Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
G1njas

Parlamento catalão declara a independência

Publicações recomendadas

Podíamos só falar catalão neste tópico.

Não noto diferença entre catalão e português falado por um deficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende também de se a UE e outras instituições internacionais, nomeadamente financeiras, preferem um largo periodo de incerteza e desestabilização de um país como Espanha num contexto de intervenção na Catalunha que irá sempre ser enfrentado com algum tipo de desobediência, mesmo que cívica ou institucional. Ou se preferem um outro cenário em que se vira a página e se força Madrid, num contexto internacional, a um período de normalização. Eu acho que passará mesmo muito por aqui.

Agora, outra coisa é verdade, é que há sectores em Espanha, e muito poderosos, que nunca aceitarão a partição do país. E essa gente vai reagir se sentirem que o Rajoy não está a fazer tudo o que pode. E isso sim será perigoso. Falo especialmente de gente muito conservadora, alguns vindos do antigo regime e sobretudo das forças de segurança e militares.

Acho que não existe qualquer indicio de que UE e instituições internacionais possam apoiar, digo mesmo permitir, outra coisa que não o enterrar este assunto de uma vez por todas. Não vejo qualquer esperança de que isto possa ser diferente do que tem sido até agora. O que me parece que vai acontecer é a ausência de apoios públicos internacionais, uma pressão acrescida (nos bastidores) dos organismos internacionais no Rajoy. Esperam-lhe dias/semanas de máxima tensão e pressão.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vais decidir a vida de milhões de pessoas, devias dar a cara. É a minha opinião. Isto foi covarde.

Eu sou completamente a favor da liberdade de escolha. Se querem ou não ser independentes, mas esta decisão vai ter repercusões imensas nas vidas de milhões de pessoas.

Sedição em Espanha dá até 15 anos de prisão.

Editado por Cannonball

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não existe qualquer indicio de que UE e instituições internacionais possam apoiar, digo mesmo permitir, outra coisa que não o enterrar este assunto de uma vez por todas. Não vejo qualquer esperança de que isto possa ser diferente do que tem sido até agora. O que me parece que vai acontecer é a ausência de apoios públicos internacionais, uma pressão acrescida (nos bastidores) dos organismos internacionais no Rajoy. Esperam-lhe dias/semanas de máxima tensão e pressão.

Também acho isso.

Compartilhar este post

Link para o post

isto poderá significar uma liga de futebol só da catalunha? q acontecerá ao barça?

Para já ficaria na liga Espanhola. Mas sería com grande probabilidade removido para uma liga catalã en 1-2 anos, quando a FIFA e a UEFA os reconhecesse como país e oficializasse a liga. . Español, Girona, ...tb. Quanto aos jogadores é de esperar que muitos deles pedissem para sair com Messi a cabeça. A liga espanhola passará a ser um belo passeio para o Real.

Mas o mais importante é que como país Espanha passa por uma crise que pode ter consequencias financeiras duras. Principalmente para a republica catalã.

Editado por George Kaplan

Compartilhar este post

Link para o post

Há uns tempos falou-se de um apoio da Rússia.

A questão é que para eles declararem a independência unilateral devem ter um parceiro internacional poderoso por trás para fazer acalmar eventuais represálias violentas de Madrid

Rússia com um aliado em plena Europa Ocidental/território declarado da NATO? Potencial para termos um belo bidão de gasolina num futuro a curto/médio prazo.

Precisam de ter esse aliado, é quase obrigatório. Na curta experiência da Catalunha enquanto país independente eles tiveram o apoio declarado da França que acabou por ser retirado algumas décadas depois fruto do Tratado dos Pirenéus (cedência espanhola da região do Rossilhão aos franceses creio) e também da mudança da política externa francesa com a saída do Richelieu e a entrada do Mazarin. Só assim é que se sobrevive quando se tem um vizinho poderoso, Portugal que o diga.

Compartilhar este post

Link para o post
The United States enjoys a great friendship and an enduring partnership with our NATO Ally Spain. Our two countries cooperate closely to advance our shared security and economic priorities. Catalonia is an integral part of Spain, and the United States supports the Spanish government’s constitutional measures to keep Spain strong and united.

#Catalonia: The German Federal Government does not recognize the unilateral statement of independence by the regional parliament. @SpainMFA

Compartilhar este post

Link para o post
Execute Order 155.

It will be done my lord.

March on the Jedi Temple plays

Se Queda. - Spanish government 2017

Fds :lol: :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso nunca vai acontecer de maneira simples e muito menos rápida. Está mais que visto que uma parte importante da sociedade Catalã, que representa uma clara maioria da massa crítica da região, é isto que quer.

Os maiores partidos são independentistas, as entidades civicas e culturais mais significativas também o são, etc, etc. Como vão fazer que isto volte à normalidade?

É que ainda por cima do outro lado temos um PP autoritário e inflexível e um PSOE incapaz de chegar ao poder e que neste caso serviu de muleta à direita.

O que vão fazer? Gente do PP pediu a suspensão dos partidos independentistas nas próximas eleições autonomicas, mas isso é de loucos, o PP é um partido minoritário na região.

E o 155 será muito difícil de aplicar na prática sem quase uma ocupação militar de instituições públicas e substituição de muitos cargos.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Rajoy anuncia eleições regionais a 21 de dezembro

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, anunciou esta sexta-feira que marcou eleições na Catalunha para 21 de dezembro, por ter dissolvido o parlamento regional, na sequência da declaração unilateral de independência.

"A Catalunha precisa de se reconciliar com a verdade, a lei e consigo mesma", afirmou Rajoy.

O Governo espanhol ordenou hoje a destituição do presidente regional da Catalunha, Carles Puigdemont, o vice-presidente, Oriol Junqueras, e todos os 'consellers' (ministros regionais) da Generalitat, medidas ao abrigo da aplicação do artigo 155 da Constituição.

O primeiro-ministro espanhol apelou ainda à serenidade e tranquilidade dos espanhóis.

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2017-10-27-Rajoy-anuncia-eleicoes-regionais-na-Catalunha-a-21-de-dezembro

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que eles deveriam ter convocado eleições sobre o tema da declaração da independência. E conforme fosse a maioria parlamentar, declarariam a independência.

Btw os tipos do Podem, são a favor ou contra? Parece-me que têem tido uma posição ambígua apesar de muitos dos seus membros serem pro independencia.

Compartilhar este post

Link para o post

São ambíguos. Alguns votaram hoje de forma secreta, outros mostraram os boletins com o "Não". Acho que, na generalidade, são contra.

Compartilhar este post

Link para o post

O Podemos tem mais ou menos a mesma postura que o governo britânico aquando do referendo da Escócia. Defendem que os catalães possam escolher o seu próprio destino, mas são contra a independência.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que eles deveriam ter convocado eleições sobre o tema da declaração da independência. E conforme fosse a maioria parlamentar, declarariam a independência.

Mas não foi isso que pretenderam fazer e lhes foi negado? Ou acabaram por fazer mas algo sem pés nem cabeça.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho piada que alguns users aqui, assumidamente de esquerda, apoiem a independencia...

Sobretudo por a razão por tras da mesma não passar de uma de indole economico "nos produzimos mais, nao queremos que os nossos impostos sejam gastos nas outras regioes mais pobres de Espanha"

A diferenca linguistica, cultural, etc, não passa de um argumento para convencer uns e outros e se assim fosse na realidade, a Europa seria uma manta de 500 paises. Ha de vir o primeiro movimento independentista de uma regiao mais pobre do que a media do pais onde se inserem...que nao seja meramente por motivos religiosos

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post

O movimento separatista dos bascos era religioso?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...