Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Su1

FC Porto - Futebol 2017/2018

Publicações recomendadas

O Ricardo é um upgrade claro ao Maxi mas também sou da opinião que ainda pode melhorar. A defender tem cometido alguns erros e a atacar, como já disseram aí atrás, tem sido um pouco prejudicado pelas trocas entre o Corona/Marega/Otávio. Por exemplo, no outro lado o Telles/Brahimi têm-se entendido melhor.

Estamos em Setembro, acredito que o seu pico de forma bem como de outros jogadores ainda vai chegar.

Compartilhar este post

Link para o post

Vergonha? Pareces um pai a falar :lol:

É bom ver este tópico vivo!

Pergunta do dia: O Ricardo está a corresponder ao hype que tinha?

Acho que a maioria do pessoal daqui praticamente não viu nenhum jogo do Ricardo enquanto ele esteve em França, mas todos seguimos o Livescore e lemos noticias em diarios desportivos, portanto o homem veio para cá com um belissimo CV.

https://www.whoscored.com/Players/120763/History/Ricardo-Pereira

De acordo com o whoscored o Ricardo na sua primeira epoca no Nice fez 4 assitências para golo em 26 jogos e senão estou em erro fez muitos jogos como defesa esquerdo.

Na 2ªepoca fez menos jogos devido a uma lesão, mas ainda assim repetiu o numero de assistências e juntou 2 golos.

Baseado em tudo que leram o homem está a corresponder às expectativas?

Na minha opinião: Por agora ainda não me convenceu a 100%, tem dificuldades a defender e a atacar não está a ser aquilo que imaginei. Esperava mais presença no ataque e melhores cruzamentos (o rapaz parece ter dificuldade a levantar a bola).

Eu acho que ele está a ter azar por andar a apanhar o Marega e um Corona em má forma do lado dele. Eu adoro quando ele sobe e vai à linha depois de tabelar com alguém, mas não tem tido muitas oportunidades para fazer isso.

Estou a contar com uma subida de forma durante a época.

Eu acho que falei nisso há pouco aqui mas não tenho certeza, talvez tenha sido só a comentar com o meu pai. Tem desiludido um pouco principalmente por aparecer pouco a atacar. Ele parece que joga sempre a medo. Ele tem imensa qualidade e gosto quando aparece na frente (tirando quando se lembra de cruzar meio à toa que bate sempre no gajo que tá à frente dele). Comparando com o tronco que temos do outro lado tem muito mais critério quando ataca, mas aparece poucas vezes. O Maxi contra o Rio Ave entrou e apareceu logo imensas vezes lá.

A verdade é que talvez como dizes, esse sub-rendimento tenha a ver também com a falta de qualidade do Marega para haver dinâmica e pela tristeza que tem sido o Corona até agora.

A defender tem deixado um pouco a desejar no 1vs1.

Mas espero ver uma subida de rendimento.

Compartilhar este post

Link para o post

A defender ainda é bem anjinho. Mas compensa os erros com a velocidade. Uma coisa que ele faz e me irrita é a bola ir no ar e ele constantemente a deixar bater em vez de a tentar dominar, depois como ele é pequeno é o crl para ganhar sem falta.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu digo que ele decide bem tendo em conta as suas capacidades, ele sabe disso e como tal, as decisões dele são as melhores nesse sentido, apesar de muitas vezes saírem mal.

Mas também já deu para ver ele olhar para colegas mais bem posicionados e hesitar o passe porque sabe que é provável que vá falhar.

Ele não é burro, bem pelo contrário, sabe quais são as suas limitações e joga dentro delas.

Bem, isso é outra conversa.

Não tomar a melhor opção não é sinónimo de estragar, existem outras coisas no meio.

Isso é verdade, mas olha que essa janela entre a melhor decisão possível e "estragar" é relativamente estreita...Pegando no exemplo que dei, soltar a bola antes de tempo num contra-ataque, para mim, é estragar. Não há meio termo aí. É claro que, no limite, é melhor do que perder a bola e até pode dar golo no final, mas não deixa de ser uma decisão que reduziu a probabilidade de a jogada dar golo.

Mas também podemos aproveitar para discutir o que é uma boa ou má decisão. É preferível o Marega tentar sempre fazer passes a rasgar e mudanças de flanco e falhar sempre, ou jogar à base de tabelas simples, transporte de bola e remates de bico e ter sucesso na maior parte das suas ações?

Claro que não. Mas, na minha opinião, para avaliar a qualidade de uma decisão, tem que se olhar muito mais para o contexto da jogada do que para a qualidade técnica do executante. Uma má decisão do Marega não passa a ser razoável/boa só porque é o melhor que ele consegue fazer. Estamos a falar de jogadores profissionais...Se não sabem mais, deviam saber.

