Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de IlidioMA, há 2 minutos:

o PAN esgotou-se

Trouxe duas ou tres coisa que eram prementes (a questão dos canis, a criminalização do mau trato a animais) que eram coisas que qualquer pessoa sensivel estaria apta a get behind e depois......não têm mais nada que seja apoiável pelo grosso da população. Esse quase veganismo obrigatorio, fim das touradas, fim da caça, são coisas que o país comum ou não quer saber, ou é veementemente contra. Eles bem tentaram disfarçar, nesta campanha, tentando puxar a agenda ecologista - que o PAN não tinha quando apareceu, era meramente animalista - mas não se disfarça bem.

Sinceramente acho que o PAN não se esgotou. Alias, as suas ideias não se esgotaram. Agora, é preciso alguém para puxar o barco, coisa que atualmente não o tem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 8 minutos:

o IL vai crescer mais que o Chega nos próximo anos, mas fácil. São super inteligentes na sua abordagem politica e na sua abordagem social. 

A IL é um partido que aproveitou um espaço que existia na política, concorde-se ou não com as suas bandeiras. Isso valeu-lhes o crescimento que tiveram, mas não só. Muita gente - como eu - acabou por votar IL porque o PSD (ainda) está em cacos. O Moedas foi um ar fresco que se calhar veio sujo, valendo lhe a continuidade (ao Rio). E este resvalar para outros partidos de Direita, tirando daqui o defunto CDS, também se aplica, naturalmente, ao Chega.

Edit: com isto, também acredito que a IL vai continuar a crescer 

Editado por Duda34
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 6 minutos:

Tenho sérias dúvidas que o Chega cresça. Acho que já atingiram o seu limite.... não estou a ver ganharem muito mais votos na Direita, principalmente ao PSD. Já o IL...

Acho exatamente o contrário. O PSD mete o Passos Coelho a líder e seca logo a IL. Mas perde completamente o centro e tudo o que é revoltado vai migrar mais e mais para o Chega. 

A minha esperança é que ter uma dúzia de espantalhos do Chega no parlamento exponha a falta de ideias e coerência que anda ali, mas é uma esperança muito ténue. 

Olha para os outros países europeus. Os liberais nunca passam de ser uma franja. A extrema direita consegue resultados mais expressivos e assustadores. 

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 2 minutos:

Vai ser interessante o PS a governar com 120% e tal do PIB em divida pública e com os juros a subir.

Parece-me que vai ser uma legislatura de crescimento da IL e do PSD (dependendo da mudança de líder).

É o mesmo que levaria o país ao primeiro excedente da democracia, não fosse a pandemia.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vejo a IL crescer o suficiente para o PSD não consiga fazer governo sem eles durante muito tempo.

Citação de noikeee, Agora:

Acho exatamente o contrário. O PSD mete o Passos Coelho a líder e seca logo a IL. Mas perde completamente o centro e tudo o que é revoltado vai migrar mais e mais para o Chega. 

A minha esperança é que ter uma dúzia de espantalhos do Chega no parlamento exponha a falta de ideias e coerência que anda ali, mas é uma esperança muito ténue. 

O PPC não se mete mais nisto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 minuto:

Ainda se prepara para as presidenciais, creio 

Compartilhar este post

Link para o post

SOMOS O ÚNICO PAÍS EUROPEU IMUNE À EXTREMA-DIREITA!
*Portugal, 2018*

PARTIDO DE EXTREMA-DIREITA FICA EM 3º LUGAR NAS LEGISLATIVAS
*Portugal, 2022*

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 16 minutos:

Acho que é obrigatório, mesmo sabendo que esta queda não é necessariamente real

por acaso até é. Esta queda mostrou que há um eleitorado que anda entre o PS e o BE, esse mesmo eleitorado que foi para a Ana Gomes nas presidenciais, e que não se fixa neles.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 2 minutos:

A IL é um partido que aproveitou um espaço que existia na política, concorde-se ou não com as suas bandeiras. Isso valeu-lhes o crescimento que tiveram, mas não só. Muita gente - como eu - acabou por votar IL porque o PSD (ainda) está em cacos. O Moedas foi um ar fresco que se calhar veio sujo, valendo lhe a continuidade (ao Rio). E este resvalar para outros partidos de Direita, tirando daqui o defunto CDS, também se aplica, naturalmente, ao Chega.

Edit: com isto, também acredito que a IL vai continuar a crescer 

Exatamente o que penso, também. O IL vai roubar votos não só ao PSD, mas como ao CDS e mesmo alguns da Esquerda. Claro que os mais conservadores ou os tachistas provavelmente viram para o Chega, mas são sempre números muito reduzidos.

