Petar Musa Publicado 6 Abril 2023 Citação de Jpa, há 4 horas: Essas sondagens valem o que valem, são claramente respostas a quente, do momento. As eleições presidenciais foram há um ano e já na altura o Macron dizia ao que vinha, já era sabido que ia tentar aumentar a idade da reforma. Não tenho opinião fechada, mas a verdade é que a França é dos países com uma idade de reforma mais baixas da Europa e uma pessoa pode, na mesma, reformar-se depois dos 65 anos, mas com perda de parte da reforma. E já sabemos que os franceses não têm medo de sair à rua e de se fazerem ouvir. Por outro lado, há a questão da sustentabilidade que ainda não percebi bem o quão grave é, mas em Portugal acredito que seja algo bastante sério com os problemas da cada vez menor população ativa. Os franceses vão para a rua nas primeiras 2h para protestar algo em especifico. O resto dos dias é tomado pelos anárquicos que desatam a partir e a queimar tudo o que lhes aparece na frente 1 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 7 Abril 2023 Chamem-me para mediar o conflito entre o regime francês e o povo de França. Chego lá e digo: o capitalismo não é perfeito mas é o melhor sistema a que podemos aspirar. É vê -los a ir trabalhar no mesmo dia. Compartilhar este post Link para o post
vakjew Publicado 7 Abril 2023 As coisas estiveram tensas ontem em Tennessee https://www.nbcnews.com/politics/politics-news/tennessee-gop-expels-2-democratic-state-lawmakers-gun-protests-rcna78531 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 7 Abril 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 13 horas: Os franceses vão para a rua nas primeiras 2h para protestar algo em especifico. O resto dos dias é tomado pelos anárquicos que desatam a partir e a queimar tudo o que lhes aparece na frente Não é bem assim Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 7 Abril 2023 Citação de vakjew, há 1 hora: As coisas estiveram tensas ontem em Tennessee https://www.nbcnews.com/politics/politics-news/tennessee-gop-expels-2-democratic-state-lawmakers-gun-protests-rcna78531 3 democratas eleitos estiveram numa manifestação anti-armas que ocupou a Assembleia do Estado do Tennessee. Os republicanos do Estado decidiram votar para a sua expulsão. 2 dos 3 foram expulsos. Esta é uma foto dos três? Adivinham qual dos 3 não foi expulso? Citação de Sandes., Em 04/04/2023 at 22:51: Qual é a disparidade? Não estou a ver. Assumo que seja a RTP a reportar os factos e os outros a criar drama O foco da SIC Noticas\CNN é de que é errado avançar com o processo por causa das implicações politicas. O foco da RTP é que foram cometidos crimes e que os politicos não estão acima de ninguém. São formas de ver a vida. Que tiro no pé do krl Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 7 Abril 2023 Citação de SAS_Robben, há 1 hora: Adivinham qual dos 3 não foi expulso? Aquele senhor com a afro fixe? /s Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 7 Abril 2023 Citação de SAS_Robben, há 7 horas: 3 democratas eleitos estiveram numa manifestação anti-armas que ocupou a Assembleia do Estado do Tennessee. Os republicanos do Estado decidiram votar para a sua expulsão. 2 dos 3 foram expulsos. Esta é uma foto dos três? Adivinham qual dos 3 não foi expulso? o guarda que está à frente? Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 7 Abril 2023 Citação de Ghelthon, Em 06/04/2023 at 15:02: A questão não é essa. A questão é que, se a idade se mantiver nos 62 anos, o modelo vai partir. O problema não é esse. A malta não está revoltada apenas pela questão da idade da reforma. Também está, mas encara isto como uma gota mais num copo que está cheio até cima. Vive-se melhor em França do que em Portugal, obviamente, mas o(s) problema(s) de fundo não deixa(m) de ser(em) o(s) mesmo(s). Inflação galopante. Poder de compra a ir p'ró maneta. Comprar casa começa a estar no domínio dos sonhos. Arrendar casas para lá caminha. Enquanto isto, algumas das elites deste mundo têm reformas milionárias, as margens de lucro de várias empresas de diversos setores de atividade registam valores históricos, o fosso entre ricos e pobres aumenta exponencialmente. No meio deste barril de pólvora, explica lá ao cidadão francês comum que vai ter de trabalhar ainda mais anos enquanto nada do resto muda e as suas condições de vida continuam a degradar-se dia-a-dia. E para completar o ramalhete, forçou a aprovação do seu projeto da forma como foi. E depois admiram-se que os franceses estejam na rua 😄 Vou partilhar aqui algo que comentei noutro lado: tenho a sensação que as elites ocidentais acham que a era das revoluções e revoltas violentas é coisa do passado. Que podem por