Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Lebohang, há 10 minutos:

iukl5hlhfysg1.jpeg

Frase a destacar: "Este resultado sublinha um desafio estrutural na política de benefícios sociais e fiscal em Portugal."

Ponto a assinalar: Seis parágrafos e em lado nenhum se refere a possibilidade de, cruzes credo, aumentar salários.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 23 minutos:

Frase a destacar: "Este resultado sublinha um desafio estrutural na política de benefícios sociais e fiscal em Portugal."

Ponto a assinalar: Seis parágrafos e em lado nenhum se refere a possibilidade de, cruzes credo, aumentar salários.

Que é a solução óbvia e a causa real para o suposto problema que a IL aponta. E digo suposto porque acho giro fingir-se que o subsídio de desemprego dura para sempre e que é permitido rejeitar-se propostas de emprego só porque sim.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 47 minutos:

iukl5hlhfysg1.jpeg

Porra, eu nunca vou entender esses argumentos. Há mesmo alguém que simplesmente escolha não trabalhar depois de acabar o subsídio de desemprego? Vive do quê depois?

Compartilhar este post

Link para o post

É triste que a melhor economia do mundo de 2025 não parece ter capacidade de pelo menos manter o nível das regalias/seguranças que a generalidade das pessoas tenham. É sempre a cortar para este governo e os seus think tanks. Não entendo como é que as pessoas aceitam estas coisas e que os nossos governantes possam fazer/dizer estas coisas de livre vontade, sem qualquer motivo de grande ordem. Já nem sequer se justifica com o FMI ou com o Sócrates 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 33 minutos:

Porra, eu nunca vou entender esses argumentos. Há mesmo alguém que simplesmente escolha não trabalhar depois de acabar o subsídio de desemprego? Vive do quê depois?

A ideia é obrigar as pessoas a serem exploradas e a aceitarem condições pouco dignas.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Eu nem sei quem consegue viver deles.

Infelizmente já passei pelo desemprego e nunca recebi subsídio. Mas estive inscrito no IEFP e aquilo simplesmente não resulta. Raramente recebes propostas, mas tens obrigatoriamente de aparecer em todas as convocações. Seja elas uma palestra para entrar no exercito portugues ou logo numa fase inicial espetar num curso, que terás obrigatoriamente de fazer caso querias estar lá inscrito.

Malta licenciada com vontade de procurar na área e o que se propunha era fazer cursos de inglês ou de yoga...

• Concordo! 7

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Alonso., há 6 horas:

Infelizmente já passei pelo desemprego e nunca recebi subsídio. Mas estive inscrito no IEFP e aquilo simplesmente não resulta. Raramente recebes propostas, mas tens obrigatoriamente de aparecer em todas as convocações. Seja elas uma palestra para entrar no exercito portugues ou logo numa fase inicial espetar num curso, que terás obrigatoriamente de fazer caso querias estar lá inscrito.

Malta licenciada com vontade de procurar na área e o que se propunha era fazer cursos de inglês ou de yoga...

Algo que nunca vou perceber são os critérios estapafúrdios para continuar inscrito no IEFP. Que tenhas que fazer mil e uma porcarias para continuar a receber o subsídio? Pode ser debatível mas ok. Agora quando não se recebe nada do estado, ter a inscrição retirada porque não se vai a uma palestra sobre como fazer currículos? É anedótico. Claro que a partir desse momento fica claro que mais do que quererem colocar as pessoas no mercado de trabalho, querem retirá-las dos números de desemprego. A minha mulher chegou a estar inscrita (não recebia subsídio) nunca chegou uma proposta (apesar de aparecerem várias no site e de ter tentado que a reencaminhassem para entrevistas) e de x em x meses recebia um postal em casa que caso não respondesse perdia a inscrição e só podia reinscrever-se passados 3 a 6 meses. E voilá, lá desapareceu 1 pessoa das estatísticas.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 3 horas:

Algo que nunca vou perceber são os critérios estapafúrdios para continuar inscrito no IEFP. Que tenhas que fazer mil e uma porcarias para continuar a receber o subsídio? Pode ser debatível mas ok. Agora quando não se recebe nada do estado, ter a inscrição retirada porque não se vai a uma palestra sobre como fazer currículos? É anedótico. Claro que a partir desse momento fica claro que mais do que quererem colocar as pessoas no mercado de trabalho, querem retirá-las dos números de desemprego. A minha mulher chegou a estar inscrita (não recebia subsídio) nunca chegou uma proposta (apesar de aparecerem várias no site e de ter tentado que a reencaminhassem para entrevistas) e de x em x meses recebia um postal em casa que caso não respondesse perdia a inscrição e só podia reinscrever-se passados 3 a 6 meses. E voilá, lá desapareceu 1 pessoa das estatísticas.

O IEFP é inútil só.

Estive 10 meses desemprego em 2024 e 0 propostas do lado deles.

Em 2020 tinha estado 2 ou 3 meses, apareceram 2 propostas que nem sequer se dignaram a me responder aos emails de contacto.