Atrevo-me a dizer que daqui a 10/15 anos a politica portuguesa vai mudar completamente de paradigma, com a eleição de um partido diferente dos 2 "todos poderosos". E sinceramente desconfio que seja o IL esse partido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 2 minutos:

mete mete

ele sabe que com ele o IL e o Chega voltam ao estatuto de partido do táxi. Ele traz consigo polítcas neo liberais e uma estilo musculado anti-piegas. Sempre em versão muito mais suave  que IL e Chega, mas é quanto baste para os fazer desinflar. é o zika card contra o Cotrim e o Ventura.

Compartilhar este post

Link para o post

o totó do pedro adão e silva a dizer que as sondagens não se enganam e que as pessoas afinal votaram mais no PS, porque viram a luta renhida com o PSD nas sondagens durante as semanas anteriores xD

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 1 minuto:

Exatamente o que penso, também. O IL vai roubar votos não só ao PSD, mas como ao CDS e mesmo alguns da Esquerda. Claro que os mais conservadores ou os tachistas provavelmente viram para o Chega, mas são sempre números muito reduzidos.

Atrevo-me a dizer que daqui a 10/15 anos a politica portuguesa vai mudar completamente de paradigma, com a eleição de um partido diferente dos 2 "todos poderosos". E sinceramente desconfio que seja o IL esse partido.

Isso só acontece se o PSD andar mais meia dúzia de anos com lideranças fracas, a ponto de cada vez mais pessoas se fixarem na IL e criarem grandes bases lá.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 3 minutos:

Olha para os outros países europeus. Os liberais nunca passam de ser uma franja. A extrema direita consegue resultados mais expressivos e assustadores. 

Portugal tem muito mais moderados do que se pensa. Claro que tens sempre aquele pessoal que é contra o sistema, blablabla, mas muita dessa malta tem mais ideias viradas para a esquerda do que propriamente para a direita. Como o IL vive ali num meio "estranho", vai conseguir captar esses votos.

O problema do Chega é que tem um líder que sinceramente não acredita nas ideias que ele próprio fala. Simplesmente diz aquilo porque é um populista básico. E não estando à frente de um grande partido, como aconteceu com o Trump nos US, vai cair a pique.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

É o mesmo que levaria o país ao primeiro excedente da democracia, não fosse a pandemia.

Acho que tiveram mesmo. Mas se os juros subirem as coisas mudam. Quem sabe até pode ser que consigam lidar com isso, mas caso o BCE deixe de comprar (tanta) dívida portuguesa não sei como serão as coisas. E isto vale caso fosse o PS ou PSD a liderar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kayzy, Agora:

Isso só acontece se o PSD andar mais meia dúzia de anos com lideranças fracas, a ponto de cada vez mais pessoas se fixarem na IL e criarem grandes bases lá.

É olhar para o PSD e perceber quem é capaz de assumir o barco com a saída do Rui Rio. Eu via um a assumir aquilo e a equilibrar as contas, mas levou banho em Outubro... E não acho que o Moedas seja capaz de assumir o barco...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

Sim, mas isso com os níveis de juros que tivemos durante os últimos anos e com o QE do BCE acaba por ser mais ou menos exequível.

Com uma subida dos juros e com o QE do BCE a ser reduzido não será nada fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

CMTV esta em altas. Tem um mapa tipo o da CNN com um gajo frenético e uma réplica do parlamento com os comentadores.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 minutos:

mete mete

ele sabe que com ele o IL e o Chega voltam ao estatuto de partido do táxi. Ele traz consigo polítcas neo liberais e uma estilo musculado anti-piegas. Sempre em versão muito mais suave  que IL e Chega, mas é quanto baste para os fazer desinflar. é o zika card contra o Cotrim e o Ventura.

O PPC se vai para a liderança do PSD eles ainda têm menos votos. Muita gente no país não se quer lembrar do período da troika.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 2 minutos:

o totó do pedro adão e silva a dizer que as sondagens não se enganam e que as pessoas afinal votaram mais no PS, porque viram a luta renhida com o PSD nas sondagens durante as semanas anteriores xD

Esse é um idiota de primeira. Tem uma falta de coluna brutal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, Agora:

Isto para o Marcelo é o cenário ideal?

para o marcelo o ideal era um empate e um bloco central

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, esperar pelo resultados finais com as distribuições dos deputados, em 2015 o Paços também tinha ganho relativamente bem. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...