mudaram isso mas não me parece.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu carro pifou na semana passada.

Comprei um novo ontem (dei o sinal), não tinha o dinheiro todo na conta. Em vez de contrair um empréstimo automóvel, contraio um crédito pessoal.

Consequência: a propriedade do carro é minha. Se acontecer alguma coisa e o quiser vender daqui a 1 ano, vendo. Se contrair um empréstimo automóvel o carro é do banco até acabar o crédito.

Mas a TAEG e a TAN num crédito pessoal são quase o dobro que num crédito automóvel. É deitar dinheiro ao lixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a TAEG e a TAN num crédito pessoal são quase o dobro que num crédito automóvel. É deitar dinheiro ao lixo.

Atendendo à situação dele duvido que lhe fizessem um crédito automóvel para um carro (presumo que usado) e sem ser para o valor total.

Compartilhar este post

Link para o post

A única situação que vi foi que é um caso urgente porque o carro pifou, não encontrei nada para trás. É tão fácil fazer um crédito automóvel como um crédito pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

A única situação que vi foi que é um caso urgente porque o carro pifou, não encontrei nada para trás. É tão fácil fazer um crédito automóvel como um crédito pessoal.

Quando digo situação é na perspectiva (assumida por mim como é óbvio) que o carro é usado, que o montante pedido não é para o valor total e que vai ser comprado a um particular. Sendo este o caso, não sei se conseguia um crédito automóvel, mas posso estar a assumir de forma errada. Eu não consegui em crédito automóvel o valor para o meu, só me faziam para cima de 12k e o carro custou 7k e eu pedi menos que isso.

Hoje em dia muitos dos sitios que falam em crédito automóvel, o que fazem no fundo é um crédito pessoal, tipo Cetelem.

Editado por Hugo Rapaport

Compartilhar este post

Link para o post

Não encontrei vantagens no crédito automóvel.

Eu quero 5000€ a 18 meses e quero ter a possibilidade de daqui a 6 meses liquidar o empréstimo sem penalizações. O ActivoBank ofereceu isso com TAEG 9,8%, com a única contrapartida ter de domiciliar o ordenado (coisa que já estava a pensar fazer há uns meses). Simulei na Cetelem e no CTT e tb deu 9,8% com a finalidade "Automóvel Usado", acho que é indexado pelo Banco de Portugal.

A CGD que é o meu banco há mais de 10 anos e onde sempre tive domiciliado o ordenado ofereceu-me >10%. Se alguém souber de melhores ofertas sou todo ouvidos, aliás, foi para isso que cá partilhei a situação.

PS: o carro é usado de 2015.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estava a encontrar o tópico (se é que existe).

Estou a ter um "problema" no meu cartão mb. Sou da Caixa, e acontece que, desde a semana passada, apenas consigo consultar saldo, movimentos, levantar dinheiro numa caixa mb da Caixa. Btw, tentei fazer um pagamento no Bom Bocado com o cartão, e não deu.

Alguém sabe o porquê disto estar acontecer?

Obrigado, desde já.

Compartilhar este post

Link para o post

O Santander quer-me começar a cobrar custos agora... Alguém sabe opções que se cobrem menos ou nada até? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Activo, CTT etc. Puxa 5-10 páginas e tens lá essa info.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe quanto tempo demora o dinheiro a ficar disponível no cartão depois de ser feito um depósito e respetivo cancelamento (Caução de aluguer de carro)? O saldo continua cativo para esse valor mas como já passaram 4 dias estou a achar estranho, achei que fosse imediato ou no máximo no dia útil a seguir, como as transferências.

Compartilhar este post

Link para o post

Activo, CTT etc. Puxa 5-10 páginas e tens lá essa info.

Thank you.

Btw o activobank ainda está a oferecer o voucher para a loja azul? :mrgreen:

Editado por Kanye

Compartilhar este post

Link para o post

Malta o Activo Bank ainda oferece o voucher de 70 euros na loja verde? Andei à procura no site e não vejo lá nenhuma info acerca disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal eu comecei agora a trabalhar mais a serio, e nao sei como ei de gerir as poupancas, as contas poupanca dao juros baixissimos, quase irrelevantes. Ha algum sitio que de alguma coisa melhorzita? Tambem nao me quero meter em coisas de risco era so para o dinheiro ter algum valor.

Extendia ate um bocado mais a pergunta, uma parte do meu salario consigo por de parte, cerca de 20%, mas nao faco ideia como o gerir para poupar realmente, como fazer alguns investimentos com uma parte dele ou o que posso fazer.

Leio muitas coisas mas e quase tudo nos EUA

Editado por Dutch

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal eu comecei agora a trabalhar mais a serio, e nao sei como ei de gerir as poupancas, as contas poupanca dao juros baixissimos, quase irrelevantes. Ha algum sitio que de alguma coisa melhorzita? Tambem nao me quero meter em coisas de risco era so para o dinheiro ter algum valor.

Extendia ate um bocado mais a pergunta, uma parte do meu salario consigo por de parte, cerca de 20%, mas nao faco ideia como o gerir para poupar realmente, como fazer alguns investimentos com uma parte dele ou o que posso fazer.

CTT é a resposta. Há os certificados do tesouro e os de aforro, neste momento os do tesouro são muito mais atractivos mas implicam que não mexas no dinheiro durante um período.

Compartilhar este post

Link para o post

Os certificados do tesouro que o Enzo falou são a melhor opção sem risco, diria eu. Dão juros de 1,25% e vao subindo 0,5% até ao 5o, em que dão 3,25%. No 4o e no 5o ano também ganhas um prémio consoante o crescimento do PIB e durante o primeiro ano não poder no dinheiro. Como vês também não é nada de especial, atualmente não há aplicações sem risco que paguem bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem abri conta no banco CTT, não tem rigorosamente nenhuma despesa, nem sequer pelos cartões de débito e crédito, nem há obrigatoriedade de depositar salários nem nada do género. No caso de depositar salário até permitem abrir uma categoria poupança com juros trimestrais a 1%. Parece-me bem.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Abri ontem conta no Activo Bank, gostei imenso do atendimento e da plataformade de homekbanking etc. Deram igualmente o voucher de 70 euros para gastar na Loja Verde, pena que tenha de ser presencialmente. Até agora so far so good.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...