Almeno Publicado 23 Fevereiro 2023 Mas calma, a TVI tem novas revelações para estes dias! Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de Diogo_CFB, há 1 hora: Não me querendo meter nessas coisas, mas o mais "estranho" recentemente foi aquilo do Hachadi (VFC) Não me recordo. O que você Hachadi so 6 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de El Colosso, há 11 horas: O Chiquinho foi comprado à Académica e depois foi no vendido no negócio do Alfa para o Moreirense, com 50% do passe a ficar do lado do Benfica. Na época seguinte, o Moreirense tinha uma proposta do Krasnodar por 10M e o Benfica comprou o resto do passe ao Moreirense E o negócio do João Amaral foi para ajudar a abater algumas dividas que o Vitória tinha, ou ao Benfica ou mesmo no geral, se bem me lembro na altura O negócio do João Amaral é dos mais conhecidos e basta olhar para a substância dos contratos para ficar a cheirar a marosca por todos os lados. Citação de Duda34, há 10 horas: Mas qual é a dúvida de que o Benfica tem sido um centro de negócios para as comissões? É que é """só""" isso. Não me parece ser possível apenas com base nessas compras falar-se em "compras de jogos". Aliás, habilito-me a dizer que devemos ter perdidos pontos com mais do que um clube com os quais fizemos essas negociatas. É confirmar-se os empresários envolvidos em todas essas transações. Eu não sei quem são, mas certamente que não me iria surpreender. O Vieira tinha, e tem, muitos bracinhos que dão e recebem. Eu gostava de ter acesso às explicações, mas já sabemos que auditorias são conceitos vazios no Benfica. Pá, eu não sou jurista, não percebo nada do assunto, nem sei como funciona a justiça portuguesa ao detalhe, mas esse ""só"" é muito arrojado. Primeiro porque são públicas denúncias de vários jogadores a dizer que foram abordados por pessoas a mando do Benfica para facilitarem em jogoso. Segundo, porque eu quero acreditar (para bem da justiça) que o Ministério Público não se lembrou que "pá, o Alfa Semedo fez um penalti meio apalermado, foi comprado pelo Benfica no ano seguinte -> CORRUPTOS!!!!!!!!!!!! Eu quero acreditar que o Ministério Público não se rege pela mesma lógica que impera na caixa de comentários de um qualquer Record. Muito mal nós estaríamos... Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de Jimpo, há 39 minutos: Não me recordo. O que você Hachadi so Benfica terá infringido regras da FIFA na transferência de Hachadi para o Vitória de Setúbal - I Liga - SAPO Desporto Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de Tio Hans, há 11 minutos: Eu quero acreditar que o Ministério Público não se rege pela mesma lógica que impera na caixa de comentários de um qualquer Record. Muito mal nós estaríamos... O caso dos emails foi basicamente isso. Comentários de um bimbo, só que no canal de um clube e não no facebook. 3 Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 23 Fevereiro 2023 ″Paulo Gonçalves foi o elemento preponderante que desencadeou toda a sequência de crimes″ (ojogo.pt) Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de Descartes, há 13 horas: Estou na dúvida se és adepto da tasca ou da claque. É que este comentário ficaria bem num ou noutro. Depende dos dias...hoje em dia sou mais adepto de casa. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de kareca, há 1 minuto: O caso dos emails foi basicamente isso. Comentários de um bimbo, só que no canal de um clube e não no facebook. O caso dos emails ainda está em investigação no megaprocesso de corrupção do Benfica, juntamente com o Mala Ciao, os vouchers, etc. Não comparemos o que um canal de tv diz ou deixa de dizer, com a actuação da justiça. Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de Duda34, há 13 horas: Ele não faz ideia do que fala. É só mais uma… Por acaso não faço ideia, tanto que agradeci a explicação mas o facto de não ser um expert em justiça, não invalida que o futebol português não seja um lodo nem que tu tenhas um ego enorme, que cada post meu, vens expoliar veneno e odio. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de Tio Hans, há 1 minuto: O caso dos emails ainda está em investigação no megaprocesso de corrupção do Benfica, juntamente com o Mala Ciao, os vouchers, etc. Não comparemos o que um canal de tv diz ou deixa de dizer, com a actuação da justiça. O que quero dizer é que o MP mexeu-se pelo barulho feito num canal de TV, como se fosse uma caixa de comentários. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de Diogo_CFB, Em 25/01/2023 at 14:40: Caso dos emails: decisão do processo marcada para 27 de março (ojogo.pt) Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de kareca, há 12 minutos: O que quero dizer é que o MP mexeu-se pelo barulho feito num canal de TV, como se fosse uma caixa de comentários. +-. O ministério público mexeu-se perante factos novos, desconhecidos até então. E qualquer pessoa com um mínimo de distância consegue ver que naquilo que o FJM divulgou no Porto Canal há ali conteúdo que, por si só não configurando qualquer crime, é no mínimo suspeito e merece uma investigação. Nota também que esses mails, sejam os divulgados pelo FJM ou os do blog do mercado de benfica ou lá o que é, valem 0 em tribunal porque foram obtidos de forma ilícita. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de Tio Hans, há 7 minutos: +-. O ministério público mexeu-se perante factos novos, desconhecidos até então. E qualquer pessoa com um mínimo de distância consegue ver que naquilo que o FJM divulgou no Porto Canal há ali conteúdo que, por si só não configurando qualquer crime, é no mínimo suspeito e merece uma investigação. Nota também que esses mails, sejam os divulgados pelo FJM ou os do blog do mercado de benfica ou lá o que é, valem 0 em tribunal porque foram obtidos de forma ilícita. Não estou a passar a mensagem bem. O que estou a dizer é que o MP se mexeu depois da peixeirada da altura, sendo conteúdos verdadeiros ou alterados, e mesmo tendo sido submetidos pelos meios normais. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de Jimpo, há 13 horas: Steven Vitória - 5 jogos (dou de barato porque vinha de 2 épocas a marcar mais de 10 golos no Estoril e era um central grandalhão) - Estoril Candeias - nunca jogou, veio a custo zero - Nacional Diego Lopes - nunca jogou - Rio Ave Pedro Nuno - nunca jogou - Académica Patrick Vieira - quem? comprado ao Marítimo pra emprestar ao Vitória FC Salvador Agra - nunca jogou - Nacional João Amaral - nunca jogou - Vitória FC Chiquinho - está a jogar agora mas todos os negócios envolventes são muito bizarros com um empréstimo ao Moreirense que ainda tiveram de pagar depois no fim 5M (carece de informação exacta) - Académica Alfa Semedo - como foi falado - Moreirense Jhonder Cadiz - nunca jogou - não consigo perceber se era do Vitória FC se estava lá emprestado, mas mais uma vez estes negócios pós empréstimo são shady. Não meto o Filipe Augusto que veio do Rio Ave porque ainda jogou, acredito que tenha sido aposta, o Varela porque foi aposta uma época mas foi mais um a vir do Vitória FC tal como o André Horta mas que eram bons valores. Ainda há a questão daquele Patric que veio do Brasil, é emprestado ao Vitória FC, quase não joga e entra num jogo com o Benfica em que tem a infelicidade de fazer penalty depois dos 90. São muitos negócios de muitos jogadores que nunca contavam desde logo à partida, muitas vezes com os mesmo clubes envolvidos. Curiosamente houve denuncias de jogadores que jogaram nesses clubes, mais suspeita agora de outro jogador (Maritimo, Rio Ave, Moreirense). Isto para não se parecer trafulha... não se pode fazer estar sempre a fazer negócios que dão ar de trafulhice. em suma, não é muito diferente do que o Porto faz estavelmente com o Portimonense dese há anos. A única diferença é que o Porto é monogâmico e assentou arraiais com o Portimonense para estas negociatas e o Benfica andou no poliamor. Citação de Duda34, há 11 horas: É que é """só""" isso. Não me parece ser possível apenas com base nessas compras falar-se em "compras de jogos". é que se entramos or aí, no limite chegamos a uma conclusão que os clubes portugueses não podem comprar jogadores a outros clubes portugueses. O Esgaio vale os 5,5M que custou? Não, então foi esse valor para comprar resultados? O David Carmo vale os 20M que custou? Então o dinheiro foi para comprar resultados? Mas hey, nós temos um futebol tão tóxico, tão de guerrilha, tão de maroscas e desconfianças, tão de trincheiras que não me admiraria que de facto, Portugal singularmente inaugurasse essa regra de que um clube português não pode comprar um jogador a outro clube português, para evitar suspeitas. Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de Tio Hans, há 1 hora: Pá, eu não sou jurista, não percebo nada do assunto, nem sei como funciona a justiça portuguesa ao detalhe, mas esse ""só"" é muito arrojado. Primeiro porque são públicas denúncias de vários jogadores a dizer que foram abordados por pessoas a mando do Benfica para facilitarem em jogoso. Segundo, porque eu quero acreditar (para bem da justiça) que o Ministério Público não se lembrou que "pá, o Alfa Semedo fez um penalti meio apalermado, foi comprado pelo Benfica no ano seguinte -> CORRUPTOS!!!!!!!!!!!! Eu quero acreditar que o Ministério Público não se rege pela mesma lógica que impera na caixa de comentários de um qualquer Record. Muito mal nós estaríamos... Eu não quero acreditar nisso. Eu acredito plenamente nisso. Confio no MP e, inclusivamente, a nossa PJ é das melhores que anda por aí (as pessoas não têm bem a noção disto). Não estou a dizer que não possa haver indícios ou fundamentos mais que suficientes para avançar com uma acusação. O que me incomoda é o papel da comunicação social nestes temas. Veja-se este caso. Um penalty (que, diga-se, olhando o lance nada tem de suspeito) cometido em favor do Benfica e fala-se automaticamente em jogador comprado. Sem apresentação de qualquer outro facto. Isto é uma ingerência desnecessária nas funções de quem trabalha, e bem, no ramo. Tudo para vender. É pena, porque também há jornalismo muito bom em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Fevereiro 2023 Acredito perfeitamente que todos esses negócios de jogadores que o Benfica compra e depois vende sem jogarem ou depois de 2 ou 3 jogos estejam maioritariamente relacionados com comissões. Que seja só isso já tenho mais dificuldade em acreditar, mas é só uma impressão obviamente, não tenho provas para um lado nem para o outro. Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de Jimpo, há 13 horas: Steven Vitória - 5 jogos (dou de barato porque vinha de 2 épocas a marcar mais de 10 golos no Estoril e era um central grandalhão) - Estoril Candeias - nunca jogou, veio a custo zero - Nacional Diego Lopes - nunca jogou - Rio Ave Pedro Nuno - nunca jogou - Académica Patrick Vieira - quem? comprado ao Marítimo pra emprestar ao Vitória FC Salvador Agra - nunca jogou - Nacional João Amaral - nunca jogou - Vitória FC Chiquinho - está a jogar agora mas todos os negócios envolventes são muito bizarros com um empréstimo ao Moreirense que ainda tiveram de pagar depois no fim 5M (carece de informação exacta) - Académica Alfa Semedo - como foi falado - Moreirense Jhonder Cadiz - nunca jogou - não consigo perceber se era do Vitória FC se estava lá emprestado, mas mais uma vez estes negócios pós empréstimo são shady. Não meto o Filipe Augusto que veio do Rio Ave porque ainda jogou, acredito que tenha sido aposta, o Varela porque foi aposta uma época mas foi mais um a vir do Vitória FC tal como o André Horta mas que eram bons valores. Ainda há a questão daquele Patric que veio do Brasil, é emprestado ao Vitória FC, quase não joga e entra num jogo com o Benfica em que tem a infelicidade de fazer penalty depois dos 90. São muitos negócios de muitos jogadores que nunca contavam desde logo à partida, muitas vezes com os mesmo clubes envolvidos. Curiosamente houve denuncias de jogadores que jogaram nesses clubes, mais suspeita agora de outro jogador (Maritimo, Rio Ave, Moreirense). Isto para não se parecer trafulha... não se pode fazer estar sempre a fazer negócios que dão ar de trafulhice. Não foi comprado ao Marítimo, poderá ter sido comprado, mas isso é outra história. Acabou contrato. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 23 Fevereiro 2023 (editado) Citação de Tio Hans, há 1 hora: Não comparemos o que um canal de tv diz ou deixa de dizer, com a actuação da justiça. Infelizmente, dá para comparar. Em proémio deixa-me dizer que nem é culpa do MP. O MP está adstrito a abrir processo sempre quando queixas ou suspeitas de crimes (públicos) lhe cheguem aos ouvidos. Por isso, tem de abrir processos, mesmo que seja por causa de um bimbo na tv a dizer coisas. Mas depois também há uma cultura de mediatismo que se instalou no MP e que é bem perigosa para o o país e muito má para a justiça. Nos últimos anos, diria que pós-Casa Pia, o MP passou a adorar mega-processos, e passou a amar meterem a capa, a máscara do Batman e encarnarem o papel do herói que tem coragem de se meter com os grandes do país, as grande figuras, as grnades instituições (queue para uma música de super-herói a entrar agora). Não, antes que, não estou a dizer que o MP não se devia meter com quem é grande, o que digo é que o MP o faz quase só pelo glamour, sem pensamento estratégico sobre como conduzir um processo desse calibre para o seu bom fim: a condenação. De repente toda a gente sabe o nome Rosário Teixeira apenas e só por ser o procurador no caso contra o Sócrates. Passa a ser herói de facebook, foto na capa do CM, entrevistas, glamour, fausto, maravilha. Interessa