infinito Publicado 9 Agosto 2016 Quantas e quantas vezes ouvimos "este gajo se a bola chegar lá faz a diferença! Mas a bola não chega lá hoje..." Quem é que faz a bola lá chegar? Os jogadores mais importantes de uma equipa são os criativos e os desequilibradores. Não podem ser os defesas e os equilibradores porque o futebol precisa que marques para ganhar. Por isso tem de ser quem constrói os golos e quem cria o perigo. Finalizar há milhares para a meterem lá dentro. O que destingue uma equipa é o serviço a quem as mete lá dentro. Até o Jardel sem serviço de luxo que tinha não era o Jardel. Seja porque fintam todos, porque vêem o que mais ninguém vê ou porque ditam o ritmo os criativos e os desequilibradores são as traves mestras do futebol. Se juntares a isso capacidade para finalizar muito como o Messi por exemplo então soberbo. O Ronaldo já foi um grande desequilibrador. Nunca um grande criativo ou organizador. Mas perdeu isso. Tornou se numa máquina de golos que de vez em quando... muito de vez em quando... pega nela e saca um grande lance e faz magia. Mas isso só não chega. Ele tem um golo em que recebe troca pé e abre uma tesoura com uma velocidade de execução do crl e mete lá dentro depois de passar por dois tipo pinos que se aquilo fosse sempre o Ronaldo eu dizia "sim senhor. Este gajo é um jogador do outro mundo." Mas o jogo dele já raramente é isto. É só truques sem nexo seguidos de passes para o lado e movimentos sem bola excelentes para finalizar e remates de todo o canto sem nexo nem contexto. É pouco para um bola de ouro. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 9 Agosto 2016 infinito, estás a fazer as coisas ao contrário. Primeiro metes as paredes de texto e depois escreves as palermices. É que se escreves primeiro as palermices depois já não tenho vontade de ler as paredes. Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 9 Agosto 2016 Disse ele do alto do seu pedestal :mrgreen: Tanto o Ronaldo como o Messi já deram provas de que são porcos e maus caracteres em campo, quando as coisas não lhes saiem bem, e aí nenhum se superioriza ao outro. O Jonas e o Mitroglou tiveram a melhor e´poca (em termos de golos) das suas carreiras sob a égide do Rui Vitória. Quero-te ver admitir: afinal o RV é bom treinador ou é um pino?! O RV é um treinador medíocre mas provou ser um homem inteligente. Haviam jogadores preocupados no inicio da época se com ele iam conseguir porque a diferença de intensidade no treino para o JJ era abismal. Achavam que não iam conseguir. Eu sei disto como um facto. Não foi o treino que fez a diferença. A equipa uniu se contra o Jesus e em defesa do seu treinador. Esse espírito e um homem que sem uma organização brilhante deixou os melhores brilharem com liberdade fez com destruissemos os pequenos todos porque somos muito melhores que eles. E isso chegou aliado a um Sporting que falhou um golo de campeonato nos pés do Ruiz. E o futebol é isto. Se tiveres grandes jogadores só se vai sentir grande diferença quando os outros também os têm. E às vezes os níveis emocionais são tão diferentes que nem assim. Veja se Benfica Bayern ou Portugal França. Ou o Leicester. O treino garante te a confiança da estabilidade e da consistência. A emoção garante te superação. E se tu és 7 mas te superas emocionalmente então bates te com quem é 8 e com quem é 9 muitas vezes. Isto é a soma de tudo. O Sporting tem piores jogadores para fazer a diferença num jogo mas tem melhor treino. Supera o nível do plantel com treino. Se virmos isto de 0 a 10 o Sporting se calhar era um 7 e meio que com treino passou a ser 9 e com a instabilidade emocional do treinador passou a ser só 8. E um Benfica que era 8 com treino baixou para 7 e com a parte emocional superou se para ser se calhar um 8 e meio. Estas medidas são só para exemplificar. Sei lá se o Sporting é 7 ou 8 ou 9. É só para se pensar que no início tens uma tela em branco. Umas são melhores telas que outras. Mas no fim o pintor mais apaixonado pode fazer um quadro melhor porque tem melhores materiais e porque pôs de si na tela. Outros têm uma técnica incrível mas não colocaram inspiração na tela e sai um quadro bem pintado mas sem alma. Sem tanto valor. Estou a escrever no tlm. Desculpem erros. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 9 Agosto 2016 Fajo, foi para esta merda que andavas a pedir o regresso dele? Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 9 Agosto 2016 Quem lê os disparates do infinito arrisca-se a aprender algumas coisas sobre futebol. O que é bem mais do que se pode dizer de mais de 90% do pessoal que comentou neste tópico. E o tom do infinito suporta-se incomparavelmente melhor do que o de alguns que julgam saber porcaria alguma sobre a poda. Compartilhar este post Link para o post
AlBoorg Publicado 9 Agosto 2016 Eu prefiro continuar ignorante :) Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 9 Agosto 2016 (editado) E se me disserem por exemplo. Ah mas o Ronaldo tem uma taxa baixa porque remata muito de fora da área (que não sei se é verdade ou não.). Então só prova mais o meu ponto. Porque desperdiça oportunidades de criar qualquer coisa colectivamente com remates que grande maioria não entram. Lol Uma coisa são as opções tomadas dentro de jogo. Outra é a finalização inata. O Ronaldo desperdiçar oportunidades de golo porque insiste em marcar livres de que distância for é diferente do que ele falhar golos de baliza aberta. São coisas diferentes mas que entram na tua estatística. Se ele adoptasse um estilo mais discreto e menos individualista, facilmente estaria no 25-30%. É a tal coisa do contexto. Se não o há para explicar os números, de que vale a pena usá-los para argumentar o que quer que seja? Editado 9 Agosto 2016 por Rōnin Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 9 Agosto 2016 Eu acho que o Ronaldo é um gajo muito inteligente. Já viu que são os golos que dão as bolas de ouro, portanto, concentra-se nisso. Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 9 Agosto 2016 Mais importante que isso, são os golos que dão vitórias. Onde já se viu um jogador focar-se em vitórias. Compartilhar este post Link para o post
Thor Odinsson Publicado 9 Agosto 2016 O RV é um treinador medíocre mas provou ser um homem inteligente. Haviam jogadores preocupados no inicio da época se com ele iam conseguir porque a diferença de intensidade no treino para o JJ era abismal. Achavam que não iam conseguir. Eu sei disto como um facto. Não foi o treino que fez a diferença. A equipa uniu se contra o Jesus e em defesa do seu treinador. Esse espírito e um homem que sem uma organização brilhante deixou os melhores brilharem com liberdade fez com destruissemos os pequenos todos porque somos muito melhores que eles. E isso chegou aliado a um Sporting que falhou um golo de campeonato nos pés do Ruiz. E o futebol é isto. Se tiveres grandes jogadores só se vai sentir grande diferença quando os outros também os têm. E às vezes os níveis emocionais são tão diferentes que nem assim. Veja se Benfica Bayern ou Portugal França. Ou o Leicester. O treino garante te a confiança da estabilidade e da consistência. A emoção garante te superação. E se tu és 7 mas te superas emocionalmente então bates te com quem é 8 e com quem é 9 muitas vezes. Isto é a soma de tudo. O Sporting tem piores jogadores para fazer a diferença num jogo mas tem melhor treino. Supera o nível do plantel com treino. Se virmos isto de 0 a 10 o Sporting se calhar era um 7 e meio que com treino passou a ser 9 e com a instabilidade emocional do treinador passou a ser só 8. E um Benfica que era 8 com treino baixou para 7 e com a parte emocional superou se para ser se calhar um 8 e meio. Estas