Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Futebol 23/24

Publicações recomendadas

O que o SC tem feito ao Nico desde que ele chegou é inqualificável. Enviar-lhe recados pela imprensa, criticá-lo com ironias baratas… Que asno.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

Raio-x a um dragão invulgar: FC Porto acumula falhas e pontos perdidos a ritmo nunca visto na era Conceição

Adeptos auscultados por O JOGO compreendem a contestação e há vários motivos que explicam a crise. Ruído à volta do clube é valorizado e encarar o que resta com dignidade uma obrigação. Equipa acumula falhas e pontos perdidos a um ritmo nunca visto na era Conceição. Números mostram realidade dura

Raio-x a um dragão invulgar: FC Porto acumula falhas e pontos perdidos a ritmo nunca visto na era Conceição

Créditos: Tony Dias/Global Imagens

Os números mostram uma realidade incontornável: o FC Porto não se reencontra e está irreconhecível esta época, particularmente no campeonato. A 13 jornadas do fim, os dragões são terceiros, a sete pontos da dupla de rivais, Sporting e Benfica, sendo que podem ser dez de diferença para os leões se estes vencerem o jogo em atraso contra o Famalicão. Se o título está dependente de uma recuperação nunca antes vista, começa a ser preocupante a distância para o segundo posto e a última vaga para a Liga dos Campeões. Nunca, na era de Sérgio Conceição, o FC Porto esteve em tão sério risco de nem sequer ir às eliminatórias da Champions, porque nunca terminou abaixo do segundo posto.

Competitiva por natureza desde 2017/18, mesmo nas épocas em que não foi campeã, a equipa azul e branca já igualou o máximo de derrotas numa edição da I Liga (quatro), que remonta a 2019/20, curiosamente, quando até conseguiu uma dobradinha. Já ficaram 18 pontos pelo caminho, não só mas também à custa de um rendimento ofensivo muito abaixo do que era habitual com Conceição. Com 35 golos, os dragões são apenas o quarto melhor ataque do campeonato, empatados com Estoril e Arouca, duas equipas com quem já perderam.

Os arouquenses foram os últimos, anteontem (3-1), culminando na contestação nas bancadas e na chegada ao Dragão. Auscultados por O JOGO, quatro adeptos consideram essa uma reação normal. “Se pudesse, mesmo em frente à televisão, também contestava”, confessa Álvaro Magalhães, que vê “algum desgaste” e “um plantel fraco”, enquanto Fernando Póvoas ressalva que “não se pode dizer que os jogadores não tentaram”. Na opinião de Carlos Tê, encontrar uma explicação para toda esta intermitência “é uma pergunta para 2 M€”. “Pensava que o Sérgio Conceição tinha encontrado a fórmula com o 4x3x3, depois daquela série de bons jogos”, acrescenta o letrista e escritor, que questiona se as eleições e a Operação Pretoriano também não estarão a ter influência, numa ideia partilhada por Guilherme Aguiar. “Os jogadores estão a sentir a instabilidade que reina no FC Porto”, diz o advogado.

De facto, a consistência, vista sempre como fundamental pelo treinador, timidamente se tem mostrado. Esta temporada, em todas as competições, o FC Porto nunca conseguiu mais do que quatro vitórias consecutivas. Suficiente, ainda assim, para continuar em prova na Taça de Portugal e na Liga dos Campeões, que em breve levará o Arsenal à Invicta. Para o que resta da época, Tê espera, pelo menos, “dois bons jogos” contra os ingleses, Álvaro Magalhães já veria a qualificação para a Champions “como um grande triunfo”, mas os outros dois adeptos não desarmam. Póvoas diz que “as contas não são definitivas” e Aguiar torce para que o FC Porto “mantenha a honra e a dignidade de uma grande equipa”.

Clássicos viraram

Outra imagem de marca dos últimos anos que esta época ainda não se viu passa pelo alto desempenho nos clássicos. Numa situação inédita, os dragões perderam os dois clássicos da primeira volta, mais o da Supertaça, contra o Benfica. Fernando Póvoas, ainda assim, espera a desforra. “Não podemos esquecer que vamos receber os dois rivais no Dragão”, disse.

Consistência

Ao longo da época, nas conferências de Imprensa, Sérgio Conceição destacou várias vezes a importância da consistência. O tempo passa e a equipa tarda em encontrá-la. Em todas as provas, nunca logrou mais do que quatro vitórias consecutivas. Na liga, não mais do que três. Na época passada, por exemplo, somou 22 jogos sem perder e atingiu uma série de 12 sucessos. Desde 2017/18, só em 2019/20 é que não somou, no mínimo, dez triunfos seguidos.

