Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carmelo Anthony

[LEDMAN LigaPro] 5ª Jornada

Publicações recomendadas

O Valente tão cedo não põe os pés por cá. Aquilo é outro mundo e a verdade é que a imagem dele por cá não vende. Não o imagino a trocar a China por uma oportunidade num Freamunde ou num Varzim.

E faz ele bem. Mas se daqui por uns anos sair de lá, estou mesmo a ver uma qualquer equipa da 1ª Liga a pegar nele, por ter essa experiência lá fora. É triste precisar de ir para o fim do mundo para que a imagem dele por cá possa mudar.

Acham que o Valente tem capacidade para treinar uma equipa grande cá?

Eu acho que pagava bem ao Valente para ele regressar já amanhã e vir treinar a equipa B do Sporting. Enquanto o homem se metia no avião, a gente corria com o João de Deus.

Compartilhar este post

Link para o post

Hype? O Valente tem o que grande parte dos treinadores que por aí andam não tem: tem ideia de jogo e é fiel às suas ideias. Ao ires buscar o Valente vais buscar isso, com as soluções e problemas que daí advêm. Se achas que não resulta, e não faço a mínima ideia de quem é a malta da Antena 1 Açores, há por aí muitos vídeos que atestam o que ele é e o que ele traz às equipas. Se pega numa equipa como a do Santa Clara, que se dizia limitada, a meio da época, é natural que tenha mais dificuldades para implementar aquilo que ele quer. Mas aí quem tem responsabilidades é a direcção que o foi buscar...

O do Fafe é um nabo que tem grandes equipas à disposição e que só à 3ª ou 4ª tentativa conseguiu cumprir o objectivo. É funcionário do clube há, sei lá, uns 15 anos, caso contrário ao tempo que já tinha patinado.

Quem seja fiel às suas ideias até ao limite poderá chegar a um beco sem saída. E pode perceber (ou não) que estas que não resultam em certos momentos e contextos e não se preocupar em melhorá-las de forma contínua de modo a encontrar novas ideias. Bem dizia o outro que fazer a mesma ação mil vezes e esperar resultados diferentes é insanidade.

A lealdade às suas ideias de jogo não é uma vantagem nem uma desvantagem. Pode ser uma, pode ser outra, pode ser uma e outra.

Eu vejo o Fernando Valente assim. E honestamente, o Santa Clara nunca jogou grande charuto com o Fernando Valente, excepto pontualmente, o que também indica algum problema de operacionalização dessas ideias, com mais ou menos qualidade individual.

Mas o Hugo pode vir aí para falar um pouco mais disso. Eu acompanhava os relatos de quando em vez, cheguei a ver um jogo via stream (acho que até ganharam esse, curiosamente) mas ele ia ao Estádio com regularidade.

Quanto ao do AD Fafe, disseram-me do contrário quanto ao treinador. E bem, o plantel deles não é assim tão forte este ano em comparação com outros. Reforçaram-se bem cá atrás e tem o Alan Junior na frente que é máquina, mas de resto...

---

Mas não seja por isso, bastou-me procurar um bocado. Realço o bold. Em parte, o Hugo fala da falta de qualidade da equipa mas também dos problemas da ideia de jogo do homem e da sua inaptidão para mudar essas ideias.

Grande Floriano. Para ele, no campo, só estão, no máximo, 3 jogadores por equipa :mrgreen:

As ideias que o Valente diz na entrevista, estão todas no Santa Clara.

Tem é vários problemas no Santa Clara, porque não tem equipa para aquilo. Não pode fazer um futebol de passe curto quando joga com Pacheco, Clemente, Lucas, Rui Silva ou Carraça. Não pode jogar com um laterais com o Igor ou o João Dias (esse então, está numa forma que faz um meco qualquer parecer jogador da bola), que sobem muito mal. O futebol apoiado do Santa clara, acaba por morrer 1 metro depois de passar o meio-campo, acabando a bola por voltar ao central para a ter que bombear para a frente.

A recuperação de bola também é muito fraca. Se querem posse, tem que conquistar a bola mal a percam, e não 30 metros mais atrás.

Além disso, jogar com o Ronaldo e o Carraça em duplo-pivot, cria um buraco em frente à defesa. Basta uma equipa ter um avançado que desça 2 metros, e está o caldo entornado.