medidas são só para exemplificar. Sei lá se o Sporting é 7 ou 8 ou 9. É só para se pensar que no início tens uma tela em branco. Umas são melhores telas que outras. Mas no fim o pintor mais apaixonado pode fazer um quadro melhor porque tem melhores materiais e porque pôs de si na tela. Outros têm uma técnica incrível mas não colocaram inspiração na tela e sai um quadro bem pintado mas sem alma. Sem tanto valor. Estou a escrever no tlm. Desculpem erros. Dois bons mitos, sim senhor, mas esperava mais de alguém tão "categorizado" como tu. Um treinador mediocre que em uma época bateu recordes absolutos e conseguiu quase igualar a melhor época do teu idolo com um plantel inferior, que em grandes partes da época esteve privado do seu maior desiquilibrador e tu defendes que o tipo é mediocre e que o unico merito que teve foi chamar os jogadores... E porque em vez de falares no azar do Ruiz (porque foi azar, o gesto foi o correcto, o resalto na relva é que estragou o lance) não falas dos falhanços dos teos, dos empates com tondelas e aroucas, etc? Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 9 Agosto 2016 Mas o jogo dele já raramente é isto. É só truques sem nexo seguidos de passes para o lado e movimentos sem bola excelentes para finalizar e remates de todo o canto sem nexo nem contexto. É pouco para um bola de ouro. Verdade. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 9 Agosto 2016 Dois bons mitos, sim senhor, mas esperava mais de alguém tão "categorizado" como tu. Um treinador mediocre que em uma época bateu recordes absolutos e conseguiu quase igualar a melhor época do teu idolo com um plantel inferior, que em grandes partes da época esteve privado do seu maior desiquilibrador e tu defendes que o tipo é mediocre e que o unico merito que teve foi chamar os jogadores... E porque em vez de falares no azar do Ruiz (porque foi azar, o gesto foi o correcto, o resalto na relva é que estragou o lance) não falas dos falhanços dos teos, dos empates com tondelas e aroucas, etc? Citaste o que te apeteceu. Então o Ranieiri já é um grande treinador? Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 9 Agosto 2016 E o tom do infinito suporta-se incomparavelmente melhor do que o de alguns que julgam saber porcaria alguma sobre a poda. Isto é exatamente o tipo de coisas que o infinito não escreve, razão pela qual se suporta bem. Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 9 Agosto 2016 Dois bons mitos, sim senhor, mas esperava mais de alguém tão "categorizado" como tu. Um treinador mediocre que em uma época bateu recordes absolutos e conseguiu quase igualar a melhor época do teu idolo com um plantel inferior, que em grandes partes da época esteve privado do seu maior desiquilibrador e tu defendes que o tipo é mediocre e que o unico merito que teve foi chamar os jogadores... E porque em vez de falares no azar do Ruiz (porque foi azar, o gesto foi o correcto, o resalto na relva é que estragou o lance) não falas dos falhanços dos teos, dos empates com tondelas e aroucas, etc? Não tens obrigação de estar atento ao que escrevo. Mas se estivesses percebias que eu fiz o melhor elogio possível ao RV. Eu defendo sempre que o grande treinador permite que os melhores sejam os melhores. E a partir de determinado momento da época o futebol foi todo em função dos melhores. Liberdade para eles aparecerem e criarem a gosto. E isso fez com que destruissem os pequenos. E fiz outro elogio ainda maior. Disse que era um homem inteligente. Bem melhor que ser mestre do treino. Porque se conseguimos equilibrar com os melhores quando foi preciso foi pelo grande espírito e atitude da equipa. Mesmo quando o Júlio ou o Ederson tinham de salvar golos certos ou quando os adversários nos desmontavam ou entravam sempre da mesma maneira nóss superamos com grande alma e espírito de grupo e sacrifício. E