Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Campeão Nacional 21/22

Publicações recomendadas

Citação de La Flame, há 2 minutos:

A minha memória desses tempos é apenas superficial, mas, ainda assim, eu duvido muito que isso tenha sido assim.

É que, no final de contas, esta geração ganhou uma competição europeia contra as melhores escolas de formação por essa Europa fora. Já para não falar que o processo de formação de hoje é muito mais pormenorizado e dispõe de maior qualidade do que comparativamente a essa época.

O argumento da Youth League também pode ser desmontável, basta ver que aquele que (para mim) é o melhor dos miúdos da formação, e ainda por uma margem generosa, nem sequer era titular e jogava aos 10 minutos de cada vez. Vai na volta e o Mário Silva é que era um génio e já o estava a preparar para o que ia ser o início da carreira dele como sénior. 😅

De resto, ainda dentro do mesmo tema, fica aqui mais uma curiosidade engraçada. 

Parece-me óbvio que temos na equipa da Youth League jogadores que mereciam mais oportunidades na A do que aquilo que tiveram, mas também é preciso contextualizar as coisas e não achar que daquela equipa só iriam sair craques como às vezes parece ser o consenso geral. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 1 minuto:

O argumento da Youth League também pode ser desmontável, basta ver que aquele que (para mim) é o melhor dos miúdos da formação, e ainda por uma margem generosa, nem sequer era titular e jogava aos 10 minutos de cada vez. Vai na volta e o Mário Silva é que era um génio e já o estava a preparar para o que ia ser o início da carreira dele como sénior. 😅

De resto, ainda dentro do mesmo tema, fica aqui mais uma curiosidade engraçada. 

Parece-me óbvio que temos na equipa da Youth League jogadores que mereciam mais oportunidades na A do que aquilo que tiveram, mas também é preciso contextualizar as coisas e não achar que daquela equipa só iriam sair craques como às vezes parece ser o consenso geral. 

Não consigo perceber onde é que o que eu disse pode ser desmontável. Ganharam o que ganharam e isso é factual, em lado algum eu disse que todos os que lá estiveram eram super mega craques, só disse que não fazia sentido comparar com os outros nomes.

Demonstraram, isso sim, que têm mais do que qualidade para, pelo menos, serem aposta. E não o são. Simples.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 14 minutos:

A minha memória desses tempos é apenas superficial, mas, ainda assim, eu duvido muito que isso tenha sido assim.

É que, no final de contas, esta geração ganhou uma competição europeia contra as melhores escolas de formação por essa Europa fora. Já para não falar que o processo de formação de hoje é muito mais pormenorizado e dispõe de maior qualidade do que comparativamente a essa época.

Havia muito hype em volta do Vieirinha, por exemplo, bem maior do que o dos Diogos agora. Não precisas de duvidar, fomos campeões europeus com dois jogadores sub-21 e nenhum deles foi formado no clube: Bosingwa e Carlos Alberto (e que também não eram titularíssimos, especialmente o Bosingwa). Talvez estivesse nessa equipa mais um ou dois, mas sem grandes minutos para amostra. Depois disso houve uma transição para compra de argentinos, que culminou ali entre 2008 e 2014 com uma equipa que quase nem portugueses tinha, quanto mais jogadores da formação.

Sobre o segundo parágrafo: esta geração é melhor, concordo. Ter ganho uma competição europeia contra grandes equipas é um ótimo prenúncio, mas isso não diz tudo, nem a maior parte da história. Recordas-te daquele Mundial Sub 20 em que caímos na final contra o Brasil, já depois do prolongamento? Fizemos grande Mundial e deixamos pelo caminho Argentina e França, mas se fores ver a equipa, acho que só o Danilo e Cédric calçavam no FC Porto no pico de carreira, e talvez o Sérgio Oliveira, que no entanto só chegou à sua melhor versão 10 anos depois. Comparar essa equipa com a de 1991 até dói, e no entanto a diferença é que em 1991 o jogo foi a penálties e bateu para o nosso lado.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 1 minuto:

Não consigo perceber onde é que o que eu disse pode ser desmontável. Ganharam o que ganharam e isso é factual, em lado algum eu disse que todos os que lá estiveram eram super mega craques, só disse que não fazia sentido comparar com os outros nomes.

