Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de Burkina2008, há 2 horas:

Se toda a gente a quem o "sistema" falhasse, se tornasse criminoso, estavamos numa realidade maravilhosa

A forma como se desresponsabiliza toda gente com "falhas da sociedade" 'e mais um daqueles argumentos que apenas se baseiam em ideologia e nada mais...

Não é suposto evoluirmos e tentar perceber o que é que leva miúdos a quase que serem obrigados a pertencer a gangues para fazer a sua vida ou um polícia a abater um miúdo numa paragem stop?

Ou levamos isto como seleção natural e ficamos com pena do senhor agente porque olha, calhou-lhe a ele, teve azar, podia ter sido um membro de um gangue rival e assim já estava tudo bem.

Hipoteticamente, claro!

Criminosos são criminosos e devem ser castigados como tal, mas, talvez também fosse útil para o futuro tentar perceber o que é que levou à dita cuja situação, seja do miúdo em França, seja do chavalo da Madorna.

Felizmente, acho eu, que concordamos todos aqui, no meio de tanta dissidência, que a ação do polícia é brutalmente exagerada, já para não falar que acrescem as suspeitas quando é apanhado a mentir sobre o que realmente aconteceu. Quando se fala nas falhas da sociedade é tentar compreender o que é que levou o miúdo à dita situação e o que é que levou um polícia a balear à queima roupa um miúdo de 17 anos, não é tentar desresponsabilizar ninguém. Pelo menos quando é dito por pessoas sãs, entenda-se.

Editado por El Shafto
  • Like 5
  • Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 42 minutos:

Já é tarde para mim, li depois o que escrevi e percebi que dava aso a outras interpretações. 

Mas mais simples. 

Se ele tivesse parado e entregue os documentos como eu ou tu faríamos, não haveria confusão nenhuma. 

Mas claro, da mesma forma que se o polícia não tivesse disparado sem razão não haveria morte. 

No entanto uma tu controlas, outra não. Era nesse sentido

Eu poderia ir pelo 'não haveria confusão nenhuma':  presumes que a polícia teria reagido da maneira correta se o menor tivesse parado e entregue os documentos corretamente quando existem inúmeros casos documentados em que pessoas desarmadas e cooperativas foram vítimas de violência policial. É outro tema e poderá ficar para outra altura. Vamos assumir que efetivamente seria assim. 

Vou dar um outro exemplo: o Zé Manel é larápio e para evitar fazer o trajeto até ao supermercado a pé furtou uma trotinete para fazer esse trajeto. No caminho até ao supermercado foi abalroado por um carro e morreu. Se o Zé Manel não tivesse furtado a trotinete teria ido a pé e portanto aquele carro que o atropelou já teria passado e não haveria confusão nenhuma. No limite, e por exagero, se o Zé Manel não tivesse saído de casa o atropelamento não ocorreria. Uma o Zé Manel controlava (o ter ido a pé ou não ter ido), outra (ser atropelado) não. 

Mas posso-te dar um outro caso prático:

https://setentaequatro.pt/enfoque/ve-la-nao-mates-o-miudo-jovem-acusa-agentes-da-psp-de-o-terem-torturado-na-esquadra

Tl dr: Um miúdo é apanhado com droga. Com o intuito de obterem informação sobre quem lhe teria vendido a droga espancaram-no na esquadra.

Se o miúdo não tivesse com droga não lhe teria acontecido nada eventualmente. Uma tu controlas, a outra - ele ser espancado pela polícia - não ? É este o raciocínio? É que isto não me entre na cabeça nem me entre na cabeça que assim seja num estado de direito. 

Editado por HappyKing
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 1 minuto:

Não é suposto evoluirmos e tentar perceber o que é que leva miúdos a quase que serem obrigados a pertencer a gangues para fazer a sua vida?

Ou levamos isto como seleção natural e ficamos com pena do senhor agente porque olha, calhou-lhe a ele, teve azar, podia ter sido um membro de um gangue rival e assim já estava tudo bem.

Hipoteticamente, claro!

Criminosos são criminosos e devem ser castigados como tal, mas, talvez também fosse útil para o futuro tentar perceber o que é que levou à dita cuja situação, seja do miúdo em França, seja do chavalo da Madorna.

