Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Futebol 23/24

Publicações recomendadas

Terceiro lugar dá Liga Europa direto?

Ao menos a foto está boa

Compartilhar este post

Link para o post

Voltando ao jogo, o João Mário tb não vale os colhões dum gato. Evoluiu zero desde que chegou à equipa principal. Não é preciso uma alternativa mas um concorrente a sério, para lhe roubar o lugar se for caso disso. 

Nahitan Nandez diz olá. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 7 minutos:

Voltando ao jogo, o João Mário tb não vale os colhões dum gato. Evoluiu zero desde que chegou à equipa principal. Não é preciso uma alternativa mas um concorrente a sério, para lhe roubar o lugar se for caso disso. 

Nahitan Nandez diz olá. 

Definição de jogador c*na de sabão. Foi para lateral porque era fraco a extremo. 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Que declarações surreais do SC. Mas algum clube de top pega num treinador com esta mentalidade? So quem come m*rda enlatada é que cai nisso fds

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fsociety, há 1 hora:

Excelente resultado para o AVB vencer as eleições.

Duvido que mude muito por causa disso. Os lados estão tomados parece-me. 

Compartilhar este post

Link para o post

O que está a acontecer agora já podia ter acontecido há muito tempo. Fechamos a primeira volta da temporada com mais uns 6 pontos do que os que deveríamos ter, sem exageros. Exibições miseráveis salvas no último minuto ou então 3 pontos arrancados do suor e não da inteligência.

Isto é a consequência do efeito bola de neve, na semana passada foi um empate atípico tendo em conta o conteúdo do jogo mas típico de qualquer equipa que luta para ser campeã. O problema é que foi um empate que se traduziu numa desvantagem de 6 pontos para o Benfica, ou seja a equipa voltou à árdua e clássica tarefa de correr atrás do prejuízo.

Isto tudo cansa. Cansa os adeptos mas também os jogadores. Não deve ser fácil entrar em campo jogo sim, jogo sim, a saber que o campeonato pode ficar ali perdido se não trouxerem os 3 pontos.

Para mim, assumido fã do Sérgio Conceição, acaba por magoar de duas formas, embora continue a achar que em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. O mesmo que dizer que também fazia falta haver alguma paz e estabilidade no clube, porque o mesmo SC que está a fazer este campeonato miserável foi o que bateu o recorde de pontos por duas vezes e que, no campeonato dos campeonatos entre os 3 grandes, leva uma vantagem de dois dígitos.

Mas isto não é sobre o Sérgio, nem nunca foi. Não conheço um clube em condições financeiras miseráveis que prospere a nível competitivo, até o vizinho Barcelona anda a lutar até ao fim por um empate contra o penúltimo. Não, isto é sobre alguém que está acima, que tem o dever de trazer paz e estabilidade ao clube e deixar os seus funcionários trabalhar com as mesmas armas dos rivais.

A boa notícia é que todas estas dores podem passar em abril, começando um novo ciclo. A má é que podem permanecer por mais 4 anos...se o clube durar até lá.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

Sem PdC, sem SC, sem Champions. Este seria o meu projeto para a equipa de 24/25:

Spoiler

1
2 (O Cláudio ainda não renovou)
Gonçalo Ribeiro

3
João Mário (Por volta de 25M€ vendia na boa)
Martim Fernandes

5
6
Otávio
Marcano/David Carmo

Alan Varela
Eustáquio

Nico
Jaime
Vasco Sousa
André Franco

Pepê
Borges

Francisco Conceição (-10M€)
7

Namaso
8
9

Saídas:
Diogo Costa
Samuel Portugal
Francisco Meixedo
Jorgie Sanchez
Zaidu
Zé Pedro
Pepe
Fábio Cardoso
João Mendes
Grujic
Baró
Folha
Galeno
Evanilson
Taremi
Toni
Navarro

Vendas suficientes para gerar mais de 100M em receita. Galeno é um must para vender. A sua valorização é em muito superior à sua qualidade. Fez uma Champions a bom nível por isso deve ter interesse para render pelo menos uns 25-30M. Acho que o Diogo Costa não escapa de saída. Jogador formado no clube, ajuda nesse aspeto a render mais financeiramente que outros. Depende do mercado de guarda redes europeu. Depois é escolher. Pepê ou Evanilson devem ser os que valem mais. Acho que o João Mário dada a sua internacionalização por Portugal pode aumentar também o seu valor de mercado e tornar-se proveitosa uma potencial venda. E o Grujic tem mercado suficiente para render 6-7 M€, sa f*da. O resto é tudo jogadores com valores de mercado desprezível e que serão entulho nas mãos do André.

