M. Porter Publicado 27 Junho 2025 (editado) Citação de Su1, há 1 hora: Acharia piada há meio ano. Agora quero um Mike Bassett! Please. O Mister que precisamos neste momento! A mamar umas Piñas Coladas com o Martim durante o treino. Editado 27 Junho 2025 por M. Porter Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 27 Junho 2025 O choke épico do título obviamente que ficará como a imagem mais recente e marcante, mas a verdade é que o Farioli só tem bons trabalhos realizados na carreira. Foi assim em ambos os clubes turcos, foi assim no Nice (5º lugar) e, apesar de tudo, foi assim neste Ajax, que tem um dos plantéis menos talentosos que me lembro de ver ali. E se é verdade que ele falhou à grande na recta final, é igualmente verdade que só teve hipótese de lá chegar porque o PSV, da noite para o dia, passou de ter o melhor ataque e rendimento pontual dos campeonatos europeus para ser uma espécie de Sporting do João Pereira holandês. Com ele é 4x3x3 de certeza, e a verdade é que já traz do Ajax a aposta +/- forçada na formação (por falta de recursos), que também pode ser um ponto a favor. E tenho poucas dúvidas de que daria perfeitamente para identificar uma ideia de jogo clara e bem definida logo desde o primeiro par de jogos. Portanto, prefiro o Carvalhal. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 27 Junho 2025 O Poeira já está no hype train. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 27 Junho 2025 Citação de Tio Hans, há 1 hora: Falaram-me do palmeiras há uns dias. E do Marselha há uns tempos. O que pague mais. Não interessa. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 27 Junho 2025 Irem buscar o Farioli é para o AVB não acabar o mandato. Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 27 Junho 2025 (editado) O Farioli acho que trabalhou precisamente com a mesma equipa que na época anterior tinha terminado a uns 30 pontos da liderança. Algum mérito há-de ter para tornar um grupo aparentemente banal numa equipa ultra competitiva. As semelhanças, no contexto dos clubes, até podem ser algumas. Eu não acompanhei o trajeto no Ajax mas de facto sai com nota positiva em todos os trabalhos que teve até agora. Aquela reta final com um choke monumental é difícil de entender mas há uns dias recordo-me de ler qualquer coisa que ainda perdeu um médio (?) titularíssimo por lesão grave no decorrer da época, quando o plantel já de si era pobre e muito inferior ao dos rivais. Editado 27 Junho 2025 por Boitswana 1 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 27 Junho 2025 (editado) Citação de Boitswana, há 12 minutos: O Farioli acho que trabalhou precisamente com a mesma equipa que na época anterior tinha terminado a uns 30 pontos da liderança. Algum mérito há-de ter para tornar um grupo aparentemente banal numa equipa ultra competitiva. As semelhanças, no contexto dos clubes, até podem ser algumas. Eu não acompanhei o trajeto no Ajax mas de facto sai com nota positiva em todos os trabalhos que teve até agora. Aquela reta final com um choke monumental é difícil de entender mas há uns dias recordo-me de ler qualquer coisa que ainda perdeu um médio (?) titularíssimo por lesão grave no decorrer da época, quando o plantel já de si era pobre e muito inferior ao dos rivais. Ultra competitiva ? 😂 O Ajax do Farioli teve um dos piores ataques das ultimas épocas, foram uns quantos jogos ganhos à 'Italiano' (como gostas e secalhar até vem daí a "ultra competitividade"), com dificuldades para ultrapassar blocos mais baixos, e estamos a falar duma Erevidisie (sim aquela liga que tanto "elogias" pelo primor defensivo). Embora a possibilidade de ter sido campeão, é um registo fraquíssimo em termos de produtividade (em golos, não em pontos) para aquilo que é o Ajax, independentemente se tinham a equipa de outrora ou não. Eu não vi 30 jogos do Ajax, mas os jogos que vi, não passa dum treinador de redes sociais. Secalhar estou enganado e tive azar nos jogos. Dificuldades tremendas para produzir. (sim porque para mim 30 passes entre a defesa vale quase a nada, se não se efetivar oportunidades de golo) Esta são dois exemplos da "ultra competitividade" do Ajax de Farioli. Para mim esses textos roça tanto a vibes de Anselmi. Mas lá está, posso estar enganado e os jogos que vi tive azar. Editado 27 Junho 2025 por BrunoCardoso 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 27 Junho 2025 Citação de BrunoCardoso, há 31 minutos: Ultra competitiva ? 