Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

"Belenenses vai criar uma equipa sénior e também vai jogar no Restelo"

Publicações recomendadas

Citação de Mica, há 3 horas:

Por exemplo, o Mirandês está atualmente na 2ªB em riscos de descer.

Já desceu. 

Compartilhar este post

Link para o post

É provável, já não olho para essa tabela há umas semanas...

EDIT: Afinal o Carção já não é líder, é mesmo o Bragança.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

O Carção subir era uma aberração; se tiverem 5 portugueses é muito

Compartilhar este post

Link para o post

O Mirandês não sei bem como está este ano, mas no ano passado também tinha mais africanos que portugueses.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem 24 tugas (segundo o foradejogo), e um plantel enorme

Sempre é melhor que 5 e que raramente jogam. Para mim na distrital devia haver um limite de estrangeiros, a formação só ficaria a ganhar assim

Editado por Hawkeye

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hawkeye, há 36 minutos:

O Carção subir era uma aberração; se tiverem 5 portugueses é muito

É obrigatório portugueses para subir?

Compartilhar este post

Link para o post

Não, mas acho ridiculo numa equipa portuguesa com 20 jogadores, 5 serem tugas e serem quase todos juniores só para dizerem que têm tugas no plantel

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hawkeye, há 12 horas:

Não, mas acho ridiculo numa equipa portuguesa com 20 jogadores, 5 serem tugas e serem quase todos juniores só para dizerem que têm tugas no plantel

Infelizmente, concordo. Mas tb me custa ver equipas como o Mêda e o Redondense com 2 pontos na CNS com planteis praticamente tugas. Claro que o problema aí é mesmo falta de capital para investir, e não devido à ideia de quererem um plantel todo tuga.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 17 horas:

Por exemplo, o Mirandês está atualmente na 2ªB em riscos de descer. Se houvesse 3ª Divisão era mais um ano a fazer deslocações de Miranda do Douro para o distrito do Porto, Vila Real e possivelmente Braga semana sim semana não, como se os outros concelhos do distrito de Bragança já não fossem longe o suficiente.

por isso é que eu rio muito quando vejo alguém do Porto (cidade/distrito) a falar de centralismo. Rio e depois enraiveço-me. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O centralismo no futebol está sediado a norte.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Dividindo Portugal Continental entre Norte e Sul pela linha onde nasce o Tejo em Portugal:

Equipas do Norte nas duas primeiras ligas: 23
Equipas do Sul nas duas primeiras ligas: 10
Equipas das Ilhas: 3

Dividindo entre Regiões

REGIÃO DO NORTE: 15
PORTO: 9
MINHO: 5
TRÁS-OS-MONTES: 1

REGIÃO DO CENTRO: 7
BEIRA BAIXA: 1
BEIRA ALTA: 2
BEIRA LITORAL: 4

REGIÃO DE LISBOA: 9
LISBOA E VALE DO TEJO: 8
SETÚBAL: 1

ALENTEJO: 0
ALTO ALENTEJO: 0
BAIXO ALENTEJO: 0

ALGARVE: 2

MADEIRA: 2

AÇORES: 1

*Contam equipas B.

Compartilhar este post

Link para o post

Há mais equipas no Norte, mas dentro do Norte há duas áreas distintas: litoral e interior. Uma equipa de Viana vai ao Porto em 50 minutos, só precisa de viajar 75km. Já de Bragança ao Porto são 2h, e se for de Miranda do Douro ou Vimioso são 3h. E mesmo dentro do próprio distrito as viagens são chatas, já que, por exemplo, de Freixo de Espada à Cinta a Bragança são 140km (uma viagem de 1h43).

Portanto, em rigor, digamos que o centralismo está no litoral Norte, e aí até no CNS o litoral norte domina 🙂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 29 minutos:

Há mais equipas no Norte, mas dentro do Norte há duas áreas distintas: litoral e interior. Uma equipa de Viana vai ao Porto em 50 minutos, só precisa de viajar 75km. Já de Bragança ao Porto são 2h, e se for de Miranda do Douro ou Vimioso são 3h. E mesmo dentro do próprio distrito as viagens são chatas, já que, por exemplo, de Freixo de Espada à Cinta a Bragança são 140km (uma viagem de 1h43).

