Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Peripécias do Futebol Português

Publicações recomendadas

Citação de Almeno, há 12 horas:

Mas calma, a TVI tem novas revelações para estes dias!

https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/escutas-tramam-benfica-no-jogo-da-mala-avanca-a-cnn-portugal-15892202.html

O ex-diretor desportivo do V. Setúbal, Valter Vieira, terá afirmado em escutas que o Benfica prometeu 10 mil euros a cada jogador dos sadinos que defrontaram o FC Porto a 19 de março de 2017, alcançando, na altura, um empate (1-1) no Estádio do Dragão.

O ex-diretor desportivo do V. Setúbal, Valter Vieira, terá afirmado em escutas que o Benfica prometeu 10 mil euros a cada jogador dos sadinos que defrontaram o FC Porto a 19 de março de 2017, alcançando, na altura, um empate (1-1) no Estádio do Dragão.

"Eles têm de dar a mala. O Benfica tem de se chegar à frente", disse o dirigente vitoriano ao telefone, tendo, depois, confirmado à Polícia Judiciária os incentivos pagos pelas águias, avança a CNN Portugal.

No processo, constam informações sobre o chamado "jogo da mala", que consistiria em alegados incentivos aos clubes que defrontavam os grandes rivais do clube da Luz.

Ainda de acordo com a estação televisiva, há escutas entre Valter Vieira e o ex-futebolista Nélson Lenho, que alinhava no Chaves. O primeiro terá contado ao então lateral que já antes tinham sido oferecidos pelo Benfica 15 mil euros a cada jogador do Belenenses, caso conseguissem bater o FC Porto.

De referir que na altura, os pagamentos para ganhar não eram considerados crimes de corrupção, o que passou a suceder dois meses depois, numa alteração à lei em maio de 2017. Segundo a CNN, por se tratar de pagamentos em dinheiro vivo, não documentados, configuram crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 57 minutos:

ah quem conduz o inquérito é exclusivamente o MP (com apoio material da PJ). O juiz no inquérito pouco pinta, apenas assina mandados para buscas e tal.

E os mega processo nascem logo na fase de inquérito. No fundo são como vulcões: rebentam logo em grande estilo, fazem um cagaçal do crl, chamuscam logo muita gente, mas depois acalmam e quando se chaga ao julgamento, à fase da sentença mesmo, já estão vulcões extintos que não fazem vítima nenhuma.

Como é meu hábito, quando não estou devidamente informado vou ler umas coisas.

E percebi que, embora tenhas razão ao atribuir as culpas ao MP da existência de mega-processos, não é menos verdade que a Lei permite aos Tribunais decidir pela separação dos processos. A requerimento do MP, do ofendido ou do acusado mas também por iniciativa própria desde que estejam em causa alguns pressupostos como, por exemplo, o risco de prescrição dos crimes.

Ou seja, tão culpados são uns como outros. Por isso é que, além do Rosário Teixeira, também nomes como o Carlos Alexandre ou Ivo Rosa sejam figuras mediáticas no espaço público português, coisa que, suspeito, não lhes desagradará.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 7 minutos:

não é menos verdade que a Lei permite aos Tribunais decidir pela separação dos processos.

que é o que aconteceu no Caso Sócrates, em que muitos dos arguidos foram encaminhados para processos próprios, no final da instrução pelo Juiz, já que julgar aquela malta toda, com centenas de volumes de papel para ler, estudar e tratar, seria tarefa que nenhum ser humano poderia fazer.

Mas pelo MP era na boa. Se nao estou em erro até recorreram dessa separação dos processos. Lá está, o apelo do mega-processo é mais forte que eles.

Citação de Descartes, há 9 minutos:

Por isso é que, além do Rosário Teixeira, também nomes como o Carlos Alexandre ou Ivo Rosa sejam figuras mediáticas no espaço público português, coisa que, suspeito, não lhes desagradará.

muito diferente meu caro

O CA e o IR seriam sempre mediáticos por, por uma estupidez do nosso sistema penal (recente até, acho que foi - ironicamente - o Socrates que criou) todos os casos mediáticos lhes passam, por natureza pelas mãos. Agora, mais recentemente ainda, já se desiganram mais uns 5 juizies (julgo) para o TCIC, também chamado de Ticão. E lá está, tudo o que é truta lhes passa pelas mãos, seriam sempre mediáticos. Um procurador, já é algo diferente. Só está e mega processos...se os criar, digamos assim.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fds, só isto? Que pagavam para ganhar? 

Ao menos parece estar explicado a compra daqueles jogadores duvidosos a certos clubes.

Compartilhar este post

Link para o post

Não querendo tirar gravidade a este assunto, porque para mim é grave, mas na altura era prática comum… se a memória não me falha, também foi falado de práticas iguais nos outros grandes

PS - e expulsar o Vieira de sócio, senhor Cão de Loiça, para quando?

Editado por HIM

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 39 minutos:

Não querendo tirar gravidade a este assunto, porque para mim é grave, mas na altura era prática comum… se a memória não me falha, também foi falado de práticas iguais nos outros grandes

PS - e expulsar o Vieira de sócio, senhor Cão de Loiça, para quando?

Outra coisa que é comum:

Trafulhices nos outros clubes: "Malandros, bandidos, corruptos, deviam descer de divisão, os Tribunais deviam pôr mão nisto mas está tudo comprado!..."

Trafulhices no clube que apoiamos: "Epah, eu até condeno isto mas os outros também fazem e ninguém foi preso..."

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 6 minutos:

Outra coisa que é comum:

Trafulhices nos outros clubes: "Malandros, bandidos, corruptos, deviam descer de divisão, os Tribunais deviam pôr mão nisto mas está tudo comprado!..."