Demonstraram, isso sim, que têm mais do que qualidade para, pelo menos, serem aposta. E não o são. Simples.

Então também podes achar legítimo o treinador achar que não precisa de apostar nele quando os jogadores que tem na A já ganharam taças, campeonatos, presenças nos quartos da Champions... 

Pá, eu concordo contigo. Temos miúdos com mais que qualidade para jogarem na A, renderem mais do que os crónicos titulares e saírem por valores acima dos tabelados pelo Mendes, só acho que não é preciso esse tipo de argumentos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 minutos:

Havia muito hype em volta do Vieirinha, por exemplo, bem maior do que o dos Diogos agora. Não precisas de duvidar, fomos campeões europeus com dois jogadores sub-21 e nenhum deles foi formado no clube: Bosingwa e Carlos Alberto (e que também não eram titularíssimos, especialmente o Bosingwa). Talvez estivesse nessa equipa mais um ou dois, mas sem grandes minutos para amostra. Depois disso houve uma transição para compra de argentinos, que culminou ali entre 2008 e 2014 com uma equipa que quase nem portugueses tinha, quanto mais jogadores da formação.

Sobre o segundo parágrafo: esta geração é melhor, concordo. Ter ganho uma competição europeia contra grandes equipas é um ótimo prenúncio, mas isso não diz tudo, nem a maior parte da história. Recordas-te daquele Mundial Sub 20 em que caímos na final contra o Brasil, já depois do prolongamento? Fizemos grande Mundial e deixamos pelo caminho Argentina e França, mas se fores ver a equipa, acho que só o Danilo e Cédric calçavam no FC Porto no pico de carreira, e talvez o Sérgio Oliveira, que no entanto só chegou à sua melhor versão 10 anos depois. Comparar essa equipa com a de 1991 até dói, e no entanto a diferença é que em 1991 o jogo foi a penálties e bateu para o nosso lado.

Claro que não. Mas, pelo menos a mim, diz mais do que ser "simplesmente" campeão nacional de juvenis ou de juniores, a "bater em mortos" e a jogar contra equipas com uma qualidade na formação claramente inferior. Para além de todo o pedigree competitivo que dá aos jogadores em tão tenra idade e com o qual os Vieirinhas e Bosingwas se calhar só sonhavam.

Quanto a esse mundial de sub-20, não me parece ser grande amostra. Em termos puramente práticos, sim, concordo que foi um "grande Mundial". Só que se formos a analisar essa equipa e essa forma de jogar, facilmente se encontram paralelismos com a seleção principal de agora, do Fernando Santos. Equipa claramente vocacionada para defender, com muitos nomes na altura questionáveis e onde muitos deles não tinham quase espaço para mostrar tudo o que sabiam. Mas isto já foge um bocado áquilo que se está a discutir. Vou voltar a estabelecer a comparação com a Youth League: muitos daqueles jogadores não tinham, nos seus clubes, a experiência em jogos de dificuldade acrescida e toda a preparação que isso implica que hoje os miúdos têm. Sejam os nossos, sejam os do Leipzig, sejam os do Shakhtar ou os do Midtjyland. É factual. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 3 minutos:

O mais interessante é que os melhores laterais que temos vão todos sair e já saíram. João Pedro é um gajo bem interessante, lembra imenso o Danilo mas conta para o totobola, o Janko era outro, muito bom mas nem teve uma hipótese real, o Tomás todos já sabemos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 1 minuto:

Então também podes achar legítimo o treinador achar que não precisa de apostar nele quando os jogadores que tem na A já ganharam taças, campeonatos, presenças nos quartos da Champions... 

Pá, eu concordo contigo. Temos miúdos com mais que qualidade para jogarem na A, renderem mais do que os crónicos titulares e saírem por valores acima dos tabelados pelo Mendes, só acho que não é preciso esse tipo de argumentos. 