Em termos de entradas é o que é. Uma defesa praticamente nova. Ideal seria manter o meio campo que é onde temos mais qualidade Imo. No ataque se sair o Evanilson temos de ir forte ao mercado de avançados mas não invalida uma aposta séria no Namaso.

Sugestão de nomes do burgo:

Spoiler

Luiz Junior
De Arruabarrena  
Ricardo Velho    
Daniel Figueira    

Costinha (se não for para o Olympiakos)
Francisco Moura    
Leonardo Lelo

Javi Montero
Bernardo Vital    

Tomás Händel OU Zaydou Youssouf  (se for preciso algum médio)

Rafa Mujica   
Rafik Guitane    
Cristo González    
Róbert Bozeník    

Editado por fns

Compartilhar este post

Link para o post

O "problema" é, como em tudo na vida aliás, a expetativa em relação às coisas e no que essa expetativa se traduzirá no final.

Estamos no lodo, toda a gente sabe disso. Eu sei disso, vocês sabem disso e diria que 90% dos nossos adeptos reconhece o lodo no qual estamos e que, infelizmente, não vem de agora, nem do ano passado, nem de há 5 anos. Eu lembro-me de andar por aqui, em 2011, 2012, 2013 e, apesar de terem sido épocas de sucesso, onde tínhamos uma equipa de futebol realmente boa para a nossa realidade, já por aqui se falava de tanto lixo que acontecia nos meandros do clube. Lembro-me de posts do Tio, do Unreal, até do Daniel Novo (saudades) que traziam cenas do Portal para aqui e já muito do que se passa agora se antevia que viesse a acontecer. Guess what: aconteceu tudo direitinho. E nem requeria ser-se um génio para se antever tal.

A questão é que a podridão na instituição FCP está tão enraizada até níveis tão profundos que ninguém ali dentro tem os tomates de assumir "ok, estamos na m*rda, vamos deitar abaixo e reconstruir". Com mais culpa ou menos culpa dos envolvidos, caso o clube e os seus adeptos/sócios/simpatizante fossem realmente o centro dos interesses, essa seria a forma de encarar as coisas. Até porque, e sejamos sérios aqui, o Clube está num buraco onde cada vez a saída parece mais longe. E, no alto da nossa ruína, continuamos a gastar 20M€ num defesa central para o emprestar; a deixar sair a custo 0€ jogadores que podiam, deviam e tiveram todas as condições para tal, significar margens de lucro para o Clube, entre muitos outros. 

Isto para dizer que o maior problema é vivermos nesta realidade onde o cenário é cada vez mais negro mas continuamos a fazer vida de ricos. E é isso que talvez mais me custe. Não temos onde cair mortos, estamos a antecipar receitas televisivas há anos para talvez podermos assegurar o mero pagamento de salários, e estamos aqui "todos", na boa, a bater palmas ou a assobiar a equipa de futebol conforme o resultado, à espera que isso se reflita em alguma coisa de positivo.

Para mim, já chegou o ponto onde a equipa de futebol é só mesmo isso: uma equipa de futebol. Que é usada, sobretudo, como meio de acalmar os ânimos. O mesmo com as outras modalidades. Porque acabam, todas elas, por ser bandeiras de um regime fracassado, podre, doente e todos os demais adjetivos que reflitam o quão este clube está contaminado e ultrapassado e com um prazo de validade cada vez mais perto de chegar ao fim.

No final de contas, a equipa de futebol, a equipa de basket, a equipa de andebol, a de hóquei - que deveriam todas elas ser extensões da instituição principal, seja nos valores seja nos objetivos a que se propõem - acabam por ser nada mais do que barómetros da satisfação ou insatisfação com o que lá dentro realmente se passa. "Opa, está mau, mas hoje ganhamos ao Benfica e acredito que com esta equipa consigamos ser competitivos até ao fim"; "Sim, hoje correu menos bem mas o árbitro era ladrão. Para a semana ganhamos". Basta ver os comentários nos instagrams desta vida: desde que ganhemos o jogo do fim de semana está tudo bem. E, como consequência disso, continua-se a empurrar os verdadeiros problemas que dão origem a todos os outros com a barriga. 