Trafulhices no clube que apoiamos: "Epah, eu até condeno isto mas os outros também fazem e ninguém foi preso..."

A conclusão a que queria chegar é que esta notícia é uma mão cheia de nada…

Edit - https://www.abola.pt/nnh/2023-02-23/benfica-cnn-benfica-tera-oferecido-10-mil-euros-a-jogadores-do-v-setubal-para-g/977719

“Na altura, os pagamentos para motivação para ganhar não se enquadravam em crime de corrupção, algo que a lei alteraria meses mais tarde. Mas a CNN explica que, por se terem tratado de pagamentos em dinheiro vivo e que não estão documentados, as águias poderão incorrer em crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.”

Editado por HIM

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 9 horas:

A conclusão a que queria chegar é que esta notícia é uma mão cheia de nada…

Como é que a alegada prática de um crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais é uma mão cheia de nada?

E dizes tu uns posts acima que não querias tirar gravidade ao assunto. Nem quero imaginar o que escreverias caso fosse essa a intenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu recordo-me bem do jogo em questão. As tristes figuras a que o Bruno Varela se prestou por 10k€.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 6 minutos:

Como assim o Ruben Ribeiro quer voltar à República Portuguesa? Para ser engavetado?

Inteligente para isso era ele...

Compartilhar este post

Link para o post

Isso da mala era bem comum na altura sdds quando o Arnold foi para o banco a chorar porque falhou um golo isolado contra o Benfica 😄 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vendo bem onde já anda o Arnold, percebo bem que o homem chorasse pelos 10k 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Foram logo escolher uma boa equipa para a trafulhice, considerando que o Setúbal não ganha ao Porto desde 1989.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 20 minutos:

Foram logo escolher uma boa equipa para a trafulhice, considerando que o Setúbal não ganha ao Porto desde 1989.

Mas empatou os dois jogos para o campeonato do ano que, segundo a notícia, ocorreu a situação. 1-1 nesse jogo em Março que a notícia refere e salvo erro antes tínhamos empatado 0-0.

No ano seguinte levaram duas vezes 5 salvo erro - já era crime nessa altura e portanto a mala acabou 🙂

Dos jogos com o Setúbal só tenho viva memória de uma final da taça que vencemos 1-0 com um golo do Adriano. Recordo-me perfeitamente onde estava nessa final e desse dia.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 59 minutos:

Mas empatou os dois jogos para o campeonato do ano que, segundo a notícia, ocorreu a situação. 1-1 nesse jogo em Março que a notícia refere e salvo erro antes tínhamos empatado 0-0.

No ano seguinte levaram duas vezes 5 salvo erro - já era crime nessa altura e portanto a mala acabou 🙂

Dos jogos com o Setúbal só tenho viva memória de uma final da taça que vencemos 1-0 com um golo do Adriano. Recordo-me perfeitamente onde estava nessa final e desse dia.

Como não te lembras desse 1-1? Íamos finalmente passar para a frente do Benfica após não sei quantas jornadas, o Benfica já era tri portanto não ganhávamos um campeonato há demasiado tempo, mas a equipa jogou mais borrada que a minha filha depois da sesta. E foi um fartote de antijogo, também.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

ou seja...o campeonato era mais competitivo com mala! 18px-MrGreen.svg.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 minutos:

ou seja...o campeonato era mais competitivo com mala! 18px-MrGreen.svg.png

Isso 🙂 Acho que a lei deveria ser revertida em nome da competitividade do futebol português.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 5 horas:

Eu recordo-me bem do jogo em questão. As tristes figuras a que o Bruno Varela se prestou por 10k€.

Igual, porque estive lá e não me lembro de ver um guarda-redes tão vaiado como ele foi nesse jogo. O gajo ainda nao tinham passado 10 minutos e já andava a fingir lesões para passar tempo.

E ainda foi o João Carvalho a fazer o golo do Vitória, se a memória não me falha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 22 minutos:

Igual, porque estive lá e não me lembro de ver um guarda-redes tão vaiado como ele foi nesse jogo. O gajo ainda nao tinham passado 10 minutos e já andava a fingir lesões para passar tempo.

E ainda foi o João Carvalho a fazer o golo do Vitória, se a memória não me falha.

Foi sim senhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

Se a mala acabou no ano seguinte ainda vamos ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto trabalho quando bastava pagar umas putéfias

A corrupção já não é o que era

Olha, putéfias não é censurado. Um gajo ta sempre a aprender.

Editado por FabioK
  • Like 1
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 9 horas:

Citação de HappyKing, há 5 horas:

Citação de Quan Chi, há 4 horas:

Como não te lembras desse 1-1? Íamos finalmente passar para a frente do Benfica após não sei quantas jornadas, o Benfica já era tri portanto não ganhávamos um campeonato há demasiado tempo, mas a equipa jogou mais borrada que a minha filha depois da sesta. E foi um fartote de antijogo, também.

Citação de Solero, há 4 horas:

Citação de Tio Hans, há 4 horas:

Foi sim senhor.

Como "curiosidade", o tópico desse jogo.

Citação de Jimpo, Em 20/03/2017 at 23:15:

Este ano não se falam em malas?

Ou a postura do Setúbal e do Paços foram normais?

Citação de Mesut Ozil, Em 20/03/2017 at 23:22:

Já se falou por aí.

Olhem, foi o nosso amigo @Jimpo que despoletou este caso

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 10 horas:

Como é que a alegada prática de um crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais é uma mão cheia de nada?

E dizes tu uns posts acima que não querias tirar gravidade ao assunto. Nem quero imaginar o que escreverias caso fosse essa a intenção.

Quando se fala de corrupção, achas crimes fiscais algo grave?  
A gravidade que eu não quero tirar é a imoralidade da prática em si, o que é bem diferente da parte legal…

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...