Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Shark

[Euro 2016] [Quartos-Final] Polónia - Portugal

Publicações recomendadas

Tenho a ideia de que alguns gostam de ser do contra e como no futebol as análises podem ser bastante subjectivas, acabam por lhes ver ser dada razão, porque são um no meio de uma multidão. Depois juntam-se outros.

Isso não acontece tanto noutros desportos como o basquetebol ou o ténis, onde existe um grande foco nos números que na maior parte das vezes não mentem em relação ao rendimento de um atleta.

É estranho ver opiniões tão díspares.

Compartilhar este post

Link para o post

A escolher que venha o Gales. Qualidade individual MUITO inferior a belga

Fora o big 3 deles, o Ben Davies tem qualidade, O Ashley Williams é apenas decente mas a nível emocional traz muito à equipa e gosto do Robson-Kanu, não só porque o nome é badass. Mas claro, qualidade individual muito inferior à Bélgica, óbvio. Mas no colectivo, é outra história. Excepto frente à Islândia e mais ou menos a Hungria não temos enfrentado colectivos muito fortes. A Croácia seria outro caso mas aqueles oitavos de finais foram atrozes.

Tenho a ideia de que alguns gostam de ser do contra e como no futebol as análises podem ser bastante subjectivas, acabam por lhes ver ser dada razão, porque são um no meio de uma multidão. Depois juntam-se outros.

Isso não acontece tanto noutros desportos como o basquetebol ou o ténis, onde existe um grande foco nos números que na maior parte das vezes não mentem em relação ao rendimento de um atleta.

É estranho ver opiniões tão díspares.

Opá, as pessoas aqui também vêem futebol 24/7, são viciadas, sentem-se mais à vontade para divagar para além dos números, mesmo que digam m*rda. E a nível de analytics o futebol não está tão avançado (para o adepto comum) como na NBA p.e., e quanto ao ténis é um desporto mais fácil de analisar visto não ser um jogo de equipa onde estão a acontecer 1000 e 1 coisas ao mesmo tempo num largo espaço do campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ainda não temos este fenómeno por cá, menos mal.

A Marca é clara e assumidamente pró-Real. Por cá temos a "isenção" como norma.

Compartilhar este post

Link para o post
E a nível de analytics o futebol não está tão avançado (para o adepto comum) como na NBA p.e., e quanto ao ténis é um desporto mais fácil de analisar visto não ser um jogo de equipa onde estão a acontecer 1000 e 1 coisas ao mesmo tempo num largo espaço do campo.

Não temos acesso à informação, o que não é surpresa porque o futebol está atrasado em muita coisa. Por isso é que a análise acaba por ser subjectiva. Subjectiva à interpretação do que se passou e do que se deveria ter passado.

O ténis e o basquetebol são mais simples porque são jogados dezenas pontos. Tens um sistema que cataloga os lançamentos que entram e os que entram. O que contribuiu para o ponto e depois o que vem a seguir. No futebol isso é mais difícil de se fazer porque não tens dezenas de golos. Mas tens passes, recepções, cortes, remates e por aí fora.

Se pegássemos no Nani e fizéssemos dele um tenista, ele teria tido uma carrada de passes falhados não forçados. :mrgreen: Ou se calhar é subjectividade da minha parte... :-k

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso gostava de uma explicação relativamente ao Regufe estar lá. Provavelmente se tivéssemos ido com o c*ralho na fase de grupos já tinha tudo a pegado nisso :lol:

Editado por wrathchild

Compartilhar este post

Link para o post

A Marca é clara e assumidamente pró-Real. Por cá temos a "isenção" como norma.

Uma coisa é ter uma linha editorial que vá mais de encontro aos adeptos de um clube, outra é levar as coisas ao extremo e passar isso para as seleções. O que lhes interessa se ganha a seleção do Ronaldo ou a do Bale? Até entendia se estivéssemos a falar de um país mais modesto a nível futebolístico que contasse com um craque internacional no seu campeonato, mas estamos a falar de Espanha, a seleção mais bem sucedida dos últimos dez anos. Percebo que os adeptos torçam pelos jogadores da sua equipa agora que foram eliminados, não percebo é que um jornal se preste a esse papel.

E onde é que eles assumiram que são pró-Real? Ou é uma assunção ao género da Abola, Record e Ojogo em que basta dar uma vista de olhos por 2 minutos para perceber?