😂 O Ajax do Farioli teve um dos piores ataques das ultimas épocas, foram uns quantos jogos ganhos à 'Italiano' (como gostas e secalhar até vem daí a "ultra competitividade"), com dificuldades para ultrapassar blocos mais baixos, e estamos a falar duma Erevidisie (sim aquela liga que tanto "elogias" pelo primor defensivo). Embora a possibilidade de ter sido campeão, é um registo fraquíssimo em termos de produtividade (em golos, não em pontos) para aquilo que é o Ajax, independentemente se tinham a equipa de outrora ou não. Eu não vi 30 jogos do Ajax, mas os jogos que vi, não passa dum treinador de redes sociais. Secalhar estou enganado e tive azar nos jogos. Dificuldades tremendas para produzir. (sim porque para mim 30 passes entre a defesa vale quase a nada, se não se efetivar oportunidades de golo) Esta são dois exemplos da "ultra competitividade" do Ajax de Farioli. Para mim esses textos roça tanto a vibes de Anselmi. Mas lá está, posso estar enganado e os jogos que vi tive azar. Bold: Gosto desse argumento. Com o Anselmi ficavam todos melindrados porque o pobre coitado não tinha matéria prima para fazer milagres mas quando dá mais jeito já mudam de discurso. Eu limitei-me a constatar algo evidente. Comparativamente com a época anterior do Ajax, onde ficaram em 5º no campeonato e a 35 pontos de distância do campeão, acho que se pode considerar de qualquer forma uma época positiva, atendendo a que o plantel era o mesmo. Se jogavam melhor ou pior não sei porque nunca vi nenhum jogo das equipas dele. No Nice tb foi a melhor defesa do campeonato, inclusive à frente do super PSG. Provavelmente prioriza a organização defensiva e as equipas dele não produzem carradas de oportunidades, daí a produção ofensiva ser mais pobre. Lido muitíssimo bem com isso e estou preparado para ter futebol enfadonho todas as semanas desde que veja uma equipa organizada em campo e a ter resultados semana após semana. O que se quer é precisamente isso, um treinador realista e pragmático. Se esse treinador é o Farioli ou não, não faço a mínima ideia. 1 Compartilhar este post Link para o post
RAG Publicado 28 Junho 2025 Nós tínhamos um treinador realista e pragmático. Ninguém o queria ver à frente Compartilhar este post Link para o post
DonSk Publicado 28 Junho 2025 O Anselmi também levou um Cruz Azul banal a ser das melhores equipas mexicanas. Vale o que vale. Já agora deixo um texto que li no momento da sua saída do Ajax: https://www.abola.pt/futebol/noticias/fim-da-era-farioli-no-ajax-o-filosofo-que-surpreendeu-amesterdao-mas-ficou-aquem-2025051910285313458 Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 28 Junho 2025 Citação de Boitswana , há 53 minutos: Bold: Gosto desse argumento. Com o Anselmi ficavam todos melindrados porque o pobre coitado não tinha matéria prima para fazer milagres mas quando dá mais jeito já mudam de discurso. Eu limitei-me a constatar algo evidente. Comparativamente com a época anterior do Ajax, onde ficaram em 5º no campeonato e a 35 pontos de distância do campeão, acho que se pode considerar de qualquer forma uma época positiva, atendendo a que o plantel era o mesmo. Se jogavam melhor ou pior não sei porque nunca vi nenhum jogo das equipas dele. No Nice tb foi a melhor defesa do campeonato, inclusive à frente do super PSG. Provavelmente prioriza a organização defensiva e as equipas dele não produzem carradas de oportunidades, daí a produção ofensiva ser mais pobre. Lido muitíssimo bem com isso e estou preparado para ter futebol enfadonho todas as semanas desde que veja uma equipa organizada em campo e a ter resultados semana após semana. O que se quer é precisamente isso, um treinador realista e pragmático. Se esse treinador é o Farioli ou não, não faço a mínima ideia. Lidas lidas, ao fim de 2 jogos estavas a dizer que nem na 5ª divisão de Eswatini se admite jogar assim 🤣 1 1 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 28 Junho 2025 Citação de Boitswana , há 1 hora: Bold: Gosto desse argumento. Com o Anselmi ficavam todos melindrados porque o pobre coitado não tinha matéria prima para fazer milagres mas quando dá mais jeito já mudam de discurso. Eu limitei-me a constatar algo evidente. (1)Comparativamente com a época anterior do Ajax, onde ficaram em 5º no campeonato e a 35 pontos de distância do campeão, acho que se pode considerar de qualquer forma uma época positiva, atendendo a que o plantel era o mesmo. Se jogavam melhor ou pior não sei porque nunca vi nenhum jogo das equipas dele. (2)No Nice tb foi a melhor defesa do campeonato, inclusive