Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Quan Chi, há 22 minutos:

Exceto a parte dos nomes, já foi feito. Pelo menos bancos, empresas de telecomunicações e de estatísticas/sondagens já têm essa informação (moradas e telefones). Se pagaram muito ou pouco por isso, não sei.

Em relação aos CTT, a partir do momento em que por exemplo em Portalegre chega correio apenas dois dias por semana mas qualquer tabacaria ou mercearia da treta tem parceria com pelo menos uma das grandes transportadoras, incluindo em aldeias com meia dúzia de pessoas... Pá, os CTT não servem para nada.

Ok, CTT não é só cartas/encomendas, mas o Banco CTT também não é mais do que uma brincadeira de marketing e um elevador na carreira profissional para malta jovem de economia/gestão. Se a economia abanar a sério (como se prevê) no pós-COVID-19, rapidamente serão engolidos.

E antes de serem privatizados, como é que funcionava?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Há quanto tempo é que o negócio dos CTT não é só correio tradicional?

Há mesmo, mesmo muito. A questão é que o negócio-chave é o correio tradicional, bem gerido e lucrativo. A questão é que o próprio volume de correio é cada vez menor. O correio electrónico rouba muito negócio e não é fácil convencer as empresas a voltar ao correio tradicional, lol.

Citação de Peplin, há 2 horas:

E os accionistas que entraram nos CTT, estando perante um negócio sem perspectivas de futuro, ainda assim tiveram todo o interesse em avançar? Meh, não sei se acredito muito nisso.

Entretanto, os CTT continuam a ter uma relevância no serviço que prestam que não se coaduna com o facto de ser empresa privada.

Quem comprou os CTT iludiu-se com a rede de agências, maravilhosa para quem queria abrir um banco. Ficou muito mais barato comprar os CTT e usá-los nesse sentido do que abrir um banco de raiz. O problema é que o banco está a correr mal, embora esteja a recuperar.

Citação de Mayday, há 1 hora:

No envio de encomendas são das piores empresas a operar em Portugal.

Se isto não é um problema de gestão...

Os CTT são uma empresa portuguesa. Vão perder sempre em termos de eficiência para as multinacionais logísticas (SEUR, MRW, DHL, etc.) que funcionam em rede, da mesma forma em todo o mundo. Os CTT têm que formar parcerias, etc. É muito mais difícil.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 26 minutos:

E antes de serem privatizados, como é que funcionava?

Por acaso não me lembro se deixou de ser diário antes ou depois da privatização. Mas o mais provável é ter sido depois, ainda assim seja diário a dar prejuízo (pago dos bolsos de todos nós) ou seja duas vezes por semana, qualquer das opções é bem pior para o consumidor face a transportadoras privadas. Se estivéssemos a falar de um setor que estivesse cartelizado e/ou que tivesse implicado um grande aumento de preços para o consumidor, concordaria por completo com a premissa do Estado proteger os contribuintes. Mas essa questão nem se coloca, de momento.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 41 minutos:

Os CTT são uma empresa portuguesa. Vão perder sempre em termos de eficiência para as multinacionais logísticas (SEUR, MRW, DHL, etc.) que funcionam em rede, da mesma forma em todo o mundo. Os CTT têm que formar parcerias, etc. É muito mais difícil.

Podes não ser a melhor, mas isso não implica seres a pior e trabalhares mal. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 50 minutos:

Quem comprou os CTT iludiu-se com a rede de agências, maravilhosa para quem queria abrir um banco. Ficou muito mais barato comprar os CTT e usá-los nesse sentido do que abrir um banco de raiz. O problema é que o banco está a correr mal, embora esteja a recuperar.

Ou seja, o serviço postal vai ficando para trás, porque não é rentável, até ao dia em que der m*rda e tivermos que ir lá assumir aquilo. É +/- isto, não é?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Peplin, Agora:

Ou seja, o serviço postal vai ficando para trás, porque não é rentável, até ao dia em que der m*rda e tivermos que ir lá assumir aquilo. É +/- isto, não é?

O serviço postal é altamente rentável. Já o disse aqui. A questão é que todos os anos o volume de correio em Portugal cai um bocadinho. E aqui há pouco fazer. É a evolução natural das coisas. O número de pessoas a trabalhar nas portagens também caiu com a introdução da Via Verde. No longo prazo, o serviço postal tende para tornar-se algo ultrapassado e obsoleto.