Portanto, em rigor, digamos que o centralismo está no litoral Norte, e aí até no CNS o litoral norte domina 🙂

E do sul ao Norte e do Norte ao sul quantas vezes tens que ir para jogar?

Havendo mais equipas a Norte as equipas do Sul têm que fazer deslocações maiores e mais vezes. Por sua vez as equipas do Norte deslocam-se menos vezes ao Sul. As equipas do Sul fazem mais vezes distâncias maiores e menos vezes distâncias menores. As equipas do Norte fazem mais vezes distância menores e menos vezes distâncias maiores.

As mais prejudicadas são claramente as do Algarve que têm que fazer sempre no mínimo 300 km (clube mais próximo é V. Setúbal ou Cova da Piedade). Farense e Portimonense estão bastante isolados do resto do campeonato.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 minuto:

E do sul ao Norte e do Norte ao sul quantas vezes tens que ir para jogar?

Havendo mais equipas a Norte as equipas do Sul têm que fazer deslocações maiores e mais vezes. Por sua vez as equipas do Norte deslocam-se menos vezes ao Sul. As equipas do Sul fazem mais vezes distâncias maiores e menos vezes distâncias menores. As equipas do Norte fazem mais vezes distância menores e menos vezes distâncias menores.

As mais prejudicadas são claramente as do Algarve que têm que fazer sempre no mínimo 300 km (clube mais próximo é V. Setúbal ou Cova da Piedade). Farense e Portimonense estão bastante isolados do resto do campeonato.

É verdade, falando nas competições profissionais o Desp.Chaves está longe de ser o mais prejudicado, já que metade das viagens que faz não chegam aos 200Km e o Portimonense leva com os esticões todos.

Apesar dos custos também contarem para estas equipas, eu referia-me mais ao CNS e à possibilidade de uma 3ª Divisão voltar, e o prejudicial que isso pode ser para as equipas do interior, uma vez que vão estar no 4º escalão na mesma mas a realizar mais viagens longas. E vejo as coisas de forma egoísta porque só as equipas do Porto, Vila Real e Bragança me dizem alguma coisa, mas imagino que a vida não seja mais fácil para as equipas dos distritos mais a Sul.

De qualquer forma, não será uma questão de cultura o que levou a essa disparidade?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 11 minutos:

É verdade, falando nas competições profissionais o Desp.Chaves está longe de ser o mais prejudicado, já que metade das viagens que faz não chegam aos 200Km e o Portimonense leva com os esticões todos.

Apesar dos custos também contarem para estas equipas, eu referia-me mais ao CNS e à possibilidade de uma 3ª Divisão voltar, e o prejudicial que isso pode ser para as equipas do interior, uma vez que vão estar no 4º escalão na mesma mas a realizar mais viagens longas. E vejo as coisas de forma egoísta porque só as equipas do Porto, Vila Real e Bragança me dizem alguma coisa, mas imagino que a vida não seja mais fácil para as equipas dos distritos mais a Sul.

De qualquer forma, não será uma questão de cultura o que levou a essa disparidade?

Não vejo nenhum aspecto cultural relevante que possa ter levado aos desaparecimento de equipas mais a Sul e a um maior numero de equipas a Norte.

No caso do Alentejo pode haver o factor demográfico, no sentido em que os clubes têm menos adeptos e foram perdendo força até desaparecerem. Mas os pequenos que têm chegado à primeira liga também não têm um numero assim tão sustentado de adeptos.

Que outros aspectos? O de sermos mais gestores? Mas houve clubes que chegaram do nada às competições profissionais. Tondela? Arouca? Cova da Piedade? Onde estavam estes clubes há 5 anos e como chegaram até aqui?

Os clube Alentejanos mais bem colocado a nível de campeonatos profissionais estão todos em posição de descida: Vidigueira, Moura e Redondense. Para o ano a maior região Portuguesa corre o risco de não ter clubes Alentejanos nos campeonatos profissionais. 

Compartilhar este post

Link para o post

A minha questão não vai tanto nesse sentido, mas se as pessoas mais a Sul gostam tanto de futebol como os do Norte. O futebol é uma tradição em Portugal, mas recordo-me que numa das minhas deslocações a Santarém, dos 4 restaurantes que jantei, 3 tinham várias alusões a touradas, por exemplo. Aqui no Norte o povo não se entretém com outra coisa senão o futebol, salvo raras exceções.