Pontos

Ainda com 13 jornadas por disputar, o FC Porto já está perto do máximo de pontos perdidos no campeonato. Em Arouca, chegou aos 18 e o máximo, na era Conceição, foi de 22, em 2020/21, que culminou no título do Sporting. Em quatro das seis épocas anteriores, os dragões não chegaram aos 20 pontos desperdiçados, com o melhor registo a ser fixado em 2021/22, apenas com 11. Na época passada, com a melhor segunda volta da história, a contagem parou nos 17.

Golos

Nas seis épocas anteriores, os dragões terminaram com o melhor ataque da I Liga por quatro vezes, cenário que parece pouco menos do que impossível na presente edição. O FC Porto soma apenas 35 golos, atrás de Braga (44), Benfica (46) e Sporting (58), e igual a Estoril e Arouca. Em sentido inverso, é a segunda melhor defesa (16 golos), com mais dois golos do que os encarnados. Desde a quarta jornada de 2022/23 que não sofria três no mesmo jogo.

Derrotas

O desaire de segunda-feira, em Arouca, foi o oitavo em todas as competições e o quarto na I Liga, depois de também ter perdido com Benfica, Estoril e Sporting. No que ao campeonato diz respeito, já está igualado o pior registo desde 2017/18. Remonta a 2019/20, que até acabou numa dobradinha, mas, nesse ano, a quarta derrota chegou com o título já selado, em Braga, na última jornada. Somadas todas as provas, o máximo foram dez, também nessa temporada.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 32 minutos:

Na quinta antes de jogarmos com o Benfica, que será no domingo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jardel_, há 51 minutos:

Na quinta antes de jogarmos com o Benfica, que será no domingo. 

Deve ser segunda-feira, também há Sporting x Benfica nesse dia. 

Compartilhar este post

Link para o post

Por curiosidade

Se ficarmos em terceiro e o Benfica ou o Sporting ganharem a LE vamos para a pre eliminatoria da CL?

Como ganhar a LE dá uma vaga na CL isso só acontece se a equipa X não tiver nos lugares de CL ou se por exemplo a equipa X ficar no top 3 e ganhar a LE a equipa Y que ficou em quarto em vez de ir para a EL fica com um lugar livre para a CL?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Escobar, há 9 horas:

Por curiosidade

Se ficarmos em terceiro e o Benfica ou o Sporting ganharem a LE vamos para a pre eliminatoria da CL?

Como ganhar a LE dá uma vaga na CL isso só acontece se a equipa X não tiver nos lugares de CL ou se por exemplo a equipa X ficar no top 3 e ganhar a LE a equipa Y que ficou em quarto em vez de ir para a EL fica com um lugar livre para a CL?

Nem a propósito: https://www.zerozero.pt/noticias/quatro-equipas-portuguesas-na-proxima-champions-possivel-mas-muito-pouco-/584079

Em resposta à tua pergunta: não, ficará para o 5º lugar do ranking.

Compartilhar este post

Link para o post

E se o vencedor da Champions se apurar diretamente via campeonato, também não sobra nada para nós. Não temos hipótese, é ir mentalizando.

1. A vacancy created by the UEFA Champions League titleholder is filled by the domestic champion of the association ranked 11th in the access list and the champions path is rebalanced accordingly with priority given to the club of the best ranked association of the relevant round in the access list.

2. A vacancy created by the UEFA Europa League titleholder is filled by the third-placed club of the association ranked fifth in the access list and the league path is rebalanced accordingly with priority given to the club of the best ranked association of the relevant round in the access list.

Compartilhar este post

Link para o post

Precisamos que se conjuguem 3 fatores: ganhar ao Benfica, esperar que percam rendimento, e ao mesmo tempo subir de produção.

E mesmo isso poderá não ser suficiente, porque subir de produção não garante mais pontos que o Benfica até ao fim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 44 minutos:

Precisamos que se conjuguem 3 fatores: ganhar ao Benfica, esperar que percam rendimento, e ao mesmo tempo subir de produção.

E mesmo isso poderá não ser suficiente, porque subir de produção não garante mais pontos que o Benfica até ao fim.

O Benfica está a jogar tanto como nós no início da época, quando ganhamos aqueles jogos nos descontos. É uma questão de tempo até perderem pontos. O problema é que nós também os vamos perder.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fartinho do empecilho que dirige a equipa técnica. Mais um dia, mais umas declarações de m*rda.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se ficar em terceiro e ser humilhado na Champions fosse o que é preciso para tirar aquela gente do clube assinava na hora. 

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isso e cair nos Açores com o Santa Clara, já estou por tudo. Que se f*da esta corja mais o m*rda do treinador.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 2 horas:

Fartinho do empecilho que dirige a equipa técnica. Mais um dia, mais umas declarações de m*rda.

