Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

[Arrendar] Casas/Apartamentos/Quartos

Publicações recomendadas

https://ionline.sapo.pt/artigo/596464/portugal-e-o-segundo-pais-europeu-com-mais-casas-vazias?seccao=Portugal_iPortugal é o segundo país europeu com mais casas vazias

Hmm.

Na base deste problema está o facto de, em Portugal, se construir sistematicamente a mais: “entre 1986 e 2007 construíram-se, em média, 80 mil casas por ano em Portugal, ou seja, uma casa a cada cinco minutos”

Compartilhar este post

Link para o post

Os meus pais estão a ponderar comprar casa no Algarve para gozar a reforma. Nos últimos 25 anos passaram sempre lá férias (monte gordo, quarteira e armação de pêra) e o sonho sempre foi esse, ter lá casa quando quisessem para fugir do frio do interior no inverno e do calor insuportável no verão e também para juntar lá a família no verão.

Não procuram diversão noturna nem confusão mas queriam ter o mínimo de comércio e serviços nas proximidades... e que dê para ir a pé para a praia. Que zonas sugerem, é preferível ir a imobiliárias, que cuidados devemos ter na procura e será que esta é uma boa altura para fazer a compra? Temos lá família com casas de férias em olhos de água e monte gordo, eram zonas ideais há uns anos mas pelo que já vi começam também a ficar saturadas. Valores a rondar os 150k.

Compartilhar este post

Link para o post

Aluga uma casa, caga nas rendas, invoca as leis imperiosas. O Estado depois que se desenrasque, que vá buscar uns fundos para construir uns apartamentos sociais ou assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixei a casa em que estava a morar no Alto de Sto Amaro junto ao Pestana Palace há praticamente um ano e meio. Pagava 600€, vim a saber que agora o dono está a arrenda-la por 1200 :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

F*da-se, isto anda mesmo surreal.

Quando sair do Fundão até vou chorar. Meu querido T3 que alugo por 300€ (dos quais pago só 200€)... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

E aquele T0 de 16 metros quadrados em Alfama a 150000 €? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Daqui a uns temps tb vou ter que procurar uma casinha nova que o senhorio vai voltar para Portugal.

Tenho que encontrar uma namorada rica que queira sair de casa dos pais nos proximos tempos, parece que e a unica solucao :(

Compartilhar este post

Link para o post

E aquele T0 de 16 metros quadrados em Alfama a 150000 €? :mrgreen:

10000/m2, qeom?

Compartilhar este post

Link para o post

F*da-se, isto anda mesmo surreal.

Quando sair do Fundão até vou chorar. Meu querido T3 que alugo por 300€ (dos quais pago só 200€)... :mrgreen:

Não saias..

Compartilhar este post

Link para o post

O problema dos preço dos imóveis só se vai resolver quando as grandes cidades e as grandes áreas metropolitanas perderem população ou quando rebentar outra crise...

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já fez sub-rent de AirBnB numa propriedade alugada a terceiros? Sei que o sub-aluguer é ilegal, mas se o senhorio souber e não tiver problemas com isso, é tranquilo? É preciso uma licença?

Compartilhar este post

Link para o post

Só para dizer que já me fui informar e é preciso a caderneta predial e a identificação do senhorio para receber em Alojamento Local a partir de Julho. Como o senhorio está nem aí para isso, e como eu próprio ainda não sei bem se me quero comprometer com o aluguer de um quarto na "minha" casa durante um ano inteiro, vou mesmo procurar pessoal para alugueres de um mês e logo vejo no que dá.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, recebi uma oferta de estágio na zona de Sintra é gostaria de saber quais as melhores zonas para procurar quartos em termos de acessos e segurança. A linha de Sintra ainda é tão mal como se dizia?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, não se trata de arrendar, mas sim de comprar. Não estou nada dentro do assunto, precisava de uns conselhos/opiniões sinceras da vossa parte. Façam de conta que sou mesmo muito burro :D

- Primeiramente saber se têm conhecimento de algum banco fazer emprestimos de 100% do valor da escritura.