isto tudo é de treinador. Aborrece me que estes treinadores ganhem com estrondo porque para a minha profissão é chato. Porque nós investimos muito na qualidade do treino e depois ouve se que isso não interessa para nada quando é mentira. Mas trabalhos como o do RV mostram uma capacidade ímpar para usar o contexto e para elevar um grupo menor. E até é isso é de grande líder mascarar as suas próprias debilidades. E para isto também contribuem os líderes como o Luísao etc. O RV teve todo o mérito que lhe diz respeito. O JJ foi borrego. Foi catalisador forte da união no Benfica. Quem é melhor no treino? O Jesus. Faz sempre a diferença? Não. Existe uma parte sem a outra? Não. O Jesus precisa de vitórias e/ou alguém maior que ele perante o grupo que o segure quando os jogadores se passam com ele. O RV precisa de qualidade individual como o outro não precisa (e teve de sobra em gajos como o Jonas, Gaitan ou Renato) mas é mais autónomo e capaz na gestão do grupo embora com ajuda do contexto. Óptimo. Em quem eu acredito mais a longo prazo? Não num clube mas numa carreira? Num gajo capaz no treino. Os grandes líderes vivem de contextos muito particulares e por norma para sobriviverem alimentam se de casas feitas, grandes jogadores ou pessoas fortes no treino a seu lado como foi o Queiroz para o Fergie por exemplo. Os grandes treinadores sofrem de casas a arder. Sofrem se perderem o balneário. Mas protegidos vão ser sempre capazes de maior consistência no seu sucesso. Ideal é estarem capacitados em ambas as vertentes e nisso devo louvar o Klopp que espero que dentro em breve seja visto ao nível dos Guardiolas e dos Mourinhos. Acredito que o Liverpool em 2 anos seja campeão. Vamos ver. Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 9 Agosto 2016 Já agora. Gesto técnico correcto era se entrasse. No limite se o redes a defendesse. Ali falhou. O relvado pode ter ajudado a que falhasse. Mas falhou. E isso não põe em questão o Ruiz. Só mostra que a melhor equipa às vezes perde no futebol por detalhes. Como o Benfica perdeu com o golo do Kelvin sem merecer sofrer. (Não que o Porto não fosse uma equipa soberba a um nível tão bom ou melhor. Que era. Naquele jogo é que a vitória do Porto sobretudo naquela fase do jogo foi desajustada. Mas para aqui já dei tanta vez lol). Já me vem alguém falar no Roderick e o crl... é o ciclo sem fim. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 9 Agosto 2016 Isto é exatamente o tipo de coisas que o infinito não escreve, razão pela qual se suporta bem. Por acaso escreve, mas isso agora interessa pouco. :grin: Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 9 Agosto 2016 Eu percebo e concordo com muito que o infinito diz, o problema é que ele tende a exagerar a opinião dele (ou os argumentos que usa). Mas se lerem apenas o essencial, ou a ideia original, ele está certo. Já agora. Gesto técnico correcto era se entrasse. No limite se o redes a defendesse. Ali falhou. O relvado pode ter ajudado a que falhasse. Mas falhou. E isso não põe em questão o Ruiz. Só mostra que a melhor equipa às vezes perde no futebol por detalhes. Como o Benfica perdeu com o golo do Kelvin sem merecer sofrer. (Não que o Porto não fosse uma equipa soberba a um nível tão bom ou melhor. Que era. Naquele jogo é que a vitória do Porto sobretudo naquela fase do jogo foi desajustada. Mas para aqui já dei tanta vez lol). Já me vem alguém falar no Roderick e o crl... é o ciclo sem fim. O Ruiz falha porque o Ederson toca na bola e é esse ligeiro toque que faz a diferença. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 9 Agosto 2016 Infinito :heart: Mais logo respondo, mas é bom ter-te de volta! Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Agosto 2016 Como o Benfica perdeu com o golo do Kelvin sem merecer sofrer. Isto ainda dura? Compartilhar este post Link para o post