Não, estás a fugir ao que se está a debater, porque o que eu estou a comparar é entre jogadores da formação de duas eras diferentes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 1 minuto:

Não, estás a fugir ao que se está a debater, porque o que eu estou a comparar é entre jogadores da formação de duas eras diferentes

Lá está, não preciso da Youth League para nada. O Barcelona do print que meti aí acima também venceu a Youth League, é de uma geração diferente e não tem um décimo do talento daquele que reconheço à geração do Porto. Pegando num exemplo mais próximo, o Gonçalo Esteves podia fazer o percurso nos juniores sem ganhar título relevante nenhum que não deixava de lhe reconhecer talento para singrar no futebol sénior. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 3 minutos:

Lá está, não preciso da Youth League para nada. O Barcelona do print que meti aí acima também venceu a Youth League, é de uma geração diferente e não tem um décimo do talento daquele que reconheço à geração do Porto. Pegando num exemplo mais próximo, o Gonçalo Esteves podia fazer o percurso nos juniores sem ganhar título relevante nenhum que não deixava de lhe reconhecer talento para singrar no futebol sénior. 

O meu ponto é este: os jogadores de agora estão incomparavelmente melhor preparados do que o que os Vieirinhas, Helders Barbosas e Castros alguma vez sonharam estar. E, por isso, não faz sentido, para mim, comparar.

Era só isso.

Nunca me viste dizer que por terem ganho a competição X deviam ser todos titulares indiscutíveis da equipa principal.

Editado por La Flame

Compartilhar este post

Link para o post

Também não deixa de ser interessante usarem como exemplo um clube que esteve 19 anos sem ganhar um campeonato….. longe!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alvin Kamara, há 2 minutos:

Também não deixa de ser interessante usarem como exemplo um clube que esteve 19 anos sem ganhar um campeonato….. longe!!!

Estamos a assistir à Sportinguização do nosso clube. É só fazer os paralelismos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 6 minutos:

Estamos a assistir à Sportinguização do nosso clube. É só fazer os paralelismos. 

Por ninguém querer que fiquemos iguais ao piores que o Sporting é que estamos a discutir isto. 19 anos sem campeonatos não… até parece que era a primeira vez. E quem resolveu isso é a mesma pessoa que nos está a levar de volta a esse caminho. 
O que interessa é ser campeão, que se f*da se depois não houver dinheiro para o clube continuar de portas abertas ou ser competitivo. Está tudo a pensar no curto prazo quando devíamos estar a pensar no médio/longo prazo. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 32 minutos:

O meu ponto é este: os jogadores de agora estão incomparavelmente melhor preparados do que o que os Vieirinhas, Helders Barbosas e Castros alguma vez sonharam estar. E, por isso, não faz sentido, para mim, comparar.

Era só isso.

Nunca me viste dizer que por terem ganho a competição X deviam ser todos titulares indiscutíveis da equipa principal.

Já se falava do Vieirinha com 17 anos, no entanto estreia-se com 19/20 anos sem ter tido grandes oportunidades e acaba recambiado para a Grécia. Ainda teve algum tempo no Wolfsburg e a titular. Também não estamos a falar dos anos 80, em 2004 já havia Olival e equipa B.

O Hélder Barbosa acho que chega mesmo a ter minutos com 17 anos mas depois vai para a Académica. O Jesualdo chama-o em janeiro mas só entrava a partir do banco, quando entrava. Também acabou por sair.

É muito difícil fazer mais paralelismos porque depois o clube fica praticamente 100% internacional (com um Tozé a aparecer de longe a longe). Só em 2014 é que aparece o Rúben Neves, que na altura vem para a equipa A devido a um conjunto de fatores: Fernando saiu, Agu lesionou-se e o Porto ainda andava a namorar Illaramendi e Casemiro.

Continuas a ter razão se insistires que hoje em dia tem melhor preparação, mas isso vale para a preparação dos séniores, também.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alvin Kamara, há 29 minutos:

Clube esse que viveu os seus melhores tempos quando não teve medo de aposta na prata da casa,seja em 01-02,04-05,15-16 e 20-21.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 17 minutos:

Já se falava do Vieirinha com 17 anos, no entanto estreia-se com 19/20 anos sem ter tido grandes oportunidades e acaba recambiado para a Grécia. Ainda teve algum tempo no Wolfsburg e a titular. Também não estamos a falar dos anos 80, em 2004 já havia Olival e equipa B.

