kareca Publicado 22 Fevereiro 2023 Citação de Sandes., há 7 minutos: Twitteira? É MP no parlamento do UK. Também o Trump era POTUS e é twitteiro. Compartilhar este post Link para o post
Brahimi Publicado 22 Fevereiro 2023 Citação de whatever, há 1 hora: Tens a certeza que pensaste bem sobre este tema? É que a verdade é que consigo encontrar muito pouco sentido em quase tudo o que escreveste. A premissa desta discussão foi o pacote de medidas para a habitação, a partir daqui falou-se essencialmente de dois temas, da concentração da população nos grandes centros urbanos e da coincidente concentração da população no litoral tendo-se discutido possíveis medidas de incentivo à re-população do interior do país. Começas por dizer que há pressão habitational, claro que há, é a capital do país e uma das cidades que aparece sempre no topo dos rankings do pessoal que tem vida para fazer rankings de cidades, o que não é normal é a cidade ter perdido o número de habitantes que perdeu na última década, o que me arrisco a dizer que não tem paralelo com qualquer outra capital europeia. Agora claro que se é verdade que a cidade tem perdido habitantes também é verdade que a AML tem crescido e as pessoas vão cada vez para concelhos mais distantes, Mafra, Palmela, Alcochete, Montijo, Sesimbra... e é aqui que não percebo mesmo como é que a tua ideia de uma capital planeada resolvia o que quer que seja. Dizes que o problema são estas tais pessoas que continuam a ter de ir trabalhar nos tais serviços de Estado que estão concentrados em Lisboa, ou seja, se passarmos a ter uma capital na Chamusca, a ideia é ter as pessoas a deslocar-se de Torres Vedras para a Chamusca em vez de para Lisboa? É essa a solução? Ou é ter as pessoas a mudarem-se de Torres, onde segundo dizes que algumas têm de viver porque não conseguem viver em Lisboa, para a Chamusca onde provavelmente também não sonham viver? Uma sugestão: compara a distância entre Torres Vedras e Lisboa e entre Utrecht e Amesterdão e depois compara quanto é que se demora em transportes públicos entre os dois locais. Percebo o teu ponto mas não compares Utrecht a Torres Vedras 😁 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 22 Fevereiro 2023 Citação de whatever, há 1 hora: Tens a certeza que pensaste bem sobre este tema? Tenho a certeza que não 😆 Citação de whatever, há 1 hora: seja, se passarmos a ter uma capital na Chamusca, a ideia é ter as pessoas a deslocar-se de Torres Vedras para a Chamusca em vez de para Lisboa? É essa a solução? Ou é ter as pessoas a mudarem-se de Torres, onde segundo dizes que algumas têm de viver porque não conseguem viver em Lisboa, para a Chamusca onde provavelmente também não sonham viver? Mas aqui acho que não percebeste a ideia. A ideia é uma cidade de raíz. Discordo que se promova a capital uma cidade que já exista, tipo Coimbra ou Aveiro ou Viseu, porque são cidades que já têm os seus problemas e agora iriam passar a ter um novo problema. é mesmo Brasilía, tudo de raíz. Ora, se é tudo de novo, as pessoas que hoje em dia trabalham no Terreiro do Paço mas vêm de Mafra todos os dias porque viver em Lisboa, impensável, na Amadora onde o avô vivia, também não dá, no Algueirão onde os pais vivem também é incomportável, essa pessoa iria, hopefully, poder viver nessa nova capital, já que a ideia é memso ser um sítio que hoje em dia não tem ng. Mas hey, como disse, isto não é um plano, é só uma ideia debitada para cima da mesa, para o debate. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 22 Fevereiro 2023 Citação de Brahimi, há 53 minutos: Percebo o teu ponto mas não compares Utrecht a Torres Vedras 😁 Cada país tem as cidades que merece, uma pessoa não tem culpa que a 50km de Amesterdão tenhas Utrecht e Leiden e a 50km de Lisboa tenhas Torres Vedras e Setúbal... Citação de IlidioMA, há 37 minutos: Tenho a certeza que não 😆 Mas aqui acho que não percebeste a ideia. A ideia é uma cidade de raíz. Discordo que se promova a capital uma cidade que já exista, tipo Coimbra ou Aveiro ou Viseu, porque são cidades que já têm os seus problemas e agora iriam passar a ter um novo problema. é mesmo Brasilía, tudo de raíz. Ora, se é tudo de novo, as pessoas que hoje em dia trabalham no Terreiro do Paço mas vêm de Mafra todos os dias porque viver em Lisboa, impensável, na Amadora onde o avô vivia, também não dá, no Algueirão onde os pais vivem também é incomportável, essa pessoa iria, hopefully, poder viver nessa nova capital, já que a ideia é memso ser um sítio que hoje em dia não tem ng. Mas hey, como disse, isto não é um plano, é só uma ideia debitada para cima da mesa, para o debate. Eu percebo essa ideia de andar a brincar ao SimCity só para efeitos do debate, mas nestas conversas de convencer as pessoas a ir para o interior, seja com ou sem subsídios, acho que se esquecem muitas vezes de tentar perceber se as pessoas querem realmente ir para o interior e pelo caminho assumem também que se o interior tivesse isto, aquilo ou o outro as pessoas iam querer viver lá. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 22 Fevereiro 2023 Citação de whatever, há 3 minutos: Eu percebo essa ideia de andar a brincar ao SimCity só para efeitos do debate, mas nestas conversas de convencer as pessoas a ir para o interior, seja com ou sem subsídios, acho que se esquecem muitas vezes de tentar perceber se as pessoas querem realmente ir para o interior e pelo caminho assumem também que se o interior tivesse isto, aquilo ou o outro as pessoas iam querer viver lá. e do que estou a dizer começava logo pelos deputados, Ministros e Juizes do Supremo, bem sei. Mas quer dizer, isso faz-se. Noutras paragens. Quando Brasília surgiu, os Deputados e Ministros tiveram que ir para lá (e atrás vai a administração pública do Estado Central). Epá, acho que o mérito da ideia (ideia, não do plano) é que podia ser uma coisa que matava dois coelhos com uma cajadada. Por um lado retirava pressão demográfica a Lisboa, por outro criava-se um new and shiny polo de atracção para uma região do interior. 1 Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 22 Fevereiro 2023 Citação de HappyKing, há 2 horas: Sobre a semana de 4 dias - os resultados do maior teste feito ao dia de hoje e que foi realizado no UK: https://autonomy.work/portfolio/uk4dwpilotresults/ Boa sorte para explicar aos patrões e grupos empresariais deste país essa teoria Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 22 Fevereiro 2023 Citação de Rain Dog, há 4 horas: pior, deixam-na viver moribunda é pena, foi pioneiro esse projecto. Se não houve expansão ou continuidade foi uma burrice de todo o tamanho. Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 22 Fevereiro 2023 grandes construtoras de Portugal a ouvirem a conversa da nova cidade Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 22 Fevereiro 2023 (editado) Eu voto em construirmos uma capital nova de raiz no interior de Portugal, ali entre Olivença e Talega. Editado 22 Fevereiro 2023 por Cannonball 1 Compartilhar este post Link para o post
Aiden Publicado 22 Fevereiro 2023 Só para terem um cheirinho do que é viver no interior, na linha de Leste só há dois comboios a circular e um deles avariou ontem, então agora as ligações são todas executadas com 2 horas de atraso, sem qualquer tipo de aviso. E como é quase tudo apeadeiros há dezenas de pessoas que não fazem p*ta de ideia do que está acontecer e quando é que o comboio chega. Por acaso, conheço o site da IP que informa, em direto, os atrasos dos comboios (veterano de greves) e não me causa um enorme problema. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 22 Fevereiro 2023 Citação de whatever, há 8 horas: Cada país tem as cidades que merece, uma pessoa não tem culpa que a 50km de Amesterdão tenhas Utrecht e Leiden e a 50km de Lisboa tenhas Torres Vedras e Setúbal... Eu percebo essa ideia de andar a brincar ao SimCity só para efeitos do debate, mas nestas conversas de convencer as pessoas a ir para o interior, seja com ou sem subsídios, acho que se esquecem muitas vezes de tentar perceber se as pessoas querem realmente ir para o interior e pelo caminho assumem também que se o interior tivesse isto, aquilo ou o outro as pessoas iam querer viver lá. só para dizer que é injusto uma comparação de transportes públicos entre dois sítios quando um caminho tem 300m de inclinação que dificulta a instalação de uma ferrovia por exemplo vs 5m de inclinação. Para além disso o itinerário Lisboa-Vedras tem mais 10km 😛 Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 22 Fevereiro 2023 Citação de IlidioMA, há 8 horas: e do que estou a dizer começava logo pelos deputados, Ministros e Juizes do Supremo, bem sei. Mas quer dizer, isso faz-se. Noutras paragens. Quando Brasília surgiu, os Deputados e Ministros tiveram que ir para lá (e atrás vai a administração pública do Estado Central). Epá, acho que o mérito da ideia (ideia, não do plano) é que podia ser uma coisa que matava dois coelhos com uma cajadada. Por um lado retirava pressão demográfica a Lisboa, por outro criava-se um new and shiny polo de atracção para uma região do interior. Chefe, atenta só no basqueiro que foi quando propuseram trocar o Constitucional para Coimbra: https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/juizes-dizem-que-seria-grave-desprestigio-mudar-sede-do-constitucional-para-coimbra--14123048.html Agora imagina todo o aparelho Estatal. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 22 Fevereiro 2023 Citação de HappyKing, há 10 horas: Sobre a semana de 4 dias - os resultados do maior teste feito ao dia de hoje e que foi realizado no UK: https://autonomy.work/portfolio/uk4dwpilotresults/ So para completar que uma coisa que tambem aconteceu foi que o profit baixou, o que quer dizer que apesar de todas essas maravilhas que essa pessoa realca, no final os salarios ficam os mesmos mas o precos vao ter de aumentar provavelmente 20%-25% para compensar...quem diria? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 22 Fevereiro 2023 (editado) Citação de Burkina2008, há 19 minutos: So para completar que uma coisa que tambem aconteceu foi que o profit baixou Consegues dizer onde estão esses dados no relatório? Queria ler mais sobre o assunto. Já andei à procura no PDF do relatório mas não encontrei. Editado 22 Fevereiro 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 22 Fevereiro 2023 Citação de HappyKing, há 5 minutos: Consegues dizer onde estão esses dados no relatório? Queria ler mais sobre o assunto. Já andei à procura mas não encontrei. O relatorio esta no site que mencionaste e é extremamente ambiguo nos pontos negativos, mas na pagina 56 tens bons indicadores Citação The pilot interviews gave insight into how organisations planned to reduce their working hours without significantly compromising their business or, in the case of non-profit organisations, their civic mission. While one obvious way to do this might be by growing the workforce, it is notable that only two organisations we interviewed used additional recruitment as part of their strategy to achieve a four-day week. Separate from these organisations, senior managers of two further companies also told us that their plans for a permanent move to a four-day week may involve increasing their reliance on subcontractors, who would not be working a four-day week. Comparably, only a small handful of companies considered reducing output as part of their strategy. One company, for example, decided to save time by letting go of a small number of minor clients, whereas another cancelled a small number of projects that were not seen as core to the organisation’s purpose. A third company also believed so much in the benefits of the four-day week for staff, its CEO said he would be prepared to tolerate a small loss in profit to keep the policy in place. In all other cases, the companies we interviewed aspired to maintain 100% of their output on a four-day week, without additional recruitment. Basicamente todas as medidas para chegar a semana de 4 dias, sao baseadas em aumentar os custos das empresas. Tirando aquele que diz cancelar projectos etc (que so faz sentido se os projecto tiverem um profitabilidade menor, ou entao a empresa é mal gerida desde o inicio). Eu ha anos que na minha empresa se trabalha efectivamente sem horario. Eu nao quero saber a que horas e a que dias é que realizas as funcioes enquanto trabalhas para mim, o que é importante é que o trabalho esteja feito nos deadlines pedidos e que para certas reunioes em equipa consigamos coordenar horarios. Agora se tens de ir ao medico ou se nao te apetece trabalhar as sextas feiras, nao me interessa para nada. Isso para mim funciona. O que se esta aqui a falar é de implementar isto para um conjunto de funcoes que se apenas se trabalhar 4 dias tem que se contratar mais gente, que é um custo, que depois é passado ao consumidor. Um supermercado que funciona com 200 funcionarios, para fazer as mesmas funcoes reduzindo de 5 a 4 dias de trabalho, vai necessitar de 250 funcionarios, o que faz aumentar o custo do factor trabalho em 25%, que por sua vez é cobrado ao consumidor. Um hospital que funcione com 200 medicos agora vai necessitar de 250 (vamos partir do principio que ate era possivel contratar esses extra 50). O custo para o Estado vai aumentar 25% no factor trabalho daquele hospital e como os custos do estado veem dos impostos, maiores impostos vao ser cobrados. Tu como individuo vais trabalhar menos dias pelo mesmo salario, mas se todos fizerem o mesmo vais ter um aumento tanto de precos brutal como de impostos e ainda nem falei da parte que o lazer tem um custo e o custo de um terceiro dia de lazer vai tambem bater contra o mesmo salario (aque é uma nocao basica de que estando de ferias ou durante o fim de semana o gasto diario é bem maior do que num dia de trabalho, em media obviamente). Isto é um tema muito mais complexo do que fazem transparecer por um tweet que pinta tudo de cor-de-rosa 5 3 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 22 Fevereiro 2023 Citação de andriy pereplyotkin, há 53 minutos: Chefe, atenta só no basqueiro que foi quando propuseram trocar o Constitucional para Coimbra: https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/juizes-dizem-que-seria-grave-desprestigio-mudar-sede-do-constitucional-para-coimbra--14123048.html Agora imagina todo o aparelho Estatal. eu lembro-me disso, lembro. é só uma ideia, bastante maluca. Mas seria uma solução, como digo, mais decidida para o assunto, que as meias-medias que o Governo anunciou esta semana, que tenho sérias dúvidas que vão resultar em o que quer que seja no problema da habitação na AML. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 22 Fevereiro 2023 Citação de Burkina2008, há 16 minutos: É por isso que gosto do teu feedback nestes assuntos. Tens aquela visão mais "empresarial" quando eu normalmente tendo a olhar mais para o lado "social" (dos efeitos nas pessoas,etc). Obrigado pelos inputs. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 22 Fevereiro 2023 Citação de HappyKing, há 1 minuto: É por isso que gosto do teu feedback nestes assuntos. Tens aquela visão mais "empresarial" quando eu normalmente tendo a olhar mais para o lado "social" (dos efeitos nas pessoas,etc). Obrigado pelos inputs. Atencao que eu nao sou contra a medida, alias em Portugal (e noutros sitios) ha uma cultura de ficar a fazer horas no escritorio e umas chefias idiotas que gostam é de ver que as pessoas estao a trabalhar. Isso é que devia ser combatido. Agora a nocao que qualquer trabalho tem melhoramento de produtividade que compense o aumento de custos de um esquema desses é claramente uma extrapolacao sem pes nem cabeca. O gajo na linha de producao nao vai ser mais produtivo por trabalhar 4 dias, nem numa caixa de supermercado, nem um seguranca vai deixar de ser necessario no quinto dia, nem um medico vai despachar mais doentes. E aqui obviamente que qualidade do trabalho nao esta a ser considerada neste paragrafo. 