Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Futebol 24/25

Publicações recomendadas

Citação de Elvis, Agora:

Oh Toze, tu falas mal do Pepe provavelmente desde que ele colocou um pé no relvado neste regresso. Da minha parte não há qualquer revisionismo, a segurança que o Pepe transmite não tem igual em qualquer dos centrais que passou no Porto nos últimos tempos. O último equiparável foi para aí o Militão. Estamos a falar de um central top-5 mundial nos últimos 20 anos e do melhor central da liga desde que regressou (e excluindo a última época onde já se nota uma queda). O Mbemba nunca sequer teve perto de morder os calcanhares ao Pepe. Na sua melhor época cá a única consideração que se pode fazer é que foi seguro e não comprometeu.

Não falo mal do Pepe desde que ele regressou.

Tou farto das atitudes de m*rda dele sim, do facto de ter 40 anos e ter a capacidade emocional de uma criança de 5 dentro de campo.

Continuo a dizer que nas últimas duas épocas não foi o melhor central do Porto. Podes acreditar no que quiseres, o facto do Pepe ser top-5 dos últimos 20 anos, que é, não tem nada que ver com o Pepe em 2024, nem em 2023 nem em 2022.

Sobre o teu edit:

O Pepe nas últimas 3 épocas fez 2700, 2900 e 2900 minutos. Equivalente a 30, 33 e 33 jogos. O Porto teve respectivamente nessas épocas 53, 56, 52 jogos.

Perde 20-25 jogos por época, qual é a dúvida? 

E o problema é que além de perder 20-25, metade dos que joga é bem longe do que já mostrou.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 5 minutos:

Não falo mal do Pepe desde que ele regressou.

Tou farto das atitudes de m*rda dele sim, do facto de ter 40 anos e ter a capacidade emocional de uma criança de 5 dentro de campo.

Continuo a dizer que nas últimas duas épocas não foi o melhor central do Porto. Podes acreditar no que quiseres, o facto do Pepe ser top-5 dos últimos 20 anos, que é, não tem nada que ver com o Pepe em 2024, nem em 2023 nem em 2022.

Sobre o teu edit:

O Pepe nas últimas 3 épocas fez 2700, 2900 e 2900 minutos. Equivalente a 30, 33 e 33 jogos. O Porto teve respectivamente nessas épocas 53, 56, 52 jogos.

Perde 20-25 jogos por época, qual é a dúvida? 

E o problema é que além de perder 20-25, metade dos que joga é bem longe do que já mostrou.

Lol 20-25 jogos que desconsiderando uns 10 que são jogos de palha relativos a eliminatórias da taça de Portugal e da taça da liga em que ele provavelmente simplesmente não foi titular, afinal não perde assim tanto e até aposto que está em linha com os outros jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 16 minutos:

Isto é de muito longe falso. O Pepe é o nosso melhor central desde que voltou ao clube. Independentemente de umas quebras de forma aqui e ali, acho que isto nem é discutível.

Já nem vou entrar na discussão de anos anteriores mas esta última época do Pepe foi penosa. Esteve ao nível de um Carmo com a diferença que o estatuto lhe permitia fazer bosta jogo sim jogo não.

É o momento ideal para bazar. Não é o líder que precisamos, tem um salário insano e não podemos contar com ele como titular indiscutível porque os problemas físicos são cada vez mais frequentes.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 37 minutos:

Discordo que seja o melhor central português ou do Porto.

Este ano acho que nem consigo dizer um que tenha sido o nosso melhor central, e o Pepe, embora tenha tido bons jogos, teve outros jogos muito maus.

E remontando às duas épocas anteriores, os nossos melhores centrais foram o Marcano e o Mbemba, não o Pepe.

Isto nem falando das atitudes estúpidas e das expulsões..