Resumindo, as ideias do Valente são muito catitas, mas sem equipa, não há muito que possa fazer (e não acho que haja equipa na 2º Liga que tenha equipa para isso). Por isso, convinha o homem mudar um pouco as suas ideias.

Ricardo Formosinho, Paulo Sérgio, o Braga, e mais algum que não me lembro, tentaram fazer o mesmo futebol rendilhado, e nenhum deixa saudades.

O Vitor Pereira, começou também a tentar um futebol apoiado (e com bem melhor plantel), e a coisa também não saía como ele queria. Percebeu que tinha que jogar mais direto e agressivo, e tornou-se dos melhores treinadores que passaram pelo Santa Clara nos últimos anos.

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

O Daniel Ramos está a jogar assim porque o plantel não é grande espingarda. Quem tiver acompanhado, por exemplo, o ano em que o Famalicão subiu do CNS sabe perfeitamente o que é que as suas equipas são capazes de jogar.

Nesse aspecto é um treinador muito compentente, sem problemas nenhuns em adaptar-se ao contexto onde está inserido.

tb diziam isso do João de Deus.

Acham que o Valente tem capacidade para treinar uma equipa grande cá?

ele já deve andar perto dos 60 e estando agora na China nem tão cedo mete cá os pés. Ele teria que vir para um clube médio e fazer umas duas ou três época boas e depois dar o salto para um grande. O problema é que nessa altura já andaria pelos 63 ou 64 e já seria considerado velho.

Compartilhar este post

Link para o post

A equipa do Santa Clara é má? Se já o Famalicão não tinha grande equipa, quem é que tem afinal? No CNS com aquele plantel a surpresa seria não subir.

A equipa do Santa Clara é banal, tal como a do Famalicão também era o ano passado. Não era de todo equipa para andar na luta pela subida. E no ano em que subiram do CNS fizeram um campeonato muito bom, além do bom trajecto na Taça de Portugal.

Acabaram por perder o título para o Mafra de forma totalmente injusta.

tb diziam isso do João de Deus.

Não sei, não me lembro de quando o João de Deus surgiu.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que os plantéis do Fafe nos últimos anos nem foram assim tão bons quanto estão aí a dizer, mas pronto, a diferença é ter lá um Alan que é jogador com qualidade para Primeira Liga. O que não nega que o Agostinho Bento não seja nada de especial e o exemplo clássico de um cagão, é só ver que mal se apanhe a ganhar a 10 minutos do fim lá entra o terceiro central para o lugar do avançado :biggrin: E muitas vezes denotavam-se claramente falta de ideias a nível ofensivo, apesar de defensivamente ele ultimamente ter construído equipas bastante sólidas.

Compartilhar este post

Link para o post

O Fafe nos últimos 3 ou 4 anos tinha mais que plantel para ter subido. Caraças, ainda em 2014/2015 mandaram um jogador para a Primeira Liga depois dele ter feito uma boa época por aqui.

A equipa é sólida. O GR é bom (fun fact, já estive na mesma equipa dele), a defesa é fraquinha mas o Vasco Cruz tem algum potencial, o Landinho deve continuar a mostrar qualidade e o Alan está na forma da vida dele

Compartilhar este post

Link para o post

Jone, eu continuo a não perceber qual é o problema de haver treinadores que são fiéis às suas ideias. Se o Santa Clara estava com a corda ao pescoço, precisava de pontuar a todo o custo, se a equipa era fraca, aponto 2 erros: à direcção, que não devia ter ido buscar o Valente se esse era o plano, e ao Valente, que não se devia ter metido numa barca prestes a afundar. Agora falares em "operacionalizar" é entrares em caminhos que provavelmente desconheces.

Compartilhar este post

Link para o post

A equipa do Santa Clara é banal, tal como a do Famalicão também era o ano passado. Não era de todo equipa para andar na luta pela subida. E no ano em que subiram do CNS fizeram um campeonato muito bom, além do bom trajecto na Taça de Portugal.

Acabaram por perder o título para o Mafra de forma totalmente injusta.

A equipa do Famalicão era banal? Só podes estar a brincar. Tinham um plantel com profundidade e duas boas opções para cada posição. Arrisco-me a dizer que o João Pedro, o Vítor Vinha, o Ibraima, o Vítor Lima, o Mércio, o Leandro e o Feliz eram titulares em todas as equipa do campeonato. Dos restantes, metade deles seriam titulares facilmente em quase todas as equipas.