Se sim, quais?

- Se o valor da escritura for mais baixo que o valor da avaliação do imovél (imaginemos 10 a 15% mais baixo), o banco assim financia a 100%?

- Eu e a minha namorada, somos jovens (26 anos ambos) e estamos ambos efectivos nos nossos empregos. No entanto, o meu contrato é de part-time 25h semanal, acabando mesmo assim por trazer no final do mês mais do salário minimo já com descontos, fora subsidio de alimentação.

No final do mês, em termos liquidos trazemos os 2 cerca de 1300/1400€ liquidos + subsidio de refeição pagos em cartão euro-ticket em cerca de pouco mais de 200€.

Com base nos nossos ganhos mensais, até que valores +/- seria possivel pensar por um imovel? 100.000€? 130.000€?

- Imoveis da banca compensa? se sim, porquê?

Nota: ainda não me dirigi a nenhum banco para obter tais informações pois é como disse acima, não estou em nada dentro do assunto e gostaria de obter umas informações primeiro para quando lá fosse já conseguir ter umas luzes e quiçá umas bases para poder argumentar.

Já agora, o que me recomendariam primeiro... Ver imoveis primeiro? Entrar em contacto com imobiliarias? Ou então dirigir-me primeiramente ao banco e só depois consultar imobiliarias e ver imoveis?

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor maneira é mesmo começar a falar com bancos, fala com muitos, expõe a situação e estuda as propostas todas. Não aceites a primeira, tenta sempre negociar.

Acredito que com esses valores consigas algo a rondar os 130k dependendo do número de anos que quiseres pagar o empréstimo. Estará tudo relacionado com a taxa de esforço (não convém passar os 30%), quanto mais baixa for, mais facilmente aprovam o crédito.

Imoveis da banca pode compensar se for um bom negócio, taxas de juro mais baixas, spreads mais baixos.

Em relação às avaliações, é complicado. Por norma o banco empresta entre 80% a 90% excetuando imóveis do próprio banco ou se a avaliação da casa for superior ao valor pela qual está a ser vendida.

Os empréstimos a 100% por norma só ocorrem na construção porque as avaliações tendem sempre a ser superiores ao preço de construção, além de ser também acrescentado o valor de terreno à avaliação da casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, não se trata de arrendar, mas sim de comprar.

Não estou nada dentro do assunto, precisava de uns conselhos/opiniões sinceras da vossa parte. Façam de conta que sou mesmo muito burro :D

- Primeiramente saber se têm conhecimento de algum banco fazer emprestimos de 100% do valor da escritura.Se sim, quais?

- Se o valor da escritura for mais baixo que o valor da avaliação do imovél (imaginemos 10 a 15% mais baixo), o banco assim financia a 100%?

- Eu e a minha namorada, somos jovens (26 anos ambos) e estamos ambos efectivos nos nossos empregos. No entanto, o meu contrato é de part-time 25h semanal, acabando mesmo assim por trazer no final do mês mais do salário minimo já com descontos, fora subsidio de alimentação. No final do mês, em termos liquidos trazemos os 2 cerca de 1300/1400€ liquidos + subsidio de refeição pagos em cartão euro-ticket em cerca de pouco mais de 200€. Com base nos nossos ganhos mensais, até que valores +/- seria possivel pensar por um imovel? 100.000€? 130.000€?

- Imoveis da banca compensa? se sim, porquê?