Contador Publicado 9 Agosto 2016 É tão bom ler este gajo a discutir Futebol :prayer: Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 9 Agosto 2016 Especialmente quando está a atacar o ronaldo Compartilhar este post Link para o post
Contador Publicado 9 Agosto 2016 Sem dúvida. Ou quando coloca aquelas táticas, ou quando fala de algum jogador em especifico ou quando siplesmente analisa um jogo de futebol. Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 9 Agosto 2016 Especialmente quando está a atacar o ronaldo Mas porque é que ele está a atacar o Ronaldo? Para mim está apenas a fazer a sua análise ao que vê do futebol e o tema que estava a ser discutido na altura era o Ronaldo..." atacar", que palavra feia fdc :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 9 Agosto 2016 Quem passar pelo topico pensa que o Ronaldo nunca fez uma assistência na vida :lol: Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 9 Agosto 2016 Isto dos golos não é grande ciência. Parece mas não é. Eu como treinador decido permitir aos melhores serem os melhores. Construo o modelo a pensar neles. Se tenho um grande criativo um grande finalizador etc. Penso. Como é que o meu grande finalizado finaliza melhor. Onde é a área forte dele? É da forma X na zona Y. A equipa joga para fazer a bola lá chegar. Em 10 remates a jogar para o gajo ele vai ter uns 6 ou 7 se fizermos tudo bem colectivamente. Desses 6 ou 7, 1 ou 2 são bolas muito boas. Ele mete lá 1. Conseguimos em 1 a cada dois jogos dar lhe esses 6 ou 7 remates e essas 1 ou 2 Boas oportunidades. Acaba a época com uns 18 golos. Isto são os números dos avançados comuns. Não tem grande ciência. Convertem 1 em cada 6 ou 7, às vezes ficam em branco, às vezes marcam 2. É o natural. Depois se tiveres um gajo que jogue numa grande equipa onde tem esses 6 ou 7 remates por jogo mas onde os outros são tão bons que desses 6 ou 7 umas 4 são bolas claras então fazes bis e hattrick em catadupa. Mesmo que fiques 20 sem marcar numa época como Messis e Ronaldos num jogo daqueles em que a tua equipa cilindra metes 4 para compensar. Qualquer bom treinador mete um grande avançado a fazer muitos golos. É só construir para ele e dar lhe essas chances que ele precisa. Agora. Há equipas que preferem fazer o modelo em torno dos criativos. Ou em torno dos desequilibradores. E não em torno dos finalizadores. São outras opções válidas. O Bayern constrói em torno dos desequilibradores. Para a bola entrar no pé dos que rasgam muitas vezes e em condições. A Alemanha em torno dos criativos. Apoios frontais constantes e bolas a entrar nos que criam como o Ozil em espaços que ele gosta como os corredores interiores. Mas se quiserem jogar para que o Lewa faça 50 no Bayern ele faz. Não tenham dúvidas. Isto parece magia com os outros dois porque aquele nível nunca se tinha jogado para um finalizador desta forma. Sobretudo como se joga para o Ronaldo porque o Messi cria mais sozinho que o Ronaldo por exemplo. E com a agravante de se terem aqueles talentos todos a servir e da a diferença na liga espanhola neste momento ser abismal dos grandes para a maioria. @Oblivion Provavelmente não. Esta que me parece que vai ganhar não merecia de todo. E as outras tenho as minhas dúvidas. Mas como passou de moda olhar para os grandes criativos e agora só quem marca jorros é que pode ganhar compreende se enquanto os Iniestas limpam o pó a estantes vazias. É triste. Mimimi ele ganhou a Champions League e o Europeu. Antes disso ganhou dezenas de títulos e centenas de jogos. Não é esse o propósito do futebol? Ganhar jogos e títulos? A forma como consegues isso é relativa, e não há nenhuma fórmula mágica. Quem ganha de forma tão consistente como ele tem de ser dos melhores do mundo, se calhar não o melhor porque o Messi consegue ganhar ainda mais. Compartilhar este post Link para o post