Compartilhar este post

Link para o post

Jone, eu continuo a não perceber qual é o problema de haver treinadores que são fiéis às suas ideias. Se o Santa Clara estava com a corda ao pescoço, precisava de pontuar a todo o custo, se a equipa era fraca, aponto 2 erros: à direcção, que não devia ter ido buscar o Valente se esse era o plano, e ao Valente, que não se devia ter metido numa barca prestes a afundar. Agora falares em "operacionalizar" é entrares em caminhos que provavelmente desconheces.

o problema de haver treinadores que são fiéis às suas ideias é que o futebol não é apenas é tão romântico como aparenta, e o Valente é outro entre tantos exemplos. Tal como também há quem seja fiel às suas ideias mas saiba rentabilizar isso mesmo em resultados concretos e conquistas, porque o futebol é um jogo de conquistas e não um jogo de quem tem as melhores ideias. Também gostava de perceber se é assim tão bom, porque não anda na Primeira Liga ou em campeonatos mais competitivos do que China a treinar uns juniores.

Mas isto é o meu ponto de vista, e já o discuti o suficiente por cá. Eu emito a minha opinião, com base no que vejo, no que leio, e no que ouço. Não me acho um tolo neste aspeto, muito menos que tu o sejas. Agora se achas que sabes mais, isso é contigo.

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

o problema de haver treinadores que são fiéis às suas ideias é que o futebol não é apenas é tão romântico como aparenta, e o Valente é outro entre tantos exemplos. Tal como também há quem seja fiel às suas ideias mas saiba rentabilizar isso mesmo em resultados concretos e conquistas, porque o futebol é um jogo de conquistas e não um jogo de quem tem as melhores ideias. Também gostava de perceber se é assim tão bom, porque não anda na Primeira Liga ou em campeonatos mais competitivos do que China a treinar uns juniores.

Mas isto é o meu ponto de vista, e já o discuti o suficiente por cá. Eu emito a minha opinião, com base no que vejo, no que leio, e no que ouço. Não me acho um tolo neste aspeto, muito menos que tu o sejas. Agora se achas que sabes mais, isso é contigo.

Que raio de argumento ó Jone. Pela mesma razão que o Iuri não está a jogar no Sporting, que o Bernardo Silva basicamente foi dispensado do Benfica, que o Nolito foi dispensado do Benfica, que o José Mota continua a ganhar jogos, que o Sporting perdeu o último campeonato mesmo sendo a melhor equipa e mais uma tonelada de acontecimentos do género. As coisas não são assim tão lineares. Muito menos no futebol.

O Valente foi para a China ser mais acarinhado e ganhar bem mais do que provavelmente conseguiria alguma vez ser por cá. E não deixa de ser um bom treinador por isso. O que não faltam por aí, no sentido oposto, são maus/péssimos treinadores que, por uma ou outra razão, lá vão conseguindo crédito para continuarem a arranjar emprego, a um nível mais alto que o do Valente. Aliás, aposto que nos últimos anos, o Santa Clara teve vários treinadores bem piores que o Valente, mas que conseguiram bem melhores resultados por lá.

O problema aqui, como o Ibra disse, é o Santa Clara ter ido buscar o Valente quando, basicamente, só queriam um gajo que ganhasse jogos e fugisse ao perigo da despromoção, nem que fossem todos por 1-0 e com golos marcados com a mão. Se era isso que queriam, tinham centenas de soluções melhores, e provavelmente mais baratas. Agora, a partir do momento em que contratam um treinador - e eu já disse isto aqui centenas de vezes -, não contratam apenas um homem para ir dar uns treinos e ir para o banco ao Domingo. Contratam também alguém com ideias de jogo próprias. É claro que os Josés Motas da vida não as têm, porque são maus, e são esses que habituam mal os clubes. É um ciclo vicioso. Mas no caso dos bons, a ideia é essa: contratam-se ideias de jogo, e não só pessoas.

E eu nem tenho nada contra o Santa Clara. Aliás, acho que faz falta uma equipa dos Açores na 1ª Liga. Não é só o Santa Clara que está mal nestas coisas. É a grande maioria dos clubes portugueses.