Ninguém estáa falar do passado. No presente, o Pepe é o melhor central do Porto. De longe. Mas só consegue fazer uma dúzia de jogos a esse nível por ano.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana, há 15 minutos:

Já nem vou entrar na discussão de anos anteriores mas esta última época do Pepe foi penosa. Esteve ao nível de um Carmo com a diferença que o estatuto lhe permitia fazer bosta jogo sim jogo não.

É o momento ideal para bazar. Não é o líder que precisamos, tem um salário insano e não podemos contar com ele como titular indiscutível porque os problemas físicos são cada vez mais frequentes.

Um gajo quando lê os teus posts tem de meter quilos e quilos de razoabilidade em cima para entender qual é a tua opinião. Portanto, do que escreveste, interpretei o seguinte: a época do Pepe esteve em linha com as dos outros centrais do Porto. Concordo totalmente.

Editado por Elvis

Compartilhar este post

Link para o post

Há um momento de jogo em que o Pepe não será só o nosso melhor central, mas também provavelmente o melhor central que o Porto teve nesse aspeto, que é a recuperação de bola. A forma como (ainda) limpa certos lances que vão dar contra-ataque flagrante é de jogador de classe mundial. Entretanto outras coisas perderam-se. Era muito rápido, já não é. Era muito mais certinho no posicionamento, já não é. E o seu temperamento não melhorou com a idade.

Depois do Real Madrid teve vários episódios com lesões (recordo que no Euro 2016 foi dúvida para a final, na época seguinte passou meio ano no estaleiro), portanto não é aquele central de máxima disponibilidade que podemos contar.

Eu gosto muito dele, acho que veio trazer valor ao Porto no seu regresso. Ao mesmo tempo, acho que se temos de apertar o cinto e ser pragmáticos na abordagem da nova época, o Pepe não devia ficar, a relação qualidade/disponibilidade/preço não é nada de especial. Até podíamos falar em voz no balneário e na importância que isso tem, mas se há coisa que o Porto tem em abundância são jogadores ou elementos da equipa diretiva influentes. Estamos bem servidos aí.

Lê-se muito exagero aí em cima, mas dizer que o Marcano foi o melhor central na época passada é verdade. Aliás, o Marcano fez-nos falta este ano, tanto para tentar desenhar aquele esquema de 3 centrais (que podia ter funcionado com o Carmo), como para sacar um empate em vez de uma derrota ou uma vitória em vez de um empate só por ser dos poucos que sabe tirar partido das bolas paradas.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 11 minutos:

Um gajo quando lê os teus posts tem de meter quilos e quilos de razoabilidade em cima para entender qual é a tua opinião. Portanto, do que escreveste, interpretei o seguinte: a época do Pepe esteve em linha com as dos outros centrais do Porto. Concordo totalmente.

Vamos admitir que isso até é verdade. Ainda assim, há uma grande diferença. O Pepe ganha mais num mês do que o Zé Pedro p/ época e em termos físicos o "jovem" Zé Pedro dá muito mais garantias.

Pura e simplesmente não podemos continuar com um ativo que vai fazer 41 anos e que tem um salário completamente incomportável e desajustado ao papel que terá na equipa. A tendência é falhar cada vez mais jogos por lesão e não podemos estar sistematicamente com as calças na mão e ter um titular sempre em dúvida para o próximo jogo. Isso era possível com o Conceição, um gajo que só pensa no imediato. Não é sustentável, nem desportiva nem financeiramente.

O mesmo pode-se aplicar ao Marcano. Infelizmente teve a 2ª lesão grave quando atravessava o melhor momento de forma desde que está no Porto (contando com ambas as passagens) e agora a recuperação é uma incógnita. Voltou a ser operado há pouco tempo e vai falhar o início dos trabalhos de pré-época. É mais um caso bicudo, com a particularidade de ainda ter mais um ano de contrato.

O lugar em condições normais será do Otávio, um dos ativos que teremos necessariamente de valorizar depois do investimento feito, e tb não me parece sensato manter um central caríssimo como o Marcano no banco a época toda. Se aceitar a rescisão amigável acho que acabará por ser uma decisão difícil...mas natural e compreensível.