Pela primeira vez votei Marega. Fartou-se de sacar faltas e cartões (expulsou o Marcão) e iniciou a arrancada para marcar o segundo.

Expulsou o Marcão :mrgreen:

Por favor, calhou ser ele a estar ali e a levar com um gajo em cima...Que mérito é que ele tem?

Quanto ao Ricardo, gosto dele, mas acho que está algo sobrevalorizado. Não é aquela máquina que muita gente diz, embora tenha qualidade.

Editado por Refutador

Compartilhar este post

Link para o post

O Marega consegue ser, sem dúvida alguma, um caso muito engraçado. Todos nós lhe reconhecemos inúmeras limitações (que existem, chegando algumas a roçar o ridículo) mas ele lá vai andando, já fez 34 golos desde que chegou a Portugal há duas épocas e meia é inegável de que vai desempenhando papéis relevantes nas equipas por onde passou. Foi assim no Marítimo, foi assim no Vitória e até consegue fazê-lo no Porto.

A verdade é que o Marega, com todo aquele sentido unidimensional que traz ao jogo, consegue ser bastante objetivo. Aliado a uma capacidade física assinalável (que faz parte do jogo, goste-se ou não), torna-se um jogador muito perigoso, sobretudo nas fases do jogo em que há espaço para explorar. É rápido, aguenta o choque e ataca espaços e a baliza de forma tão previsível quanto prática, o que às vezes consegue ser uma lufada de ar fresco, sobretudo em jogos em que se torna exasperante ver o Brahimi ou o Corona a perderem-se em dribles durante 90 minutos.

Provavelmente nenhum outro jogador do plantel teria dado a correria que ele deu antes do golo, uns porque não tinham arcaboiço para o fazer e outros pela nobre ideia de que seria mais inteligente conservar a bola e tentar desenhar um ataque com conta, peso e medida. Poderão dizer que esse até era o caminho com mais probabilidade de sucesso mas a prática demonstra que os Maregas também têm espaço no futebol.

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

O Marega é magia dos memes a funcionar. Fico mesmo contente de ele estar a render depois do gozo todo que levou. Foste-se ao não, não há melhor no plantel e parece-me cumprir a risca as instruções do Sérgio. Não tenho grande dúvidas que o conceição gosta muito dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Falar em Marega saiu nesta página um post sobre ele, fala muito daquilo que é neste mometo o Marega. Concordo em certa parte com este texto e já agora com grande parte dos posts desta págia:

https://www.facebook.com/AcordaFCPorto/

"Moussa Marega, um sério caso de estudo no futebol. Um jogador que olhando para ele parece ter dois tijolos nos pés, não decide bem os lances na maior parte das vezes, tem dificuldades na recepção de bola, falha muitos passes. Mas tem sido a grande surpresa pela positiva neste começo de época do nosso Porto!

Já foi considerado por duas vezes o melhor em campo em jogos nossos, já marcou quatro golos e com "pezinhos de lã" consegue manter o Tiquinho Soares no banco de suplentes.

Sendo um dos jogadores menos vistosos que passou pelo nosso clube nos últimos longos anos, fazendo uma retrospectiva da sua carreira em Portugal já conseguiu marcar 34 golos em Portugal e ser influente no Marítimo, V. Guimarães e FC Porto.

Está a aproveitar uma onda de hype onde quem tem saído beneficiado é o próprio jogador e o clube que representa. Não tivesse uma força de vontade e garra desmedida aquele segundo golo em Vila do Conde provavelmente não teria aparecido. Não avaliando a sua qualidade, um Brahimi ou um Corona nunca teria criado aquela jogada e aparecido daquela forma dentro da área depois de um longo sprint.

Grande parte do mérito deve-se ao Sérgio Conceição, está a espremer muito sumo de uma laranja que é quase oca por dentro, está a transmitir aquilo que o clube é ao jogador e o próprio está a aproveitar a oportunidade que lhe está a ser dada. Este Marega é a prova que o futebol não é só para gajos com pés fantásticos. Que nos leve a atingir os nossos objectivos!"