E é por isso que cada vez me sinto mais desligado e sem uma real conexão seja com a equipa de futebol, seja com as demais. Porque não refletem a essência da instituição Futebol Clube do Porto, e servem isso sim apenas como manobra de diversão para fazer dos seus apoiantes figurantes.

No fundo, e se pensarmos bem, até funciona muito bem como espelho da realidade social portuguesa dos dias de hoje.

Para voltar ao meu ponto inicial, é por isso que é fundamental uma mudança e que chegue alguém novo para meter tudo isto no sítio.

Mas que, ao mesmo tempo, apele à realidade dos factos. Imaginando um cenário de um 3º ou 4º lugar e com a entrada do AVB, será necessário reconhecer o estado das coisas e apelar às dificuldades. Fazer as pessoas verem realmente o que se passa. Não vai ser com paninhos quentes de "descansem, daqui a 3 meses e 2 dias os capitais próprios serão positivos" que as coisas lá vão. Será necessário ajustar as expetativas, assumir que vamos penar durante um ou dois anos, se necessário, e ser o máximo transparente nessa mensagem. Certamente, que a partir de uma comunicação clara e transparente, o comum adepto sentir-se-á bem mais suscetível a reconhecer que ok, talvez durante uma ou duas épocas não dê para sermos a melhor equipa do mundo, mas estamos a tentar fazer com que o Clube tenha realmente um futuro. 

Atenção, não estou a dizer que devemos deixar de ser exigentes e ambicionar ganhar tudo o que exista para ganhar. Bem pelo contrário, em momentos de crise é essa ambição e exigência que têm de superar tudo o resto.

Enquanto nada mudar ali dentro, continuar-se-á a viver de dinheiro que não existe; de expetativas infundadas cujo desfecho estará dependente do estado da relva naquele dia; e de promessas vazias de quem ali manda, cujo único objetivo são os seus próprios bolso e nada mais do que isso.

• Like 11

Compartilhar este post

Link para o post

Se o pdc ganhar as eleições vamos ser outro sporting. Aquele sporting que pessoas nos seus vinte e tais viram crescer. Isto no melhor dos casos. 

Compartilhar este post

Link para o post

A questão não é o PdC ganhar. É a questão de saber quando vamos recuperar o clube e como o vamos encontrar. Se for agora há esperança. Se for daqui a 4 anos não sabemos o que teremos. 

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 56 minutos:

A questão não é o PdC ganhar. É a questão de saber quando vamos recuperar o clube e como o vamos encontrar. Se for agora há esperança. Se for daqui a 4 anos não sabemos o que teremos. 

Só uma correção. Não é o que teremos é mesmo, se teremos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Lido na rede ao lado: “Calma crl, conhecendo bem esta direção ainda vão antecipar os pontos da próxima época para sermos campeões esta”

Editado por lucho^
  • Like 1
  • Haha 11

Compartilhar este post

Link para o post

Não se esqueçam que o AVB também não é necessariamente o salvador. Eu acho que é preciso uma mudança urgente, de pessoas e mentalidade e de modelo, se fosse sócio votava AVB mas ele não tem provas dadas neste tipo de cargo. Não há garantias nenhumas que vai correr tudo bem com ele a presidente, e o que não falta por aí são presidentes de outros clubes que tinham um excelente discurso no início e que ao longo do tempo depois foram se tornando naquilo que criticavam. Apenas para manter as expetativas baixas e realistas...

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é tudo muito bonito, mas há 2 problemas em relação a 1 jogador.

Não sei se temos 10M para o Chico. E não sei se ele fica sem o pai.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 3 horas:

Sem PdC, sem SC, sem Champions. Este seria o meu projeto para a equipa de 24/25:

Ocultar conteúdo

1
2 (O Cláudio ainda não renovou)
Gonçalo Ribeiro

3
João Mário (Por volta de 25M€ vendia na boa)
Martim Fernandes

5
6
Otávio
Marcano/David Carmo

Alan Varela
Eustáquio

Nico
Jaime
Vasco Sousa
André Franco

Pepê
Borges

Francisco Conceição (-10M€)
7

Namaso
8
9

Saídas:
Diogo Costa
Samuel Portugal
Francisco Meixedo
Jorgie Sanchez
Zaidu
Zé Pedro
Pepe
Fábio Cardoso
João Mendes
Grujic
Baró
Folha
Galeno
Evanilson
Taremi
Toni
Navarro