Acresce que ainda há outro central canhoto na calha...o Carmo, pois claro. Será mais um dossier complexo para resolver. Estes meses no Olympiakos demonstraram que poderá ser uma opção válida para o novo treinador mas o contexto tb não é muito propício à sua continuidade. É aproveitar o facto de ter valorizado na Grécia para conseguir um bom encaixe com ele.

O Cardoso não tem nível para jogar no Porto, o Gabi ainda me parece algo verdinho e acho que lhe faria bem ser emprestado uma época a um clube de 1ª Liga, onde pudesse ter algum tempo de jogo. Muitas opções, poucas de qualidade, e no final do dia restam apenas 2 com lugar garantido na próxima época - Otávio (como titular à esquerda) e Zé Pedro (como backup à direita).

Havendo condições para o fazer, acho que o ideal seria trazer um central canhoto para crescer na sombra do Otávio (jovem, baratinho ou até por empréstimo) e apostar as fichas num central mais experiente que desse garantias de ser um bom parceiro para o Otávio. Aquele central tunisino do Lorient, que desceu de divisão, podia ser uma boa oportunidade de negócio e preenche os tais requisitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Editado por fns

Compartilhar este post

Link para o post

Não acredito nesses valores mas seria um negócio soberbo a confirmar-se. Curiosidade, é mais um canhoto. Significa que o tal plano de rescisão amigável com o Marcano e venda do Carmo poderá estar realmente em cima da mesa. Ficaria a faltar apenas um central destro mais experiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é um roubo do Porto, 3M é dado. Muita atenção a esse menino, tem um potencial gigantesco.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o Pepe, percebo os dois lados da discussão. Quando aparece ao seu melhor nível, concordo com a visão do @Tio Hans. O problema é que hoje em dia a frequência com que esse Pepe vai aparecendo é cada vez mais reduzida. A saída dele não me faria confusão nenhuma desde que fosse bem substituído. O único central nos nossos quadros em quem confio é o Otávio e mesmo esse tem dias, o reforço aí tem de ser a prioridade máxima na minha opinião. 

Compartilhar este post

Link para o post

Também concordo com ambas as partes. O Pepe é o nosso melhor central mas fisicamente já não aguenta uma época, sendo assim e tendo um salário elevado faz todo sentido sair.

Dito isto não confio muito no Otávio como o central que meta ordem na defesa. Também costuma ter diversas paragens cerebrais... Despachando o Pepe, caso seja possível o Marcano e o Carmo acho que fazia todo sentido ir buscar alguém que acabe por dar essa segurança, o Otavio ainda precisa de crescer. 

O Fábio Cardoso também poderia ir a vida dele para 4º Central e contra todas as expectativas que tinha, o Zé Pedro cumpre perfeitamente.

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes ficar com o refugo do Barcelona do que o do Portimonense. Step by step 

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

O Pepe, na última época, teve uma mão cheia de falhas de posicionamento inaceitáveis para um jogador da sua categoria, que deram em golo. Mais as várias expulsões idiotas, igualmente inaceitáveis e que também resultaram em perdas de pontos.

Num Porto decente, diria que durante a época passada deixou de ter qualidade para ser titular. No Porto atual, concordo que não temos nenhum central melhor, mas fisicamente já não podemos contar com ele.

As soluções seriam termos um 3° central muito bom que entrasse sempre que o Pepe estivesse indisponível, mas não temos dinheiro para isso; ou o próprio Pepe assumir o papel de 3° central, mas teria que baixar bastante o salário, o que não é realista.

Pelos motivos acima, muito, muito obrigado por tudo o que nos deu, tudo de bom para o resto da vida (e da carreira, se a quiser continuar), as nossas portas estarão sempre abertas, mas adeus.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Phil, há 1 hora:

Antes ficar com o refugo do Barcelona do que o do Portimonense. Step by step 

Está longe de ser refugo. No máximo é uma parvoíce do Barça que o Porto, pelas ligações privilegiadas que tem, pode aproveitar.

