Ghelthon Publicado 20 Julho 2020 Vem aí mais um caso B Sad/Belenenses? Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 20 Julho 2020 (editado) Honestamente, chamar B Sad é tão deselegante e desrespeitador quanto usar letra pequena nos nomes dos clubes ou usar outro nome jocoso qualquer forma de diminuir o clube. O nome da organização não é esse, nunca foi, e faz-me alguma confusão como se dissemina por aí como se fosse a designação normal. Há sacos de pancada que se legitimam por arrastamento, é o que é. Editado 20 Julho 2020 por Chandler 2 10 Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 20 Julho 2020 Não estou a par, como está essa divergência em relação ao nome da SAD? Supostamente o clube queria proibir a SAD de usar o nome "Belenenses", certo? Essa questão está em tribunal ou atingiu-se algum acordo? Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 20 Julho 2020 Nem mais. Ou então viram aquele post do Genzo e acreditaram nele. É que se lerem a imprensa e virem os jogos (vejam tv) chegavam a uma simples conclusão. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 20 Julho 2020 Não sei como está, mas sei qual é a designação legal da organização, o nome sob o qual compete, a forma como está representada em todo o lado. Eis a excepção: quem a quer diminuir. É como eu estar a falar de equipas da liga e começar a designar o Vitória como "os espanhóis" porque sim. Eu é que sei o nível para o qual quero arrastar o que escrevo, mas é particularmente perturbante quando o registo está longe de ser abertamente desagradável ou ofensivo, e no meio da sobriedade, se saem com essa. E pior, como isso é normalizado, como se fosse mesmo assim. Difícil compreender. 1 Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 20 Julho 2020 Os Belenenses - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 20 Julho 2020 E o jogo de hoje do P Sad em casa do P Sduq? Quem acham que vence? 1 Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 20 Julho 2020 Citação de Chandler, há 3 minutos: E o jogo de hoje do P Sad em casa do P Sduq? Quem acham que vence? Eu acho que há quem pense assim: " O quê? Uma SDUQ contra uma SAD? Deviam descer as duas, ..........tudo contra o futebol moderno" Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 20 Julho 2020 Mas não foi a Sad do Belenenses que registou a marca B quando alterou o símbolo após a proibição do uso do antigo? Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 20 Julho 2020 A organização não mudou, é como referi desde 1999. Os clubes foram obrigados a constituírem uma SAD ou uma SDUQ nessa altura. Tal como a equipa que vem competido desde então é a Sporting CP – Futebol, SAD, isto no teu caso. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 20 Julho 2020 Citação de Diogo_CFB, há 1 hora: A organização não mudou, é como referi desde 1999. Os clubes foram obrigados a constituírem uma SAD ou uma SDUQ nessa altura. Tal como a equipa que vem competido desde então é a Sporting CP – Futebol, SAD, isto no teu caso. Sim, mas o Sporting Clube cedeu a Sad o direito de uso das suas marcas, coisa que não acontece no Belenenses pelas razões que sabemos, daí terem sido impedidos de usar o símbolo do Belenenses, a cruz de Cristo e terem sido obrigados a resgitar a marca B ainda sobre o nome pairem muitas dúvidas. O problema aqui é que ninguém percebe bem o parecer que foi dado. Não foi propriamente explicito e de um lado defende-se uma coisa e de outro outra. Tudo isto para dizer que as situações não são comparáveis com qualquer outra Sad Diogo. Sobre o nome que podem ou devem utilizar ainda param muitas dúvidas, sobre o símbolo foi claro e daí a mudança. Finalizando, o nome B não veio propriamente da cabeça das pessoas e não foram elas a lembrar-se portanto não é comparável a uma P Sad ou P Sduq. A Belenenses Sad efetivamente registou a marca B, ao contrário do Paços ou Portimonense com o P. EDIT: So para acrescentar que ainda a diferença mais obvia para o Sporting é o facto do clube ser dono da Sad e daí o uso dos simbolos enquanto o Belém é detido por uma empresa diferente. 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 20 Julho 2020 Citação de Diogo_CFB, há 18 minutos: A organização não mudou, é como referi desde 1999. Os clubes foram obrigados a constituírem uma SAD ou uma SDUQ nessa altura. Tal como a equipa que vem competido desde então é a Sporting CP – Futebol, SAD, isto no teu caso. É mais recente que isso. A obrigatoriedade de constituir SAD ou SDUQ é para aí de 2013. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 20 Julho 2020 Citação de Tio Hans, há 9 minutos: É mais recente que isso. A obrigatoriedade de constituir SAD ou SDUQ é para aí de 2013. Exacto, Tio Hans. Fiz confusão com a obrigatoriedade. A do Belenenses foi criada em 99. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 20 Julho 2020 E ao fim de 7 anos está claro que os dois sistemas são frágeis por motivos diferentes e que o regime jurídico precisava de ser repensado e reformulado com pés e cabeça. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 20 Julho 2020 Rui Pedro Soares anuncia queixa criminal contra a SAD do Aves Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 20 Julho 2020 Por respeito ao Diogo sempre que escrevo aqui uso a designação "Belenenses SAD". Efetivamente, essa sociedade registou juntamente com o novo símbolo uma marca nominativa, a letra B, sendo que é daí que advém a designação "B SAD", não a considero insultuosa, ao contrário de outras que são usadas por adeptos do Belenenses. Da minha parte não gosto de ver o nome Belenenses ser usado pela sociedade, ao contrário dos outros Clubes, o Belenenses não autoriza a SAD a usar as suas marcas. Essa autorização não ocorreu automaticamente com a criação da SAD em 1999, mas sim fruto de um protocolo que existia (o mesmo que autorizava, por exemplo, a que a SAD usasse as equipas de formação do Clube para a inscrição na Liga). No Belenenses, a única coisa que passou para a SAD foram os direitos desportivos de participação na Primeira Liga, por isso eles têm todo o direito de participar nessa competição, porém já são na prática um clube totalmente distinto: tem um estádio diferente, um símbolo diferente, equipas de formação diferentes (que jogam contra as do Belenenses) e já anunciaram a intenção de criar outras modalidades, como futsal. Em tempos, aquilo foi a representação do futebol do Belenenses, hoje já não o é. A título de exemplo, a recém criada Club Sintra Football - Estrela SAD usa outra designação comercial, a do Estrela da Amadora, pois esse é o nome conhecido do público e aquele que atrai apoios. No Belenenses é exatamente o mesmo, a firma tem o nome Os Belenenses - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD mas comercialmente terão de usar outra designação e registaram a letra B. O Tribunal decretou que não podem usar as marcas e símbolos do Belenenses, ora há alguma coisa que gere mais confundibilidade que o nome? 1 Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 20 Julho 2020 Não é nada exactamente o mesmo. A SAD do Estrela da Amadora chama-se, actualmente, Clube Football Estrela da Amadora SAD. Esta é a designação oficial. O nome que referes foi usado para a criação da SAD, antes mesmo da apresentação dos sócios, e foi tido como transitório esde o começo. São exemplos muito diferentes. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 20 Julho 2020 Amigos, não se zanguem. Todos sabemos que não é B Sad, nem Belenenses...PASTEIS! 🤣 Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 20 Julho 2020 Citação de Chandler, há 3 horas: Honestamente, chamar B Sad é tão deselegante e desrespeitador quanto usar letra pequena nos nomes dos clubes ou usar outro nome jocoso qualquer forma de diminuir o clube. O nome da organização não é esse, nunca foi, e faz-me alguma confusão como se dissemina por aí como se fosse a designação normal. Há sacos de pancada que se legitimam por arrastamento, é o que é. Não acho que seja a mesma coisa. É mais parecido com usar-se Belém para se referir ao CF Os Belenenses. Sendo que como já foi referido a Belenenses SAD já se registou enquanto B. Para quem não gosta de usar a palavra Belenenses para se referir à Belenenses SAD por não achar que a palavra Belenenses deva ser ligada a esta entidade parece me normal que se utilize B SAD. Eu costumo usar Belém SAD/Belenenses SAD mas preferia usar B SAD do que usar só Belenenses em referência a este clube. Não por jocosidade mas porque já existe um clube com esse nome. 3 Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 20 Julho 2020 Citação de Chandler, há 47 minutos: Não é nada exactamente o mesmo. A SAD do Estrela da Amadora chama-se, actualmente, Clube Football Estrela da Amadora SAD. Esta é a designação oficial. O nome que referes foi usado para a criação da SAD, antes mesmo da apresentação dos sócios, e foi tido como transitório esde o começo. São exemplos muito diferentes. Eu posso estar enganado, mas um dos argumentos da SAD para a utilização do nome "Belenenses" é precisamente que este está no nome da firma e o nome da firma não pode ser alterado... Já agora, por curiosidade, qual foi o modelo de constituição da SAD do Estrela? Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 20 Julho 2020 mas vamos ver uma coisa: o Belenenses SAD registou uma MARCA. Não um nome. Uma sociedade pode ser titular de milhares de marcas. Essas marcas não fazem parte da sua identidade. São propriedade intelectual/industrial. Ou seja são bem económicos. O nome é um coisa muito diferente. Pode coincidir ou não com a designação de uma marca, mas não é um bem económico. é uma designação. A designação do Beleneneses SAD não lhe foi emprestada pelo clube, é o seu nome ab initio. é o nome com que foi registada quando nasceu. é da SAD. O clube não gosta, mas não há (até haver decisões judiciais contrárias, mas para já nem processo há) nada que possa fazer, Escusamos de ser mais papistas que o papa. é como se uma pessoa se chamar José Silva, tiver um filho a que lhe põe José Silva também, e um dia se chatear muito com ele, corte de relações total e "exigir" que o filho deixe de usar esse nome, pq é o seu nome. Pois, mas o nome também é o do filho. e é o desde o seu nascimento. 1 Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 20 Julho 2020 Parabéns pela permanência, @Diogo_CFB! 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 20 Julho 2020 O que interessa é que num jogo entre aflitos e que pode ditar permanência ou descida, o Marcelo marcou um golo na própria. Há gajos que parecem que foram feitos pra momentos destes Compartilhar este post Link para o post