Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Visitante

O anti-visto gold. Faz sentido, se é para acabar com o IDE definitivamente, que se avance para isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos%2BAlexandre%2Bout.JPG

Bingo!

Este caso é tão idiota que vamos acabar a dar razão ao Socrates.

Ele nunca ficaria com o caso. E não é por polémicas nem tretas que o Correio da Manhã queira inventar.

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto de ver a direita a bufar com estes impostos.

Ele nunca ficaria com o caso. E não é por polémicas nem tretas que o Correio da Manhã queira inventar.

Entretanto já sei que ele não pode abdicar assim do caso, só porque lhe apetece.

Mas o que fica claro é que a entrevista que ele deu à SIC serviu para julgar o socrates, ainda mais, na praça pública. Uma vez que o circo que ele ajudou a criar não vai resultar em nada.

Por isso é que eu disse que o socatres ainda vai sair deste processo com razão.

Editado por Woyzeck

Compartilhar este post

Link para o post

O anti-visto gold. Faz sentido, se é para acabar com o IDE definitivamente, que se avance para isso.

Propriedades para uso industriais estão isentas.

Portanto para o BE qualquer pessoa com um T3 em Lisboa é milionario...

Primeira habitação está isenta.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Propriedades para uso industriais estão isentas.

Não precisam de ser utilizados para fins industriais para servirem os interesses económicos do país. O facto de haver quantias grandes a entrar no país (neste caso, para compra de imóveis) já é por si só investimento estrangeiro em Portugal. Ainda mais importante quando são indivíduos com posses financeiras consideráveis que procurem fixar residência no país. O que vai acontecer é que com este novo imposto, o investimento em imobiliário de luxo vai diminuir, e a receita arrecadada por um lado, perde-se por outro. Ganha-se, no entanto, na satisfação das massas :)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, uma pessoa capaz de gastar quinhentos mil euros ou mais num imovel vai-se mesmo preocupar com mais 100€ ou 200€ de imposto. Já devem andar todos de calculadora na mão.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sim, uma pessoa capaz de gastar quinhentos mil euros ou mais num imovel vai-se mesmo preocupar com mais 100€ ou 200€ de imposto. Já devem andar todos de calculadora na mão.

Se quiseres trocar argumentos e tomar parte numa discussão, tudo bem. Se for para estar com ironias e desonestidade intelectual, não te dês ao trabalho, por favor.

Primeiro, o imposto acresce ao IMI, será progressivo e não se sabe qual será o limite inferior. Portanto esses 100 ou 200 euros que sugeres, não só são produtos da tua cabeça, como ainda estarão bastante longe da realidade. Segundo, não precisas de gastar mais de 500 mil euros em imóveis, estamos a falar na avaliação, não na transacção. Podes ter adquirido o imóvel por um preço bastante mais baixo, e ter sofrido uma valorização significativa, ou ter herdado.

Já agora, dois bons artigos sobre as potenciais desvantagens deste imposto adicional:

http://observador.pt/2016/09/15/novo-imposto-pode-travar-retoma-do-investimento-no-mercado-imobiliario/

http://economico.sapo.pt/noticias/proprietarios-acusam-o-governo-de-ganancia-fiscal-com-nova-taxa-sobre-imoveis_256854.html

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

É uma medida populista estupida e que vai ter efeito 0 nos cofres do estado

Isto alem do mais é entre outras coisas castigar quem poupou para comprar casa(s) e "premiar" quem na mesma situação f*deu o dinheiro todo...

Só grandes ideias neste Portugal :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Já o mercado do arrendamento deverá ser protegido, de acordo com declarações de Eurico Brilhante Dias, deputado do PS.

Pelo menos isso.

"Todos os partidos, sem excepção, estarão isentados também deste novo imposto, apesar de todas as forças políticas terem património de valor superior a 500 mil euros - com o PCP à cabeça da lista, com um valor global de património que ascende a 15 milhões de euros; seguido do PS, com sete milhões de euros de património imobiliário declarados; o PSD, com 6,18 milhões de euros de património imobiliário contabilizado; o Bloco de Esquerda, com um património avaliado em 1,46 milhões de euros e, por último, o CDS, com 0,58 milhões de euros de património imobiliário inventariado",

Isto é que já não está bem.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

O que vai acontecer é que com este novo imposto, o investimento em imobiliário de luxo vai diminuir, e a receita arrecadada por um lado, perde-se por outro. Ganha-se, no entanto, na satisfação das massas :)

Mas há simulações concretas sobre isso?

Compartilhar este post

Link para o post

@ElliotReid13 Nota que o valor patrimonial tributável do imóvel é muito inferior ao valor de mercado. E o que conta para o imposto é o valor tributável. Portanto não serão imóveis de 500 mil ou 700 mil euros (valor de mercado) que serão atingidos. Isto contando que o limite será de 500mil.

Para mim o imposto é positivo, principalmente porque adiciona alguma progressividade nos impostos sobre o património.