Citação de Mayday, há 15 minutos:

Podes não ser a melhor, mas isso não implica seres a pior e trabalhares mal. 

Eles não conseguem ganhar dinheiro com as encomendas. É histórico dos CTT. É só ver os R&C dos últimos anos. É natural que o foco do negócio seja o que dá dinheiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Simeone, há 7 horas:

 

As pessoas têm direito de mudar de opinião em 23 anos. 

Já agora qual a vossa opinião sobre a nova lei das reservas militares? Jovens entre os 18 e 35 anos poderão ser chamados a cumprir serviço miitar a partir de agora. 

Compartilhar este post


Link para o post

Opah, coisas como os correios nacionais acho que não precisa de dar lucro tbh.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

O serviço postal é altamente rentável. Já o disse aqui. A questão é que todos os anos o volume de correio em Portugal cai um bocadinho. E aqui há pouco fazer. É a evolução natural das coisas. O número de pessoas a trabalhar nas portagens também caiu com a introdução da Via Verde. No longo prazo, o serviço postal tende para tornar-se algo ultrapassado e obsoleto.

Então voltamos à 1ª fórmula. A sua relevância enquanto serviço público não se coaduna com uma gestão privada.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Peplin, há 6 horas:

E os accionistas que entraram nos CTT, estando perante um negócio sem perspectivas de futuro, ainda assim tiveram todo o interesse em avançar? Meh, não sei se acredito muito nisso.
 

Se me dessem os CTT para comprar a um bom preco, para depois vender aquilo aos pedacos, tambem aproveitava

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 4 horas:

Opah, coisas como os correios nacionais acho que não precisa de dar lucro tbh.

Aspecto importante aqui. Serviços básicos não precisam obrigatoriamente de dar grande lucro, seja correios, auto-estradas, transportes...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 16 horas:

Que foi? Quem suporta os impostos da energia, tirando a CESE, é o cliente final.

Isto não responde a nada naquela publicação, não estou a perceber.

Compartilhar este post


Link para o post

Err...

"De resto vou ler o link aí em cima do DN. Acho muito estranho, no entanto, que uma empresa com a força e o lobby da EDP (e a contribuição que tem para o PIB) se deixasse enrabar nos impostos que o estado cobra durante muito tempo, o que me faz suspeitar que essas perdas são mitigadas algures por outra actividade da mesma, mas isto é uma opinião pouco informada e tendenciosa da minha parte. Se me souberem guiar no que toca a perceber em que consiste a actividade de todos as empresas EDP, agradecia."

Quanto muito a EDP é enrabada quando é acusada de praticar preços abusivos, e mesmo nesses casos tem-se defendido...

Compartilhar este post


Link para o post

Os impostos não afectam o que achas que consegues extrair dum produto a nível de margem de contribuição?

Compartilhar este post


Link para o post

Porque o impostos são iguais para todos os players do mercado, não é algo que esteja sobre o seu controlo. Se os impostos sobem, os preços sobem na mesma proporção. O que vai impactar a margem serão os custos associados na prestação do serviço, que poderá ser de maior ou menor qualidade, entre outros factores.

Editado por Elvis
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Desemprego disparou 8,9% por cá, confirmado mesmo agora pelo IEFP

Já agora são dados relativos apenas ao mês de Março.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 6 minutos:

O layoff termina agora certo?

Como assim? A empresa pode mandar os colaboradores para layoff por um mês mas pode renovar 3 vezes, que poderão vir a ser 6.

Editado por Rei_Patricio
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rei_Patricio, há 8 minutos:

Como assim? A empresa pode mandar os colaboradores para layoff por um mês mas pode renovar 3 vezes, que poderão vir a ser 6 dependendo de alguns factores.

Assumi pelo que falo com amigos meus que era algo com o prazo do dia x, estava enganado. Ok.

Compartilhar este post


Link para o post

unknown.png

 

Parece-me a mim que o Trump não terá grandes hipóteses em Novembro, a menos que o Biden cometa as maiores gaffes nos debates desde que há televisão a preto e branco nos EUA.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...