Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Moss

Capitães confrontaram Bruno de Carvalho

Publicações recomendadas

Para quem fala em plantel fabuloso e matéria-prima não se esqueçam de uma coisa importante: indivíduos como o Nélson Semedo, Lindelof e Guedes, que hoje são boas alternativas e cobiçados por grandes clubes, já estavam lá na tempo do JJ e nem sequer colocavam os pés na equipa A.

Só são hoje matéria-prima e alternativas do plantel fabuloso porque o RV os colocou a jogar neste nível.

Edit: O Renato Sanches também está neste lote mas já não está no Benfica atualmente.

Mas o Nélson ia tirar o lugar ao Maxi? O Lindelof ao Garay, Luisão ou Jardel? O Guedes ao Salvio, Gaitán, Lima ou Rodrigo?

É assim concordo que o JJ nunca iria apostar neles, mas ir pegar em todos os jogadores da academia e dizer que podiam jogar naquelas equipas do Jesus é um bocado estranho dado que no lugar deles estavam indíviduos que deram muitas vitórias e troféus a Benfica.

De qualquer forma, o Jesus é um treinador com um lote de competências maior que o RV, pelo menos enquanto treinador. Não vejo o RV a ter a qualidade para construir e reconstruir sistemas como o Jesus fez entre 2009/10 e 2015/16 nem a conseguir disputar eliminatórias contra equipas melhores por causa da sua competência enquanto treinador, como acontecia com o JJ. O RV vê as suas debilidades do nível estrutural e táctico a descoberto cada vez que disputa um jogo contra uma equipa de nível igual ou superior e o seu treinador (e já houve vários exemplos: o próprio Jesus sei lá quantas vezes, o Sarri, o Guardiola, o NES, o Simeone, etc ; e aqui antes que me digam que o Vitória ganhou jogos a Jesus e Simeone, verdade, mas estou a falar da dimensão estratégica do jogo e nunca vi o RV a controlar de forma magnânime jogos contra estes treinadores como já vi o Jesus). E isto é coerente com aquelas épocas em que o Rui Vitória foi nada mais que medíocre por Guimarães, e aliás não sei de que forma o fez melhor enquanto treinador de equipa inferior ao serviço do Fátima (quando eliminou o Porto e quase eliminou o Sporting) ou mesmo no Paços (quando foi empatar ao Dragão). E é só ler as intervenções do RV a nível táctivo

O Rui Vitória no actual Benfica compensa isso tudo com qualidade a desenvolver jogadores (ajudado pelas condições da academia do Seixal e pela sua equipa técnica) e com mais coragem para corrigir defeitos a nível táctico ou a nível da disposição no terreno durante o jogo que o Jesus nem sempre tem e agora ainda parece ter menos. Ou seja, o Rui Vitória acabou por ser uma boa opção para este Benfica por causa da base que já existia e é um mérito que lhe tem de ser obviamente dado porque não seria para todos (como se viu no Porto com o Paulo Fonseca que na minha opinião é no geral melhor treinador), mas se eu acho que faria melhor que o Jesus o ano passado no Sporting? Nunca na vida. Aliás o mais provável era ter acabado como outro Marco Silva.

Compartilhar este post

Link para o post

Em 2017 ainda há quem ache o jj um treinador de topo. Acho que já nem ele próprio acredita nisso.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

E isto é coerente com aquelas épocas em que o Rui Vitória foi nada mais que medíocre por Guimarães

E mesmo assim ainda conseguiu vencer uma Taça de Portugal. E, no final do dia, é isso que conta.

Tu estás a exacerbar os talentos do Jorge Jesus e a diminuir, não sei se propositadamente ou não, as capacidades do Rui Vitória. As capacidades do Jorge Jesus nas vertentes técnica e tática são maiores que as do atual treinador do Benfica, no entanto o Rui Vitória coloca o Jorge Jesus a um canto no que toca à gestão do plantel e da própria equipa.