Outra nota este imposto já existe em parte. Segundo o que deu na tv à tarde existe um imposto sobre o património imobiliário com valor superior a 1M€. A ideia é substituir este e corrigir uma das grandes falhas deste. Esta falha consistia no seguinte:

Pessoa 1- com 10 imóveis que individualmente valiam 200 mil€ -> não pagava o tal imposto extra

Pessoa 2- com 1 imóvel avaliado em 1M€ -> pagava imposto

Agora passam a pagar as duas e a pessoa 1 como tem um valor patrimonial superior paga mais.

PS: @Elliot Quem nos dera que o IDE fosse assim tão flexível e reagisse tão bem aos impostos! Isso é mais um bicho papão do que outra coisa.

Editado por brun0 SLB

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mas há simulações concretas sobre isso?

Tens a lógica económica, a mesma que no ano passado era usada para suportar as reservas em relação ao cumprimento das metas a que o governo se propôs para este ano. Por isso, simulações concretas não tens, mas no próximo ano por esta altura já teremos os valores. ;)

@ElliotReid13 Nota que o valor patrimonial tributável do imóvel é muito inferior ao valor de mercado. E o que conta para o imposto é o valor tributável. Portanto não serão imóveis de 500 mil ou 700 mil euros (valor de mercado) que serão atingidos. Isto contando que o limite será de 500mil.

Para mim o imposto é positivo, principalmente porque adiciona alguma progressividade nos impostos sobre o património.

Outra nota este imposto já existe em parte. Segundo o que deu na tv à tarde existe um imposto sobre o património imobiliário com valor superior a 1M€. A ideia é substituir este e corrigir uma das grandes falhas deste. Esta falha consistia no seguinte:

Pessoa 1- com 10 imóveis que individualmente valiam 200 mil€ -> não pagava o tal imposto extra

Pessoa 2- com 1 imóvel avaliado em 1M€ -> pagava imposto

Agora passam a pagar as duas e a pessoa 1 como tem um valor patrimonial superior paga mais.

PS: @Elliot Quem nos dera que o IDE fosse assim tão flexível e reagisse tão bem aos impostos! Isso é mais um bicho papão do que outra coisa.

O valor tributável não é muito inferior ao de mercado. Pode ser, ou pode não ser. O mais natural é que seja próximo para imóveis adquiridos nos últimos 5/6 anos.

O exemplo é muito bom, no que toca à progressividade. Mas o problema está no facto de a classe média ser, mais uma vez, alvo de uma carga fiscal agravada. Se com um património de 1M€ o alvo era sobretudo a classe alta, baixando esse limite para metade, o mais provável é agora apanhar na rede bastantes mais famílias com rendimentos mais "modestos", que de uma forma ou outra conseguiram investir (ou herdar) em imobiliário de forma a complementar o seu rendimento, e que agora vêm o "garrote" financeiro do Estado apertar uma vez mais, na linha do que se têm sucedido nos últimos anos em termos de política fiscal. E ainda se falta em agravamento das taxas de IRS, não esqueçamos.

Flexível ou não, estas medidas têm impacto. Aliás, só a notícia de uma eventual medida tem impacto. Incerteza e confiança são factores chave na economia, e não irá haver qualquer retoma económica enquanto o clima for de incerteza. E esta medida vem no seguimento de um contexto fiscal, e de um ponto de vista mais abrangente, acho natural a que o investimento estrangeiro e não só continue em valores praticamente insignificantes. É pena, o sector imobiliário até estava a recuperar, e o Estado iria continuar a ver a sua receita aumentar de qualquer forma. Por isso é que acho que esta é uma medida mais ideológica, do que outra coisa qualquer.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Faltando pormenorizar a proposta, do que li até agora sou favorável ao imposto.

Compartilhar este post

Link para o post

A medida é ridícula e prova que o Estado (ou quem o representa) não é sério. Andamos anos a ser convidados e pressionados a comprar casas. Era dedução de juros no IRS, é vistos gold, era spreads quase nulos era só facilidades. E agora paguem o imposto e f*dam-se.

O efeito vai ser miserável nos cofres do Estado e não passa de puro idealismo. Não vai contribuir para uma maior equidade fiscal, como diz o PCP, mas sim para aumentar a receita do Estado. Vai obviamente afectar uma parte da classe média, ao contrário do que diz o Bloco. E vai premiar quem esbanjou em vez de premiar quem poupou.

Fun fact:

Se a minha avó, a minha tia e os meus pais falecessem, eu e os meus irmãos seríamos afectados pelo imposto. Eu aguentava-me. Um dos meus irmão ganha 700€ brutos por mês e o outro ainda está a estudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a minha avó, a minha tia e os meus pais falecessem, eu e os meus irmãos seríamos afectados pelo imposto. Eu aguentava-me. Um dos meus irmão ganha 700€ brutos por mês e o outro ainda está a estudar.

Que raio de suposição é essa, ó Tio?

Compartilhar este post

Link para o post

Faltando pormenorizar a proposta, do que li até agora sou favorável ao imposto.

porquê?

Compartilhar este post

Link para o post

Que raio de suposição é essa, ó Tio?

