Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Citação de Black Hawk, há 3 horas:

O Esgaio fez onze assistências em duas temporadas completas connosco.

Para comparação, o Porro nas duas primeiras épocas completas fez dez e o Nuno Santos fez dezassete, tendo feito a primeira época como avançado. São números aceitáveis num lateral que nem titular regular era nesse período.

Não quero com isto dizer que seria o meu lateral de sonho para uma equipa como o Sporting, bem longe disso, mas mesmo ofensivamente não é o mono que muitas vezes é pintado por aí.

Aliás, o meu principal problema com ele até é no aspeto defensivo. Ao contrário de muitas análises que leio por aí - não necessariamente neste fórum -, eu acho que o Esgaio a atacar até desenrasca, o que ele não sabe é defender.

8 delas foram nos primeiros 6 meses - a 8ª foi a 12 de Janeiro de 2022. Acho que foi um purple patch como foram os 500 golos que o Coates marcou no ano do título.

Mas eu concordo com o teu ponto geral tbh, até porque avaliar o impacto ofensivo de um lateral pelas assistências é bastante redutor. Eu achava que o Esgaio ia ser um lateral bastante melhor do que é - na altura em que ele andava a jogar a extremo na nossa equipa B e a marcar muitos golos de penalty - porque pensei que atingisse outro nível individualmente. Não o tendo feito, transformou-se num gajo sem grandes recursos individuais ou desenvoltura na associação (tipo o Jallet no Lyon, um lateral de quem poucos se lembrarão mas era um perfil que via nele), mas que até sabe os básicos em construção.

O maior problema, como dizes, é que para funcionar como lateral neste perfil tinha de ser bastante melhor a defender. E numa equipa que joga a 5 ainda sofre mais, porque se a defender é mais protegido - e ter o Diomande ou o Juste no lado dele é uma benção - a atacar acaba por nem sequer desenrascar (discordo de ti aí) porque nesse tipo de modelo a exigência individual é bastante maior. Ele tem um perfil bastante semelhante ao do Hysaj, mas é claramente pior. E o Hysaj é um gajo que a) apesar de eu achar subvalorizado, está longe de ser um lateral incrível e b) beneficia imenso de jogar numa linha de 4 com o Sarri. Se lhe pedissem para ser ala numa defesa a 5 ia ser uma catástrofe.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 2 horas:

É aquilo que se pode chamar de um "quase jogador". Quase que dava para extremo, quase que dava para MC, quase que dava para ala, quase que dava para central. As comparações com o AA não são estapafúrdias, pelo contrário.

Isso faz lembrar quando o Ricardo Costa foi convocado para um Mundial com o argumento de fazer três ou quatro posições. Fazia, sim, fazia-as era mal a todas.

Seja como for, não acho o Esgaio assim tão mau, embora volte a reforçar que não é de todo o tipo de jogador que espere ver a titular no Sporting.

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AndreSCP7, há 50 minutos:

8 delas foram nos primeiros 6 meses - a 8ª foi a 12 de Janeiro de 2022. Acho que foi um purple patch como foram os 500 golos que o Coates marcou no ano do título.

Mas eu concordo com o teu ponto geral tbh, até porque avaliar o impacto ofensivo de um lateral pelas assistências é bastante redutor. Eu achava que o Esgaio ia ser um lateral bastante melhor do que é - na altura em que ele andava a jogar a extremo na nossa equipa B e a marcar muitos golos de penalty - porque pensei que atingisse outro nível individualmente. Não o tendo feito, transformou-se num gajo sem grandes recursos individuais ou desenvoltura na associação (tipo o Jallet no Lyon, um lateral de quem poucos se lembrarão mas era um perfil que via nele), mas que até sabe os básicos em construção.

O maior problema, como dizes, é que para funcionar como lateral neste perfil tinha de ser bastante melhor a defender. E numa equipa que joga a 5 ainda sofre mais, porque se a defender é mais protegido - e ter o Diomande ou o Juste no lado dele é uma benção - a atacar acaba por nem sequer desenrascar (discordo de ti aí) porque nesse tipo de modelo a exigência individual é bastante maior. Ele tem um perfil bastante semelhante ao do Hysaj, mas é claramente pior. E o Hysaj é um gajo que a) apesar de eu achar subvalorizado, está longe de ser um lateral incrível e b) beneficia imenso de jogar numa linha de 4 com o Sarri. Se lhe pedissem para ser ala numa defesa a 5 ia ser uma catástrofe.