Felizmente, acho eu, que concordamos todos aqui, no meio de tanta dissidência, que a ação do polícia é brutalmente exagerada, já para não falar que acrescem as suspeitas quando é apanhado a mentir sobre o que realmente aconteceu. Quando se fala nas falhas da sociedade é tentar compreender o que é que levou o miúdo à dita situação e o que é que levou um polícia a balear à queima roupa um miúdo de 17 anos, não é tentar desresponsabilizar ninguém. Pelo menos quando é dito por pessoas sãs, entenda-se.

Toda a gente sabe que o meio condiciona, isso 'e claro. Agora as pessoas nao podem simplesmente ser desresponsabilizadas por terem nascido em certos meios. O meio condiciona mas nao 'e o unico factor, se tal fosse toda a gente nascida em certos bairros eram crimininosos.

A mim o que me parece desproporcional 'e todo este circo que se criou por um deliquente ter sido alvejado pela policia. Ja aqui disseram, que a bofia devia ter deixado o rapaz ir a sua vida e a justica que tratasse disso, concordo. Mas tambem concordo que aqui aconteceu esta tragedia e que agora a justica deve actuar...em vez disso, carros a arder, gritos de racismo, etc...

Nao me lembro de quando alguem mata um policia ou um brancolas 'e esfaqueado por um meliente destes que exista tanto movimento e desacato...mas l'a est'a, a sociedade 'e muito racista...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 4 horas:

Se toda a gente a quem o "sistema" falhasse, se tornasse criminoso, estavamos numa realidade maravilhosa

A forma como se desresponsabiliza toda gente com "falhas da sociedade" 'e mais um daqueles argumentos que apenas se baseiam em ideologia e nada mais...

Então o rapaz é morto a tiro pela polícia, numa ação completamente exagerada, e o Estado não lhe falou?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 4 horas:

Então o rapaz é morto a tiro pela polícia, numa ação completamente exagerada, e o Estado não lhe falou?

Falhou...o facto de ele ter cometido dois crimes (conduzir sem carta e fugir a policia) foi a sociedade a falhar-lhe...no futuro...

Compartilhar este post

Link para o post

Se for para fazer concorrência ao Festa é Festa e a um dos 15 programas da CMTV em que andam aos gritos a falar de transferências de futebol parece-me uma aposta acertada.

• Like 1
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que a Elisabeth Borne vai declarar estado de urgência. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 13 horas:

Continua-se com esta mentalidade que temos de fazer tudo o que os racistas mandam fazer senão pode acontecer uma tragédia, ainda que "errados sem que nada justifique o que fizeram" (mas anyway, não voltem a fugir porque há muitos que podem reagir assim de forma injustificável).

Citação de kareca, há 13 horas:

A mim não me cabe na cabeça o que passa pela cabeça de um polícia para ter esse mindset. "hmm, este não quer parar é porque tem algo a esconder então decido usar a pistola (bastão, escudo) em vez de registar o ocorrido e deixar a justiça dar seguimento e castigar o cidadão".

Sou branco e portanto não sei o que é ser vítima de racismo, mas mesmo sendo branco não me passa pela cabeça não parar se uma autoridade me der essa ordem, e não tenho nada a esconder a não ser uns amortecedores melhorados e uma reprogramação no carro.

Da mesma forma, não me passa pela cabeça poder ser alvejado se, por uma razão qualquer, não parar e não colocar outros em perigo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Parece que a Elisabeth Borne vai declarar estado de urgência. 

não prevejo nada de bom

Compartilhar este post

Link para o post

Entrei uma vez em Marselha, era para ficar lá a dormir e conhecer a cidade. Estive lá 20 minutos. Pior experiência da minha vida, jurei nunca mais.

Sobre o estado atual de França. Aqui não são manifestações, não são pessoas revoltadas. É vandalismo, para não chamar outra coisa.

• Like 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

Para dar algum contexto:

O Jean Messiha chegou a ser coordenador do projeto para a campanha presidencial de Marine Le Pen. 

Posteriormente, em 2022 foi porta voz da campanha do Zemmour. 

Posto isto, podem prosseguir. 

Editado por HappyKing
  • Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Para dar algum contexto:

O Jean Messiha chegou a ser coordenador do projeto para a campanha presidencial de Marine Le Pen. 