É um exemplo. Se acontecesse, íamos lerpar. E sendo improvável, é uma possibilidade. O meu avô chegou a ter 3 empregos. Com o que foi ganhando investiu em imóveis que hoje estão arrendados, entre obras de manutenção, IRS e IMI pouco dão a ganhar à minha avó que tem uma reforma de 300€. Mas tem vários imóveis que nem sequer pode vender por estarem arrendados. Se ela, em termos líquidos tirar mais 300€ por mês das rendas é muito. Mas tudo somado, vai lerpar...

Editado por Tio Hans

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ali diz que os imóveis arrendados vão ser protegidos. Aliás, nem faz sentido que seja de outra forma. Com tantos impostos qualquer dia já nem compensava comprar para arrendar. E acho que o valor só começa a ser tributado a partir dos 500.000, ou seja, se tiveres um património imobiliário no valor de 550.000, só esses 50.000 extra estariam sujeitos ao imposto, acho eu.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

porquê?

Porque permite resolver o desvirtuamento do actual imposto, sobretudo. Para além disso, protege os edifícios para fins produtivos e as habitações para fins de arrendamento, evitando gerar dinâmicas negativas nestes sectores.

Preferencialmente sou favorável à redução para 500 mil euros, por uma questão de abrangência, mas o valor em causa ainda está a ser estudado.

A única questão que não sou favorável é estar incluída a habitação permanente. Pelo menos é o que o Público noticia. Mas honestamente não tenho noção se há forma das Finanças conseguirem fazer essa separação entre habitação permanente e não permanente na determinação do imposto.

É um exemplo. Se acontecesse, íamos lerpar. E sendo improvável, é uma possibilidade. O meu avô chegou a ter 3 empregos. Com o que foi ganhando investiu em imóveis que hoje estão arrendados, entre obras de manutenção, IRS e IMI pouco dão a ganhar à minha avó que tem uma reforma de 300€. Mas tem vários imóveis que nem sequer pode vender por estarem arrendados. Se ela, em termos líquidos tirar mais 300€ por mês das rendas é muito. Mas tudo somado, vai lerpar...

Epá, isso é um bocado na onda do Governo agora anunciar um novo imposto sobre contas bancárias acima de 10 milhões e tu dizeres que se ganhares o Euromilhões, és afectado pelo novo imposto. :mrgreen:

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisam de ser utilizados para fins industriais para servirem os interesses económicos do país. O facto de haver quantias grandes a entrar no país (neste caso, para compra de imóveis) já é por si só investimento estrangeiro em Portugal. Ainda mais importante quando são indivíduos com posses financeiras consideráveis que procurem fixar residência no país. O que vai acontecer é que com este novo imposto, o investimento em imobiliário de luxo vai diminuir, e a receita arrecadada por um lado, perde-se por outro. Ganha-se, no entanto, na satisfação das massas :)

Se alguém se quiser mudar para cá para uma casa que valha mais de meio milhão de euros vai deixar de o fazer por causa de um imposto? Pls...

Agora deixarem de comprar imóveis com propósitos especulativos é capaz. Quem quer arrendar casa é que deve ficar contente. Além de possivelmente o preço poder baixar se acontecer o mesmo ao das casas, o arrendamento fica mais apetecível do que ter a casa parada...

O exemplo é muito bom, no que toca à progressividade. Mas o problema está no facto de a classe média ser, mais uma vez, alvo de uma carga fiscal agravada. Se com um património de 1M€ o alvo era sobretudo a classe alta, baixando esse limite para metade, o mais provável é agora apanhar na rede bastantes mais famílias com rendimentos mais "modestos", que de uma forma ou outra conseguiram investir (ou herdar) em imobiliário de forma a complementar o seu rendimento, e que agora vêm o "garrote" financeiro do Estado apertar uma vez mais, na linha do que se têm sucedido nos últimos anos em termos de política fiscal. E ainda se falta em agravamento das taxas de IRS, não esqueçamos

Segundo percebi o imposto só incide sobre o valor acima do meio milhão...

Mas adoro a preocupação com a classe média. De certeza que foi a preocupação com a classe média que te fez votar nos outros senhores... :mrgreen:

A medida é ridícula e prova que o Estado (ou quem o representa) não é sério. Andamos anos a ser convidados e pressionados a comprar casas. Era dedução de juros no IRS, é vistos gold, era spreads quase nulos era só facilidades. E agora paguem o imposto e f*dam-se.

:facepalm:

A medida estava no programa do PS. O povo é que não é sério a votar em bandalhos desses...

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, isso é um bocado na onda do Governo agora anunciar um novo imposto sobre contas bancárias acima de 10 milhões e tu dizeres que se ganhares o Euromilhões, és afectado pelo novo imposto. :mrgreen:

É improvável mas pode acontecer.

O que o Tio está a aqui a dizer é o "comentário" (ou sei lá o que é que ele faz) do JGF sobre este assunto. Tal e qual. Se, se, se e se, e ainda se, por acaso, acontecer, então aí sim prejudica a classe média. Se de repente, eu que ganho o ordenado médio, me morre o avô, o pai e o tio e eu herdo aquilo tudo, pronto, lá fico eu prejudicado por mais um imposto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...