Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Petar Musa, há 1 hora:

Os 10% de entrada também caem.

Uma casa de 200M, atualmente, tens que ter 30k disponíveis (20 entrada + 10 impostos). 

Um casal com 3000 líquidos consegue poupar isso em poucos anos, mesmo sem grande esforço 

casas habitáveis só para quem é de IT

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rain Dog, há 15 minutos:

casas habitáveis só para quem é de IT

Sou agricultor

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de depina, há 31 minutos:

e estou para ver a quantidade de pais a comprar casa através dos filhos.

Que estupidez 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Solero, há 9 horas:

Isso não me faz grande sentido… o IRS ou é progressivo ou não é. Pelo menos não foi isso que tirei das notícias que saíram.

  • IRS Jovem em 2025: O novo regime do IRS Jovem contempla o pagamento de um terço da taxa de imposto em vigor atualmente, até ao limite máximo de 15% para todos os rendimentos de trabalho de jovens até aos 35 anos e até ao oitavo escalão, ou seja, quem recebe até 81 199 euros brutos por ano ou o equivalente a um salário de até seis mil euros brutos mensais. O último escalão do IRS é o único não abrangido pela medida

@Ego Sum pelo que vi tens razão em relação ao teto máximo do 8o escalão para o IRS jovem e para a garantia pública de financiamento, os jovens até aos 35 anos que estão no último escalão de rendimentos ficam excluídos.

Editado por Solero
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

O lixado é quando se pede às pessoas para escolher entre poupar ou aproveitar um bocadinho da vida.

É que com o preço das rendas, dos serviços de casa, gastos inesperados (avarias, médicos, etc..), transportes, e afins é impossivel para a grande maioria das pessoas conseguirem um bocadinho de pupança e de "viver".

É que peço desculpa mas as pessoas também tem o direito de sair, divertir-se, etc...

Concordo plenamente, por isso é que acho mais importante o ato de poupar de forma consistente e disciplinada do que poupar muito em pouco tempo.

Eu não temo pelo futuro das pessoas que compram casa de 200k e que "só" conseguem poupar 3000€ por ano, desde que o façam de forma consistente sem se iludir com os números da conta bancária a crescer. Não serão esses os incumpridores.

Compartilhar este post


Link para o post

Colocar-se um entrave na idade na compra da primeira casa é simplesmente estúpido, principalmente quando a geração imediatamente acima apanhou com a troika em todo o seu esplendor e muita gente só nos últimos anos se atreveu a pensar em comprar casa (e apanhou com o mercado imobiliário a elouquecer). Estas medidas de compra de casa tinham que ser para a primeira compra de casa, só assim fariam sentido.

  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de depina, há 2 horas:

aumentar porque sabem que os jovens agora não pagam os impostos.

era retórica. está na cara que esta maneira vai dar m*rda, vai criar uma pressão absurda sobre a pouca oferta. e não vejo político nenhum preocupado com isso

Compartilhar este post


Link para o post

Eu acho que a medida dos 15% é um bocado má no geral. 

Ora bem, a casa custa 390k nova em Setúbal, os impostos a pagar rondariam os 22k no imediato + 10%.  Eliminado os 10% de entrada e tendo em conta que os impostos a partir de agora são a diferença entre os 316k e o valor da casa(390k) estaríamos a falar de 7300€ + escritura e outras questões relacionadas com o empréstimo que eles continuam a precisar de ter disponível no imediato. 

E eu continuo a achar, o problema vai rondar aqui : O banco avalia a casa e é esse o valor que empresta, se eles considerarem que a casa vale 375k a malta vai voltar a ter um problema e os bancos emprestam 90% o que será 337500 + 10% da entrada que agora será pago pelo estado (porque não é garantido que todos os casos tenham os 15%, está lá até e depende das condições) portanto dará 377k, ou seja, continua a faltar 13k.

A não ser que me esteja a escapar aqui alguma m*rda mas tenho quase a certeza que é isto. 

Os bancos com esta medida vão baixar as avaliações de forma a irem sempre buscar dinheiro no imediato e garantir que os jovens estão realmente comprometidos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 5 horas:

O Galamba, fruto da experiência governativa, tem um conhecimento técnico impressionante. Como se nota a milhas que está f*dido com o que lhe aconteceu tem ido para o twitter escolher violência e dar autênticas aulas, especialmente na área da energia.