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 23 Fevereiro 2023 (editado) Ainda mais complexo é o pessoal falar da "semana de 4 dias" e metade se estarem a referir a simplesmente deixar de trabalhar o 5º dia, e a outra metade se referirem a pegar nas horas do 5º dia e repartir pelos outros 4. Como é evidente prefiro trabalhar só 4x8h do que 5x8h, mas acho que prefiro 5x8h a 4x10h. Pessoalmente talvez seja a minha costela de português, mas tenho alguma dificuldade a interpretar o trabalho na óptica do Burkina de colocar deadlines de produtividade e o resto que se f*da, se o fizeres em 5 horas ou em 76 é igual ao litro. Talvez por trabalhar num sítio/equipa em que as deadlines são frequentemente extremamente difíceis de estimar e muitas vezes quase ignoradas; e por pessoalmente necessitar da estrutura mental dum dia de trabalho algo rígido para me manter minimamente focado e produtivo. Mas acredito que noutros contextos, com outras pessoas, funcione. Editado 23 Fevereiro 2023 por noikeee 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de noikeee, há 4 horas: Ainda mais complexo é o pessoal falar da "semana de 4 dias" e metade se estarem a referir a simplesmente deixar de trabalhar o 5º dia, e a outra metade se referirem a pegar nas horas do 5º dia e repartir pelos outros 4. Como é evidente prefiro trabalhar só 4x8h do que 5x8h, mas acho que prefiro 5x8h a 4x10h. Pessoalmente talvez seja a minha costela de português, mas tenho alguma dificuldade a interpretar o trabalho na óptica do Burkina de colocar deadlines de produtividade e o resto que se f*da, se o fizeres em 5 horas ou em 76 é igual ao litro. Talvez por trabalhar num sítio/equipa em que as deadlines são frequentemente extremamente difíceis de estimar e muitas vezes quase ignoradas; e por pessoalmente necessitar da estrutura mental dum dia de trabalho algo rígido para me manter minimamente focado e produtivo. Mas acredito que noutros contextos, com outras pessoas, funcione. Nem tudo funciona para toda a gente nem para todos os trabalhos. Eu tenho uma mentalidade na minha empresa que as pessoas em geral (e sobretudo a medida que ficam mais velhas) teem demasiados imprevistos e necessidades diferentes, logo colocar horarios de trabalho inflexiveis é contra produtivo. Os deadlines sao normalmente de indole regulatorio e obrigatorio, assim que falhar deadlines é basicamente impossivel. O importante é ter uma equipa com pessoas suficientes para serem capazes de deliver o que é necessario sem ficarem sobrecarregados e sem deixar de cumprir as "obrigacoes" como pais, filhos, maridos, pessoas saudaveis, etc. Eu pessoalmente sou mais produtivo no final da tarde e noite. Com isto tambem existem outras obrigacoes, flexibilidade tem de ser das duas partes. Se excepcionalmente é necessario trabalhar ao Domingo ou ter uma reuniao as 6 da manha ou 11 da noite, entao tem de acontecer. Mas isso fica claro desde o incio, se acham que isto nao é para eles, podem ir procurar outro trabalho. Tem que existir confianca das duas partes e isso em Portugal é um cancro porque o patrao esta sempre a pensar que os trabalhadores estao ali a roubar ou a tentar nao trabalhar e os trabalhadores acham sempre que o patrao apenas os quer f*der. 3 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de Burkina2008, há 7 horas: Atencao que eu nao sou contra a medida, alias em Portugal (e noutros sitios) ha uma cultura de ficar a fazer horas no escritorio e umas chefias idiotas que gostam é de ver que as pessoas estao a trabalhar. Isso é que devia ser combatido. Agora a nocao que qualquer trabalho tem melhoramento de produtividade que compense o aumento de custos de um esquema desses é claramente uma extrapolacao sem pes nem cabeca. O gajo na linha de producao nao vai ser mais produtivo por trabalhar 4 dias, nem numa caixa de supermercado, nem um seguranca vai deixar de ser necessario no quinto dia, nem um medico vai despachar mais doentes. E aqui obviamente que qualidade do trabalho nao esta a ser considerada neste paragrafo. Só para acrescentar o meu ponto de vista como subcontractor, a minha empresa se implementasse semana de 4 dias quer dizer que ia deixar de cobrar esse 5o dia ao cliente, perdendo 20% de facturação. A solução seria aumentar o preço por unidade (hora) do meu trabalho, o que provavelmente resultaria em perder o cliente porque têm alternativas mais baratas noutros sítios. Acho que só fim e ao cabo a semana de 4 dias deve ser estudada porque efectivamente algumas empresas podem ver que não é um bicho papão e implementar se no seu próprio negócio fizer sentido. Se alguma vez passar a ser o standard será só daqui a muito tempo. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Fevereiro 2023 (editado) Citação de Burkina2008, há 10 horas: O gajo na linha de producao nao vai ser mais produtivo por trabalhar 4 dias, nem numa caixa de supermercado, nem um seguranca vai deixar de ser necessario no quinto dia, nem um medico vai despachar mais doentes. E aqui obviamente que qualidade do trabalho nao esta a ser considerada neste paragrafo. Como assim? Alguém que trabalhe 4 dias e tem 3 dias para descansar não vai ser mais performante, especialmente num trabalho físico como uma linha de montagem? E é evidente que nem todas as empresas vão poder laborar apenas 4 dias, como a restauração, hotelaria, serviços públicos ou segurança, como disseste. A ideia é compensar isso contratando mais pessoas nessas áreas, parece-me evidente.Talvez nem toda a gente consiga, claro. Mas também me parece que, como sociedade, devíamos evoluir no sentido de trabalhar menos tempo. Editado 23 Fevereiro 2023 por Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de Ghelthon, há 44 minutos: Como assim? Alguém que trabalhe 4 dias e tem 3 dias para descansar não vai ser mais performante, especialmente num trabalho físico como uma linha de montagem? E é evidente que nem todas as empresas vão poder laborar apenas 4 dias, como a restauração, hotelaria, serviços públicos ou segurança, como disseste. A ideia é compensar isso contratando mais pessoas nessas áreas, parece-me evidente.Talvez nem toda a gente consiga, claro. Mas também me parece que, como sociedade, devíamos evoluir no sentido de trabalhar menos tempo. Não, claro que não. Numa linha de montagem, há diversas funções. As costureiras não vão costurar mais depressa porque já andam sempre no limite. As máquinas não vão funcionar mais depressa por trabalharem menos um dia. Os equipamentos que demoram a arrancar e a ficar prontos para serem usados, tipo fornos, não vão ser mais rápidos nesse processo de arranque. O pessoal logístico que passa o dia a conduzir um empilhador não vai carregar mais camiões por só trabalhar 4 dias. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Fevereiro 2023 (editado) Citação de Tio Hans, há 5 minutos: Não, claro que não. Numa linha de montagem, há diversas funções. As costureiras não vão costurar mais depressa porque já andam sempre no limite. As máquinas não vão funcionar mais depressa por trabalharem menos um dia. Os equipamentos que demoram a arrancar e a ficar prontos para serem usados, tipo fornos, não vão ser mais rápidos nesse processo de arranque. O pessoal logístico que passa o dia a conduzir um empilhador não vai carregar mais camiões por só trabalhar 4 dias. Comparar máquinas a pessoas não faz grande sentido. Avançando essa parte, não achas que alguém com mais tempo de descanso é mais produtivo? A costureira pode fazer o mesmo número de peças, mas provavelmente vai enganar-se menos. O condutor do empilhador pode carregar o mesmo número de camiões, mas provavelmente vai cometer menos erros e portanto ganha-se em segurança. E, não menos importante, tanto a costureira como o condutor do empilhador vão trabalhar com mais ânimo e vontade, estando em melhores condições físicas e psicológicas. Trabalhar 40 horas semanais parece-me um exagero, porque ninguém é produtivo nessas 40 horas. Eu sei que não sou, e não tenho um trabalho que me masse fisicamente. Imagino malta que anda exposta aos elementos, dias inteiros a puxar pelo físico ou a fazer a mesma tarefa repetitiva numa linha de montagem... Editado 23 Fevereiro 2023 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post