e dispor, fazer aprovar o que bem entendem que o povão, com mais manifestações ou menos manifestações, acaba por conformar-se. De certa forma, tenho a percepção de todos julgarem que já ultrapassamos esse risco. Que uma coisa assim é impensável no "nosso mundo". Que é apenas coisa de países africanos de terceiro mundo. Eu estudei História e quero só realçar que todas as revoluções populares violentas foram inesperadas. O mais comum é haver golpes de estado quando um determinado regime já está a implodir, que de certa forma não são assim tão inesperadas pois já havia indícios de mudança. Já as revoluções ou revoltas populares surgem no seguimento de longos períodos de relativa estabilidade quando nada as faziam prever. Por exemplo, a violenta revolta que depôs a monarquia francesa no século XVIII veio numa altura em que esta parecia sólida (afinal de contas já governava há uns mil anos) e a existência de diferentes classes sociais era vista como natural, estando perfeitamente instituída na sociedade. O que mudou? Súbita degradação da qualidade de vida do povão e o sentimento de injustiça no tratamento entre as elites ricas e o povo. A França não tinha dinheiro para mandar cantar um cego. Para resolver o problema, aumentou os impostos de tal forma que o povão ficou miserável (todos conhecem aquela história do "o povo não consegue sequer comer pão", "então que comam brioche"), as pessoas mal conseguiam sobreviver, mas as elites continuavam a viver bem e a enriquecer. Este cenário parece estranhamente familiar, não parece? Com isto quero apenas realçar que tenho a sensação que as elites não estão bem a ver o caldo que estão a cozinhar. Se continuarem a esticar a corda como estão a fazer, ela parte-se. Até os animais selvagens partem para a violência quando são encurralados a um canto sem escapatória possível. E a malta está a sentir-se cada vez mais encurralada. 14 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 7 Abril 2023 Citação de Black Hawk, há 21 minutos: O problema não é esse. A malta não está revoltada apenas pela questão da idade da reforma. Também está, mas encara isto como uma gota mais num copo que está cheio até cima. Vive-se melhor em França do que em Portugal, obviamente, mas o(s) problema(s) de fundo não deixa(m) de ser(em) o(s) mesmo(s). Inflação galopante. Poder de compra a ir p'ró maneta. Comprar casa começa a estar no domínio dos sonhos. Arrendar casas para lá caminha. Enquanto isto, algumas das elites deste mundo têm reformas milionárias, as margens de lucro de várias empresas de diversos setores de atividade registam valores históricos, o fosso entre ricos e pobres aumenta exponencialmente. No meio deste barril de pólvora, explica lá ao cidadão francês comum que vai ter de trabalhar ainda mais anos enquanto nada do resto muda e as suas condições de vida continuam a degradar-se dia-a-dia. E para completar o ramalhete, forçou a aprovação do seu projeto da forma como foi. E depois admiram-se que os franceses estejam na rua 😄 Vou partilhar aqui algo que comentei noutro lado: tenho a sensação que as elites ocidentais acham que a era das revoluções e revoltas violentas é coisa do passado. Que podem por e dispor, fazer aprovar o que bem entendem que o povão, com mais manifestações ou menos manifestações, acaba por conformar-se. De certa forma, tenho a percepção de todos julgarem que já ultrapassamos esse risco. Que uma coisa assim é impensável no "nosso mundo". Que é apenas coisa de países africanos de terceiro mundo. Eu estudei História e quero só realçar que todas as revoluções populares violentas foram inesperadas. O mais comum é haver golpes de estado quando um determinado regime já está a implodir, que de certa forma não são assim tão inesperadas pois já havia indícios de mudança. Já as revoluções ou revoltas populares surgem no seguimento de longos períodos de relativa estabilidade quando nada as faziam prever. Por exemplo, a violenta revolta que depôs a monarquia francesa no século XVIII veio numa altura em que esta parecia sólida (afinal de contas já governava há uns mil anos) e a existência de diferentes classes sociais era vista como natural, estando perfeitamente instituída na sociedade. O que mudou? Súbita degradação da qualidade de vida do povão e o sentimento de injustiça no tratamento entre as elites ricas e o povo. A França não tinha dinheiro para mandar cantar um cego. Para resolver o problema, aumentou os impostos de tal forma que o povão ficou miserável (todos conhecem aquela história do "o povo não consegue sequer comer pão", "então que comam brioche"), as pessoas mal conseguiam sobreviver, mas as elites continuavam a viver bem e a enriquecer. Este