O Hélder Barbosa acho que chega mesmo a ter minutos com 17 anos mas depois vai para a Académica. O Jesualdo chama-o em janeiro mas só entrava a partir do banco, quando entrava. Também acabou por sair.

É muito difícil fazer mais paralelismos porque depois o clube fica praticamente 100% internacional (com um Tozé a aparecer de longe a longe). Só em 2014 é que aparece o Rúben Neves, que na altura vem para a equipa A devido a um conjunto de fatores: Fernando saiu, Agu lesionou-se e o Porto ainda andava a namorar Illaramendi e Casemiro.

Continuas a ter razão se insistires que hoje em dia tem melhor preparação, mas isso vale para a preparação dos séniores, também.

Eu concordo contigo, nunca foi política do clube. Mas também não estamos com a mesma saúde financeira nem qualidade de outros tempos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, Agora:

Eu concordo contigo, nunca foi política do clube. Mas também não estamos com a mesma saúde financeira nem qualidade de outros tempos. 

Nem temos política de clube se formos a pensar.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 5 minutos:

Clube esse que viveu os seus melhores tempos quando não teve medo de aposta na prata da casa,seja em 01-02,04-05,15-16 e 20-21.

Não diria que em 2001/02 apostaram forte na prata da casa, tirando Hugo Viana e RQ7 e resto eram jogadores feitos, a maioria deles sem formação no Sporting. Teve muito mais prata da casa em 2013/14, por exemplo, uma temporada que considero positiva dado o passado recente.

Citação de Solero, há 1 minuto:

E que estivéssemos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 6 horas:

É exatamente esse o problema. É pensarem que qualquer um que tenha essa idade pode ser titular de caras num clube como o Porto.

A fazer comparação direta com o Nuno, o Nuno é um prodígio. É simplesmente melhor que o Tomás, é por isso é titular e vai a seleção

Só pode ser por isso. Porque to miúdo tem 19 anos... Parece que já destruiu a carreira..

O Nuno foi à selecção e é reconhecido como prodígio pois o Amorim chega e senta o Acuna. 

De resto, mesmo sem selecção A, o sporting teve mais 1 jovem regularmente titular e mais 3 foram campeões. Passando para formados em alvalade, somamos mais 3. E nem juntando o que veio como talento garantido.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso de ser política ou não, nada me diz. O que interessa é serem jogadores capazes de jogar no clube. Se forem da formação melhor porque mais barato ficam. O problema é estarmos a desperdiçar alguns talentos que claramente teriam qualidade de cá jogar. E nem falo do Tomás Esteves porque não me parece um fenómeno nenhum. Fábio Vieira à cabeça. Mesmo a carreira do diogo Costa está a ser mal gerida. Já podia ter dois anos num rio ave ou Guimarães. Vitinha também achei péssimo vender o gajo. 
Dalot acho que foi burro a sair quando saiu porque seria titular na época seguinte  

Leite, baro e Fabio Silva nunca achei nada demais tbh 

Mas claro que boa parte dos adeptos romantiza imenso os da formação e entendo. Eu não sou assim mas percebo. 

Editado por Harry Kane
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 31 minutos:

A lesão do Mikel não tem qualquer relação com a promoção do Rúben. Tanto é que o Rúben estava no treino em que o Mikel se aleijou.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

A lesão do Mikel não tem qualquer relação com a promoção do Rúben. Tanto é que o Rúben estava no treino em que o Mikel se aleijou.

Essa foi uma pré-época que segui bastante em particular, e não tinha essa ideia. Recordo-me de se falar no Agu para titular pelo menos enquanto o Lopetegui não conseguisse o reforço para essa posição. Quando se lesiona, restava Rúben Neves. Penso que o Casemiro chega ainda antes do primeiro jogo oficial (?) mas o Rúben Neves acaba por jogar na mesma contra o Lille.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 7 horas:

É exatamente esse o problema. É pensarem que qualquer um que tenha essa idade pode ser titular de caras num clube como o Porto.

A fazer comparação direta com o Nuno, o Nuno é um prodígio. É simplesmente melhor que o Tomás, é por isso é titular e vai a seleção

Só pode ser por isso. Porque to miúdo tem 19 anos... Parece que já destruiu a carreira..

