Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
El Shafto

André Ventura. "Os ciganos vivem quase exclusivamente de subsídios do Estado"

Publicações recomendadas

Generalizar é sempre mau porque não são todos assim. Mas não conheci gente mais mal criada, sem carácter, provocadora e sem civismo que os ciganos

Compartilhar este post

Link para o post

Generalizar é sempre mau porque não são todos assim. Mas as pessoas mais malcriadas, sem carácter, provocadoras e sem civismo que conheci eram ciganos

Será assim tão difícil mudar um bocadinho a construção da frase, mantendo o sentido? É a diferença entre um comentário racista e um comentário que não é racista.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, muito mal preparada.

"Ninguém diria que é cigana, com esse cabelo tão ruivo." Foi um belo momento.

Ela quis fazer o papel de advogada do diabo, mas saiu-lhe mal.

Num Prós e Contras sobre racismo, seria um bocado difícil de arranjar alguém com opiniões divergentes que não fosse aderente do PNR.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu comentário pode ser de bosta mas tu ou estás a mentir ou não estás a contar a história toda. Porque a Pensão Mínima em vigor para pessoas que descontaram mais de 31 anos, independentemente do valor dos descontos, é de cerca de 380 euros. E mesmo aquelas pessoas que nunca descontaram nada na vida têm direito a uma pensão mínima de 237 euros.

Nem as pensões de velhice, de invalidez ou de sobrevivência têm valores inferiores a 200 euros.

A única hipótese do teu avô receber um valor na ordem do que dizes é pelo Complemento Solidário para Idosos. Que é atribuído para somar a outros rendimentos auferidos no sentido de atingir um montante mínimo de 5.084 euros por ano.

Hoje já sabemos qual das duas era a resposta certa :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

?

É a diferença entre expores a tua experiência pessoal- versão do Descartes- e a de generalizares a mesma- versão original- incorrendo num tom racista.

Compartilhar este post

Link para o post

Jovem Conservador de Direita sempre em cima do acontecimento :lol:

Por acaso acho muito bem escrito, pode é não ser totalmente perceptível para a maioria das pessoas. mas como ele escreveu "esquerda", e muitos focam uma palavra...

Para mim, dos melhores textos contra o racismo que tenho lido.

Compartilhar este post

Link para o post

Por urbanização construída para eles referes-te à Quinta do Mocho? É que escusado será relembrar o molho que deu ao terem juntado ciganos e negros, que terminou com os primeiros a acampar à porta da CM Loures exigindo casas novas (e chegaram a ocupar um prédio desabitado acabado de construir na Portela, creio) :mrgreen:

A que escola te referes?

Nope não é a quinta do mocho não , é aqui mesmo na minha freguesia em São João da Talha, os problemas que a comunidade cigana daqui tem dado na ultimas decadas. Houve um iluminado que se lembrou de construir a escola secundária de São João da Talha entre dois acampamentos de ciganos, que tem aqui o nome de codigo Acampamento Norte e Acampamento Sul, e nós gozavamos a dizer que a escola secundaria era o centro recreativo deles para treinarem a arte do furto. Lembro-me de estar a fazer Educação física e eles a disparar tiros para o ar, ou fazer um teste de matematica ao som dos Gipsy Kings e musica aos altos berros que a professora teve de parar e adiar o teste, as festas deles interromperam imensos testes só entre 2004-2007 que estive nessa escola.

Mas isto não é nada, eles faziam bem pior pois desde apedrejamentos a idosos(o caso da minha avó materna que faleceu em 87 e o meu pai e a minha mãe contavam que ja por essa altura ela foi varias vezes apedrejada quando passava a pé ao pé deles, a assaltos constantes a quem la passava perto, a perseguições a pessoas quem por azar tocassem num dos cães deles que se atravessavam do nada na estrada, a no carnaval encherem de ovos podres que passa naquela saída da Nacional 10, etc e sem a policia fazer nada Alias a policia tinha e tem tal medo deles que construíram a esquadra na ponta contraria de São João :lol: e sempre que havia conflitos com a comunidade de São Tomé e Principe que esteve aqui na zona a policia punha-se sempre do lado dos ciganos.

Alias quando houve o problema da quinta da Fonte, houve ciganos alojados no nosso gimnodesportivo, não houve aulas de educação fisico por um tempo porque eles estavam lá.