à frente do super PSG. Provavelmente prioriza a organização defensiva e as equipas dele não produzem carradas de oportunidades, daí a produção ofensiva ser mais pobre. (3)Lido muitíssimo bem com isso e estou preparado para ter futebol enfadonho todas as semanas desde que veja uma equipa organizada em campo e a ter resultados semana após semana. O que se quer é precisamente isso, um treinador realista e pragmático. Se esse treinador é o Farioli ou não, não faço a mínima ideia. (1) É uma época normal para o Ajax, anormal foi a época anterior. (2) Certo, nada de errado com que priorize ou não ser mais defensivo, mas o contexto do Nice não é o mesmo do Porto, não lutam pelo mesmo, pelo mesmo, lutam o Porto e Ajax, e aí, embora tenha lutado pelo titulo é factual, ficaram um bocado aquém em termos de golos. Houve mesmo jogos que lá 'pintou' o golinho para eles, tal era o sono. Nota: às vezes o produzir poucas oportunidades não quer dizer que seja mais defensivo, mas falta de incapacidade. (3) Sempre julguei que não gostavas nada de equipas à Simeone. Outra nota: Não cosidero o Farioli do mesmo estilo do Simeone, que fique aqui registado. Daquilo que eu vi, não é grande espingarda (para aquilo que lhe foram pintando nas redes sociais no inicio do seu percurso), mas posso enganado e pode correr bem, eu não sou nem pretendo ser o dono da verdade, é apenas aquilo que acho daquilo que eu vi. O que eu acho é que o Porto tem de ir buscar um treinador que para alem de estar preparado para estar em jogos que vá dominar grande parte, tem de ir buscar alguém que conheça o futebol Português. Quem ? Sinceramente não sei, mas também é para isso que eles estão lá a receber o que recebem, arranjar soluções. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 28 Junho 2025 Por um lado, as descrições apontam para um estilo de jogo à Lopetegui, personalidade à Anselmi e diferença de golos à Nuno Espírito Santo. Por outro lado, o Poeira gosta dele. Fico indeciso. 1 Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 28 Junho 2025 Citação de BrunoCardoso, há 6 horas: (1) É uma época normal para o Ajax, anormal foi a época anterior. (2) Certo, nada de errado com que priorize ou não ser mais defensivo, mas o contexto do Nice não é o mesmo do Porto, não lutam pelo mesmo, pelo mesmo, lutam o Porto e Ajax, e aí, embora tenha lutado pelo titulo é factual, ficaram um bocado aquém em termos de golos. Houve mesmo jogos que lá 'pintou' o golinho para eles, tal era o sono. Nota: às vezes o produzir poucas oportunidades não quer dizer que seja mais defensivo, mas falta de incapacidade. (3) Sempre julguei que não gostavas nada de equipas à Simeone. Outra nota: Não cosidero o Farioli do mesmo estilo do Simeone, que fique aqui registado. Daquilo que eu vi, não é grande espingarda (para aquilo que lhe foram pintando nas redes sociais no inicio do seu percurso), mas posso enganado e pode correr bem, eu não sou nem pretendo ser o dono da verdade, é apenas aquilo que acho daquilo que eu vi. O que eu acho é que o Porto tem de ir buscar um treinador que para alem de estar preparado para estar em jogos que vá dominar grande parte, tem de ir buscar alguém que conheça o futebol Português. Quem ? Sinceramente não sei, mas também é para isso que eles estão lá a receber o que recebem, arranjar soluções. O Farioli foi bastante elogiado pelos trabalhos no Nice e no Ajax, isso é pacífico (descontando a parte que nunca se agrada a todos). O esquema táctico, no papel, é um 433, o que em teoria pode ser facilitador. O lado "B" da coisa são as dinâmicas do 433, dado que os laterais apenas o são no tal papel, em jogo, são médios interiores, enquanto o trinco é o terceiro central, ou Pivot, baixando da posição 6 entre os centrais para introduzir mais largura nesta primeira linha de 3. É muito insistente em comprimir o campo em comprimento, ou seja, máximo de pressão na transição defensiva, quase uma marcação h*h, ou seja, não é uma pressão à bola, é pressão ao jogador. Uma das críticas apontadas é realmente a sonolência em organização ofensiva. De resto, Simione e Farioli são escolas completamente diferentes, um pretende o controlo do jogo através do espaço, sendo muito mais irrelevante o "ter bola"; o outro pretende o controlo do jogo com bola. Ah.. e claro, não é comparável um Nice com um Ajax e com um Porto. De resto, sim, preferia produto nacional do que estrangeiro. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 28 Junho 2025 Fun fact do Farioli. O adjunto principal e acho que o treinador de guarda redes dele estiveram no Independente del Valle quando o Anselmi também era adjunto lá. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 28 Junho 2025 Citação de RAG, há 8 horas: Nós tínhamos um treinador realista e pragmático. Ninguém o queria ver à frente Não sei se "realista e pragmático" é a descrição correta para alguém que metia o Eustáquio a central. O problema do Anselmi é que jogava com 3 centrais e nem assim nem sequer a organização defensiva era grande m*rda a maior parte do tempo. Eu também não vejo como opção ideal a longo prazo termos um cruzamento italiano entre o Lopetegui e o Nuno Espírito Santo, que joga para ganhar 1-0 ao Famalicão, mas se começarmos a ganhar organização defensiva, a comer menos golos e dar menos momentos de transição no jogo ao adversário em que nós não temos meio campo, pode ser que seja um ponto de partida para levar o clube a algum lado. Compartilhar este post Link para o post
Hidden Publicado 28 Junho 2025 Acho que não estão em posição de arriscar muito. Eu deixava os lirismos de lado e ia para um treinador português daqueles mais óbvios, tipo quando o Sporting contratou o Jardim e ficou em 2º lugar depois da pior época de sempre. 1 Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 28 Junho 2025 venha quem vier, metam já o valor do contrato aprovisionado nas contas do proximo ano Compartilhar este post Link para o post
Phil Publicado 28 Junho 2025 Pior que os resultados desportivos só mesmo ter levar com gozo de sportinguistas. Arrisca-se a ser a herança do AVB. 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 28 Junho 2025 (editado) Citação de noikeee, há 35 minutos: Não sei se "realista e pragmático" é a descrição correta para alguém que metia o Eustáquio a central. Ele não estava evidentemente a falar do Anselmi. Os dois treinadores anteriores eram realistas e pragmáticos. Recebiam mimos como o vinho de tasca para cima aqui. Editado 28 Junho 2025 por HappyKing 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 28 Junho 2025 Citação de Hidden, há 31 minutos: Acho que não estão em posição de arriscar muito. Eu deixava os lirismos de lado e ia para um treinador português daqueles mais óbvios, tipo quando o Sporting contratou o Jardim e ficou em 2º lugar depois da pior época de sempre. Estrangeiro = lirismo? Mesmo que seja um gajo conhecido por meter as equipas a defender bem e não inventar muito? Eu tou um bocado farto do mito do excepcionalismo do treinador português. É certo que temos uma boa escola de treinadores cá, como se vê p.ex pelo sucesso no Brasil. Mas da mesma forma como os clubes não limitam o seu mercado a jogadores duma única nacionalidade, porque crl haveriam de fazer o mesmo com treinadores? Já houve muitos treinadores estrangeiros campeões por cá, apesar dos 3 grandes apostarem muito mais em portugueses que estrangeiros sobretudo no pós-Mourinho, nos últimos 30 anos lembro-me do Boloni, Trapattoni, Adriaanse, Schmidt. 1 Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 28 Junho 2025 Citação de noikeee, há 37 minutos: Não sei se "realista e pragmático" é a descrição correta para alguém que metia o Eustáquio a central. O problema do Anselmi é que jogava com 3 centrais e nem assim nem sequer a organização defensiva era grande m*rda a maior parte do tempo. Eu também não vejo como opção ideal a longo prazo termos um cruzamento italiano entre o Lopetegui e o Nuno Espírito Santo, que joga para ganhar 1-0 ao Famalicão, mas se começarmos a ganhar organização defensiva, a comer menos golos e dar menos momentos de transição no jogo ao adversário em que nós não temos meio campo, pode ser que seja um ponto de partida para levar o clube a algum lado. Acho que ele estava a falar do VP. @RAG confirma. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 28 Junho 2025 Devia ser do Sérgio, de facto li mal Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 28 Junho 2025 Citação de DonSk, há 8 horas: O Anselmi também levou um Cruz Azul banal a ser das melhores equipas mexicanas. Vale o que vale. Já agora deixo um texto que li no momento da sua saída do Ajax: https://www.abola.pt/futebol/noticias/fim-da-era-farioli-no-ajax-o-filosofo-que-surpreendeu-amesterdao-mas-ficou-aquem-2025051910285313458 Por aqui diria com muita confiança que o AVB não o vai contratar. A não ser que o próprio esteja completamente perdido. É só recordar as declarações quando contratou o Anselmi Compartilhar este post Link para o post