Compartilhar este post

Link para o post

O Valente está em que clube? 1a divisão? Não fazia a mínima ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

O Valente está em que clube? 1a divisão? Não fazia a mínima ideia.

É o treinador dos sub-19 (Juniores) do Shandong Luneng, clube da primeira divisão chinesa.

Compartilhar este post

Link para o post

É o treinador dos sub-19 (Juniores) do Shandong Luneng, clube da primeira divisão chinesa.

Bah curtia que fosse logo treinador principal, a ver se chega lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Bah curtia que fosse logo treinador principal, a ver se chega lá.

O principal é só o Felix Magath, e eles têm no plantel jogadores como o Gil, o Jucilei, o Walter Montillo, o Graziano Pellè ou o Papiss Cissé :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Que resultados "visíveis", teve o Valente na sua carreira? É uma pergunta sincera.

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhuns. Nunca teve oportunidade para os ter. Quando comparado com aqueles que actualmente ficam com oportunidades que podiam muito bem ser dadas a ele, isto é.

Tem três épocas de Segunda Liga por cá, patamar mais alto que atingiu. Fez um excelente trabalho no Aves e esteve a um passo de subir, mas perdeu no playoff com o Paços. Depois saiu a meio da segunda época porque os resultados eram intermitentes, e esteve no Santa Clara. A sua carreira de campeonatos profissionais resume-se a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Duvido que algum dia o Valente chegue à Primeira Liga.

E não é por falta de qualidade. A única forma de ele lá chegar é se tiver algum conhecimento e consiga, asap, chegar a uma equipa B de um grande onde tem matéria-prima, à partida, para desenvolver um bom trabalho. Depois tem de dar nas vistas e pode chegar a um clube qualquer da Primeira Liga, mas duvido muito disto.

Era, sem dúvida, um upgrade gigantesco ao Sporting B e ao Benfica B.

Compartilhar este post

Link para o post

Presente no Piedade 1 - Freamunde 0

Mais uma vitória do Piedade e excelente arranque de campeonato. Ainda não os tinha visto a jogar. Jogo de futebol mais direto e muito seguros a defender. Nota mais para o guarda redes veterano Pedro Alves, o defesa direito Adilson, o central Danielson, o médio defensivo Soares, o extremo esquerdo Irobiso e o ponta de lança Ricardo Barros. O Evaldo na 2ª parte estava um autentico passador. Ainda mandamos uma à trave em mais um grande cruzamento do Adilson na direita.

Mesmo ao meu lado estava o Vitor Oliveira, ainda meti conversa com ele, ele a dizer que a II Liga era muito complicada e que não ia ser fácil para o Portimonense. Depois começou-nos a perguntar algumas coisas sobre o Piedade e o Almada, ele disse que treinava no campo do Almada quando estava no Belém. Boa pessoa.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi uma grande jogada, só não consegui perceber quem é que faz a excelente abertura do meio campo para o Adilson na direita. Outra nota, estava uma excelente casa, não sei se por ser o primeiro jogo em casa depois das obras, mas foi espetacular, de fazer inveja a alguns clubes da 1ª Liga.

Compartilhar este post

Link para o post

O Boris faz milagre atrás de milagre.

É continuar neste caminho para garantir a manutenção

Compartilhar este post

Link para o post

Tecnicamente com este plantel o milagre seria não estar bem na classificação geral. Os responsáveis do Cova podem dizer que a manutenção é o objectivo mas quando há Danielson, Evaldo, Irobiso, Robson, Carvalhas, Silas, Rui Varela e Magique... Podem não ser craques mas para uma Segunda Liga chegam e sobram para a um lugar na metade superior da tabela.

Vídeo do golo?

https://www.facebook.com/cdcpseniores/videos/vb.792732104091850/1249029215128801/?type=2&theater

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, ainda tens o Marco Bixo, mas é uma equipa envelhecida e o jogo do Piedade assenta muito na experiência de todos os veteranos. O Silas tem estado lesionado, o Marco Bixo no meio campo também já é curto (foi suplente) do Rui Varela é um tronco pouco inteligente. Eu acho que se o Piedade se mantiver é uma uma grande vitória. Depois é ver o futuro com outros olhos. Mas a equipa respira confiança e demonstra uma grande união.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...