Desde que me lembro de ser gente que eles fazem o que querem ali e tudo se manteve até se lembrarem de construir um complexo (daí ter escrito a urbanização com aspas) aquilo parece um lote de predios mas com um buraco no meio para as festas deles e para poderem ter la os burros e cavalos no meio do edificio. Desde então a coisa melhorou um bocado e os assaltos diminuíram pois negociaram la com o Patriarca deles que teria o tal complexo se deixassem as pessoas em paz, mas nem por isso boa parte da população da agora união de freguesias de Santa Iria, São João e Bobadela lhe perdeu a antipatia. Eu como moro na metade da freguesia que ainda tem comunidade africana os Ciganos não vem para esta zona e ja perdi um bocado o repudio aos ciganos que ganhei por causa de a certa altura generalizar automaticamente o comportamento de ciganos com base naqueles acampamentos em especifico.

Sempre achei curioso quando se fala nas zonas problematicas de Loures com ciganos nunca se falar em São João da Talha, só fica atrás do bairros de Sacavém porque os confrontos que já existiram nunca foram mediatizados e porque não houve confrontos com policia e tiroteios é só o que falta.

Editado por Demander

Compartilhar este post

Link para o post

O Trio Maravilha:

hIvmNf1.jpg

:mrgreen:

O Pedro Guerra a bater aquele soninho lá atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

ainda nao se falou de pretos neste tópico, o CMPT já não é o que era!!11

/s

Compartilhar este post

Link para o post

O Pedro Passos Coelho :heart:. Institucionalizou o racismo como política estrutural do PSD, de acordo com as recentes declarações.

Só que apenas surpreende os mais desatentos. O homem que mais medidas inconstitucionais tentou implementar, o homem que tentou mudar a constituição para a fazer ao seu gosto, o homem que proibiu a celebração nacional do 5 de outubro e 1 de dezembro.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que este gajo anda a ganhar muita força, pelo menos entre a população de Loures (cidade) e Guerreiros. Tenho ouvido muito "um candidato não pode dizer aquilo, mas não disse mentira nenhuma, é tudo verdade!".

Ao mesmo tempo, a popularidade do Bernardino tem caído a pique desde as obras que fez para alterar o trânsito em Loures. E com toda a razão, diga-se, que aquilo não tem qualquer cabimento. Não me espantava nada que fosse o PS a limpar isto, muito por culpa dessas obras.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma opinião com a qual eu concordo:

"Ciganos: não me peçam para aceitar de braços abertos quem não quer ser aceite

Uma das principais razões pelas quais, hoje, cada vez menos se discute temas que envolvam minorias é o facto de não se poder ter uma opinião própria. Dar uma opinião sobre homossexuais ou ciganos é estar a arranjar lenha para arder na fogueira. Seja qual for essa opinião. E a culpa é de todos nós, ou pelo menos daqueles que cada vez mais não procuram informar-se, não estão para ler um texto até ao fim, e não deixam que as suas convicções estanques sejam afetadas pela opinião de alguém que tem uma visão ou experiência diferentes.

Apesar disto, vou arriscar, para falar sobre a questão dos ciganos, levantada após a polémica criada pelas declarações do candidato do PSD à câmara de Loures, André Ventura. Atenção: não vou falar sobre o que disse ou o que defende o candidato do PSD (discordo, evidentemente, da generalização), vou falar sobre a questão dos ciganos, a sua discriminação, o preconceito ou a forma como se integram na nossa sociedade.

O preconceito relativamente aos ciganos não nasceu do ar. Cada pessoa terá a sua história, as suas razões para ter ou não preconceitos, medos, simpatia. Eu também tenho a minha.

Na minha adolescência, vivi relativamente perto de dois bairros complicados em Setúbal, a Belavista e a Camarinha, ambos com fortes comunidades de emigrantes africanos, e filhos desses emigrantes, e ciganos. Na minha escola, a D. João II, sempre houve muitos negros, mas nenhum cigano. Não havia porque eles, simplesmente, não estudavam. Os mais velhos tinham as suas bancas de roupa no mercado de rua, a Chepa, e os mais novos ajudavam-nos no trabalho, mesmo quando tinham 10 ou 11 anos.

