Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Esteve muito bem, o Macron. Aliás, arrisco dizer que o Trump pode vir a ser das melhores coisas que aconteceu ao estadismo europeu. Ou ao federalismo, wtv...

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me pode explicar a razão para o corte de relações entre a Arabia Saudita (e mais uns quantos) e o Qatar?

A Arabia Saudita acusa o Qatar de cooperar com terroristas ou algo assim, mas sobre que fundamento? Há mais detalhes?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que tem a ver com o apoio do Qatar a grupos xiitas. Os outros países temem que algum deles tenha sucesso e que dê força

a que aconteça algo idêntico nos respectivos países.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

A Arábia Saudita anda a procurar ligar o Qatar ao Irão e a movimentos como o Hamas e a Irmandade Muçulmana, consideradas entidades terroristas pela Arábia Saudita e seus aliados.

De notar que o Trump esteve recentemente na Arábia Saudita e assinaram um negócio bilionário de venda de armas aos sauditas. Só naquela. É só prestar atenção aos detalhes e ir lendo nas entrelinhas.

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post

The Obama administration has offered to sell $115bn worth of weapons to Saudi Arabia over its eight years in office, more than any previous US administration

Se calhar já vem de trás.

Compartilhar este post

Link para o post

É tudo muito estranho mas essencialmente da minha perspectiva parece que o Qatar vai servir como bode expiatório das monarquias do Golfo no que ao apoio a grupos terroristas diz respeito. Ou seja, vai levar com as culpas quando todos têm responsabilidade, a começar e principalmente a Arábia Saudita, a quem dá jeito sacudir a água do capote já que está a ficar demasiado queimada perante a opinião pública mundial. E isso é mau para os negócios, que claro, estão sempre à frente da religião.

E acontece porque de todos os países do Golfo o Qatar é o que tem um discurso menos inflamado contra o Irão, a encarnação do mal para os Sauditas (e para o Trump). Agora daí a ser acusado de apoiar grupos Xiitas vai um passo enorme, para mim isso é quase impensável, a monarquia Qatari é Sunita e até mesmo wahabista, muito próximo do extremismo salafista Saudita. Têm é também relações com a Irmandade Muçulmana, e é por aí que o bloco Saudita e o regime Egípcio podem tentar pegar. A Irmandade, apesar de ser um grupo sunita, tem algumas relações com o Irão e é basicamente a outra grande força e ideologia pan-islâmica que faz concorrência à versão de politica/religião exportada pela Arábia Saudita. Não sei se com isto não tentam também isolar a Turquia, cada vez mais desligada dos EUA e também simpática à Irmandade Muçulmana.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

The Obama administration has offered to sell $115bn worth of weapons to Saudi Arabia over its eight years in office, more than any previous US administration

Se calhar já vem de trás.

Atenção que não digo o contrário. A diferença aqui será muito porventura que com este negócio com esta nova administração poderá ter havido alguns acordos feitos nos bastidores. Não deixa de ser uma coincidência gritante que o Trump lá tenha ido, tenham assinado novos acordos e na ressaca disto a Arábia Saudita sente a legitimidade para tomar uma decisão destas, uma bomba atómica diplomática. Eu diria que sentem as costas quentes com a protecção de alguém.

Compartilhar este post

Link para o post

O Obama apesar de tudo foi-se afastando da Arábia Saudita e tentou abrir mais portas ao Irão. O Trump tem a estratégia contrária.

E faz todo o sentido que esta história do Qatar seja acima de tudo uma batalha Arábia Saudita vs Irão.

Compartilhar este post

Link para o post

O MST disse na televisão o que vocês estão a dizer. Que o Trump quer vender armas a Arabia Saudita e por isso convém arranjar um bode expiatório e fazer da Arabia Saudita o combatente nº1 do terrorismo, mesmo que a realidade seja completamente oposta e o Qatar tenha até um líder moderado.

Editado por Homem do Bussaco

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ouvi dizer que era porque a sede da Al Jazeera é no Qatar e estes andam a investigar algumas manobras de corrupção bem graves na Arábia Saudita, por isso querem cortar já o contacto

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante isto que se está a passar com o Qatar e outros Países do golfo.

Basicamente o problema aqui é a Arábia Saudita que depois de voltar a sentir as costas quentes depois da visita do Trump quer meter toda esta malta do golfo na linha. O Qatar durante anos teve uma posição estratégica diferente dos Sauditas; apoiaram a irmandade muçulmana e outros grupos islamistas que são opostos aos sauditas; para além do mais estão muito mais próximos do Irão que como o antifa já disse é um rival ideológico e geoestratégico da KSA na região.

A verdade é que os tipos do Qatar foram demasiado ingénuos porque alinharam-se demasiado com a política do Obama/Clinton para a região ao se aproximarem de certos grupos. Mais, ao pretenderem ser vistos como players que se sentam à mesa com toda a gente, acabam por não ter nenhum aliado relevante neste momento, sendo que o único, os EUA acabou por lhes virar as costas.

Vamos ver, eu acho que o Qatar vai acabar por cair no tabuleiro e fazer enormes concessões aos sauditas, porque eles são simplesmente demasiado dependentes de todos estes países do golfo, se não, tudo isto vai ter enormes implicações. Não só pode levar a uma guerra como prejudicar enormes investimentos do Qatar pelo mundo fora que vão desde o Barclays, à Volkswagen ou ao PSG.

Numa nota de rodapé, não é de estranhar uma aproximação entre Arábia Saudita e Israel, algo que até já está a acontecer a uma baixa intensidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Ahah o Trump disse que foi ele a sugerir este corte de relações com o Qatar. Pelo menos com este nem precisamos de estar atentos a jogadas de bastidores, já que ele deita tudo cá para fora :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Theresa May ‏Conta verificada

@theresa_may

I'm clear: if human rights laws get in the way of tackling extremism and terrorism, we will change those laws to keep British people safe.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que isto tem tudo muito mais a ver com a Al Jazeera do que com grandes esquemas e teorias da conspiração. Uma coisa é certa, o Qatar ao pagar o resgate dos excursionistas da família real meteu milhões directamente nas mãos do Hezbollah.

Compartilhar este post

Link para o post

@theresa_may

I'm clear: if human rights laws get in the way of tackling extremism and terrorism, we will change those laws to keep British people safe.

Demorou mas finalmente se mostrou verdadeiramente. Que asco.

Compartilhar este post

Link para o post

Theresa May ‏Conta verificada @theresa_mayI'm clear: if human rights laws get in the way of tackling extremism and terrorism, we will change those laws to keep British people safe.

Santa paciência...

Compartilhar este post

Link para o post

A coisa boa das Therese Mays e Donald Trumps é que com a estupidez e falta de noção conseguem expor a podridão que já existe nos governos.

Compartilhar este post

Link para o post

@theresa_may

And here we go.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...