Sem dúvida. Toda a gente diz que é um tipo que quando não conhece o assunto e tem de trabalhar nele vai estudar os dossiers a fundo. É só ver que ele não tinha experiência nenhuma na área da energia e quando sai da secretaria de estado todos dizem que fez um bom trabalho e que tinham pena de ele sair. Aliás agora vai trabalhar na área ao que parece.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de depina, há 4 horas:

 

e estou para ver a quantidade de pais a comprar casa através dos filhos.

Os unicos dois casais de amigos que tenho e que sei da historia de quando compraram casa foram os pais que bancaram.

Uns, a mae dela herdou uma casa que vendeu e se nao investisse o dinheiro em X tempo tinha de pagar mais valia, compraram a casa com esse valor como se fosse um emprestimo e vao pagando X por mes à mae/sogra.

O outro casal, os pais dele entraram com metade do valor da casa como "prenda".

 

O resto dos amigos chegados esta tudo em casa arrendada.

Sinceramente acredito que é a realidade de muita malta dos 35 para baixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Os unicos dois casais de amigos que tenho e que sei da historia de quando compraram casa foram os pais que bancaram.

Uns, a mae dela herdou uma casa que vendeu e se nao investisse o dinheiro em X tempo tinha de pagar mais valia, compraram a casa com esse valor como se fosse um emprestimo e vao pagando X por mes à mae/sogra.

O outro casal, os pais dele entraram com metade do valor da casa como "prenda".

 

O resto dos amigos chegados esta tudo em casa arrendada.

Sinceramente acredito que é a realidade de muita malta dos 35 para baixo.

Acho que não foi isso que ele escreveu.

O exemplo foi, um casal de 50s e tais, com um filho de 20 anos a começar a sua vida, abusar desse possível estatuto dos 100% financiado do filho para sair da sua casa arrendada e ter assim uma habitação própria, em nome do filho.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 horas:

Os unicos dois casais de amigos que tenho e que sei da historia de quando compraram casa foram os pais que bancaram.

Uns, a mae dela herdou uma casa que vendeu e se nao investisse o dinheiro em X tempo tinha de pagar mais valia, compraram a casa com esse valor como se fosse um emprestimo e vao pagando X por mes à mae/sogra.

O outro casal, os pais dele entraram com metade do valor da casa como "prenda".

 

O resto dos amigos chegados esta tudo em casa arrendada.

Sinceramente acredito que é a realidade de muita malta dos 35 para baixo.

Não vejo isso na malta da faculdade e do trabalho, até pq a maior parte não tem pais endinheirados para fazer isso. Quem me dera ter tido pais que se chegassem à frente a pagar uma casa ou um carro novo 😅 (ou não, prefiro que as minhas conquistas continuem a ser minhas)

Quanto muito alguns conseguem que os pais ajudem na entrada, tipo uns 5 ou 10k, que acaba por ser o que o Estado vai fazer em nome de todos os elegíveis.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de F_Tex, há 4 horas:

era retórica. está na cara que esta maneira vai dar m*rda, vai criar uma pressão absurda sobre a pouca oferta. e não vejo político nenhum preocupado com isso

Muita coisa se resolveria com a reabilitação e nova construção de edificado. E o que dizes é verídico: isto não é falado.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 6 horas:

Sou agricultor

Ainda melhor, podes entrar num Reality Show da SIC e conheceres solteironas giras que querem arranjar um marido do campo

Compartilhar este post


Link para o post

Uma dúvida sobre a questão do IRS para jovens: um imposto único e progressivo sobre o rendimento pode ser diferenciado pela idade?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hammerfall, há 2 horas:

Acho que não foi isso que ele escreveu.

O exemplo foi, um casal de 50s e tais, com um filho de 20 anos a começar a sua vida, abusar desse possível estatuto dos 100% financiado do filho para sair da sua casa arrendada e ter assim uma habitação própria, em nome do filho.

Ih ca burro. Tens razão 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 hora:

Se o governo cair até dezembro, vão nos continuar a dar dinheiro no IRS?

Quais foram as Leis que caducaram há 2 meses quando este novo Governo da AD tomou posse?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, Agora:

Muito bem. Isso quer dizer que o futuro Governo a tomar posse depois deste cair também poderá querer revogar esta do IRS

é por estes postes que faltam o emoji da surpresa nas reações

Compartilhar este post


Link para o post

Iva da eletricidade cai para seis por cento por proposta do PS. Mais uma aprovada contra a vontade do PSD (único partido a votar contra - Chega absteve-se, os outros todos votaram a favor). 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 minutos:

Iva da eletricidade cai para seis por cento por proposta do PS. Mais uma aprovada contra a vontade do PSD (único partido a votar contra - Chega absteve-se, os outros todos votaram a favor). 

Está a quanto?

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...