No dia seguinte eu também ganho o Euro Milhões. Todas as semanas.

O argumento é sempre esse, de resto. Os que vingam são bons, os que ficam pelo caminho são maus. O que não se entende é que, se a aposta em jogadores jovens fosse objectiva e factual, toda a gente o fazia e isto era como somar 2+2. Não é, e dependerá sempre do quanto se acredita neles para o futuro, sim, mas também para o imediato. Para jogarem agora e acrescentarem. E é aí que as vistas de muitos ficam curtinhas, incluindo as de muito boa gente na alta roda do futebol.

Felizmente, ainda há quem não as tenha. Hoje em dia toda a gente se baba com o Nuno. Mas quero ver quando desses teriam exactamente a mesma confiança quando o Amorim empurrou o Acuña para central, extremo e depois para o banco, para meter lá o miúdo a jogar. Quando ele, na prática, sentou um dos activos mais valiosos do clube à data, um internacional argentino que gozava de um bom apoio junto do grosso dos adeptos e que acabou por rumar ao Sevilla. Um jogador que, se jogasse à direita, pegava nos laterais-direitos todos do Porto, juntava-os num novelo de lã e saía a jogar com eles (e eu nunca fui fã do Acuña).

É essa a diferença fundamental. Ou há confiança para apostar nestes talentos e tudo a seguir se sucede naturalmente, ou não há. Se não há e se assume esse caminho, é natural que os jovens procurem outras paragens que sejam mais favoráveis e positivas para eles. É por isso que agora o Sporting até rouba jovens talentos a um rival, mas há pouco tempo atrás nem atirando dinheiro para a mesa conseguiu renovar com o Tiago Djaló, por exemplo. Na altura, a resposta dele foi a de muitos jovens no mesmo caso: "vou para onde possa ter oportunidades".

É também por isso que o Gonçalo sai do Porto, neste caso concreto. Porque o pai correu o risco com o Tomás e deu no que deu. À segunda, nem ele nem o filho quiseram correr esse risco.

Citação de IlidioMA, há 6 horas:

nem é uma questão de dinheiro.

é memso uma questão de ver, por exemplo, o que o FCP fez com/aos 4 Diogos que em 2017 iam ser o futuro da defesa do Porto e da selecção. Estamos em 2021 e afinal, o Dalot é que foi esperto, leu em antecipação, pôs-se ao fresco.

"Ah mas não foi para melhor; o Man Utd não lhe dei mais oportunidades que o Porto". Seja como for já jogou num grande clube (impossivel ter certeza, mas arriscaria que jogou mais no Man Utd que jogaria no Porto, no mesmo periodo), esteve agr em bom plano no Milan, e foi ao Euro.

O Digo Costa anda há 3 anos a aquecer o banco, sempre com a promessa "espera aí quietinho, que é este ano que tu te tornas o novo Vitor Baía". E o tempo passa....

O Diogo Queiros tb foi corrido sem nunca ser aposta ("ah era o pior". Sim, certo, mas até o Ferro, que é 7 vezes pior, chegou a ser aposta no Benfica, a ver se dava).

O Diogo Leite anda lá, idem aspas como o Diogo Costa, mas substiuindo "o novo Vitor Baía" por "o novo Jorge Costa". E o tempo também passa...

E vão vendo Marcanos serem recomprados sem sentido nenhum. E Fabios Cardosos; e Nanus; e Manafás. Etc, etc, etc.

Querem que o Esteves fique....para quê, exactamente? Só para não ir para outro lado? É legitimo, atenção, há contrato. Mas também é sacanice.

Quando se falou aqui há uns anos que a FIFA queria impor um limite de jogadores que um clube podia ter com contrato profissional (o limite era agressivamente baixo) eu fui contra e até andei a marrar com o Descartes no tópico disso. Mas devo afirmar que revi a minha posição. Porque afinal os clubes são o Mário Centeno e só querem o talento para fazer cativações; não para os usar.

Venha o tal limite. Obriguemos os clubes a fazer escolhas. A serem, verdadeiramente, pensados, planeados e geridos.