Por viver numa zona relativamente perigosa da cidade, fui várias vezes assaltado na rua, levei uma ou outra tareia, como acontecia com quase todos os putos, e andava muitas vezes com medo. E esse medo tinha uma razão de ser, as pessoas que me metiam medo eram aquelas que me assaltavam e me batiam, ou as que se pareciam mais com essas mesmas pessoas. Das vezes em que fui assaltado, diria que mais de metade das vezes foi por ciganos. As únicas vezes em que eu via ciganos era quando ia ao mercado com a minha mãe ou a minha avó, ou quando me assaltavam. Ou seja, cresci com este medo, esta coisa de sentir medo quando um cigano se aproximava de mim não é um preconceito, é um instinto natural que nasceu com base na experiência vivida. Da mesma forma que um cão mete o rabo entre as pernas quando o dono levanta o chinelo com que normalmente lhe bate.

Esta história e outras do género já devem ter sido vividas por muitas outras pessoas. E estas histórias têm todos os ingredientes importantes de uma boa história, e como tal contamo-las várias vezes. Mesmo quem não passou por isto, conhece alguém que passou, já ouviu histórias, sabe de coisas que se passaram, e isso contribui para este medo generalizado que existe em relação aos ciganos. O preconceito nasce assim, é verdade, mas isso só se combate quando há outras histórias boas que equilibram o prato da balança, mas poucos têm histórias boas com ciganos, porque eles normalmente não se relacionam socialmente com pessoas fora das comunidades (claro que há exceções, mas esta é a regra).

O problema aqui é só um, o de julgarmos o todo pela parte, o de partirmos do princípio, errado, de que são todos iguais. O facto de um cigano ser criminoso, ou rufia, não quer dizer que todos o sejam, verdade, mas a repetição dos atos de determinadas pessoas de uma comunidade faz com que o sentimento em relação a elas se manifeste pelo todo e não pela parte. Se um branco com boné para trás, camisola pelos joelhos, tatuagens e piercings disser que é da Cova da Moura, se calhar quem o ouve e quem o vê também fica de pé atrás, ou com medo. Isto faz de todas as pessoas da Cova da Moura criminosos? Não. E faz de todos os gajos de boné, tatuados, rufias? Não. Mas é normal que as pessoas sintam receio, e é isso que muita gente não quer entender. O medo normalmente é um instinto, não é uma coisa racional.

Tal como em todas as comunidades, há ciganos bons e maus, gente honesta e bandidos, mas o que é certo é que pelo estilo de vida, pela repetição de histórias ligadas a esta comunidade, não se pode exigir à sociedade em geral que reaja com absoluta indiferença, sem quaisquer receios, quando se fala dos ciganos. Não podemos ser mais papistas do que o Papa e achar que os ciganos são membros da nossa comunidade, tal como todos nós, quando eles próprios são os primeiros a rejeitar viver de acordo com as regras desta nossa comunidade. Não se pode querer o melhor dos dois mundos: rejeitar a comunidade e esperar que a comunidade dê tudo de si a quem não a aceita. Isto não tem a ver com leis, tem a ver com bom senso.

Sou 100 por cento a favor da integração de toda a gente, sou 100 por cento a favor de que cada um deva fazer o que quer e bem entenda com a sua vida, desde que isso não interfira, condicione ou afete a vida dos outros. Isso é viver em comunidade, em respeito, e com civismo. Quem não aceita estas regras, quem viola estas regras, quem infringe as leis definidas pela comunidade, e escritas nos manuais de Direito, quem prejudica deliberadamente os outros deve ser isolado dessa comunidade e reabilitado (é para isso que há prisões e a Reinserção Social). Isto é válido para todas as pessoas, independentemente da cor, sexo ou classe social. Agora, não me peçam para conviver da mesma forma com uma pessoa que vive na minha comunidade, de acordo com aquilo que eu considero correto e justo, e com outra que vive numa comunidade própria, em que persistem práticas que eu rejeito e condeno, como a recusa de enviar crianças à escola, ou a defesa do trabalho infantil, ou de casamentos entre crianças de 13 ou 14 anos (aqui está só um exemplo, deste ano). E isto não são práticas isoladas de indivíduos, são situações comuns e aceites na comunidade cigana. Agora se acho que os ciganos são uns bandidos, são todos iguais, e devem ser banidos? Não. Eu, enquanto indivíduo, é que tenho liberdade de rejeitas as práticas dessa comunidade e não me rever nesses comportamentos aceites por essa mesma comunidade. Isto é válido para os ciganos (porque estas são práticas aceites na comunidade cigana), como é válido para um indivíduo branco, negro ou amarelo que escolha viver sem respeitar as regras definidas pela sociedade.