cenário parece estranhamente familiar, não parece? Com isto quero apenas realçar que tenho a sensação que as elites não estão bem a ver o caldo que estão a cozinhar. Se continuarem a esticar a corda como estão a fazer, ela parte-se. Até os animais selvagens partem para a violência quando são encurralados a um canto sem escapatória possível. E a malta está a sentir-se cada vez mais encurralada. Desculpa mas estas a querer comparar coisas incomparaveis e a nocao de que o gap entre mais ricos e mais pobres esta a ficar maior 'e uma falacia como se pode comprovar no grafico abaixo E mais uma vez, a historia da habitacao 'e a crise da decada. Todas geracoes passaram por outras, como crise da divida, desempregro em alta nos anos 90, inflacao galopante nos anos 80, etc... A diferenca agora 'e apenas o mass media Os franceses como ja se percebeu estao muito mais preocupados com a imigracao e criminalidade do que com esses temas socias. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 7 Abril 2023 Bem ou mal hoje vivemos melhor do que antigamente. Antes não tinham frigorífico em casa. Mesmo não tendo casa hoje em dia, os franceses podem ter um frigorífico. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 7 Abril 2023 (editado) Citação de Burkina2008, há 44 minutos: Desculpa mas estas a querer comparar coisas incomparaveis e a nocao de que o gap entre mais ricos e mais pobres esta a ficar maior 'e uma falacia como se pode comprovar no grafico abaixo O coeficiente Gini francês é hoje superior aquele que se verificava nos primeiros anos do século salvo erro. Para além disso, há efetivamente quem aponte que esse gap tem aumentado nos anos recentes. Neste artigo do financial times por exemplo: https://www.ft.com/content/747a76dd-f018-4d0d-a9f3-4069bf2f5a93 Editado 7 Abril 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 7 Abril 2023 (editado) Apagar Editado 7 Abril 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 7 Abril 2023 (editado) Citação de HappyKing, há 11 minutos: O coeficiente Gini francês é hoje superior aquele que se verificava nos primeiros anos do século salvo erro. Esse indicador esta no valor mais baixo dos ultimos 10 anos, quando mais baixo mais equidade existe na distribuicao da riqueza, mostrando como no grafico acima que o fosse entre ricos e pobres tem diminuido Apenas entre 2004 e 2006 este indice esteve mais baixo em Franca do que agora Quanto ao artigo fala de um ano especifico do Covid e nenhum indice confirma tal coisa... Editado 7 Abril 2023 por Burkina2008 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 7 Abril 2023 Citação de Burkina2008, há 42 minutos: Desculpa mas estas a querer comparar coisas incomparaveis e a nocao de que o gap entre mais ricos e mais pobres esta a ficar maior 'e uma falacia como se pode comprovar no grafico abaixo E mais uma vez, a historia da habitacao 'e a crise da decada. Todas geracoes passaram por outras, como crise da divida, desempregro em alta nos anos 90, inflacao galopante nos anos 80, etc... A diferenca agora 'e apenas o mass media Os franceses como ja se percebeu estao muito mais preocupados com a imigracao e criminalidade do que com esses temas socias. Aguardo para ver quando os gráficos mostrarem a realidade do ano 2023 em que vivemos e começarem a refletir as pessoas que têm de escolher entre comer ou pagar a renda. Sim, porque é o ponto para onde as pessoas estão a ser empurradas em 2023. Mas podemos tentar mostrar-lhes esse gráfico, a ver se serve de sustento ao estômago de quem opta por cortar na comida, ou pelo menos de aquecimento a quem optar por rapar frio no inverno. Tudo coisas refletidas nesses gráficos, claro. Acho sinceramente que não tens noção da crise social que se está a verificar nos últimos meses. 2 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 8 Abril 2023 Citação de Black Hawk, há 2 minutos: Aguardo para ver quando os gráficos mostrarem a realidade do ano 2023 em que vivemos e começarem a refletir as pessoas que têm de escolher entre comer ou pagar a renda. Sim, porque é o ponto para onde as pessoas estão a ser empurradas em 2023. Mas podemos tentar mostrar-lhes esse gráfico, a ver se serve de sustento ao estômago de quem opta por cortar na comida, ou pelo menos de aquecimento a quem optar por rapar frio no inverno. Tudo coisas refletidas nesses gráficos, claro. Acho sinceramente que não tens noção da crise social que se está a verificar nos últimos meses. Nao 'e uma questao de ter nocao ou nao, 'e uma questao de prespectiva. As pessoas esquecem-se que a taxa de esforco ja foi num passado recente muito maior do que 'e hoje, que a taxa de juro, pobreza, etc foram todas muito maiores do que sao hoje em 2023. O que existe 'e memoria curta. Basta ires a crise de 2008 para veres posts e como o teu internet fora. O que 'e que aconteceu? Os do costume sofreram e a coisa passou. 