Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Campeão Nacional 21/22

Publicações recomendadas

O mal é que até podemos abordar um jogo em 4-3-3, mas basta apertar um bocado que volta logo tudo ao mesmo. Não há continuidade, não há coerência e, consequentemente, isso não traz frutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me sinto confortável a discutir esquemas taticos, apesar de concordar com a vossa visão

No ano passado li uma entrevista do Carlos Carvalhal, acho que foi para a tribuna expresso mas não consigo encontrar o link 😞 ,onde ele falava dos diferentes esquemas que as equipas dele apresentam quando estão em ataque e na defesa.

Acho que conseguimos ver isso quando vemos um jogo do Porto, em ataque jogamos numa especie de 3 5 2 / 3 5 1 1 (quando o Taremi desce), dito isto e como foi visto no final da época passada, o mais importante alem das rotinas treinadas no treino é ter as peças certas em campo

Olhando ao potencial 11 para Domingo em teoria a unica mudança é do Bruno pelo Uribe, mas todos sabemos que na pratica não será assim.

O actual Sergio Oliveira ainda está mais pastelão, o Uribe acabou a epoca em alta rotação e o Bruno não tem metade da qualidade IMO, Manafa e Toni também parecem piores do que no final da época 

Não quero já fazer funerais, mas acertar no 11 é meio caminho andado para a vitoria 😄 

Editado por a.lopes

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já só quero que chegue domingo. Que saudades do dragão 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Atlanta sabe que pelo preço que podia ter levado o Horta que consegue levar antes o Corona?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 8 minutos:

O Atlanta sabe que pelo preço que podia ter levado o Horta que consegue levar antes o Corona?

15 milhões? Não me parece.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 1 minuto:

Ficava a faltar um ala esquerdo em condições de qualquer maneira... Não vejo o Díaz nem o Pepê a jogarem nesse papel, até acho que seria contra-producente tendo em conta as caraterísticas deles.

Estou 100% de acordo é com o que tu e o Mica disseram, vender excedentários e a malta que precisamos para fazer €€€, contratar um lateral-esquerdo para titular, passar a 433 e siga para bingo.

O Carvalhal conseguiu fazer isso com o Galeno com relativo sucesso. Ainda por cima o Díaz já está habituadíssimo a missões defensivas, acho que não iria estranhar esse papel. O Pepê também tem sido uma agradável surpresa pelo facto de já evidenciar uma boa compreensão do jogo. Para quem acabou de chegar do Brasileirão já revela uma cultura táctica bem interessante.

Percebo o que dizes quando consideras que seria algo contra-producente face às características dos jogadores - tanto o Díaz como o Pepê aparecem muito bem em zonas de finalização, tanto é que até podem jogar perfeitamente como SA, e nessas funções ficariam mais longe do golo. De qualquer forma, eles também são gajos que precisam de espaço para fazer a diferença (não se sentem muito confortáveis em espaços curtos) e fixá-los mais à linha, como o Carvalhal fez com o Galeno, permite encarar os adversários de frente no 1x1, onde são fortíssimos, e cavalgar metros com outra liberdade. Quem não se recorda daquele golaço do Díaz no Etihad, contra o City? Ele gosta (e precisa) é de espaço aberto para poder romper à vontade. O Perisic também jogou sempre mais adiantado no terreno e o Conte, no Inter, colocava-o nessa posição e ele cumpria bem. O mesmo para o Ashley Young, por exemplo.

Desculpem as minhas alucinações...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, Agora:

O Carvalhal conseguiu fazer isso com o Galeno com relativo sucesso. Ainda por cima o Díaz já está habituadíssimo a missões defensivas, acho que não iria estranhar esse papel. O Pepê também tem sido uma agradável surpresa pelo facto de já evidenciar uma boa compreensão do jogo. Para quem acabou de chegar do Brasileirão já revela uma cultura táctica bem interessante.

Percebo o que dizes quando consideras que seria algo contra-producente face às características dos jogadores - tanto o Díaz como o Pepê aparecem muito bem em zonas de finalização, tanto é que até podem jogar perfeitamente como SA, e nessas funções ficariam mais longe do golo. De qualquer forma, eles também são gajos que precisam de espaço para fazer a diferença (não se sentem muito confortáveis em espaços curtos) e fixá-los mais à linha, como o Carvalhal fez com o Galeno, permite encarar os adversários de frente no 1x1, onde são fortíssimos, e cavalgar metros com outra liberdade. Quem não se recorda daquele golaço do Díaz no Etihad, contra o City? Ele gosta (e precisa) é de espaço aberto para poder romper à vontade. O Perisic também jogou sempre mais adiantado no terreno e o Conte, no Inter, colocava-o nessa posição e ele cumpria bem. O mesmo para o Ashley Young, por exemplo.