O que disse desta vez? Não quero dar pageviews.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 20 minutos:

O que disse desta vez? Não quero dar pageviews.

“Depois de uma viagem sem dormir, estava disponível para ir para Arouca e ser titular ou jogar apenas uns minutos. Não vale tudo para se enxovalhar [o jogador]. Ninguém sente mais o clube do que eu e se eu sentisse que algum jogador não estava comprometido… até se podia chamar Maradona, não tinha hipótese nenhuma comigo. Eu não emprenho pelos ouvidos, estou aqui pelas minhas ideias e convicções, porque eu amo o F. C. Porto e não falo gratuitamente”, acrescentou, deixando claro que a situação do iraniano não é diferente de outras que aconteceram num passado recente. 

“Quantos é que não estiveram em final de contrato e deram sempre tudo? O F. C. Porto paga-lhe e paga-lhe bem. Ele sempre teve respeito pelo clube, é um profissional de corpo inteiro e há que respeitar a sua situação. Alguns jogadores saíram e trabalharam de forma fantástica até ao último dia e o Taremi não vai ser diferente do Marega, do Herrera e do Brahimi”,

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 1 hora:

“Depois de uma viagem sem dormir, estava disponível para ir para Arouca e ser titular ou jogar apenas uns minutos. Não vale tudo para se enxovalhar [o jogador]. Ninguém sente mais o clube do que eu e se eu sentisse que algum jogador não estava comprometido… até se podia chamar Maradona, não tinha hipótese nenhuma comigo. Eu não emprenho pelos ouvidos, estou aqui pelas minhas ideias e convicções, porque eu amo o F. C. Porto e não falo gratuitamente”, acrescentou, deixando claro que a situação do iraniano não é diferente de outras que aconteceram num passado recente. 

“Quantos é que não estiveram em final de contrato e deram sempre tudo? O F. C. Porto paga-lhe e paga-lhe bem. Ele sempre teve respeito pelo clube, é um profissional de corpo inteiro e há que respeitar a sua situação. Alguns jogadores saíram e trabalharam de forma fantástica até ao último dia e o Taremi não vai ser diferente do Marega, do Herrera e do Brahimi”,

Fantástica a maneira aguerrida como ele defende todos os jogadores em final de contrato com o clube, bravo, continuem assim. Já os com contrato alargado são corridos para Olympiakos, para a bancada, para a equipa B...

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim o pior é ele ir buscar o exemplo do filho mais velho: Marega. O gajo que assim que assinou o pré acordo com o Al Hilal saiu das convocatórias. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 2 horas:

Para mim o pior é ele ir buscar o exemplo do filho mais velho: Marega. O gajo que assim que assinou o pré acordo com o Al Hilal saiu das convocatórias. 

Se bem me lembro, foi por ser apresentado ou ter colocado algo nas suas páginas 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo bom para fazer uma soneca no sofá. Jogo aborrecido, sem história. Não jogamos nada de jeito mais uma vez. O Galeno nem vontade de celebrar o primeiro golo teve. Foi giro isso. O Otávio não pareceu grande espingarda. Medo do Arsenal. Siga para a próxima.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 13 minutos:

Jogo bom para fazer uma soneca no sofá. Jogo aborrecido, sem história. Não jogamos nada de jeito mais uma vez. O Galeno nem vontade de celebrar o primeiro golo teve. Foi giro isso. O Otávio não pareceu grande espingarda. Medo do Arsenal. Siga para a próxima.

Não tenhas medo! 😂

Contra o Arsenal vamos fazer o jogo da época.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabou a época para o Zaidu em princípio.

E antes que venham celebrar a lesão grave de um jogador nosso isto não é o Twitter. Senti nojo a ler comentários sobre isto em páginas associadas ao clube. 

Editado por HappyKing
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 23 minutos:

E antes que venham celebrar a lesão grave de um jogador nosso isto não é o Twitter. Senti nojo a ler comentários sobre isto em páginas associadas ao clube. 

É o Twitter. Deveria ser disclaimer suficiente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 18 minutos:

É o Twitter. Deveria ser disclaimer suficiente. 

Confesso que o disclaimer não me preparou para ver gente a, literalmente, festejar uma lesão grave de alguém. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 43 minutos:

É isso e desejar que o clube perca para que haja mudança. Eu também sou a favor da mudança, mas desejo que o clube ganhe sempre.

O que se passou para o Tiago Silva mandar aquela boca no X? Houve adeptos que abandonaram o estádio quando foi o 2-0? Não vi a conferência de imprensa do Sérgio. Mandou alguma boca sobre isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...