'E obvio que para quem esta a sofrer hoje o significado 'e muito mais importante do que quem sofreu em 2008 ou em 1999 ou em 1986, mas como ja seve o maior problema desta crise 'e a ascensao da extrema direita, porque a crise em si vai passar como todas as outras...quem cria ou apregoa cenarios de apocalipses e revolucoes 'e que nao tem nocao de como funcionam os ciclos economicos do sec XX e XXI. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 8 Abril 2023 Burkina, estás aí numa dissonância cognitiva a tentar racionalizar o que se está a passar. A realidade é esta, estás a imprevisíveis momentos de seres expropriado dos teus meios de produção. E eu torço para que isso aconteça. Relativamente a França, o povo tem aplicado o manual de sabotagem da CIA, cortando autoestradas, portos, etc, bloqueando a economia até que esta entre em implosão. Faz o L 🕺 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 8 Abril 2023 Citação de Burkina2008, há 25 minutos: Nao 'e uma questao de ter nocao ou nao, 'e uma questao de prespectiva. As pessoas esquecem-se que a taxa de esforco ja foi num passado recente muito maior do que 'e hoje, que a taxa de juro, pobreza, etc foram todas muito maiores do que sao hoje em 2023. O que existe 'e memoria curta. Basta ires a crise de 2008 para veres posts e como o teu internet fora. O que 'e que aconteceu? Os do costume sofreram e a coisa passou. 'E obvio que para quem esta a sofrer hoje o significado 'e muito mais importante do que quem sofreu em 2008 ou em 1999 ou em 1986, mas como ja seve o maior problema desta crise 'e a ascensao da extrema direita, porque a crise em si vai passar como todas as outras...quem cria ou apregoa cenarios de apocalipses e revolucoes 'e que nao tem nocao de como funcionam os ciclos economicos do sec XX e XXI. E a perspectiva das pessoas é que estão a ficar um pouco saturadas por serem os do costume a sofrer com as constantes crises do "melhor sistema à nossa disposição". Que foi o que disse no primeiro post desta discussão. Essa insatisfação é agravada por esta geração viver pior do que as anteriores. É que podendo as crises serem regulares, de uma forma ou de outra as pessoas iam vivendo melhor que as da geração anterior. Foi, de resto, essa verdade a permitir o longo período de estabilidade que atravessamos desde meados do século XX. O problema surge quando isso deixa de acontecer. Por exemplo, eu ganho para os padrões de hoje mais ou menos na mesma linha do que ganhava o meu pai com a minha idade para os padrões da época dele. Ele conseguiu comprar uma casa enquanto sustentava me sustentava e à minha mãe, sendo o único a trabalhar - e ainda conseguimos trocar três vezes de habitação, para casas melhores, antes de eu fazer 18 anos. Eu, hoje, mal consigo sustentar-me a mim sozinho com uma renda, quanto mais sustentar uma família. Tu estás a olhar para o assunto apenas na perspetiva dos ciclos económicos. As pessoas não querem saber se as crises vão e vêm, o que querem é viver sem terem de escolher onde cortar, se na renda, na comida, no aquecimento ou na roupa, para chegarem vivos ao fim do mês. Estás a subvalorizar seriamente o efeito da acumulação de frustração, que é algo que os historiadores reconhecem como um dos rastilhos principais para se atingir o ponto de ruptura. Outra coisa, falaste da extrema-direita. Lembras-te de como o Hitler ganhou popularidade? Foi colhendo a insatisfação dos alemães comuns, das classes mais pobres, que viviam miseravelmente na década de 20 do século passado desde a severa crise económica que se abateu sobre a Alemanha após o Tratado de Versalhes. Notaste como a Le Pen tem vindo a crescer nas sondagens nos últimos meses e deu um pulo brutal desde esta questão da idade da reforma? A extrema-direita pode crescer por causa da imigração e do choque civilizacional, mas não são esses os temas que historicamente levaram à ascensão destes movimentos; são as crises económicas, são sempre as dificuldades económicas o combustível para as rupturas. As pessoas só se radicalizam quando sentem as desigualdades sociais na pele. Quem vive bem não quer mudar; só procura a mudança quem não o consegue. E normalmente procuram quem garante que vai acabar com elas, acabar com a corrupção e com o sistema que as levou a passar dificuldades. Admito que não concordes comigo, mas falo-te de uma perspectiva histórica. Não subestimes o potencial destrutivo da acumulação de frustração entre as pessoas quando começam a sentir-se injustiçadas. 