Estás carregado de razão em todos os posts que fizeste aqui, mas este então é na mouche. Subscrevo por inteiro, porque também estou cada vez mais do lado de quem quer limitar os clubes e forçá-los a fazer escolhas definitivas. Acredito que, no mínimo, evitaria muitos casos de malta talentosa que, por ficar 1 ou 2 anos na prateleira, perde completamente a aura que trazia e acabava por não chegar onde podia chegar. Malta que coloca a sua projecção em suspenso porque o clube prometeu que vai apostar neles amanhã. Mas o amanhã nunca chega.

Citação de George Kaplan, há 4 horas:

O sistema de scout já nao funciona porque todos os clubes conhecem todos os jogadores bons. E o Porto vivia muito destes negocios, comprar barato e vender caro, que facilitava muito para manter no plantel alguns jogadores das camadas jovens até que estes fossem vendidos por milhoes.

Funciona sim, e irá sempre funcionar. Há exemplos até mais modestos que o Porto por essa Europa fora, como o Genk.

A diferença é que o Porto deixou de viver desses negócios porque, arrisco dizer, eles sempre surgiram por uma ou outra ligação específica com um empresário (sobretudo na América do Sul e no México) e não por pura competência na prospecção e observação. Quando essa ligação se foi, a fonte acabou e outros tomaram esse lugar. Mas a estratégia continua a estar lá e a ser não só viável como ainda recomendável.

Citação de La Flame, há 3 horas:

O Leite até pode ter sido o 13º com mais minutos, mas convém, sobretudo, tentar perceber o porquê.

Para isso, basta ver quanto tempo o Pepe passou lesionado, quanto tempo estivemos sem o Mbemba, também, e, depois, juntar-lhe o Marcano, que, em condições ótimas, partiria à frente do português.

Ainda podemos ir mais longe e considerar os jogos tremidos que foram caracterizando a nossa época onde o Leite entrava para defender o resultado.

Contudo, é essencial considerar as séries de jogos claramente positivos que o puto fez (onde, inclusive, chegou a ser o melhor em campo, pasme-se) e a forma como abancava logo de seguida sem qualquer justificação. Até o Pepe jogava lesionado, por exemplo. Ou o Sarr, que chegou aqui e jogava mais do que o Diogo (só a meio da época ficou para trás).

Posto isto, isto em lado algum se chama aposta ou qualquer m*rda parecida que queiram apelidar. Chama-se tapar buracos. 

Isto para dizer que números e estatísticas valem o que valem; ou seja, quase nada. Principalmente se só olharmos a eles e nos abstrairmos de tentar perceber o porquê dos mesmos.

A este ritmo, o Leite vai acabar por estagnar, vai perder o timing de evolução para progredir a carreira, vai finalmente sair para um clube do mesmo nível (com sorte) ou pior e vai acabar por ter uma carreira 2 ou 3 patamares abaixo daquele onde poderia chegar, se simplesmente tivesse sido gerido um pouquinho melhor.

Vi este filme, pelo menos, 10 a 15 vezes no Sporting, com malta talentosa. Aqueles que, como ficaram pelo caminho, rapidamente nos dizem que afinal não eram assim tão bons (nunca são). Acho que estamos prestes a começar a vê-lo no Benfica. E no Porto, como isto funciona a longo prazo, é esperar 2 ou 3 anos para ver os resultados com a malta que já está pronta para brilhar, hoje. No imediato.

Aqui, quem fala do Leite também fala do Baró, por exemplo.

Citação de George Kaplan, há 3 horas:

Acredito tambem que esse caminho seja o melhor. Reconstruir. Mas todos os portistas tem que estar preparados para ficar varios anos sem titulos e com probabilidade sem champions. Nao digo que nao possam ganhar, mas vejo muito dificil. E poucos sao os portitas com mais de 50 anos que eu conheça que aceitem isso. Talvez seja este problema. Haver muita gente para quem o titulo todos os anos tenha que ser uma realidade

Novamente, o Sporting prova que essa é uma premissa errada. Com meia dúzia de contratações locais/baratas e não particularmente geniais, juntamente com a aposta em 4 ou 5 jovens da formação, conquistou o título frente a uma equipa que gastou 100M€ em jogadores de maior estatuto e renome e frente a um Porto que leva 4 anos de rotinas e trabalho e também tinha um plantel superior (agora nem por isso, porque uns vão a subir e outros vêm a descer). Foi do 8 ao 80 em 14 meses.