Eu acho o Esgaio insuficiente no geral, mas acho que nos últimos tempos não tem sido dos piores (Matheus Reis e Nuno Santos têm estado abaixo, por exemplo) e até tem conseguido, sempre muito em esforço, responder à fluidez que o Amorim tem pedido da equipa, consegue cobrir espaços vazios no ataque, consegue fazer leitura básica dos lances. Globalmente, está de forma considerável acima do Esgaio da primeira metade da época passada, que conjugava uma apetência para o erro não forçado com um total desaparecimento ofensivo.

Mas o Esgaio continua a ser insuficiente para o Sporting porque não tem os mínimos olímpicos de criatividade: não consegue bater um adversário no 1v1, não faz passes a rasgar que o lateral médio do campeonato não faça também, e tudo isso torna-o num jogador estupidamente previsível. Contudo, isso não é culpa dele. Faz o que sabe e, desde aquela fase horrível, tem-no feito no máximo das suas capacidades.

Lá está, eu tambem não quereria um Hysaj (o Jallet, do que me lembro dele para além da escassez capilar, é um caso diferente, porque era num futebol também ele diferente) numa equipa minha e esses laterais limitados só os vejo a ganhar utilidade em duas hipóteses: ou efetivamente evoluem enquanto jogadores e ganham ferramentas, como o Di Lorenzo ou o Calabria, ou aprendem a jogar como central-canivete-suíço para jogar ao centro e na ala dependendo das necessidades da equipa, como um Darmian ou D'Ambrosio.

Citação de Prata, há 59 minutos:

Aqui está, a quantidade de mas decisões é exasperante.

Cheira-me que o negócio Gyökeres vai passar de muito bom a ruinoso em tempo recorde, alguns dos primeiros toques de ontem simplesmente não são de jogador profissional e se continuar a fazer todas as ações a velocidade Verstappen, não só não dando tempo para efetivamente pensar no que está a fazer, como a nem sequer dar tempo para os colegas começarem a posicionar-se, facilmente se torna num jogador limitado e fácil de anular. E alguém que o ensine que isto não é o Championship e não pode abordar os duelos físicos sem qualquer controlo do próprio corpo, por amor de Deus, andou a pedir a expulsão pelo segundo jogo consecutivo.

Editado por Wincing Hálldor

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Prata, há 1 hora:

Aqui está, a quantidade de mas decisões é exasperante.

nem mais, a culpa não é do mister.

em relação ao Gyo, desde o primeiro jogo o notei algo individualista e a soltar a bola em tempos errados, mas nada de extraordinário. ontem curiosamente com mais espaço e um jogo de feição foi quando borrou mais a pintura

Compartilhar este post

Link para o post

No primeiro lance o passe ter passado prova que ele até tomou a opção correta. Basta ver onde é que o defesa está no passe idealizado no vídeo, exactamente na trajectória. O Esgaio é que foi anjinho e não percebeu o lance.

Editado por smashing_pumpkin
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Acho estúpido exagerar o que foi um mau jogo com bola. Correu mal ontem mas é claramente um excelente reforço.

Compartilhar este post

Link para o post

Já me lembro porque deixei o brinquedo do Musk.

Btw, para artistas como esse, o primeiro lance é sempre mal decidido, não executado. Porque um avançado como o Gyokeres, ali, enfia é o Matheus dentro da baliza e faz golo. E só espero que ele não apanha a febre que normalmente contamina os nossos avançados, que chegam cá a fazer golos de qualquer forma e saem daqui a assistir colegas em cima da linha de golo...

• Triste 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

hipótese: o Gyokeres é mais fraco de cabeça que o Paulinho e ficou manifestamente afetado por ser a sua sombra. e esta, hein?

Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post

Esse vídeo é óbvio daquilo que estava a falar. Sem bola até não foi mau, mas com bola, foi péssimo. Isto se fosse o Paulinho do ano passado ...O Braga deu espaço sem fim, era jogo para ter ficado 2-0/3-0 sem problema.