2 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 8 Abril 2023 Vamos sempre discordar porque temos prespectivas diferentes, mas deixo aqui algo de como nada disto 'e novo, da mesma forma que nao 'e garantido que no futuro no estejas melhor do que o teu pai esteve Arquivos RTP - https://arquivos.rtp.pt/conteudos/em-desespero-de-casa-parte-ii/ em 1984 - Segunda parte do programa sobre a problemática da habitação em Lisboa e no Porto, as dificuldades que existem para comprar ou alugar casas, as diferenças nas políticas de urbanismo nestas cidades, e as políticas de habitação social desenvolvidas. - https://arquivos.rtp.pt/conteudos/pobres-criancas/ - de 2012 com os ultimos reflexos da crise de 2008-09 - Programa de informação sobre as crianças em Portugal e como a crise económica as está a afetar, quais as crianças que sofrem de carências alimentares e as que têm mesmo fome, uma reportagem da autoria da jornalista Patrícia Lucas. Mais tempo tivesse mais videos destes estao la para mostrar que o que se vive agora nao 'e muito diferent do que se viveu nas crises passadas Acomulacao de frustracao? Sinceramente com a quantidade muito significativa da maioria da populacao europeia a viver bem, dificilmente alguem (exceptuando uma pequena minoria) esta disposta a mudar e arriscar esse comodismo por um possivel futuro melho que tambem se pode tornar pior. Para frasear um brasileiro das obras no outro dia no jornal quando lhe perguntaram sobre a crise "Crise? Os Europeu nem sabe quisso 'e!" Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 8 Abril 2023 Escrever perspectiva correctamente challenge Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 8 Abril 2023 Citação de Burkina2008, há 9 horas: Sinceramente com a quantidade muito significativa da maioria da populacao europeia a viver bem, dificilmente alguem (exceptuando uma pequena minoria) esta disposta a mudar e arriscar esse comodismo por um possivel futuro melho que tambem se pode tornar pior. Tenho sérias dúvidas que isto seja verdade, mas depende do teu conceito de viver bem. Se estiveres a comparar com o continente Africano ou assim, tudo bem, mas alegares que a maioria da população europeia vive bem duvido que tenhas dados a sustentar isso. Se para ti viver bem é trabalhar para pagar contas, sem qualquer perspetiva de poder ter melhores condições para melhorar a sua qualidade de vida, tudo bem. Mas eu acho que devemos sempre ambicionar mais. E se olharmos para o nosso cantinho, temos um problema sério de habitação que se está a refletir essencialmente na população mais jovem que é a mais formada de sempre. Geração que cresceu com o sonho de ter melhores condições do que os seus pais e a realidade é de que uma boa maioria não tem condições para sair de casa dos pais ou conta os trocos para pagar uma renda ao final do mês. O crescimento da IL deve-se em boa parte a este problema. Depois tens os Chegas desta vida que historicamente ganham peso nestas crises. Eu acho que temos todos os motivos para estarmos preocupados. Temos um sistema que não dá resposta não só às populações mais vulneráveis como também a uma nova geração que não viveu uma ditadura e que se sente defraudada. 1 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 8 Abril 2023 Já vivemos pior, por isso, isto não é assim tão mau é, de longe, o argumento mais inválido de sempre. Principalmente quando acompanhado de gráficos. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 8 Abril 2023 Se vivemos melhor do que os nossos antepassados? Na generalidade provavelmente sim. O problema aqui é a aquilo a que se chama a 1a derivada. A consciência de que os nossos filhos irão viver melhor ou pior que nós. Uma sociedade em que a consciência geral é a de que os filhos vão viver pior que os pais é uma sociedade animicamente morta. E é isso que está a acontecer em muitos locais da Europa. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 8 Abril 2023 Os meus pais não tinham Smart TV, nem smartwatch, nem tanta outra coisa. Esta geração vive muito melhor. Por favor, não se revoltem. Pensem nos pobres capitalistas. Sabem o que lhes pode acontecer? Voltarem a ser trabalhadores! 😭 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 8 Abril 2023 Citação de Che, há 23 minutos: Os meus pais não tinham Smart TV, nem smartwatch, nem tanta outra coisa. Esta geração vive muito melhor. Por favor, não se revoltem. Pensem nos pobres capitalistas. Sabem o que lhes pode acontecer? Voltarem a ser trabalhadores! 😭 E não viviam em liberdade porque não podiam escolher ir ao MacDonalds. Quando queriam um hambúrguer tinham que fazê-lo. 😭 Compartilhar este post Link para o post