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso gostava de uma explicação relativamente ao Regufe estar lá. Provavelmente se tivéssemos ido com o c*ralho na fase de grupos já tinha tudo a pegado nisso :lol:

O Chalana em 84 levou a mulher com ele.

Queres ver que...

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei quando é que (ou se) assumiram mas é perfeitamente visível a aproximação ao Real. Tal como o AS ao Atlético.

Compartilhar este post

Link para o post

O Chalana em 84 levou a mulher com ele.

Queres ver que...

Mas isso foi um presente do Chalana aos colegas...:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O João Mário tem mesmo de assumir mais o jogo...não me venham com tretas. Minuto 6, 3 para 3, Sanches passa para o JM, tem o CR sozinho na esquerda que o colocava frente a frente contra o GR...ele pára o jogo no centro do terreno mesmo á frente da grande área...e passa para trás...

E existem mais casos ao longo do jogo que revi.

Por mais defeitos que o soninho Gomes possa ser, ao menos admiro que tem a coragem de assumir jogo pelo centro e é tão eficaz na compensação defensiva quanto o JM...e também está a jogar fora de posição. Custa-me dizer isto porque o Gomes jogou mal contra a Croácia e não acho que seja a solução ideal. Porém, tendo em conta a avaliação geral dos dois por estes jogos fora, o Gomes foi melhor. JM a ser bom em 20 minutos numa fase tardia de um jogo é MUITO POUCO.

Atenção que prefiro mil vezes um JM em boa forma do que o Gomes, mas acho incrível que ninguém admita que nem com espaços para o centro ele se aventura. Costas para a baliza, passe, e repetir o ciclo.

Editado por BFC=Trincos_Everywhere

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso foi um presente do Chalana aos colegas...:mrgreen:

:lol:

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post

Não jogamos ponta, mas acho que é impossível não começar a acreditar...

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim uma coisa é criticar a selecção por não jogar bonito, outra coisa é por não jogar bem. E não temos feito hábito de jogar bem, apesar de haver ali pelo meio um ou outro bom princípio e alguns pontos positivos. Acho que temos todo o direito de criticar (ou elogiar), e ver as coisas pura e simplesmente pelo prisma dos resultados é absurdo. Principalmente em competições curtas a eliminar onde a margem para o resultado não representar o que se passa em campo é enorme.

Eu acho que este foi o melhor jogo que fizemos até agora. O que por um lado é bom (denota evolução), por outro lado é um sintoma muito mau porque já são 5 jogos contra 5 equipas com menos talento no total que a nossa (uma comparação que é um pouco mais dúbia contra a Croácia que tem um meio-campo deslumbrante, mas o resto da equipa não me parece tão talentosa quanto a nossa), e em nenhum dos 5 pusemos a nossa superioridade em campo. Bem, a não ser que considerem ter mais remates como por a nossa superioridade em campo. Isto a longo prazo parece-me um sintoma de estarmos rebaixados abaixo do nosso potencial, e não acima. É verdade que por exemplo ontem tivemos mérito e competência nos penalties, mas nenhuma selecção do mundo, por muito boa que seja em penalties, quererá em teoria levar para penalties um jogo contra uma equipa inferior. Quer dizer, na realidade a Polónia não foi muito inferior a nós, mas isto porque a maneira como o colectivo deles está trabalhado disfarça as diferenças, o que não abona bem da nossa equipa porque por oposto não notamos essa elevação a um nível superior no nosso colectivo.

De positivo fica talvez a selecção portuguesa mais forte mentalmente que me recordo, recuperamos 3 vezes de uma desvantagem contra a Hungria, mais 1 desvantagem contra a Polónia, e ainda fomos com uma confiança pouco antes vista para os penalties. O Fernando Santos, fechando o olho a uma influência e um poder abismalmente desproporcional do Ronaldo dentro do grupo, e fechando o olho aos "pecados" de todos os jogadores que haviam sido progressivamente excomungados pelo Paulo Bento, parece-me que está a fazer um trabalho psicológico muito forte. Há um ambiente propício a trabalhar como deve ser no grupo, nem parece haver euforias despropositadas, nem há o tradicional complexo dos coitadinhos, nem grandes problemas, nem jogadores excluídos para assegurar esse bom ambiente. Props para isso. Eu também gosto de ele ter feito uma convocatória de jogadores por mérito e não por nome, incluíndo todas as faixas etárias dos 18 aos 38 (thank fuck que acabou a história do "clube selecção" que havia com o Scolari e com o PB em que os mesmos 11 jogavam durante anos para "manter rotinas" mesmo anos depois de todos terem passado o pico de forma), e também gosto do sistema táctico que ele usa, pelo menos em teoria, com os jogadores que temos faz todo o sentido usarmos 4 médios e usarmos um ataque móvel em vez de fixar um ponta-de-lança.