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, modéstia à parte, mas eu estava a ler esse post e a pensar que isso está igual ao que fiz na página anterior só que meio reciclado e com uns pózinhos diferentes :lol:

Quem é que daqui é o autor desse facebook? :lol:

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, modéstia à parte, mas eu estava a ler esse post e a pensar que isso está igual ao que fiz na página anterior só que meio reciclado e com uns pózinhos diferentes :lol:

Eu por acaso li aquilo no face depois de ler o teu comentário aqui e pensei, já sei onde é que o UnReal foi buscar o comentário todo dele :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por acaso li aquilo no face depois de ler o teu comentário aqui e pensei, já sei onde é que o UnReal foi buscar o comentário todo dele :mrgreen:

Igual :lol:

eu acho que sei quem é, mas aposto que essa pessoa eventualmente vai acabar por mandar uma MP ao unreal

Compartilhar este post

Link para o post

Em minha defesa, eu escrevi antes! :mrgreen: Mas é tranquilo, só comentei porque achei piada. :lol:

O Tribunal do Dragão fez agora uma compilação de dados estatísticos sobre o Marega, ficando as suas deficiências bem espelhadas nos números:

Marega: 11 dados para compreender o camisola 11

É um nome incontornável neste arranque de época. Encabeçava qualquer lista de dispensas na pré-época, mas Sérgio Conceição, entre um misto de falta de alternativas e de vontade de recuperar um avançado que viu fazer golos em Guimarães, apostou em Marega. Os adeptos dividem-se: uns aprenderam a apreciar o que Marega pode oferecer à equipa e os golos que já marcou, outros preocupam-se que o ataque possa estar dependente de um jogador com notórias debilidades técnicas e que se impõe, basicamente, pela sua capacidade física.

Isto é o que dizem os números, num levantamento d'O Tribunal do Dragão sobre as 6 jornadas já disputadas no Campeonato (Marega jogou 58 minutos na primeira jornada e não falhou um minuto desde então).

Eficácia - Marega leva 4 golos nos jogos já disputados, à média de 6 remates por partida, o que lhe dá uma eficácia de 16,67% na hora de concretizar. Já acertou duas vezes na trave.

Enquadramento - Marega é o 3º mais rematador de todo o campeonato (24), apenas superado por Aboubakar (26) e Jonas (29). Entre todos os seus remates, 15 foram efetuados já dentro da grande área e 42% não foram à baliza. Um dado a melhorar.

Ocasiões falhadas - Marega já desperdiçou 4 ocasiões de golo flagrantes no Campeonato. Tantas quanto Bas Dost e apenas superado por... Aboubakar, que falhou sete. Apesar de Aboubakar ter para já mais eficácia (19,2%), a eficácia dos dois africanos não apresenta grandes diferenças.

Faltas - A sua dimensão física obriga a que, muitas vezes, os adversários sejam obrigados a recorrer à falta para evitar a progressão de Marega. E neste caso, o maliano é o 2º jogador mais castigado do FC Porto, ao ter já sofrido 12 faltas. Pior só Brahimi (17).

Bolas perdidas - É o caso mais alarmante em Marega: a quantidade de vezes em que uma bola nos seus pés, na manobra ofensiva da equipa, é uma bola perdida. É de longe o jogador do FC Porto que mais vezes perde a posse de bola, entre passes falhados, receções falhadas, maus cruzamentos ou dribles incompletos. Nas 6 primeiras jornadas, foram mais de 80 as ocasiões em que Marega desperdiçou a posse de bola. Curiosamente, em dois jogos em que a sua exibição até foi apreciada por alguns adeptos (Chaves e Braga), perdeu 21 e 22 vezes a bola, respetivamente. Demasiado.

Passe - É o jogador que pior passa a bola, com exceção do guarda-redes (falham muitos passes entre pontapés de baliza e lançamento longo). Marega tem uma eficácia de apenas 69,5% no passe. O segundo pior, curiosamente, é outro avançado, Soares, com 74,1%. Este dado merece preocupação por Marega ser um dos jogadores que mais tenta o passe curto em detrimento do passe longo (média de 15 metros por passe - só fez uma variação de flanco no Campeonato), mas ainda assim ser o menos eficaz.

Passes para ocasião - Apesar de ser o menos eficaz no capítulo do passe, Marega já criou 6 ocasiões de golo para os colegas no decorrer do Campeonato. Melhor só Brahimi, Maxi Pereira, Óliver, Ricardo e Alex Telles, este último com 3,3 por jogo. Isto também indica que as ocasiões de golo do FC Porto são quase sempre construídas pelo corredor e, tirando Óliver, ninguém o faz pelo eixo central.

Papel na defesa - Em média, Marega tem uma ação defensiva eficaz por jogo. Quatro delas foram pontapés para fora das quatro linhas e duas cortes que permitiram ao FC Porto recuperar a posse de bola.

Duelos - Quando o assunto é o 1x1 contra um defesa ou uma disputa no jogo aéreo, Marega fica pouco acima do saldo positivo. Marega ganhou 54% dos duelos que disputou, e é no jogo aéreo que está a maior preocupação - perdeu 60% dos lances que disputou. No que toca ao drible, conseguiu passar 10 vezes pelos adversários ao longo das 6 jornadas já disputadas. Não é muito? Não, mas é o 2º melhor registo do FC Porto, pois só Brahimi tem mais. Isto revela também a incapacidade do FC Porto em ganhar lances de 1x1 do meio-campo para a frente e o défice de criatividade que há no ataque. Logo, não surpreende que, perante a falta de criatividade no plantel, Sérgio Conceição recorra à força de Marega.