Possivelmente, se colocarmos estes parâmetros na balança, talvez as vertentes tática e de treino tenham mais peso. E isso é capaz de fazer tombar o jogo para o Jorge Jesus, porém uma pessoa pode aprender a teorizar e a colocar em prática alguns aspetos de treino e da tática, no entanto já acho mais difícil ensinar alguém a estabelecer relações interpessoais de qualidade e a conseguir gerir convenientemente homens. É preciso não esquecer que os grandes erros do Jorge Jesus foram na definição dos jogadores que deviam integrar o plantel, alguns deles foram verdadeiros flops (por exemplo, Emerson e Cortez), e na gestão do plantel e diálogo com os jogadores (por exemplo, Cardozo e Javi García). Até com membros da equipa técnica ele se conseguiu desentender (Shéu Han). Já agora, ele também errou em algumas opções táticas que tomou, David Luiz a defesa esquerdo na derrota por 5-0 no Dragão.

Os sportinguistas só agora começam a tomar consciência das limitações do Jorge Jesus, quer na definição do plantel quer nas opções que toma, porém isso foram questões que foram abordadas vezes sem conta pelos benfiquistas ao longo daqueles seis anos. E é preciso não esquecer que em seis épocas o Jesus teve plantéis fortes (alguns dos melhores que me lembro) e beneficiou de um grande investimento. Isso aliado às suas qualidades foram fatores cruciais para ele ganhar o que ganhou. No Sporting também está a ter fatores favoráveis, veja-se o aumento da massa salarial do clube.

O treinador ideal, ou aproximado do ideal, seria uma mistura do Jorge Jesus com o Rui Vitória, alguém que tem boas competências técnico-táticas, mas que também sabe gerir uma equipa na verdadeira acepção da palavra.

Compartilhar este post

Link para o post

Preferia que saísse primeiro o BdC e só depois o JJ.

Nem pensar. Aliás, se as notícias d'OJogo são verdadeiras (o que não é certo, porque todos sabemos qual é a cor das paredes da redacção, como sabemos também do Record ou d'ABola), o Bruno, afinal, ainda é um tipo minimamente inteligente. Já percebeu que o Jesus, neste momento, é o problema, e que se calhar é melhor voltar à sua ideia inicial: ter o treinador para treinar, e deixar o resto das decisões no futebol para um conjunto de pessoas (onde também se inclua o treinador, obviamente).

Eu ainda me lembro do BdC que queria Bielsa para treinador, e que depois pensou em Van Basten, quando o Bielsa disse que não aceitava ser usado como trunfo de campanha. "Só" lá vão 6 anos desde esses dias. Não é assim tanto tempo, e quero acreditar que conhecer o futebol por dentro não corrompeu já todas as boas ideias que o BdC tinha, pelo menos no que ao projecto desportivo diz respeito.

O Rui Vitória não é um Zidane ou Fernando Santos que aos trambolhões conseguiram grandes resultados.

Há ali bom futebol e aproveitamento do potencial do plantel.

Qual é a diferença entre os 3? São todos competentes e bons gestores de um grupo. Apenas e só.

Eu não acredito que estou a escrever isto, mas concordo totalmente com o Elvis. O Jesus pôs-se a jeito para ser crucificado (no pun intended), mas discutir qual o melhor treinador em Portugal é brincadeira. É que o Fonseca já nem cá está, para isto ser minimamente interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

choro pelo matheus pereira :(

O que não se entende nesse mano é que ele fez um ótimo jogo contra o Porto na época passada.

E nunca mais foi aposta. Vá-se perceber.

Compartilhar este post

Link para o post

O que não se entende nesse mano é que ele fez um ótimo jogo contra o Porto na época passada.

E nunca mais foi aposta. Vá-se perceber.

Jesusices.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não acredito que estou a escrever isto, mas concordo totalmente com o Elvis. O Jesus pôs-se a jeito para ser crucificado (no pun intended), mas discutir qual o melhor treinador em Portugal é brincadeira. É que o Fonseca já nem cá está, para isto ser minimamente interessante.

brincadeira é dizer que o JJ é o melhor tipo verdade absoluta quando tá em 4º, eliminado da Champions e da TdL

ainda se o Sporting jogasse como o crl

Editado por Ruas

Compartilhar este post

Link para o post

E curiosamente na melhor época do Jesus no Benfica, teve para ser corrido umas 3/4 vezes, valeu que do outro lado estava o Paulo Fonseca.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Jesus foi muito bom no Braga. Só teve uma época, não deu para fazer m*rda :mrgreen: E ainda por cima coincidiu com aquele que foi o melhor mercado de transferências que já tivemos!