Desculpem as minhas alucinações...

Mas para jogares assim, normalmente o central esquerdo é um gajo de outras caraterísticas que pode ajustar e fazer uma linha de quatro ocasionalmente. O Leite podia assumir esse papel mas só no momento defensivo, ofensivamente é curto para isso. Faltava sempre uma peça ali, a meu ver.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 6 minutos:

Ai não que até choras. 

Compartilhar este post

Link para o post

Antevendo o que possa vir a acontecer, nem ficava chateado com os 15 milhões

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 11 minutos:

Ojogo diz que eram 15M a pronto!

Até o Xaninho ia no pack

Compartilhar este post

Link para o post

por esse valor a pronto, até a filha do PDC ia junto com o Corona que eles ficavam malucos só de ver esse dinheiro a entrar no bolso.

Editado por Banks29

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 2 minutos:

Mas para jogares assim, normalmente o central esquerdo é um gajo de outras caraterísticas que pode ajustar e fazer uma linha de quatro ocasionalmente. O Leite podia assumir esse papel mas só no momento defensivo, ofensivamente é curto para isso. Faltava sempre uma peça ali, a meu ver.

Isso também é verdade. O Carvalhal conta com um Sequeira que é bem competente com bola e ainda saca grandes cruzamentos e o Conte, por exemplo, também tinha um craque para desempenhar esse papel no Inter (Bastoni).

Nós temos o Leite ou o Zaidu, é bem diferente. O Zaidu até tem essas rotinas mas pronto, é o Zaidu...
O Leite, com trabalho, podia chegar lá porque um dos seus pontos fortes até é precisamente sair a jogar com muita segurança e com tempo e confiança podia crescer ainda mais no momento ofensivo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 17 minutos:

Isso também é verdade. O Carvalhal conta com um Sequeira que é bem competente com bola e ainda saca grandes cruzamentos e o Conte, por exemplo, também tinha um craque para desempenhar esse papel no Inter (Bastoni).

Nós temos o Leite ou o Zaidu, é bem diferente. O Zaidu até tem essas rotinas mas pronto, é o Zaidu...
O Leite, com trabalho, podia chegar lá porque um dos seus pontos fortes até é precisamente sair a jogar com muita segurança e com tempo e confiança podia crescer ainda mais no momento ofensivo.

Não achas que o Leite rendia mais num 433 de posse? Ganhava mais segurança com a proteção de um meio campo a 3, ele tem uma cultura com bola igual ao ADN seleção espanhola. 

As exibições dele no Sub-21 mostram-me mais segurança do que no clube.

Editado por fsociety

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fsociety, há 4 minutos:

Não achas que o Leite rendia mais num 433 de posse? Ganhava mais com a proteção de um meio campo a 3, ele tem uma cultura com bola igual ao ADN seleção espanhola. 

Sim, ou num 4-3-3 de maior domínio e controlo do jogo ou então num esquema de 3 centrais que também permitia disfarçar um pouco aquela que eu considero ser a sua principal lacuna - posicionamento. Numa defesa a 3 não ficava tão exposto e teria outra "protecção".

O Tomás é outro que também só fará carreira nesse tipo de contexto. Não o podem colocar num gegenpressing louco porque ele nunca dará conta do recado. É jogador de ritmos mais lentos, futebol mais pausado e menos vertical. Ou joga como lateral que procura mais movimentos interiores (fazendo lembrar um bocado o Danilo nos tempos do Porto) ou então terá que ser adaptado ao meio-campo. Como opção de recurso ainda pode funcionar como central pela direita, num 3-5-2/3-4-3.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fsociety, há 6 horas:

Não achas que o Leite rendia mais num 433 de posse? Ganhava mais segurança com a proteção de um meio campo a 3, ele tem uma cultura com bola igual ao ADN seleção espanhola. 

Opah independentemente do sistema não consigo achar piada ao Leite, não é horrível como um Abdoulaye mas também não é extraordinário tipo Militão.