Fora-de-jogo - O FC Porto tem solicitado bastante Marega nas costas da defesa, mas o avançado tem dificuldades em ler o jogo. Prova disso é que é o 2º jogador que mais vezes foi apanhado em posição irregular no campeonato, com 7. Ainda assim, muito longe de Seferovic, com 13 foras-de-jogo.

Cruzamentos - Apesar da quantidade de vezes em que Marega consegue ganhar metros pelo corredor direito, essas jogadas raramente se traduzem em algo com efeito prático. Entre os 508 minutos disputados na Liga, só conseguiu fazer um cruzamento (apesar de ter sofrido uma falta para grande penalidade numa jogada deste tipo que não foi assinalada).

Isto é o que dizem a estatística e os factos. E os adeptos, que dizem?

http://otribunaldodragao.blogspot.pt/2017/09/marega-11-dados-para-compreender-o.html

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Bolas perdidas - É o caso mais alarmante em Marega: a quantidade de vezes em que uma bola nos seus pés, na manobra ofensiva da equipa, é uma bola perdida. É de longe o jogador do FC Porto que mais vezes perde a posse de bola, entre passes falhados, receções falhadas, maus cruzamentos ou dribles incompletos. Nas 6 primeiras jornadas, foram mais de 80 as ocasiões em que Marega desperdiçou a posse de bola. Curiosamente, em dois jogos em que a sua exibição até foi apreciada por alguns adeptos (Chaves e Braga), perdeu 21 e 22 vezes a bola, respetivamente. Demasiado.

Passe - É o jogador que pior passa a bola, com exceção do guarda-redes (falham muitos passes entre pontapés de baliza e lançamento longo). Marega tem uma eficácia de apenas 69,5% no passe. O segundo pior, curiosamente, é outro avançado, Soares, com 74,1%. Este dado merece preocupação por Marega ser um dos jogadores que mais tenta o passe curto em detrimento do passe longo (média de 15 metros por passe - só fez uma variação de flanco no Campeonato), mas ainda assim ser o menos eficaz.

:medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Cruzamentos - Apesar da quantidade de vezes em que Marega consegue ganhar metros pelo corredor direito, essas jogadas raramente se traduzem em algo com efeito prático. Entre os 508 minutos disputados na Liga, só conseguiu fazer um cruzamento (apesar de ter sofrido uma falta para grande penalidade numa jogada deste tipo que não foi assinalada).

true, a bola bate sempre no defesa :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que falas nisso és capaz de ter razão sim, mas pode ser que isto seja bom para chegar a mais pessoas e que ajude a mudar a opinião de outras.

E sinceramente não sei se é daqui do CMPT (o dono), é provável, mas encontrei isto através de uma partilha de um conhecido no face que por acaso não usa este forum :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Esta conversa do Marega está a fazer-me lembrar bastante os primeiros tempos do Wilson Eduardo no Sporting do Jardim. Mas a um nível ainda mais extremo.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta conversa do Marega está a fazer-me lembrar bastante os primeiros tempos do Wilson Eduardo no Sporting do Jardim. Mas a um nível ainda mais extremo.

Não me lembro disso, mas suponho que seja similar com a do Licá no Porto?

Eu acho que nós Portistas aprendemos a lição e acho que em geral toda a gente sabe o quão limitado o Marega é e estamos mentalizados que isto é so uma fase boa :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não me lembro disso, mas suponho que seja similar com a do Licá no Porto?

Eu acho que nós Portistas aprendemos a lição e acho que em geral toda a gente sabe o quão limitado o Marega é e estamos mentalizados que isto é so uma fase boa :mrgreen:

Concordo. Acho que todos sabemos que num plantel ideal ele não teria espaço porque não tem qualidade para o nosso clube. E mais do que isso, nunca ninguém pensou que poderia estar a correr tão bem por esta altura. O que só dá crédito ao Sergio que está a conseguir tirar algo de um jogador destes..

Compartilhar este post

Link para o post

Igual :lol:

eu acho que sei quem é, mas aposto que essa pessoa eventualmente vai acabar por mandar uma MP ao unreal

x2

Compartilhar este post

Link para o post

Isto de ficar em 1º antes de ir a Alvalade relembra-me outros tempos.

Voto óbvio no Brahimi.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto de ficar em 1º antes de ir a Alvalade relembra-me outros tempos.

Voto óbvio no Brahimi.

Tipo quando mamamos dois com o lopetegui? :(

Assinava um empate.

Quando e que estão os bilhetes na loja para alvalade?

Editado por AJ Styles

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...