Volto aonde comecei: não se pode ter uma opinião sobre estes assuntos sem ser rotulado, julgado e apedrejado, independentemente do que se defende, por isso, cá estou eu, venham de lá essas pedras."

Clique aqui

Editado por alex81

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que este gajo anda a ganhar muita força, pelo menos entre a população de Loures (cidade) e Guerreiros. Tenho ouvido muito "um candidato não pode dizer aquilo, mas não disse mentira nenhuma, é tudo verdade!".

Ao mesmo tempo, a popularidade do Bernardino tem caído a pique desde as obras que fez para alterar o trânsito em Loures. E com toda a razão, diga-se, que aquilo não tem qualquer cabimento. Não me espantava nada que fosse o PS a limpar isto, muito por culpa dessas obras.

Não sei se o Bernardino não estaria demasiado convencido que seria reeleito, a menos de 10 meses das eleições é que se lembrou das obras na Avenida de Moscavide que obrigou ao desivo de trânsito, o autocarros continuam a ter de ir dar a volta ao bilhar grande no regresso para sacavem porque não podem passar ali. Agora essas obras em Loures, podem realmente custar-lhe bastantes votos. Acho que o Bernardino ainda ganha mas com uma margem bem pequena e terá de lidar com o PS para fazer alguma coisa.

E é como tinha dito o ódio que muita gente especialmente de quem vive perto ou andou em escolas perto dos acampamentos de ciganos, pode dar ainda bastantes votos ao André Ventura. A não ser que ele dê uma argolada semelhante mas que não seja seguida pelas pessoas, esta investida contra os ciganos vai dar-lhe provavelmente alguns votos.

Editado por Demander

Compartilhar este post

Link para o post

É óbvio que dá votos, o problema é a m*rda das generalizações. O povão aplaude porque "faz sentido", da mesma forma que os alemães aplaudiam quando viam na tv reportagens a dizer que em PT eram todos corruptos (e no caso eles nem a reportagem faziam, usavam como base as da tvi :mrgreen: ).

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se o Bernardino não estaria demasiado convencido que seria reeleito, a menos de 10 meses das eleições é que se lembrou das obras na Avenida de Moscavide que obrigou ao desivo de trânsito, o autocarros continuam a ter de ir dar a volta ao bilhar grande no regresso para sacavem porque não podem passar ali. Agora essas obras em Loures, podem realmente custar-lhe bastantes votos. Acho que o Bernardino ainda ganha mas com uma margem bem pequena e terá de lidar com o PS para fazer alguma coisa.

E é como tinha dito o ódio que muita gente especialmente de quem vive perto ou andou em escolas perto dos acampamentos de ciganos, pode dar ainda bastantes votos ao André Ventura. A não ser que ele dê uma argolada semelhante mas que não seja seguida pelas pessoas, esta investida contra os ciganos vai dar-lhe provavelmente alguns votos.

Loures esteve mais de um ano com obras na rua principal, com duas faixas e pouco passeio e que era basicamente A rua. Decidiram aumentar os passeios para "revitalizar" a cidade, passando a estrada a apenas um sentido, obrigando o outro a meter-se nas ruelas paralelas. Bem, está caótico. É ver as camionetas à rasca para fazer aquelas curvas e trânsito até mais não. Esta semana uma ambulância deve de assistir alguém nessa rua principal. Aí é que não se andava em nenhum dos sentidos. E isto está assim em período não escolar, daqui a uns meses quero ver como vai ser. É que não há qualquer tipo de alternativa para se atravessar a cidade E já tinha ouvido falar dessas de Moscavide, também. Basicamente, quiseram tanto mudar que só fizeram pior. Bem pior. É daquele tipo de coisas que podem custar umas eleições.

E sim, daí ter referido Loures cidade e Guerreiros. Porque são duas zonas que lidam bastante com essa comunidade. Eu estou mais que mentalizado que o PS volta para o poder e que este Ventura ainda vai sacar uma votação "engraçada", para o costume do partido.

Compartilhar este post

Link para o post

fomos campeões europeus com ciganos, emigrantes, pretos e brasileiros

o resto é letra

Compartilhar este post

Link para o post

fomos campeões europeus com ciganos, emigrantes, pretos e brasileiros e um francês e um alemão.

Fixed 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...