Desta segunda vez ao menos tive sorte de não me chamarem para formações nem nada parecido, não deviam ter nada para mim

Compartilhar este post

Link para o post

Fomos a melhor economia do mundo, a banca é a mais lucrativa da europa,  estamos em pleno emprego (menos para os jovens), e o nosso governo ainda quer tornar o mercado de trabalho numa selva ainda pior? Como é que isto é aceite?? Isto seria um escândalo em qlqr outro país na europa

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Tantas camadas neste post. Grande Ossanda.

Editado por HappyKing
  • Like 1
  • Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

O Salazar a esta chamaria de terrorista para cima, mas ela não deve saber.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 42 minutos:

O Salazar a esta chamaria de terrorista para cima, mas ela não deve saber.

Deve receber bastantes €€ para fingir que não sabe

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, Em 03/04/2026 at 22:26:

Isso seria uma heresia. 

Citação de Petar Musa, Em 04/04/2026 at 10:12:

Usem os transportes públicos. A sua inexistência é apenas um pequeno pormenor 

Pequeníssimo. O importante é deixar o Luís trabalhar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 22 horas:

Essa é tecnicamente a melhor homenagem a fazer-se a um facho: na sua campa.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

MAI: "Neste dia de Páscoa e de regresso a casa faço um apelo muito forte. Abrande. Não conduza sob o efeito de álcool. Evite distrações. Nenhuma viagem vale uma vida. Conto com cada um de vós. Há que chegar e voltar em segurança".

No mesmo dia, o Luisinho publica um vídeo à lá Leitão Amaro e:

https://sicnoticias.pt/especiais/governo/2026-04-05-video-montenegro-sem-cinto-de-seguranca-no-dia-em-que-governo-fez-forte-apelo-a-prudencia-na-estrada-3f36f1b3

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 19 minutos:

MAI: "Neste dia de Páscoa e de regresso a casa faço um apelo muito forte. Abrande. Não conduza sob o efeito de álcool. Evite distrações. Nenhuma viagem vale uma vida. Conto com cada um de vós. Há que chegar e voltar em segurança".

No mesmo dia, o Luisinho publica um vídeo à lá Leitão Amaro e:

https://sicnoticias.pt/especiais/governo/2026-04-05-video-montenegro-sem-cinto-de-seguranca-no-dia-em-que-governo-fez-forte-apelo-a-prudencia-na-estrada-3f36f1b3

Já tivemos algum governo tão mau como este em termos de comunicação e de imagem que passa para fora?

É que não acertam uma

Compartilhar este post

Link para o post

Acho um ângulo um bocadinho forçado mas acima de tudo quem edita esses vídeos está a gozar com ele sem ninguém lá dentro se aperceber. Parece o Michael Scott a tentar mostrar que trabalha.

• Like 3
  • Haha 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., Em 04/04/2026 at 00:10:

Com um objectivo claro: riscar quem faltar da lista e assim afirmar que há menos desempregados que aqueles que realmente há.

Citação de smashing_pumpkin , Em 04/04/2026 at 06:40:

Passei por uma situação semelhante aquando do meu primeiro emprego. Consegui trabalho e tinha direito a que fosse ao abrigo do estágio do IEFP, mas tinha que estar inscrito. Inscrevi-me, fiquei meses à espera que o aprovassem, mas até lá estava obrigado a ir a todas as formações, mesmo já estando a trabalhar. Enviaram-me uma carta enquanto estava de férias, obviamente não a vi, e riscaram-me da lista. Tive de pedir à empresa para lhes enviar uma carta a dizer que me tinham chamado para uma formação nesse dia e ir para lá com ela em mão armar um escândalo pessoalmente para me voltarem a por na lista.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 8 horas:

Com um objectivo claro: riscar quem faltar da lista e assim afirmar que há menos desempregados que aqueles que realmente há.

Passei por uma situação semelhante aquando do meu primeiro emprego. Consegui trabalho e tinha direito a que fosse ao abrigo do estágio do IEFP, mas tinha que estar inscrito. Inscrevi-me, fiquei meses à espera que o aprovassem, mas até lá estava obrigado a ir a todas as formações, mesmo já estando a trabalhar. Enviaram-me uma carta enquanto estava de férias, obviamente não a vi, e riscaram-me da lista. Tive de pedir à empresa para lhes enviar uma carta a dizer que me tinham chamado para uma formação nesse dia e ir para lá com ela em mão armar um escândalo pessoalmente para me voltarem a por na lista.

Também estive nessa situação há uns valentes anos e quando recebi a primeira carta a pedir para ir a uma formação ou entrevista (já não me lembro), falei com eles, disse que já estava empregado e que a inscrição era por causa dos malditos estágios emprego e nunca tive que ir a nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Pouco tempo depois de começar a trabalhar, estava a recibos verdes e surgiu a oportunidade de ir para a FP mas tinha que me inscrever no IEFP primeiro.

Depois da inscrição percebi que havia mais uma porrada de burocracias pela frente e desisti da ideia e fui para outro lugar 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...