Não tenho dúvidas nenhumas de que o Porto, com uma base assente apenas em alguns destes jovens e alguns dos principais jogadores que já tem (até poderia vender um Corona e um Sérgio Oliveira), conseguiria os mesmos ou até melhores resultados do que aqueles que tem tido nos últimos anos.

Citação de Mica, há 2 horas:

Sim, mas o que se esperava do Bruno Vale, Vieirinha, Hélder Barbosa e Castro era mais ou menos o mesmo do que se espera de muita malta desta geração.

Um dos poucos que me recordo que foi aposta e até regressou foi o Hélder Postiga.

Com todo o respeito, esses jogadores seriam autênticos cepos ao lado de alguns dos jovens desta geração. O Porto teve/tem, na minha opinião, 6 ou 7 potenciais talentos de top mundial a sair da formação nos últimos anos. Uns mais evidentes, outros mais dependentes do contexto ideal. Mas todos eles com talento suficiente para chegarem bem lá acima. É a "geração de ouro" que Sporting e Benfica também já tiveram, na década passada.

Ah, edit rápido: se há gajo que preferia cortar uma perna a favorecer um jogador só porque é seu filho, é o Conceição. Nunca na vida os filhos dele estão no plantel por essa razão.

Editado por Poeira
  • Like 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de George Kaplan, há 4 horas:

Também, mas o conceito de que os clubes so podem gastar aquilo que entra (de maneira mais ou menos linear) só funciona para os clubes grandes com principes a injectar dinheiro. O conceito do FPF actual nao funciona para os clubes normais, principalmente quando hoje em día podes ter centenas de jogadores e os clubes grandes que podem oferecer mais dinheiro levam tudo que é puto sul americano com um pouco de talento (por exemplo M. City). Hoje em dia um Pepe de turno nao passa por Portugal, mas faz parte do Castilla ou esta emprestado na Holanda por um de estes clubes. O sistema de scout já nao funciona porque todos os clubes conhecem todos os jogadores bons. E o Porto vivia muito destes negocios, comprar barato e vender caro, que facilitava muito para manter no plantel alguns jogadores das camadas jovens até que estes fossem vendidos por milhoes.

Ou sejá, eu entendo o equilibro que falas, mas nao o vejo com este sistema de FPF. Talvez fosse pensado com esse objetivo, mas a verdade é que nao existe.

Mas concordo que os clubes nao sao bem geridos em geral. Mas os interesses economicos de hoje em día (empresarios, patrocinios, etc) nao permitem que um jogador fique muito tempo parado, o que dificulta a vida dos dirigentes. Nao interessa a carreira do jogador, interessa que vá para o maximo de clubes possiveis para vender camisolas e para entrar comissoes. Tipo o carrossel do Mendes ou os tipicos Balotellis da vida.

E nao é so aqui que os clubes terminam por vender tudo e mais alguma coisa das camadas jovens. Basta vir aqui ao lado ver o Barcelona. Vendem quase tudo que sai das camadas jovens para conseguir manter o nivel alto do plantel (ou seja para encher o rabo do Messi com ''pesetas'').

Temos o exemplo do Atalanta a demonstrar que ainda continua a ser possível, dou o exemplo deles porque é o mais conhecido atualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá apostar logo em 7 miudos então, para jogarem todos de inicio. Aliás, o Tomás Esteves que fez uns espantosos 10 jogos como titular no Reading, tem que ser titularissimo num Porto de Champions e que quer ser campeão.

Cada um vale 100 Milhões no fim do ano, é só jogarem. E ficamos safos do FPF para sempre.

Eu concordo que se tenha que apostar num ou noutro, mas também se tem de por de lado a romantização da questão.

Porque daqui a 2 anos, metade dos que agora pedem essa aposta desmedida na formação, vão estar f*didos por não se ganhar nada

Temos que ter noção.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...