Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de dpitz, há 9 horas:

"Quantos pastéis de nata temos de vender para comprar um comboio à Suiça ou à Espanha?!"

Tiago Oliveira, secretário-geral da CGTP-IN, dias antes da greve geral. 

Resume bem o que o @Descartes aí colocou 

A ideia é boa, mas é um mau exemplo. Eu adorava que tivéssemos uma grande fábrica de comboios, que os produzisse e exportasse para o mundo todo. É um excelente exemplo de empresa que nós não temos, mas que dava jeito ter. Mas note-se que uma fabricazinha de comboios não serve de nada porque nunca vai competitiva. Como é que Portugal ia conseguir criar uma marca qualquer de comboios para lutar com a Siemens ou a Alstom?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 12 minutos:

A ideia é boa, mas é um mau exemplo. Eu adorava que tivéssemos uma grande fábrica de comboios, que os produzisse e exportasse para o mundo todo. É um excelente exemplo de empresa que nós não temos, mas que dava jeito ter. Mas note-se que uma fabricazinha de comboios não serve de nada porque nunca vai competitiva. Como é que Portugal ia conseguir criar uma marca qualquer de comboios para lutar com a Siemens ou a Alstom?

O problema não é teres essa empresa de comboios. É teres uma economia assente nos pastéis de nata. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 16 minutos:

O problema não é teres essa empresa de comboios. É teres uma economia assente nos pastéis de nata. 

Não tens a fábrica porque tens a economia assente nos pastéis de nata.

Citação de smashing_pumpkin, há 56 minutos:

É nestes pequenos pormenores que se vê o efeito da propaganda. E se é assim em pessoas minimamente informadas, é fácil de imaginar como é no resto da população.

Mas eu não disse que não temos os serviços. Eu bem sei que os temos. No entanto, funcionam bem? O SNS está bom? O ensino público está bom? O ensino superior é gratuito? A segurança tem aumentado?

E na segurança não me refiro à patetice das percepções. Refiro-me a policiamento na rua. Nós somos +/- todos da mesma geração, portanto tenho a certeza que todos nos lembramos de vermos incomparavelmente mais policiamento na nossa infância do que agora. Talvez seja um fenómeno mais vincado fora dos grandes centros, mas arrisco dizer que até nesses será visível.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 minutos:

Não tens a fábrica porque tens a economia assente nos pastéis de nata.

Mas eu não disse que não temos os serviços. Eu bem sei que os temos. No entanto, funcionam bem? O SNS está bom? O ensino público está bom? O ensino superior é gratuito? A segurança tem aumentado?

E na segurança não me refiro à patetica das percepções. Refiro-me a policiamento na rua. Nós somos +/- todos da mesma geração, portanto tenho a certeza que todos nos lembramos de vermos incomparavelmente mais policiamento na nossa infância do que agora. Talvez seja um fenómeno mais vincado fora dos grandes centros, mas arrisco dizer que até nesses será visível.

Só estás a mexer os postes da baliza e sabes bem disso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., Agora:

Só estás a mexer os postes da baliza e sabes bem disso

Não estou. Acreditas realmente que eu não sei que temos educação e saúde gratuitas? Podem todos pensar que eu sou burro, mas quero acreditar que não o pensam a esse nível.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 44 minutos:

Não tens a fábrica porque tens a economia assente nos pastéis de nata

Se tivesses (mais) empresas de setores de alto valor acrescentado terias a capacidade de comprar esses comboios mais facilmente. 

Basta ver que 0.2% das empresas pagavam até há pouco tempo 40% do IRC. Empresas com volumes de negócio acima dos 50 milhões. 

A fábrica podia ajudar mas o problema não está nela. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

E na segurança não me refiro à patetice das percepções. Refiro-me a policiamento na rua. Nós somos +/- todos da mesma geração, portanto tenho a certeza que todos nos lembramos de vermos incomparavelmente mais policiamento na nossa infância do que agora. Talvez seja um fenómeno mais vincado fora dos grandes centros, mas arrisco dizer que até nesses será visível.

Calma, para aferir sobre o estado atual da segurança no país, estás a pedir que comparemos a quantidade de polícias que vemos na rua com a memória de quantos polícias víamos na rua durante a nossa infância? Ou seja, comparar uma presente perceção com a perceção de uma passada perceção?

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 44 minutos:

Se tivesses (mais) empresas de setores de alto valor acrescentado terias a capacidade de comprar esses comboios mais facilmente. 

Basta ver que 0.2% das empresas pagavam até há pouco tempo 40% do IRC. Empresas com volumes de negócio acima dos 50 milhões. 

A fábrica podia ajudar mas o problema não está nela. 

Sim, ia ser uma fábrica a salvar a economia nacional.

Citação de bmfpcdm, há 10 minutos:

Calma, para aferir sobre o estado atual da segurança no país, estás a pedir que comparemos a quantidade de polícias que vemos na rua com a memória de quantos polícias víamos na rua durante a nossa infância? Ou seja, comparar uma presente perceção com a perceção de uma passada perceção?