Compartilhar este post

Link para o post

E não é. A questão aqui passa pela variedade de atividades às quais dás atenção. Se fôssemos muito bons no basquetebol naturalmente não daríamos tanto ênfase ao futebol, por exemplo, o que não significa que deixássemos de gostar de futebol. É por aí que quero entrar.

Compartilhar este post

Link para o post

ui, do pé para a mão mistura-se centralismo com o número de equipas de futebol a norte nos campeonatos nacionais, cum crl :7_sweat_smile:

Compartilhar este post

Link para o post

O culpado fui eu que comecei com o offtopic. Peço desculpa aos meus amigos belenenses 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, há 34 minutos:

ui, do pé para a mão mistura-se centralismo com o número de equipas de futebol a norte nos campeonatos nacionais, cum crl :7_sweat_smile:

O que é o centralismo, Unreal?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 38 minutos:

O que é o centralismo, Unreal?

Vê no google.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, há 5 minutos:

Vê no google.

Muito bem. Esperemos por um post do baluarte dragão para sabermos a tua opinião sobre o assunto. Grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 5 minutos:

Muito bem. Esperemos por um post do baluarte dragão para sabermos a tua opinião sobre o assunto. Grande abraço.

Fogo, que boca. Já vou jantado depois desta interação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, Em 19/04/2019 at 22:59:

Fui eu quem levantou a questão do centralismo depois de um post em que o @Mica se "queixava" do facto de uma equipa do Porto ter a 'maçada' de estar obrigada a ir jogar a Miranda do Douro (e que sorte têm  agora que há IC5, o que reduz para 1/3 o número de horas que a viagem há 10 anos demorava...) quando qualquer equipa do Porto nesse escalão, semana sim, semana não, joga ali ao lado. Ou seja, há um desgraçado do Distrito de Bragança e mesmo assim é mal-vindo.

Porque o post deixava no ar (eu interpretei assim e se calhar excedi o intento do post original, o Mica que me diga) que é chato isto de não haver 3ª Divisão porque esse escalão servia de barreira a esses peasants da Mêda e de Mogadouro de subirem à falecida 2ª B, que redundava época sim, época não numa (saudosa) luta  entre os Lousadas, os Leças, os Infestas e os Dragões Sandinenses. Numa palavra: os do interior não têm direito a jogar neste patamar, só vêm chatear com os seus excessivos  quilómetros.

E isto pega com o centralismo, porque eu ainda estou por ver qual a diferença entre o Centralismo de Lisboa e o Centralismo do Porto, quando visto do ponto de vista de alguém de Alfândega da Fé. Ou seja, está-se tão cagando para Alfândega da Fé Lisboa quanto o Porto. Aliás, essa é uma das razões pelas quais o regionalismo nunca foi consensual, pois ninguém de Paredes de Coura ou de Vimioso vê grande vantagem no potencial facto de, em vez de ser ignorado por Lisboa, passar a ser ignorado pelo Porto; um centro de desprezo localizado mais perto não torna o desprezo menor...

Porém, o Porto é que enche a boca quotidianamente (e por tudo e por nada) na pseudo luta contra o centralismo, sem se aperceber (ou autisticamente ignorando) que ele próprio é centralista face aos seus primos nortenhos que carreguem um pouco mais nos 'ch'. E sem se aperceber (ou, uma vez mais, autisticamente ignorando) que quem sofre verdadeiramente com o centralismo (e porque o Porto é um centro) é a Guarda, é Portalegre, é Bragança, distritos que não têm, voz nessa luta (que foi canibalizada pelo Porto, como sua coutada privativa) e, pasme-se nem bem direito a aparecerem nas divisões maiores do nosso futebol têm...

Isto leva à minha última conclusão: O Porto não sofre verdadeiramente de centralismo face a Lisboa; sofre mais de dor-de-cotevelismo. É que o resto do país está-se cagando para essa invejzinha, essa luta de galos, entre os dois centros macrocéfalos, que se estão cagando para 3/5 do território, na mesma medida.

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...