pouco - porque eles não são avaliados - que depois o caso quase que soçobre no final da instrução e que ao julgamento só vá uma fracção do caso e que depois no julgamento - se verá - tudo fique por provar e o Sócrates vá só condenado por fraude fiscal (o crime mais simples de provar. Tinha dinheiro, não o declarou ao fisco, fraude fiscal, right there). Aliás, basta ver como acabou o processo Monte Branco em que parecia que ia metade do país dentro e acabou com tudo absolvido. São já um sem fim desses mega processos que depois não dão em nada, investigações feitas com os pés, conjecturas, narrativa do investigador a ser confundida com factos, milhares e milhares de páginas que tornam o caso propenso a erros judiciais e o tornam, na prática injulgável (não há juiz nenhum que consiga analisar com segurança os milhões de páginas do caso Sócrates), ou pelo menos tão prolongados no tempo que não dão em nada, tudo porque o MP, como não é accountable pelos resultados do processo que abre (o que em parte é bom, porque na América a lógica é a inversa e por isso significa que o cidadão não tem hipótese de de safar, seja culpado ou não) e por isso, joga para o julgamento de capa de jornal, o julgamento moral que se faz aquando o caso rebenta e depois se, 15 longos anos depois, ninguém é condenado, afinal não havia provas para a narrativa que o MP construiu, tanto dá, safoda, eu cá (pensa o procurado do MP) já estou noutro mega processo a mandar abaixo o Rei da Lampreia e o Comendador Mato Cerrado e o ex-Ministro Jácome Solha. Portanto, infelizmente, achar que o MP se rege por standards mais elevados que um bimbo na tv (ou que, pasme-se, o Correio da Manhã), não é uma aposta segura, por cá. PS: Estou bem ciente que se algum procurador do MP ler isto, me rebaterá até à morte, mas por defeito de profissão, confesso ter uma visão bem negativa do trabalho do MP, que é quintuplicado em mega-processos, que de si são uma ideia que não lembra a ninguém, e seguramente não serve a justiça, só o mediatismo. Editado 23 Fevereiro 2023 por IlidioMA Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 23 Fevereiro 2023 orelhas a ler as últimas páginas 2 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de El Colosso, há 14 horas: E o negócio do João Amaral foi para ajudar a abater algumas dividas que o Vitória tinha, ou ao Benfica ou mesmo no geral, se bem me lembro na altura tal como o Salvador Agra Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de kareca, há 10 horas: O caso dos emails foi basicamente isso. Comentários de um bimbo, só que no canal de um clube e não no facebook. E como resultados práticos, para já, temos a condenação do bimbo e a fonte presa. Citação de Sima01, há 10 horas: Por acaso não faço ideia, tanto que agradeci a explicação mas o facto de não ser um expert em justiça, não invalida que o futebol português não seja um lodo nem que tu tenhas um ego enorme, que cada post meu, vens expoliar veneno e odio. Citação de IlidioMA, há 9 horas: Infelizmente, dá para comparar. Em proémio deixa-me dizer que nem é culpa do MP. O MP está adstrito a abrir processo sempre quando queixas ou suspeitas de crimes (públicos) lhe cheguem aos ouvidos. Por isso, tem de abrir processos, mesmo que seja por causa de um bimbo na tv a dizer coisas. Mas depois também há uma cultura de mediatismo que se instalou no MP e que é bem perigosa para o o país e muito má para a justiça. Nos últimos anos, diria que pós-Casa Pia, o MP passou a adorar mega-processos, e passou a amar meterem a capa, a máscara do Batman e encarnarem o papel do herói que tem coragem de se meter com os grandes do país, as grande figuras, as grnades instituições (queue para uma música de super-herói a entrar agora). Não, antes que, não estou a dizer que o MP não se devia meter com quem é grande, o que digo é que o MP o faz quase só pelo glamour, sem pensamento estratégico sobre como conduzir um processo desse calibre para o seu bom fim: a condenação. De repente toda a gente sabe o nome Rosário Teixeira apenas e só por ser o procurador no caso contra o Sócrates. Passa a ser herói de facebook, foto na capa do CM, entrevistas, glamour, fausto, maravilha. Interessa pouco - porque eles não são avaliados - que depois o caso quase que soçobre no final da instrução e que ao julgamento só vá uma fracção do caso e que depois no julgamento - se verá - tudo fique por provar e o Sócrates vá só condenado por fraude fiscal (o crime mais simples de provar. Tinha dinheiro, não o declarou ao fisco, fraude fiscal, right