Mas estou ciente naquilo que disse. Vai marcar 25 golos em todas as competições nesta época.

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto já queimamos o Gyo, tá fixe. Em Janeiro venha outro PL que este já não serve. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 1 hora:

Eu acho o Esgaio insuficiente no geral, mas acho que nos últimos tempos não tem sido dos piores (Matheus Reis e Nuno Santos têm estado abaixo, por exemplo) e até tem conseguido, sempre muito em esforço, responder à fluidez que o Amorim tem pedido da equipa, consegue cobrir espaços vazios no ataque, consegue fazer leitura básica dos lances. Globalmente, está de forma considerável acima do Esgaio da primeira metade da época passada, que conjugava uma apetência para o erro não forçado com um total desaparecimento ofensivo.

Mas o Esgaio continua a ser insuficiente para o Sporting porque não tem os mínimos olímpicos de criatividade: não consegue bater um adversário no 1v1, não faz passes a rasgar que o lateral médio do campeonato não faça também, e tudo isso torna-o num jogador estupidamente previsível. Contudo, isso não é culpa dele. Faz o que sabe e, desde aquela fase horrível, tem-no feito no máximo das suas capacidades.

Lá está, eu tambem não quereria um Hysaj (o Jallet, do que me lembro dele para além da escassez capilar, é um caso diferente, porque era num futebol também ele diferente) numa equipa minha e esses laterais limitados só os vejo a ganhar utilidade em duas hipóteses: ou efetivamente evoluem enquanto jogadores e ganham ferramentas, como o Di Lorenzo ou o Calabria, ou aprendem a jogar como central-canivete-suíço para jogar ao centro e na ala dependendo das necessidades da equipa, como um Darmian ou D'Ambrosio.

Cheira-me que o negócio Gyökeres vai passar de muito bom a ruinoso em tempo recorde, alguns dos primeiros toques de ontem simplesmente não são de jogador profissional e se continuar a fazer todas as ações a velocidade Verstappen, não só não dando tempo para efetivamente pensar no que está a fazer, como a nem sequer dar tempo para os colegas começarem a posicionar-se, facilmente se torna num jogador limitado e fácil de anular. E alguém que o ensine que isto não é o Championship e não pode abordar os duelos físicos sem qualquer controlo do próprio corpo, por amor de Deus, andou a pedir a expulsão pelo segundo jogo consecutivo.

O Jallet era bem melhor com bola, mais do que ser um futebol diferente ou não. Encontrava passes interiores com uma facilidade notável e era incrível a associar-se em todas as zonas, não só na construção. Acho que ia ser muito bom mesmo agora, apesar de não ser fantástico no 1x1. O Hysaj acho que a ala não resultava, como disse, mas com o Amorim era um bom central a 3. Ele é muito bom a cumprir princípios zonais e em construção, não o podes é ter a avançar muito. 

Quanto ao Gyokeres, concordo com a avaliação do jogo dele em Braga mas discordo completamente da avaliação dele como jogador. Basta ver os primeiros jogos dele no Sporting, aliás. Quando não o mandam acelerar a cada posse tem uma facilidade de associação notável e tecnicamente é muito bom. Com o Famalicão esteve um pouco abaixo dos anteriores, mas com o Braga foi mesmo um 180 total do que ele tinha feito antes e é como jogador. Duvido muito que alguma vez faça um jogo com tão pouco acerto em tudo. Se a equipa jogar para ele como para um jogador 'normal' vai-se ver isso.

Edit: Basta ver este vídeo, aliás.

Isto não é um gajo qualquer que só tem força e velocidade. O meu único medo é que o formatem nesse sentido, tem mesmo muito mais no jogo dele. Não é um jogo que muda isso.

Editado por AndreSCP7
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Se fizessem o mesmo tipo de vídeos com os outros jogadores do ataque do Sporting iam encontrar mais "erros" do que esses que o Gyokeres "alegadamente" cometeu (metade dos lances que ele tenta mostrar que são erros, são muito forçados e é fácil de ver coisas com repetições, mas dentro do campo são questões de 1 segundo para ver, decidir e executar). 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de p0k3r, há 9 horas:

Portanto já queimamos o Gyo, tá fixe. Em Janeiro venha outro PL que este já não serve. 