Compartilhar este post

Link para o post

E tu ainda não o viste a jogar a defesa esquerdo.

:mrgreen:

A melhor coisinha que o JJ fez chama-se Matic. Soube potenciá-lo muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu, sinceramente, acho que o Rui Vitória é melhor treinador do que o Jorge Jesus, e digo isto porque não entendo a função de treinador como algo que possa ser avaliado com base apenas no conhecimento que alguém tem sobre o jogo, ou sobre a estratégia, ou sobre o que quer que o valha. Como em qualquer outra profissão, de resto. Muito mais entra para a equação, do que apenas o conhecimento sobre determinada área. Se não, os melhores professores eram também aqueles que sabiam mais e os melhores médicos seriam aqueles que tiravam notas mais altas.

Compartilhar este post

Link para o post

brincadeira é dizer que o JJ é o melhor tipo verdade absoluta quando tá em 4º, eliminado da Champions e da TdL

ainda se o Sporting jogasse como o crl

Posso usar esse argumento para considerar o Zidane o melhor treinador do mundo, o Conte o melhor treinador da Premier League ou o Allegri o melhor treinador da Serie A? Ou considerar o Fernando Santos o melhor treinador de todas as selecções europeias? Ou considerar o Ranieri o 15º melhor treinador da Premier League, quando na época passada pelos vistos era o melhor? Tenho muitos mais exemplos para dar.

E para excluir já um dos principais factores de influência nesta conversa, porque isto vai sempre parar ao mesmo: estivesse o Jesus no Benfica, o Rui Vitória no Sporting e o Sporting a limpar títulos enquanto o Benfica se afundava, e eu não mudaria nem uma vírgula ao que disse. Por agora sim, acho que o Jesus é o melhor treinador em Portugal. De longe, já agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem fala em plantel fabuloso e matéria-prima não se esqueçam de uma coisa importante: indivíduos como o Nélson Semedo, Lindelof e Guedes, que hoje são boas alternativas e cobiçados por grandes clubes, já estavam lá na tempo do JJ e nem sequer colocavam os pés na equipa A.

Só são hoje matéria-prima e alternativas do plantel fabuloso porque o RV os colocou a jogar neste nível.

Edit: O Renato Sanches também está neste lote mas já não está no Benfica atualmente.

Entao e diz-me la que idade tinham esses jogadores quando o Jorge Jesus treinava o benfica? o mais velho desses devia ter uns 18 anos....ja viste alguma equipa apostar em 4 ou 5 jogadores com menos de 18 anos numa época ?

bem....sempre podiam entrar de mao dada com os jogadores do benfica no inicio dos jogos...

Editado por Kustrika89

Compartilhar este post

Link para o post

Não havia esses, mas estavam lá outros como o Bernardo ou o Cancelo. Honestamente, é difícil defender o Jesus da falta de aposta nas camadas jovens, é mais um dos seus pontos fracos. E é uma pena porque o futebol português ganharia muito (se o Jesus tivesse perdido tempo com o Bernardo, por exemplo... fds nem imagino).

Compartilhar este post

Link para o post

Não havia esses, mas estavam lá outros como o Bernardo ou o Cancelo. Honestamente, é difícil defender o Jesus da falta de aposta nas camadas jovens, é mais um dos seus pontos fracos. E é uma pena porque o futebol português ganharia muito (se o Jesus tivesse perdido tempo com o Bernardo, por exemplo... fds nem imagino).

curiosamente nas épocas em que o Jorge Jesus podia apostar como tu dizes no Bernardo Silva e no Cancelo....foi nas duas ultimas épocas no benfica..e nessas épocas foi campeão nacional...

