antifa Publicado 18 Abril 2024 Citação de Lebohang, há 9 horas: Europeias: Livre volta atrás e mantém eleições primárias abertas na segunda volta Comissão de Ética e Arbitragem deu razão a Francisco Paupério, que apresentou recurso da decisão de o Livre fechar a segunda volta para a escolha dos candidatos às eleições europeias: “Não foram apuradas quaisquer condutas concretas que traduzam uma viciação do processo eleitoral”, conclui o órgão que admite que os candidatos podem mobilizar os seus eleitores O Livre volta atrás e vai manter as eleições primárias abertas para a escolha dos candidatos para as Europeias de 9 de junho. Após os recursos apresentados por Francisco Paupério, primeiro classificado na primeira volta, e outro membro Fábio Ventura, o Conselho de Ética e Arbitragem do partido deu razão aos argumentos apresentados e decidiu que a votação da segunda volta deve acontecer, tal como o inicialmente previsto, num processo aberto a votantes externos. A votação tinha sido adiada por 24h e limitada a membros por decisão da Comissão Eleitoral, que apontava para “fortes indícios de viciação” por parte de não membros do partido, na primeira volta, que apoiaram o candidato Francisco Paupério, que há um ano anunciou a sua candidatura e tem feito campanha desde essa altura. Decisão que foi alvo de críticas dentro e fora do partido. "Dá-se provimento aos recursos interpostos e determina-se que a segunda volta das primárias devem permitir o voto não só de membros e apoiantes, mas também daqueles que se inscreveram no processo eleitoral, nos termos previstos no Regulamento de Primárias do Livre", pode ler-se na deliberação do Conselho de Ética e Arbitragem a que o Expresso teve acesso. O órgão interno do Livre reuniu-se na noite desta quarta-feira, tendo decidido que a votação na segunda volta se deve realizar, como o previsto no regulamento, também com participação dos votantes externos, inscritos para as primárias do Livre, na quinta-feira. Segundo o Conselho de Ética são compreensíveis as preocupações da Comissão Eleitoral face à “anormalidade estatística” da votação em Francisco Paupério, que contou com 52% dos votos de membros que votaram apenas num candidato (no Livre, é possível votar em vários candidatos). Reconhece que a votação no biólogo foi sobretudo dependente do voto de inscritos, que não são membros/apoiantes do Livre e que a Comissão Eleitoral atuou com “reta intenção” com vista a salvaguardar os interesses do partido, mas não encontrou causa-efeito na vantagem da votação do candidato que ficou em primeiro lugar na 1.ª volta. "Não foram apuradas quaisquer condutas concretas que traduzam uma viciação do processo eleitoral. É legítimo aos candidatos em primárias abertas procurarem mobilizar os seus eleitores, muito embora o exercício do direito de voto nas primárias abertas deva seguir a lógica de ordenação de uma lista de candidatos, ao invés da escolha de um cabeça de lista", nota o órgão do qual faz parte Ricardo Sá Fernandes. Sem provas concretas, o Conselho de Ética considera assim que não faz sentido suspeitar de práticas incorretas, infrações dolosas ou negligentes por parte do candidato ou dos seus apiantes. “Não é legítimo especular sobre a possibilidade dessas práticas poderem ter existido, quando na verdade podem não ter existido, sendo a votação fruto dos termos em que decorreu a campanha eleitoral de Francisco Paupério, iniciada, de resto, com grande antecedência”, acrescenta. Ainda, assim o Conselho de Ética não descarta que o partido deve refletir sobre o processo de primárias e “acautelar situações inesperadas”, definindo, por exemplo uma “diferente ponderação” para a votação, entre não membros e apoantes, com vista a evitar situações semelhantes no futuro. Vá lá que alguém teve bom senso, estava o caldinho pronto para uma instância tipo tribunal constitucional intervir. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 18 Abril 2024 Sendo as Europeias e não as Legislativas, eu aceitava o fail do sistema tal como está desenhado e na próxima vez era mais restritivo. Só isto. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 18 Abril 2024 não estavam à espera que criasse tanto barulho nas redes sociais e voltaram atrás. Há que manter contente o eleitorado. Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 18 Abril 2024 Citação de Sandes., há 3 horas: Um jogador emprestado aos Belenenses é de que equipa? Da equipa que o emprestou, por isso é que não pode jogar contra a mesma. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 18 Abril 2024 Citação de Mica, há 6 minutos: Sendo as Europeias e não as Legislativas, eu aceitava o fail do sistema tal como está desenhado e na próxima vez era mais restritivo. Só isto. É que nem é preciso inventar muito, é só alterar uma linha às regras e pedir ao informático de serviço que torne obrigatório votar por ordem. Agora como vi ontem um gajo defender-se dizendo que o que aconteceu vai contra o "espírito" das primárias lol, boa sorte a sustentar questões de espírito em tribunal. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 18 Abril 2024 Que estoiro fds E a minha solidariedade ao desgraçado que teve de compilar 1000 páginas de artigos de jornal 1 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 18 Abril 2024 Citação de antifa, há 1 hora: Vá lá que alguém teve bom senso, estava o caldinho pronto para uma instância tipo tribunal constitucional intervir. Já que falas no tribunal relativamente a decisões partidárias, tem passado despercebido por aqui as sucessivas "derrotas" que o PAN tem tido relativamente ao afastamento do antigo porta-voz do partido na madeira. Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 18 Abril 2024 @Diogo_CFB este tópico não merecia estar fixo ? Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 18 Abril 2024 Citação de Banks29, há 3 minutos: @Diogo_CFB este tópico não merecia estar fixo ? Merece sim. Vai ser destacado. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 18 Abril 2024 Citação de smashing_pumpkin , há 5 horas: Já que falas no tribunal relativamente a decisões partidárias, tem passado despercebido por aqui as sucessivas "derrotas" que o PAN tem tido relativamente ao afastamento do antigo porta-voz do partido na madeira. Como tem andado isso? Nunca mais ouvi falar do assunto, não. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Abril 2024 Citação de Sandes., há 12 horas: Um jogador emprestado aos Belenenses é de que equipa? Tu deves estar a fazer um raciocínio muito válido e lógico, eu é que não percebo qual é a analogia que pretendes fazer. Um assessor, um adjunto, um chefe de gabinete, um secretário, um motorista, fazem tanto parte da equipa de um Governo como um professor, um enfermeiro, um polícia ou a Dona Irene que faz atendimento no Centro de Emprego de Alvaiázere. São pessoas que trabalham para o Governo. No máximo pode dizer-se que pertencem à equipa do Ministro A ou do Ministro B. O Governo ou a equipa do Governo é composto pelo Primeiro-Ministro, Ministros e Secretários de Estado. Aqueles que ocupam os cargos por nomeação do Presidente da República como manda a Constituição. Mas eu percebo que o sensacionalismo mediático avance com essas parvoíces, à falta de melhor. No anterior Governo não era necessário chegar a esse ridículo porque entre Ministros e Secretários de Estado com pedras no sapato havia muito por onde pegar. Se já estivesse em prática essa moda no ano passado, tal seria o impacto de uma notícia que bradasse "Membro do Governo sequestra três outros membros da equipa governativa no wc das instalações do Ministério das infraestruturas antes de lançar uma bicicleta contra o vidro da porta de entrada do edifício!". Ou ainda esta: "Membro do Governo escondia 75.000 € em notas no seu Gabinete". Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 18 Abril 2024 Citação de Descartes, há 7 minutos: Membro do Governo sequestra três outros membros da equipa governativa no wc das instalações do Ministério das infraestruturas antes de lançar uma bicicleta contra o vidro da porta de entrada do edifício! Não julgo, às vezes tenho vontade de fazer igual Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 18 Abril 2024 Citação de doom_master, há 3 horas: Como tem andado isso? Nunca mais ouvi falar do assunto, não. https://www.dnoticias.pt/2024/4/15/401724-tribunal-constitucional-da-novamente-razao-a-joaquim-sousa/ 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 18 Abril 2024 Citação de Descartes, há 2 horas: Tu deves estar a fazer um raciocínio muito válido e lógico, eu é que não percebo qual é a analogia que pretendes fazer. Um assessor, um adjunto, um chefe de gabinete, um secretário, um motorista, fazem tanto parte da equipa de um Governo como um professor, um enfermeiro, um polícia ou a Dona Irene que faz atendimento no Centro de Emprego de Alvaiázere. São pessoas que trabalham para o Governo. No máximo pode dizer-se que pertencem à equipa do Ministro A ou do Ministro B. O Governo ou a equipa do Governo é composto pelo Primeiro-Ministro, Ministros e Secretários de Estado. Aqueles que ocupam os cargos por nomeação do Presidente da República como manda a Constituição. Mas eu percebo que o sensacionalismo mediático avance com essas parvoíces, à falta de melhor. No anterior Governo não era necessário chegar a esse ridículo porque entre Ministros e Secretários de Estado com pedras no sapato havia muito por onde pegar. Se já estivesse em prática essa moda no ano passado, tal seria o impacto de uma notícia que bradasse "Membro do Governo sequestra três outros membros da equipa governativa no wc das instalações do Ministério das infraestruturas antes de lançar uma bicicleta contra o vidro da porta de entrada do edifício!". Ou ainda esta: "Membro do Governo escondia 75.000 € em notas no seu Gabinete". O meu raciocínio é que membro de uma equipa de alguma coisa não quer dizer que seja dessa mesma coisa. Faz parte da entourage, se eu fizer parte de uma equipa de um filme, não quer dizer que eu faço parte do filme. Ou um jogador que seja parte da equipa não quer dizer que seja da equipa. E é exactamente por isso que assessores, secretários de membros do governo acabam por ser alvos de um escrutínio que não se vê num professor ou num médico Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 18 Abril 2024 Se estão lá, apenas com este governo, para mim acabam por fazer parte do governo. Se o governo cair eles ficam lá ou saem? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 18 Abril 2024 O relato do miúdo.. Menos de 40 anos, 1988. 2 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Abril 2024 Para vocês uma lata de sardinhas pode ser uma pedra. Mas isso não quer dizer que uma lata de sardinhas seja uma pedra. Aqui está, para consulta, a composição do Governo. A equipa que nos governa com todos os seus membros identificados: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc24/governo/composicao. Em site oficial para evitar confusões. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 18 Abril 2024 Citação de HappyKing, há 5 minutos: O relato do miúdo.. Menos de 40 anos, 1988. É isto!!! Garantiriamos as nossas reformas se voltassemos a meter as crianças a trabalhar. Por mim, essa criança, além do saco da comida, tbm teria direito a um maço de tabaco Citação de Plagio o Original, Em 12/04/2024 at 14:43: Tive uma ideia para resolver a nossa segurança social. Vocês sabem qual é a percentagem de desemprego para bebés até 2 anos de idade? 90%... é uma loucura... bebés são a maior força de trabalho subutilizada do mundo. se conseguirmos pô-los a trabalhar, poderiamos todos nos reformar anos antes da idade atual da reforma Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 18 Abril 2024 Citação de Descartes, há 2 minutos: Para vocês uma lata de sardinhas pode ser uma pedra. Mas isso não quer dizer que uma lata de sardinhas seja uma pedra. Aqui está, para consulta, a composição do Governo. A equipa que nos governa com todos os seus membros identificados: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc24/governo/composicao. Em site oficial para evitar confusões. As outras pessoas faladas auxiliam/trabalham para o Governo, mas não fazem parte deste. É simples. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 18 Abril 2024 Daí a crítica patente no "job for the boys", quando deveriam já ser cargos em que outras coisas seriam mais importantes. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 18 Abril 2024 (editado) Citação de Jamarcus, há 25 minutos: As outras pessoas faladas auxiliam/trabalham para o Governo, mas não fazem parte deste. É simples. Claro. Já o disse aí atrás. Citação de smashing_pumpkin, há 22 minutos: Daí a crítica patente no "job for the boys", quando deveriam já ser cargos em que outras coisas seriam mais importantes. Exato. Embora também seja verdade que os Chefes de Gabinete, Adjuntos, Secretários Pessoais e Motorista devem ser pessoas da confiança pessoal do governante. O problema é que são geralmente pessoas do aparelho dos partidos que os Ministros e Secretários de Estado são "obrigados" a recrutar. Além das questões formais, de nomeação e de estatuto, estão também em causa questões de responsabilidade política, atribuições e competências. Estas pessoas estão sujeitas a responsabilidade disciplinar e, eventualmente, criminal mas não têm responsabilidades políticas. É por isso que quando tivemos faroeste no Gabinete do Galamba foi este que assumiu a responsabilidade política e apresentou a demissão; quando o Escária foi apanhado com dinheiro nos livros foi imediatamente exonerado e o Primeiro-Ministro demissionário apresentou publicamente desculpas ao país assumindo toda a responsabilidade política; e quando a secretária do Lacerda andou a telefonar para o Hospital de Santa Maria para marcar consulta para as gémeas foi ao Secretário de Estado que toda a gente acusou de estar a mentir, e muito bem, porque ele se recusou a assumir as responsabilidades políticas sobre o assunto. Se considerarmos, por baixo, uma média de 10 pessoas nos Gabinetes dos Ministros e 5 pessoas nos Gabinetes dos Secretários de Estado estamos a falar de cerca de 400 pessoas. Vai ser bonito se a Comunicação Social andar à procura de "podres" no currículo destas pessoas todas designando-as por "membros do Governo"... Dito isto, é inaceitável que se considere a nomeação para adjunta do Ministro das Finanças de uma pessoa que está a ser alvo de investigações há anos devido a um processo em que enfrenta uma acusação de fraude relativa à aplicação de fundos comunitários. Só para que fique clara a minha posição. Editado 18 Abril 2024 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 19 Abril 2024 Manchete normal num país normal Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 19 Abril 2024 Citação de HappyKing, há 8 horas: O relato do miúdo.. Menos de 40 anos, 1988. Ainda existe um, muito interessante, em que são miúdos numa escola a dizer que bebem um licorzinho para dormirem melhor. Se eu encontrar, meto aqui Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 19 Abril 2024 Citação de HappyKing, há 8 horas: O relato do miúdo.. Menos de 40 anos, 1988. 1 13 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 19 Abril 2024 Premio vai para... Lucius Maximus 2 Compartilhar este post Link para o post