Apenas não gosto dos princípios que ele usa em cima dessa táctica. Não faz sentido termos 4 organizadores de jogo em campo e depois termos pouco jogo interior e dependermos quase exclusivamente de cruzamentos e jogo directo. Se não os tivéssemos em campo tudo bem, mas temos. É a mesma coisa que tivéssemos uma equipa que só sabia dar porrada e que jogasse com 2 torres na frente, mas tentássemos só jogar bonito pelo chão. Não faz sentido ter esses 4 jogadores e mesmo assim ter de ser o Ronaldo a vir buscar jogo pelo meio (se bem que ele tem melhorado nisso ao longo do torneio). Defensivamente também não tenho ficado sempre lá muito convencido, eu hoje na primeira parte não vi o jogão que aqui dizem que o William Carvalho fez, estava a dar rios de espaço à Polónia contra-atacar pelo meio, entre a defesa e o meio-campo. Teve que ser o Pepe a apagar fogos sozinho grande parte do jogo, embora acho que a equipa melhorou muito defensivamente a partir da 2ª parte (talvez tenha sido a nossa melhor exibição nesse aspecto até agora, embora eu não tenha visto bem o jogo contra a Croácia logo não sei). Conclusão, nem aparentamos saber muito bem o que estamos a fazer nem com bola nem sem bola, embora haja evolução em ambos os aspectos.

Enfim, com mais ou menos sorte, estamos nas meias-finais e só posso estar contente com isso. Estou um pouco receoso da Bélgica, que apesar de também não ter um colectivo lá muito bem trabalhado por aí além, seria a equipa mais talentosa que defrontamos até agora, e meio aos trambolhões eles têm conseguido por esse talento em campo. Acho que seria o adversário mais perigoso de todos contra quem já jogamos, embora eles não vão ter um jogo fácil contra Gales e tudo pode acontecer aí. E nem quero imaginar-nos a jogar na final contra uma Alemanha num dia inspirado. Mas com todos os santinhos, macumbas e feitiços que o FS trouxe para França, tudo é possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde é que se compra a camisola do Patrício? :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

E acho que não foi meramente competente. Para mim foi o melhor lateral em campo.

Btw esqueci-me de dizer, mas irrepreensíveis nos penalties. Nunca pensei.

O Cédric teve o dobro do trabalho do Eliseu. E, tirando o golo, o Cédric sozinho conseguiu esconder os desequilíbrios coletivos que a Polónia provocava pelo seu lado. Coisa que Portugal, coletivamente, não foi capaz de o fazer. Tivesse estado lá o Vieirinha e provavelmente a esta hora estávamos em casa.

Já vi caixas de comentários de jornais desportivos com mais qualidade do que este tópico...Nem dá vontade de comentar nada, que esgoto.

Respeito para o Renato, por ser o único jogador - literalmente - a tentar fazer algo de diferente com a bola nos pés e por ter a coragem de bater aquele segundo penalty. Nem tremeu, impressionante. MoM, para mim, sem grandes dúvidas. Grande puto!

Agora, tragam o caneco, ao menos.

Respeito maior para o Nani. O único a tabelar, a procurar receber a bola entre linhas e fez uma assistência brilhante para o golo. O único a pensar diferente na equipa. Foi um dos melhores jogos que o Nani já fez pela Seleção. E foi o jogador que mais correu em campo das 2 equipas: 14.57km.

Editado por joao86

Compartilhar este post

Link para o post

Como foste buscá-la Rui.

Deixa me ch*par

Isto de abrir onde se deixou o tópico tem piada :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O Cédric teve o dobro do trabalho do Eliseu. E, tirando o golo, o Cédric sozinho conseguiu esconder os desequilíbrios coletivos que a Polónia provocava pelo seu lado. Coisa que Portugal, coletivamente, não foi capaz de o fazer. Tivesse estado lá o Vieirinha e provavelmente a esta hora estávamos em casa.

O Cédric, para mim, deu muito mais casas. No 1 para 1 esteve muito forte (mas aí não tenho nada a apontar ao Eliseu também), mas teve muitos problemas de posicionamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...