É um auxiliar. Mas, se quiseres dados, também os há.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

tenho a certeza que todos nos lembramos de vermos incomparavelmente mais policiamento na nossa infância do que agora. Talvez seja um fenómeno mais vincado fora dos grandes centros, mas arrisco dizer que até nesses será visível.

Epá o quê?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 45 minutos:

Tive uma ideia 💡 e uma fabrica de pasteis de nata?

pelos vistos é antes uma fábrica de polícias 

já misturamos aqui SMN, segurança e tecnologia de ponta num belo debate democrático por parte dos intervenientes 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

Episódio I - Inflação vs Aumento dos Preços - O Duelo!

Episódio II - Perceções vs Memórias de Infância - A Batalha!

Não perca os próximos confrontos produzidos pelo nosso George "Ghelthon" Lucas de estimação.

Compartilhar este post

Link para o post

Se houvesse uma empresa portuguesa que fabricasse comboios podia chamar-se SOREFAME. Fica aqui a ideia.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

O periodo em que me senti mais seguro na vida foi quando estive no México onde para entrar num hotel era preciso passar por 2 checkpoints da policia, onde andava por cidades onde via Technicals do exercito mexicano a patrulhar as ruas, com policias militares todos de preto e shotgun nas mãos nas praias e a ser revistado de cima abaixo num centro comercial.

É cá uma sensação de segurança... Ansioso por ver o mesmo aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 4 minutos:

O periodo em que me senti mais seguro na vida foi quando estive no México onde para entrar num hotel era preciso passar por 2 checkpoints da policia, onde andava por cidades onde via Technicals do exercito mexicano a patrulhar as ruas, com policias militares todos de preto e shotgun nas mãos nas praias e a ser revistado de cima abaixo num centro comercial.

É cá uma sensação de segurança... Ansioso por ver o mesmo aqui.

É isso e ainda pagas 50% de impostos e nem pias

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de Mayday, há 5 horas:

Se houvesse uma empresa portuguesa que fabricasse comboios podia chamar-se SOREFAME. Fica aqui a ideia.

Parece me bem, mas só se exportasse comboios para o mundo inteiro. Metro de Nova Iorque incluído. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, Em 09/06/2026 at 17:05:

Esses pobres ganham já quase o mesmo que eu!!?!?!!

Citação de Ghelthon, Em 09/06/2026 at 17:17:

Seria interessante que, uma vez que seja, se discutisse um assunto de forma razoável, sem entrar em memes nem em reduções absurdas e fantasiosas do que é dito.

Citação de Plagio o Original, Em 09/06/2026 at 17:36:

A malta de direita do forum daqui a ppuco ta a defender uma politica industrial igual à china ou à coreia do sul e acho bonito

Citação de dpitz, Em 10/06/2026 at 01:24:

"Quantos pastéis de nata temos de vender para comprar um comboio à Suiça ou à Espanha?!"

Tiago Oliveira, secretário-geral da CGTP-IN, dias antes da greve geral. 

Resume bem o que o @Descartes aí colocou 

Citação de Descartes, há 18 horas:

Episódio I - Inflação vs Aumento dos Preços - O Duelo!

Episódio II - Perceções vs Memórias de Infância - A Batalha!

Não perca os próximos confrontos produzidos pelo nosso George "Ghelthon" Lucas de estimação.

Citação de andriy pereplyotkin, há 18 horas:

Eu se vejo muitos polícias na rua sinto-me logo inseguro.

Confesso que tenho lido este tópico e sinto alguma pena por ver no que isto se torna sempre. Gostava que, por uma vez, as pessoas se soubessem entender e tentassem unificar posições para encontrar soluções, em vez de se sintonizarem apenas no modo de ataque.

Os conceitos rígidos de 'esquerda' ou 'direita' pouco ajudam aqui. No fundo, independentemente da ideologia de cada um, estamos todos a tentar arranjar forma de melhorar as nossas vidas e a dos nossos entes queridos. No entanto, a única coisa que vejo neste debate é gente a cavar trincheiras cada vez maiores para atacar quem está do 'outro lado', recorrendo à piada fácil, ao cinismo e à ridicularização (independentemente de quem tem ou não razão no argumento de fundo).

Enquanto nos entretemos a criar trincheiras e a gozar com quem pensa diferente, os sucessivos governos continuam a rir-se de nós e o país continua na mesma. Quem continua a perder somos todos nós, os suspeitos do costume. Talvez já fosse hora de as pessoas se unirem um bocado mais.

Como disse, pouco me interessa a cor política ou o rótulo ideológico. Gostava apenas que tivéssemos um país onde as pessoas pudessem progredir e viver com verdadeira dignidade. Isto é apenas um forum na net, mas é um reflexo do que vejo lá fora, menos trincheiras e mais pontes faziam muita falta por aqui

Compartilhar este post

Link para o post

trincheiras é quando:

malta com dois dedos de testa não entra da discussão horrenda que não teve qualquer nexo e não foi mais do que os intervenientes a mandar m*rda para o ar para fugir ao verdadeiro problema mais uma vez porque continuam a acreditar no país das maravilhas ou em quem os anda a enganar há décadas 

adoro esta choradeira, a diferença é que mta gente já não entra nessas discussões de m*rda sem propósito camufladas de debate democrático 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...