Que exagero

e apenas uma mostra de que pode melhorar no capítulo da decisão 

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto do Gyokeres, ainda tem que apanhar as manhas do nosso campeonato e melhorar a execução de alguns lances, mas gosto do gajo. Nesse vídeo o que vejo, na maioria, são últimos passes falhados ou, como na jogada com o Pote, falta de visão periférica. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Do que vi, gosto imenso dele. E independetemente do país e campeonato que veio, ele tem sempre uma fase de adaptação, mas mesmo assim tem mostrado bons pormenores. 

Posso estar a criar grandes expectativas e ainda por cima tão cedo, mas parece-me que vai ser a maior venda de sempre do Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 13 horas:

nem mais, a culpa não é do mister.

em relação ao Gyo, desde o primeiro jogo o notei algo individualista e a soltar a bola em tempos errados, mas nada de extraordinário. ontem curiosamente com mais espaço e um jogo de feição foi quando borrou mais a pintura

Há determinados lances que com o tempo, adaptação e conhecimento da liga e dos colegas vão deixar de acontecer mas já desde o início o acho demasiado individualista. Com isto tudo, continua a ser uma máquina, um avançado fantástico e que nos permite ameaçar os adversários de formas diferentes do que no ano passado ( desde que não passemos o tempo todo a esticar na profundidade quando não faz sentido nenhum).

Compartilhar este post

Link para o post

Para animar um pouco as coisas.

Estava a ver o plantel do título de 2001/2002. Tendo em conta a nossa maneira de jogar, só podem escolher um jogador desse plantel para entrar no nosso 11. Quem escolhiam? 

Para mim escolhia o Tello. Não o dessa época é claro, mas era o jogador que metia. Tendo em conta a tática do Amorim fica impossível escolher o Jardel. 

Do @SAS_Robbenescolho eu que ele nem precisa escrever. Hugo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 16 minutos:

Estava a ver o plantel do título de 2001/2002. Tendo em conta a nossa maneira de jogar, só podem escolher um jogador desse plantel para entrar no nosso 11. Quem escolhiam? 

Para mim escolhia o Tello. Não o dessa época é claro, mas era o jogador que metia. Tendo em conta a tática do Amorim fica impossível escolher o Jardel. 

Falas que eu gostava do Hugo (e gostava) mas escolhes o Tello quando eu sempre fui o fã numero 1 dele e até era conhecido aqui por isso.

Curiosamente dois jogadores que fizeram quase toda a carreira fora das suas posições de origem visto que o Tello jogava no meio campo ofensivo no Chile e o Hugo fez toda a formação e inicio de carreira a 6.

JVP, Niculae (antes da lesão), Paulo Bento, Beto. Estes encaixavam muito bem no sistema do Amorim. Mesmo o Rui Bento dava um jeito do krl a sair do banco.

Mas se pedisses ao Amorim para escolher um jogador daquele plantel se calhar ele escolhia o Luis Filipe...

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 59 minutos:

O director-desportivo deste plantel.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 9 minutos:

O director-desportivo deste plantel.

A 8?

Faltava-lhe velocidade, capacidade fisica e mobilidade.

Gostava muito dele mas não o via no sistema do Amorim.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 5 minutos:

A 8?

Faltava-lhe velocidade, capacidade fisica e mobilidade.

Gostava muito dele mas não o via no sistema do Amorim.

O Hugo Viana era craque mas também acho que passava mal neste sistema, talvez um bocadinho mais à frente.

Compartilhar este post

Link para o post

O pé esquerdo do Viana metia a bola onde queria. 

O problema dele era que até eu era mais rápido, e ele tinha um raio de acção de uns, quê, 2 metros?

Editado por JGabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês estão todos a pensar no Viana do Braga. Mas o Viana de 19 anos, que depois sai para o Newcastle, era bem mais jogador. Chegava com muito mais qualidade à área adversária, tinha outro nível no último passe e uma meia distância igualmente poderosa. É verdade que não seria o ideal sem bola, mas a forma como combinaria com o Hjulmand permitiria controlar muito mais os jogos em posse e pautar o ataque de forma incisiva.

É dos primeiros jogadores de quem tenho uma memória clara e nítida, e acredito que aquele miúdo de 19 anos cresceria para ser um craque nesta equipa.

• Like 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...