Mas alguém quer saber quem é o gajo que partilhou o vídeo? É o conteúdo. Está um caos está m*rda

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 2 minutos:

Mas alguém quer saber quem é o gajo que partilhou o vídeo? É o conteúdo. Está um caos está m*rda

Se fores ver a página 'Racismo contra Europeus' do Mário Machado no Twitter encontras conteúdo, de Portugal, pior ou semelhante na mesma temática. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Agora:

Se fores ver a página 'Racismo contra Europeus' do Mário Machado no Twitter encontras conteúdo, de Portugal, pior ou semelhante na mesma temática. 

Ou pah não venhas com essas m*rda, podia ser este, podia arranjar de outro gajo qualquer, o que não falta é vídeos dessas declarações na internet.

É só reforçar que isto está um completo caos e este sentimento de vingança por parte da comunidade vai fazer isto escalar de forma brutal, a França está arder por todos os lados, é carros, autocarros, prédios, shoppings... É assaltos a lojas e levar tudo o que podem é agressão a polícias, isto está a escalar para níveis preocupantes 

Compartilhar este post

Link para o post

Digo - vos... eu, adolescente nos anos 80, jovem nos 90 ... Não me lembro de tamanha tensão na população , seja por questões raciais, de género, orientação sexual, ... 

A questão racial , toca me especialmente porque tenho primos da minha idade de ascendência angolana ... Juro que não me lembro de referências ou problemas racistas com eles nessa altura...

Tive um colega de escola preparatória que o pai (originário de moçambique, acho) era agente da psp ... Não me lembro de nenhuns problemas ...

Actualmente trabalho com um cabo verdiano e um brasileiro... e referências a discriminação que me contam... digamos para ser simpático ... são algumas ...

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi a abordagem da polícia neste caso, e acredito que tinham muitas formas de resolver a situação sem ser ao tiro na cabeça mas essa do não parar e a polícia deixar seguir que depois a justiça resolve é no mínimo inocente.

Se o carro for roubado nunca mais sabem quem era o artista ao volante...

Se o gajo na fuga atropelar alguém, a culpa é da polícia que deixa andar...

Se o gajo atropela o Polícia, não se passa nada nem há manifestações (ou melhor vandalismo que isto de manifestação tem zero).

Se a polícia mandar parar...parou.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 17 minutos:

É só reforçar que isto está um completo caos e este sentimento de vingança por parte da comunidade vai fazer isto escalar de forma brutal, a França está arder por todos os lados, é carros, autocarros, prédios, shoppings... É assaltos a lojas e levar tudo o que podem é agressão a polícias, isto está a escalar para níveis preocupantes 

Isso é inaceitável e não tenho a mínima dúvida disso. 

O que queria dizer é que nestas situações, como no ataque ao Centro Ismaili cá por exemplo,  haverá sempre quem queira fazer aproveitamento político do assunto. O Messiha é claramente um deles. O Ventura e o Machado, por cá, serão outros. Ir beber à fonte dessas pessoas nestes casos e dado esse contexto não me parece a opção mais inteligente. Apenas isso. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 20 minutos:

Para dar algum contexto:

E o que é que isso interessa para o que está falado no vídeo por alguém que se auto intitula muçulmano e diz que se a polícia mata, eles também podem matar porque está escrito no Qur'an? 

Transmitiram abocado as reações dos partidos relativamente aos eventos. Até à data sabes quantos partidos de esquerda é que já criticaram estes movimentos em todo o país? 0. 

Isto não é movimento pacifista nem marchas brancas como a mãe do rapaz pediu e bem. Isto é vandalismo e roubo fácil. Shoppings queimados, lojas roubadas, transportes públicos (que servem maioritariamente pessoas normais) queimados e incapacitados, câmaras municipais que representam a democracia queimadas na maior parte dos casos por menores (mas ai de alguém que pergunte onde andam os pais destes menores) 

E parece que é normal para alguns. 

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Querem revolução sem revolução? Café sem cafeína? Lógico que numa revolução os oprimidos vão partir tudo. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 2 minutos:

Querem revolução sem revolução? Café sem cafeína? Lógico que numa revolução os oprimidos vão partir tudo. 

vi um a sair com uma empilhadora cheia de latas de grão e papel higiénico, já vai com a vida orientada 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, há 1 minuto:

vi um a sair com uma empilhadora cheia de latas de grão e papel higiénico, já vai com a vida orientada 

Coitadinhos dos capitalistas, perderam 7 euros de lucro só em papel higiénico. 🤣 Brincs, vão receber dinheiro das seguradoras, descansem a vossa alma. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...