Eu, por exemplo, colocava este menino no plantel principal do Barça já na época que aí vem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 2 minutos:

Está longe de ser refugo. No máximo é uma parvoíce do Barça que o Porto, pelas ligações privilegiadas que tem, pode aproveitar.

Eu, por exemplo, colocava este menino no plantel principal do Barça já na época que aí vem.

Como é que o posicionarias face à hierarquia de centrais com que terminámos a época passada?

Compartilhar este post

Link para o post

Se a cláusula do Conceição é 30M eu diria que qualquer equipa de Inglaterra poderia facilmente dar isso. Seria burrice não o fazer.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 1 minuto:

Como é que o posicionarias face à hierarquia de centrais com que terminámos a época passada?

Ao nível do rendimento efectivo é difícil dizer porque ele joga na 3ª espanhola, para todos os efeitos. Mas em termos de qualidade e potencial para este patamar, sem dúvida alguma acima de todos excepto o Otávio (porque foi o central menos mau e está numa fase da carreira distinta).

Uma vez que é canhoto (e que também desenrasca como lateral esquerdo), acredito que tê-lo a crescer na sombra do brasileiro possa ser o eventual plano aqui, e uma excelente ideia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 5 minutos:

Ao nível do rendimento efectivo é difícil dizer porque ele joga na 3ª espanhola, para todos os efeitos. Mas em termos de qualidade e potencial para este patamar, sem dúvida alguma acima de todos excepto o Otávio (porque foi o central menos mau e está numa fase da carreira distinta).

Uma vez que é canhoto (e que também desenrasca como lateral esquerdo), acredito que tê-lo a crescer na sombra do brasileiro possa ser o eventual plano aqui, e uma excelente ideia.

Por curiosidade, como é que consegues saber tanto de uma equipa que está nos confins de Espanha? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 6 minutos:

Por curiosidade, como é que consegues saber tanto de uma equipa que está nos confins de Espanha? 

Joga no Barça B. não deve ser muito difícil de acompanhar para alguém que goste do Barça. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedropb13, há 1 minuto:

Joga no Barça B. não deve ser muito difícil de acompanhar para alguém que goste do Barça. 

Pois, estão na 3º divisão. É preciso gostar muito de La Masia 😄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 3 minutos:

Na verdade sei mais dele que do Barça B, provavelmente. Comecei a segui-lo mal li uma notícia, aquando da contratação no Verão passado, que falava dele como se fosse a reencarnação do Maldini, gostei das primeiras impressões e fui à procura de mais. Não sei bem se terás muitos jogos completos por aí, mas é capaz de ser o jogador desse plantel com mais conteúdo escrito/vídeo pela internet fora, precisamente por causa do hype que tem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 2 minutos:

Na verdade sei mais dele que do Barça B, provavelmente. Comecei a segui-lo mal li uma notícia, aquando da contratação no Verão passado, que falava dele como se fosse a reencarnação do Maldini, gostei das primeiras impressões e fui à procura de mais. Não sei bem se terás muitos jogos completos por aí, mas é capaz de ser o jogador desse plantel com mais conteúdo escrito/vídeo pela internet fora, precisamente por causa do hype que tem.

Pois, mas não é só ele. Quando o Yamal apareceu, antes de álguém ver a cara do miudo tu já tinhas feito uma descrição fidedigna do moço. E eu acho isso impressionante, porque é uma equipa B que joga contra os Assucion lá de Espanha

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 5 minutos:

Pois, mas não é só ele. Quando o Yamal apareceu, antes de álguém ver a cara do miudo tu já tinhas feito uma descrição fidedigna do moço. E eu acho isso impressionante, porque é uma equipa B que joga contra os Assucion lá de Espanha

O Yamal já andava a partir tudo na Youth League, bem novo.

Para quem vê futebol, não é assim tão fora do comum andar a ver as equipas B desses clubes.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...