Compartilhar este post

Link para o post

Querem que o Jesus seja o melhor treinador em Portugal como uma verdade absoluta, e quem não o considerar está errado.

Isto e falar em Paulo Fonseca quando falamos do melhor treinador em Portugal...(Vá lá que ninguém falou em Paulo Bento :mrgreen: )

Compartilhar este post

Link para o post

Posso usar esse argumento para considerar o Zidane o melhor treinador do mundo, o Conte o melhor treinador da Premier League ou o Allegri o melhor treinador da Serie A? Ou considerar o Fernando Santos o melhor treinador de todas as selecções europeias? Ou considerar o Ranieri o 15º melhor treinador da Premier League, quando na época passada pelos vistos era o melhor? Tenho muitos mais exemplos para dar.

E para excluir já um dos principais factores de influência nesta conversa, porque isto vai sempre parar ao mesmo: estivesse o Jesus no Benfica, o Rui Vitória no Sporting e o Sporting a limpar títulos enquanto o Benfica se afundava, e eu não mudaria nem uma vírgula ao que disse. Por agora sim, acho que o Jesus é o melhor treinador em Portugal. De longe, já agora.

eu não disse que o RV era o melhor treinador em Portugal pois não?

não percebi esses 'exemplos'

o futebol são resultados, quando é que foi a última vez que o JJ apresentou resultados para ser o maior cá do burgo?

quando ganhou a Supertaça a época passada?

quando foi campeão no Benfica?

que haja preferências eu aceito, cada um gosta do que gosta, agora ele ser indiscutivelmente o melhor?

com base no que?

é melhor no que?

onde é que tão os resultados disso?

Editado por Ruas

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, sinceramente, acho que o Rui Vitória é melhor treinador do que o Jorge Jesus, e digo isto porque não entendo a função de treinador como algo que possa ser avaliado com base apenas no conhecimento que alguém tem sobre o jogo, ou sobre a estratégia, ou sobre o que quer que o valha. Como em qualquer outra profissão, de resto. Muito mais entra para a equação, do que apenas o conhecimento sobre determinada área. Se não, os melhores professores eram também aqueles que sabiam mais e os melhores médicos seriam aqueles que tiravam notas mais altas.

Sinal dos tempos. Antigamente os bons treinadores eram os que ganhavam jogos e conquistavam títulos, hoje são os que potenciam modelos técnico-táticos comprovados cientificamente em laboratórios e devidamente simulados em análises computadorizadas. E se seguirem as ideias do Guardiola, o guru dos cientistas da bola, tanto melhor.

O mesmo acontece no que respeita aos jogadores. Ontem os melhores eram os avançados que marcavam mais golos, os médios que melhores passes faziam, os extremos que melhor fintavam, os defesas que mais bordoada distribuíam. Hoje são os que tomam melhores decisões, os mais inteligentes, os que se posicionam melhor, os que melhor interpretam os tais modelos técnico-táticos comprovados cientificamente em laboratórios e devidamente simulados em análises computadorizadas. E se imitarem o estilo do Messi, o supra-sumo dos cientistas da bola, tanto melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sir Alex não inovou o futebol. Não deixa de ser o melhor treinador de sempre.

O Rui Vitória sendo não tão bom quanto o Jesus, continuará a ser o Ferguson em Portugal e o Jesus será o seu Wenger.

Compartilhar este post

Link para o post

Honestamente vejo a vinda do Jesus pior que o Maxi. Há gente com memória muito seletiva.

Compartilhar este post

Link para o post

:mrgreen:

A melhor coisinha que o JJ fez chama-se Matic. Soube potenciá-lo muito bem.

Curiosamente, para mim, um dos pontos fortes do Jesus é exactamente o potenciar a qualidade. Veja se o Matic, Jardel, Amorim, DiMaria, Adrien ou Slimani.

curiosamente nas épocas em que o Jorge Jesus podia apostar como tu dizes no Bernardo Silva e no Cancelo....foi nas duas ultimas épocas no benfica..e nessas épocas foi campeão nacional...

O Bernardo não foi despachado em 2013?

Editado por Thor Odinsson

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...