Nota: ainda não me dirigi a nenhum banco para obter tais informações pois é como disse acima, não estou em nada dentro do assunto e gostaria de obter umas informações primeiro para quando lá fosse já conseguir ter umas luzes e quiçá umas bases para poder argumentar. Já agora, o que me recomendariam primeiro... Ver imoveis primeiro? Entrar em contacto com imobiliarias? Ou então dirigir-me primeiramente ao banco e só depois consultar imobiliarias e ver imoveis? :compinchas:

Tentando responder a tudo numa só resposta, neste momento, em imóveis de proprietário particular, nenhum dos bancos empresta a 100% do valor de aquisição do imóvel. Até ao início deste mês, caso a avaliação fosse de encontro ao necessário, os bancos emprestariam 80 a 85% do valor dessa avaliação, sendo que alguns bancos, caso a tua taxa de esforço o justificasse, conseguiam esticar essa percentagem um pouco. A partir de segunda, houve uma alteração a nível do BdP que trouxe uma pequena grande alteração a isso, porque para além dessa limitação dos 80 a 85% do valor da avaliação, acrescentaram outra, e nesta não há volta a dar, que indica que os bancos só podem financiar 90% do valor de aquisição do imóvel. Usando números redondos, antes desta alteração, caso o valor de aquisição do imóvel fosse de 80.000€ irias precisar que a avaliação do imóvel fosse de 100.000€ para teres os 80.000. Agora, sabes de partida que só te vão financiar 90% de 80.000€, 72.000€, sendo que o resto terá que ser financiado por ti. (Além disso conta com as despesas do dia da escritura, pagar ao notário/conservatória anda por volta dos 700€ e tens ainda os impostos, os de selo sobre a compra e venda de imóveis (0.8% do valor de aquisição do imóvel ou o Valor Patrimonial Tributário(VPT), o maior dos dois) e sobre o empréstimo (0.6% do valor que irás pedir) e caso o VPT/Valor de Aquisição seja maior que 92.407€, o Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (uma percentagem do valor maior entre esses dois ao qual se subtrai uma parcela correspondente, podes consultar aqui no 6.2 - · Prédios urbanos destinados exclusivamente a habitação própria e permanente: http://www.portugalglobal.pt/PT/InvestirPortugal/Sistema%20Fiscal/Paginas/ImpostosTransmissoesOnerosasImoveisIMT.aspx ). Podes eventualmente pedir um crédito pessoal à parte, mas atenção a isso, que te pode levar a taxa de esforço a valor impeditivos.

A taxa de esforço não pode passar dos 35%, ou seja todos os vossos encargos não podem passar 35% dos vossos rendimentos mensais. Assumindo que o vosso único encargo seria a prestação da casa, e pegando nos 1300€, a prestação não pode passar os 390€ já com os seguros. Contando que irias pagar isto no prazo máximo de financiamento (agora a 40 anos, também outra das alterações do BdP), fazendo uma simulação aproximada, diria que podes procurar até aos 115.000€, no máximo dos máximos 120.000€.

Os imóveis da banca neste momento são neste momento, a única opção que tens onde ainda te emprestam os 100% do valor de aquisição do imóvel, completamente garantidos, caso as tuas condições assim o permitam. Contudo, podes esperar uma de duas opções. Ou são casas onde vais ter que fazer uma quantidade considerável de obras ou vai ser uma casa em excelente condição onde vais ter 40 cães a um osso e onde muito provavelmente terás que fazer uma proposta acima do asking price e meter algumas milhenas do teu bolso para conseguires adquirir uma.

Em relação a onde ires primeiro, qualquer uma das opções é válida, a opção mais fácil a meu ver, se te sentires confortável em teres um intermediário nesse processo, é dirigires-te a uma imobiliária com toda a documentação necessária dos dois (CC, Extractos Bancários e Recibos de Vencimento dos últimos 3 meses, Declaração de Vínculo Laboral, Declaração de IRS e a Nota de Liquidação do mesmo) e pedires para te fazerem simulações, por norma, as imobiliárias têm ligações directas a balcões de vários bancos e conseguem-te logo obter simulações e poupam-te o trabalho de estar a ir de banco a banco ver qual é a melhor opção.

Alguma coisa que precisares mp :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Grillo, tenho ideia de estares por dentro do mercado imobiliário, confirmas aquilo que disse acerca da construção? É que pelo menos é a ideia que tenho e tu deves saber ao certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...