there). Aliás, basta ver como acabou o processo Monte Branco em que parecia que ia metade do país dentro e acabou com tudo absolvido. São já um sem fim desses mega processos que depois não dão em nada, investigações feitas com os pés, conjecturas, narrativa do investigador a ser confundida com factos, milhares e milhares de páginas que tornam o caso propenso a erros judiciais e o tornam, na prática injulgável (não há juiz nenhum que consiga analisar com segurança os milhões de páginas do caso Sócrates), ou pelo menos tão prolongados no tempo que não dão em nada, tudo porque o MP, como não é accountable pelos resultados do processo que abre (o que em parte é bom, porque na América a lógica é a inversa e por isso significa que o cidadão não tem hipótese de de safar, seja culpado ou não) e por isso, joga para o julgamento de capa de jornal, o julgamento moral que se faz aquando o caso rebenta e depois se, 15 longos anos depois, ninguém é condenado, afinal não havia provas para a narrativa que o MP construiu, tanto dá, safoda, eu cá (pensa o procurado do MP) já estou noutro mega processo a mandar abaixo o Rei da Lampreia e o Comendador Mato Cerrado e o ex-Ministro Jácome Solha. Portanto, infelizmente, achar que o MP se rege por standards mais elevados que um bimbo na tv (ou que, pasme-se, o Correio da Manhã), não é uma aposta segura, por cá. PS: Estou bem ciente que se algum procurador do MP ler isto, me rebaterá até à morte, mas por defeito de profissão, confesso ter uma visão bem negativa do trabalho do MP, que é quintuplicado em mega-processos, que de si são uma ideia que não lembra a ninguém, e seguramente não serve a justiça, só o mediatismo. Não me parece que a existência de mega-processos seja da responsabilidade do Ministério Público. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de Descartes, há 15 minutos: Não me parece que a existência de mega-processos seja da responsabilidade do Ministério Público. depende do que estejas a falar. Legalmente, sim, a lei tende a favorecer que um arguido seja julgado por tudo de uma assentada, em vez de cada crime em cada processo diferente. Porém, estrategicamente, sim, é responsabilidade do MP. Em vez de se cingirem aos crimes que conseguem de facto demonstrar e condenar (e martelo na tecla da fraude fiscal, novamente) optam por construir casos com 65 crimes, cada qual mais dificil de demonstrar que o anterior, o que é fermento royale para os processos que levedam até a um ponto em que juiz algum os consegue sequer manobrar, quanto mais depurar ou, posteriormente, julgar. E isso sim, é culpa do MP. Prefere o glamour do processo em que está em causa corrupção, peculato, prevaricação e todos esses crimes mais sensacionais, e depois, é vê-los, quantos são, de facto condenados por isso? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de IlidioMA, há 5 minutos: depende do que estejas a falar. Legalmente, sim, a lei tende a favorecer que um arguido seja julgado por tudo de uma assentada, em vez de cada crime em cada processo diferente. Porém, estrategicamente, sim, é responsabilidade do MP. Em vez de se cingirem aos crimes que conseguem de facto demonstrar e condenar (e martelo na tecla da fraude fiscal, novamente) optam por construir casos com 65 crimes, cada qual mais dificil de demonstrar que o anterior, o que é fermento royale para os processos que levedam até a um ponto em que juiz algum os consegue sequer manobrar, quanto mais depurar ou, posteriormente, julgar. E isso sim, é culpa do MP. Prefere o glamour do processo em que está em causa corrupção, peculato, prevaricação e todos esses crimes mais sensacionais, e depois, é vê-los, quantos são, de facto condenados por isso? Estou mesmo a falar por ignorância. Não sei se é o MP que opta por juntar vários casos em mega-processos ou se é decisão judicial. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 23 Fevereiro 2023 Citação de Descartes, há 1 minuto: Estou mesmo a falar por ignorância. Não sei se é o MP que opta por juntar vários casos em mega-processos ou se é decisão judicial. ah quem conduz o inquérito é exclusivamente o MP (com apoio material da PJ). O juiz no inquérito pouco pinta, apenas assina mandados para buscas e tal. E os mega processo nascem logo na fase de inquérito. No fundo são como vulcões: rebentam logo em grande estilo, fazem um cagaçal do crl, chamuscam logo muita gente, mas depois acalmam e quando se chaga ao julgamento, à fase da sentença mesmo, já estão vulcões extintos que não fazem vítima nenhuma. 1 Compartilhar este post Link para o post