Tabem que ele sai bem a jogar e a malta do cmpt fica logo com a água na boca por causa disso mas o gajo é uma andorinha a defender,e mesmo nos sub 21 não esteve nada de especial, Paulo Oliveira-Ilori por exemplo mostraram mais qualidade e potencial que os Diogos e quer o Paulo e o Tiago tiveram carreiras banais.

Posso estar enganado mas não o vejo a ir mais longe que um Braga ou um Vitória,vou ficar admirado se o Leite tiver uma melhor carreira que o Vitinha ou o Fábio.

Compartilhar este post

Link para o post

Também não consigo ver o potencial que muita gente vê no leite. 

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do potencial que estamos a falar. Não lhe vejo potencial ao nível de se tornar num dos melhores centrais do mundo, mas para ser titular no Porto e sair daqui por uns 30M€ para um bom clube europeu já sim. 

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 10 minutos:

Depende do potencial que estamos a falar. Não lhe vejo potencial ao nível de se tornar num dos melhores centrais do mundo, mas para ser titular no Porto e sair daqui por uns 30M€ para um bom clube europeu já sim. 

O problema é que o rapaz em Janeiro já faz 23 anos. Já devia estar a ser consistente na equipa há umas 2-3 épocas.

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor jogador do euro de sub 21 também come com bancada que é um mimo. É esperar que o Tio Mendes o recambie para o Wolves da vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso acho que se o Leite fosse Nigeriano ou Sérvio  já há muito que estava queimado por aqui… os créditos que tem é de ser formado no Olival 

Para o nosso nível é um jogador normal

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estas discussões são circulares. O Leite não joga de forma consistente e nas raras ocasiões em que tem oportunidade de fazer uma série de jogos consecutivos, salta para o banco/bancada. Assim que começa a ganhar confiança e traquejo com a experiência que um jovem só consegue ter se jogar, cortam-lhe as pernas. Há duas épocas, serviu como bode expiatório na derrota no dragão contra o Vitória por 3-2, depois de 3 bons jogos a titular. Ainda esta época, esteve em ótima forma naquela sequência de jogos que incluiu o Olympiakos (melhor em campo, imo) mas assim que o Pepe regressou, voltou a sentar. Isto pesa muito na evolução do jogador e o Leite, infelizmente, é um de vários casos de apostas às mijinhas. Depois passa 3 ou 4 jogos a alternar entre banco e bancada, até que é chamado aos 85 min contra o Belenenses para fazer de terceiro central. Assim fica difícil saber até onde o jogador poderá ir. Mas quando se tratam de jogadores da formação, a paciência é muito pouca e a exigência é muita. 

Basta um erro individual para justificar a não-aposta nos jovens, enquanto outros têm carta branca para espalhar m*rda jogos a fio. 

E a verdade é que o Pepe-Mbemba dão boas garantias. O Mbemba foi a surpresa da época na minha opinião, quando cá chegou era um tapa-buracos. Com a lesão do Marcano, acabou por agarrar o lugar (e bem) mas mesmo que não houvesse Mbemba, rapidamente se iria ao mercado para contratar alguém mais experiente que taparia o Leite. E convém relembrar que o Sarr chegou a estar à frente do Leite na hierarquia. Depois viu-se. 

• Like 2
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo isto para dizer que é tudo uma questão de perspetiva e das expetativas que criamos em relação aos jovens da formação. Ninguém deve apostar na formação para dizer que aposta. Deve-se apostar isso sim, na qualidade. E qualidade, na minha opinião existe e não é pouca em grande parte dos jovens que temos formado nos últimos anos. O facto de não ter sido prática recorrente nos anos dourados torna-os num corpo estranho para alguns adeptos, mas se por um lado esta geração tem qualidade superior ao habitual, por outro não temos dinheiro para mandar cantar um cego. Se por um lado precisamos de ganhar dinheiro, por outro a decisão de apostar em jovens pode trazer um risco adicional que o contexto desportivo atual não permite, aos olhos de um treinador mais conservador. Vender os jovens para fazer dinheiro para canalizar em contratações de jogadores mais experientes, aproveitando as redes de empresários, sem esquecer as comissões necessárias para transferir dinheiro para a Suíça e pagar férias em Formentera ao macaquinho, acaba por ser o caminho. 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

A cena é temos que apostar nos melhores independentemente dos jogadores serem putos da formação ou da Tanzânia.

E quer Pepe e Mbemba são melhores que o Leite tal como também o Vitinha devia ser o nosso titular em vez do Bruno ou até o Sérgio, João Mário apesar da inexperiência  é melhor que o Manafa etc.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...