Vendas suficientes para gerar mais de 100M em receita. Galeno é um must para vender. A sua valorização é em muito superior à sua qualidade. Fez uma Champions a bom nível por isso deve ter interesse para render pelo menos uns 25-30M. Acho que o Diogo Costa não escapa de saída. Jogador formado no clube, ajuda nesse aspeto a render mais financeiramente que outros. Depende do mercado de guarda redes europeu. Depois é escolher. Pepê ou Evanilson devem ser os que valem mais. Acho que o João Mário dada a sua internacionalização por Portugal pode aumentar também o seu valor de mercado e tornar-se proveitosa uma potencial venda. E o Grujic tem mercado suficiente para render 6-7 M€, sa f*da. O resto é tudo jogadores com valores de mercado desprezível e que serão entulho nas mãos do André.

Em termos de entradas é o que é. Uma defesa praticamente nova. Ideal seria manter o meio campo que é onde temos mais qualidade Imo. No ataque se sair o Evanilson temos de ir forte ao mercado de avançados mas não invalida uma aposta séria no Namaso.

Sugestão de nomes do burgo:

Ocultar conteúdo

Luiz Junior
De Arruabarrena  
Ricardo Velho    
Daniel Figueira    

Costinha (se não for para o Olympiakos)
Francisco Moura    
Leonardo Lelo

Javi Montero
Bernardo Vital    

Tomás Händel OU Zaydou Youssouf  (se for preciso algum médio)

Rafa Mujica   
Rafik Guitane    
Cristo González    
Róbert Bozeník

Sem Champions o mais provável de acontecer num ano zero com o AVB é um mercado à imagem da 1ª época do Sérgio. Poucas saídas, só mesmo as essenciais [provavelmente o Diogo para equilibrar minimamente as contas], aproveitar algum dos emprestados que regresse ao clube e reforçar só mesmo alguma posição muito prioritária para o novo treinador. De resto é continuar com os que estão e trocar, no máximo, um Grujic por um Vasco e um Jorgie por um Martim [nesta posição em particular acho que devíamos tentar um gajo como o Nahitan Nandez a custo zero].

Não espero grandes mudanças nem uma revolução completa logo à partida. 1° porque os jogadores vão estar todos desvalorizados e o mercado conhece a nossa situação financeira e depois porque é preciso analisar cuidadosamente se não há por aqui malta em sub-rendimento e que pode acrescentar muito mais noutro contexto. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samuel, há 2 minutos:

O clube não vai ficar refém de um jogador que saiu por 5M para um Ajax na época passada, a culpa, é de todos os envolvidos, é muito bom jogador, mas é algo que não se pode ter em consideração, se não quer ficar sem o pai, também não deveria interessar, por muito bom jogador que seja.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samuel, há 5 minutos:

Então activas a opção pelo Chico e vendes logo. Tem jogado bem, deve estar a valorizar, alguém deve dar nem que seja 12 ou 15 por ele

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samuel, há 9 minutos:

O Chico tem uma vida e carreira além do pai. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 44 minutos:

Não se esqueçam que o AVB também não é necessariamente o salvador. Eu acho que é preciso uma mudança urgente, de pessoas e mentalidade e de modelo, se fosse sócio votava AVB mas ele não tem provas dadas neste tipo de cargo. Não há garantias nenhumas que vai correr tudo bem com ele a presidente, e o que não falta por aí são presidentes de outros clubes que tinham um excelente discurso no início e que ao longo do tempo depois foram se tornando naquilo que criticavam. Apenas para manter as expetativas baixas e realistas...

Tens três opções:

1 - Já conheces e é o motivo de estarmos na situação em que estamos;

2 - Um fantoche a mando do responsável do ponto 1;

3 - A única alternativa que se preocupa em fazer aquilo que compete a um candidato: apresentar ideias lógicas, coerentes com o estado do clube. 

Isso do não ter provas demonstradas a mim pouco ou nada me diz. Também não as tinha como treinador e todos conhecemos o desfecho.

Isto para mim é a clara definição de um no brainer. Para além disso, nunca vi por aqui ninguém dizer que o homem é um salvador, mas sim o mais competente disponível para fazer aquilo que é preciso fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 52 minutos:

Está se a rodear de pessoas competentes e com poder/conhecimentos/experiência. Está aos poucos a mostrar que está preparado e a rodear-se de gente competente. Não é só o discurso. 

Não vai ter vida fácil mas se há coisa que já se percebeu é que vem com boas intenções e com promessas de rigor e transparência o que já é um upgrade enorme ao que temos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...